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Food service em motéis: serviço pode representar até 25% do faturamento

Especialistas afirmam que food service em motéis é um negócio lucrativo e que oferece diversas oportunidades para profissionais da gastronomia

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Food service em motéis: serviço pode representar até 25% do faturamento - RFS

 

Você sabia que o Brasil possui mais 5 mil motéis e que esse tipo de estabelecimento hoteleiro recebe cerca de 100 milhões de clientes todo ano, o que gera uma movimentação de aproximadamente R$ 4 bilhões?

 

E que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), o setor moteleiro no nosso país já emprega cerca de 300 mil pessoas?

 

Nós apostamos que não, certo?

 

Portanto, também é importante que tenha o conhecimento de que, conforme a pesquisa intitulada ‘Hábitos dos hóspedes e dados sobre o mercado moteleiro’, encomendada pela ABMotéis e produzida pela CW7 no ano passado, 85% do público que frequenta os motéis brasileiros atualmente são casais que possuem relacionamento estável, ou seja, casados, noivou ou namorados. Assim como, o levantamento desvenda ainda que quem é cliente do setor moteleiro no nosso país avalia que ir até um motel é um programa ‘gostoso, estimulante e bom’.

 

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Felipe Martinez, Pres.da ABMotéis e Diretor da Lush Hospitality Group (LHG) – Divulgação

 

Nesse contexto, hoje, nós da Rede Food Service te convidamos a conhecer mais sobre food service em motéis, um mercado em ascensão e que vale o investimento. Afinal, trata-se de um nicho da hospitalidade que está “em expansão. Hoje em dia, os motéis têm se tornado um programa completo para o lazer e entretenimento do casal, que buscam ficar períodos maiores de hospedagem nos motéis e já incluindo as refeições, principalmente, o jantar. E, com a melhora das cozinhas dos motéis, agora, ao invés de sair para jantar em um restaurante e depois ir ao motel, os casais brasileiros têm deixando o motel como um programa único, conseguindo assim economizarem por não terem custos adicionais de valet/estacionamento e adicional de serviço na conta, além de aproveitarem por mais tempo a suíte do motel”, revela Felipe Martinez, Presidente da ABMotéis e Diretor da Lush Hospitality Group (LHG), gestora dos motéis Lush e Tout, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

QUER SABER MAIS SOBRE O FOOD SERVICE EM MOTÉIS?

 

É só conferir abaixo:

 

  • O MERCADO FOOD SERVICE EM MOTÉIS
  • OPORTUNIDADES DE TRABALHAR COM FOOD SERVICE EM MÓTEIS
  • PECULIARIDADES E DESAFIOS DE TRABALHAR COM FOOD SERVICE EM MÓTEIS
  • TENDÊNCIAS E DICAS PARA TRABALHAR COM FOOD SERVICE EM MÓTEIS
  • EVENTO ‘CHEF’S NO MOTEL 2024’

 

O MERCADO FOOD SERVICE EM MOTÉIS

 

Tyelle Panatta Wiggers, Bacharel em Turismo e Gestão em Gastronomia, com pós-graduada em Enogastronomia e Cultura Italiana e em Gestão de Empresas da Alimentação, além de Mestre em Direção e Consultoria Turística, é professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Santa Catarina, no Sul do Brasil, e atua também como Chef de cozinha no collab chamado @terraco.clandestino, “em que produzimos, servimos e conduzimos eventos harmonizados para um número reduzido de clientes, de modo a  propiciar uma experiência única e exclusiva. Eu também faço trabalhos autônomos onde presto consultoria corporativa, conduzo cursos, workshops e atuo na chefia e produção de eventos/catering de diversos formatos”, conta.

 

Na avaliação de Wiggers, “as razões que se vai a um motel são muitas, sendo que a maioria está em busca de uma boa experiência, um momento único. E, ainda que a alimentação possa não ser a motivação principal da escolha do cliente, ela pode ser importante aliada na promoção de uma experiência muito positiva. Assim, hoje em dia, a motelaria atual transforma o antigo conceito estigmatizado e focado apenas em encontros privativos para uma experiência mais completa e diversificada. E, principalmente em estabelecimentos que possuem essa imagem mais positiva, onde se preza por serviços de qualidade, ambiente sofisticado, atmosfera acolhedora e higiene exímia, o serviço de alimentos e bebidas figura como parte fundamental da boa experiência. Assim como todo serviço em A&B (Alimentos e Bebidas) que oferece uma prática de atendimento diferenciada ao cliente, o food service em motéis voltado a um serviço primoroso está em expansão. Esse segmento ainda é pouco conhecido, até mesmo dentro da gama do food service, mas tem se desenvolvido, crescido nos últimos anos e ganha importância dentro do setor gastronômico brasileiro. Com isso, movimentos como o 9° Chefs no Motel, promovido pela Associação Brasileira de Motéis e o Guia de Motéis, têm o objetivo de valorizar e evidenciar a boa gastronomia, como diferencial nos mais conceituados motéis do Brasil. Desse modo, os eventos apresentam novidades e tendências sobre o segmento para empresários e fornecedores.  É importante acrescentar que a visibilidade do primeiro evento resulta na participação de empresas de todas as regiões do país, com pratos assinados por chefs, a um preço promocional, de modo a agregar valor à experiência nesse modelo de hospedagem. Nos últimos anos, os motéis perderam muito a conotação pejorativa de encontros meramente sexuais, para se estabilizarem com uma imagem focada no bem estar de casais, muitos de relacionamento estável, sendo também um local para se aproveitar, sozinho ou com os amigos, seja para momentos festivos ou relaxantes. E, com uma imagem positiva, tornaram-se um oásis de descanso e liberdade dentro da rotina para os clientes e uma oportunidade ímpar de trabalho para profissionais da hotelaria e gastronomia”, avalia.

 

Martinez, Presidente da ABMotéis e Diretor da LHG, acrescenta que “os motéis se atualizaram muito nos últimos anos e, nas nossas operações, a receita de A&B apresentam cerca de 20% a 25% do faturamento total desses estabelecimentos de hospitalidade. Hoje em dia, motel é muito mais do que só um ambiente para sexo, é o lazer e a conexão do casal, uma pausa da correria cotidiana e um momento de relaxamento. E, sem dúvida, a gastronomia é um forte pilar para essa experiência completa que o hóspede de motel atualmente busca”, desvenda.

 

Luiz Gustavo Moraes, formado em Gastronomia pelo Senac e Chef Executivo da LHG, por sua vez, compartilha que “apesar de estar pouco tempo, dois anos, na área da motelaria, eu acredito que a gastronomia nesse ramo está em expansão, primeiro, pelo trabalho que vem sendo feito dentro das cozinhas de motéis, contratando chefs com experiência em outros mercados e, fora da motelaria, investindo em louças, em produtos de qualidade e em apresentações. E, em segundo, vivenciando o aumento das vendas de pratos que são mais elaborados, com ingredientes mais nobres. Hoje, o convidado que se hospeda nos nossos motéis já chega com uma expectativa alta, tanto pelo espaço, quanto pela gastronomia”, relata.

 

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Luiz Gustavo, o Chef Executivo da LHG – Divulgação

 

Já Leonardo Dib, Administrador de Empresas, empresário e Sócio-Administrador do Motel Lush, complementa que “eu sou muito otimista em relação ao mercado food service em motéis. No nosso caso, por exemplo, nós sempre entendemos a gastronomia como um dos pilares da experiência que o hóspede do motel busca em sua hospedagem. Assim, a cada dia que passa, temos novos motéis reformados e melhores posicionados em termos de experiência. Portanto, podemos dizer que a gastronomia está em franca expansão de ideias em nosso setor”, reforça.

 

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OPORTUNIDADES DE TRABALHAR COM FOOD SERVICE EM MÓTEIS

 

Sobre as oportunidades de trabalhar com food service em móteis, Moraes, Chef Executivo da LHG, e Dib, Sócio-Administrador do Motel Lush, garantam que são diversas. “Eu, particularmente, acredito que a oportunidade está em oferecer uma gastronomia diversificada e de qualidade. Fazer o básico bem feito, buscar fornecedores bons, com produtos bons e, assim, oferecer um cardápio que atenda a todos, desde o vegano até o carnívoro e a pessoa que só quer um lanche ou uma entrada”, explica Moraes, Chef Executivo da LHG.

 

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Leonardo Dib, Sócio-Administrador do Motel Lush – Divulgação

 

Nesse sentido, Dib, Sócio-Administrador do Motel Lush, assinala que as oportunidades, no seu entendimento e experiência, concentram-se em “promover esse pilar da gastronomia e mostrar ao público em geral que os motéis possuem ótimos restaurantes, muitos deles com chefs de cozinha. Pois, em um mundo em que o consumidor demanda por experiências cada vez maiores ao sair de casa, o motel é uma opção de programa completo, em que o hóspede pode fazer uma reserva para jantar, pernoitar curtindo sua companhia e ainda tomar um café da manhã antes do check-out”, destaca.

 

PECULIARIDADES E DESAFIOS DE TRABALHAR COM FOOD SERVICE EM MÓTEIS

 

Como em qualquer área, trabalhar com food service em móteis também apresenta as suas peculiaridades e desafios, sendo que, pela vivência de Moraes, Chef Executivo da LHG, “umas das principais peculiaridades é o atendimento 24 horas. Em um motel, todos os cozinheiros precisam saber fazer todas as preparações, desde um café da manhã às 8 horas da noite, até uma picanha às 6 horas da manhã. Assim como, precisam controlar a produção e preparos para que tenha os alimentos sempre frescos e disponíveis para atender qualquer pedido. Já o desafio é criar uma confiança do convidado, criar um ambiente para que o convidado peça um prato pela primeira vez para que ele possa provar a gastronomia oferecida, o que é diferente de um restaurante no qual o garçom pode fazer uma venda ativa. No motel, muitas vezes, o convidado já sabe o que vai querer pedir, o que ele acredita que vai ser mais assertivo. E a vantagem, é claro, é que, uma vez que esse convidado prova a nossa gastronomia, ele vira um embaixador da marca, contando para outras pessoas como ele se impressionou”, divide.

 

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Tyelle Panatta Wiggers, Professora no SENAC – SC – Divulgação

 

Wiggers, do Senac Santa Catarina, reforça que “como toda operação, o segmento de food service em motéis tem suas especificidades e uma delas é o fato da cozinha precisar funcionar 24 horas por dia, com qualidade e segurança alimentar. Isso exige uma organização quanto ao armazenamento de insumos para que estejam sempre frescos e seguros, assim como também precisa de processos bem definidos para manter o padrão de identidade e qualidade das comidas e bebidas disponíveis no menu.  Nos motéis, a criação do menu de comidas e de bebidas deve ser elaborada a fim de promover um serviço que aconteça com rapidez, qualidade e segurança, como em qualquer outra operação de serviço de A&B. Ele deve ser aprazível, com preparações clássicas ou contemporâneas, que possa agradar vários públicos e que possa ser servido sempre em perfeitas condições.  É preciso levar em consideração ainda que a possível motivação dos clientes seja de momentos íntimos. Portanto, necessita de cuidado quanto às preparações, pois comidas indigestas, muito pesadas ou ainda que causem mau odor na boca não devem figurar no cardápio. É peculiar também que você, como profissional, na maioria das vezes, não conhecerá os clientes trabalhando em um motel e não verá as suas reações ao provar as comidas e bebidas. Food service em motéis é um setor da gastronomia em que praticamente não há contato direto com o cliente. Mas, fundamentalmente, o food service na motelaria é muito similar a qualquer outra operação de alimentos e bebidas de excelência quanto às exigências de qualidade e padronização dos serviços prestados. Da mesma forma, muitos dos desafios também são similares a todo o setor do food service, como os de muitas horas de trabalho duro, ter que cuidar da administração financeira do setor com a constante necessidade de aumentar ou manter a qualidade e diminuir ou manter precificação, criar processos de trabalho que visem a otimização dos recursos, não gerar desperdício e apoiar a sustentabilidade, criar pratos que possam ser executados sempre perfeitamente iguais, independente dos profissionais da equipe que o manusearem, e que tenham boa aceitação do público e boa rentabilidade, sensibilizar equipes a seguirem os processos orientados para o padrão de identidade e qualidade propostos, diminuir atrito entre turnos,  entregar as preparações sem atraso com maximização da produtividade e ciar em todo cliente a sensação de que teve uma experiência positiva”, detalha.

 

TENDÊNCIAS E DICAS PARA TRABALHAR COM FOOD SERVICE EM MÓTEIS

 

E aí? Já interessado (a) em trabalhar com food service em motéis?

 

Se sim, já te adiantamos que uma das tendências desse segmento “é a mesma dos restaurantes, na minha visão, que é a de fazer uso de técnicas inovadoras, com ingredientes que possuem apelo com o público, otimizando a mão-de-obra com maquinário moderno. A cozinha de motel é exatamente igual a cozinha de um restaurante, tirando a parte de trabalhar 24 horas com o mesmo cardápio, coisa que não existe nos restaurantes, pois os horários são limitados. Eu trabalhei em restaurantes da Europa e diversos restaurantes de São Paulo e trago as mesmas técnicas, os mesmos ingredientes e os mesmo padrões para a cozinha das nossas unidades”, afirma Moraes, Chef Executivo da LHG.

 

Dib, Sócio-Administrador do Motel Lush, sinaliza que, atualmente, “existe muito mercado para o estudante de Gastronomia que não apenas o de restaurante. Por isso, é preciso expandir o olhar e entender que a indústria de motéis é gigantesca e, inclusive, carente de mão-de-obra especializada. Eu entendo que, hoje em dia, nós temos muita oferta de emprego nesse setor e eu ainda posso afirmar, com toda a certeza, que um profissional dedicado nessa área tem sempre emprego garantido”, convida.

 

Wiggers, do Senac Santa Catarina, dialoga ainda que, “sem dúvidas, o setor da motelaria se movimenta norteado para se encaixar nesse nicho de criar experiências únicas aos clientes. Assim, a tendência é proporcionar uma experiência completa, em que o cliente saia mais que satisfeito, saia encantado. E, para que isso aconteça, a gastronomia tem grande peso e é preciso que a operação de serviço de alimentos e bebidas esteja ciente e atrelada a proposta do lugar onde está inserido, com uma equipe composta por profissionais capacitados para que os processos sejam padronizados, criando e mantendo um padrão de identidade e qualidade dos serviços oferecidos.  Hoje, é tendência em todo o food service o apelo maior por processos, produtos e serviços que tenham o foco na sustentabilidade, em alimentos sazonais e\ou regionais, alimentos frescos, que sejam voltados para o bem-estar físico e mental de quem o consome e o produz, com serviço cada vez mais automatizado e ainda assim muito humanizado. Para o ramo do food service como um todo, é essencial que o estudante esteja sempre atualizado, mas, antes, conheça intimamente as técnicas clássicas, entenda que a cozinha é feita de muitas variáveis, que só cozinhar bem não basta. É preciso entender que requer profissionalismo, padronização, constância, entendimento sobre gestão, ações focadas em não desperdício e sustentabilidade e ter bom relacionamento com equipe. Enfim, o profissional com atuação nesse segmento precisa se adaptar às particularidades do setor que está sedenta por especialistas que entendam a sua proposta e que estejam preparados para atuar criando experiência única aos seus clientes”, aconselha.

 

EVENTO ‘CHEF’S NO MOTEL 2024’

 

Por fim, te contamos ainda sobre o ‘Chefs no Motel 2024’, um evento gastronômico com cardápios assinados por profissionais renomados e que tem como objetivo “divulgar e mostrar todo o investimento e a melhora das cozinhas dos motéis brasileiros. Nos últimos anos, vemos que muitos motéis investiram em infraestrutura de cozinha profissional, louças modernas, contrataram mão-de-obra especializada e técnica para oferecem cardápios modernos e autênticos e tudo isso com ingredientes nobres e com alta qualidade. O Chef’s no Motel é uma oportunidade ímpar para criar parcerias estratégicas com outros empresários, principalmente, do setor gastronômico. Também é uma experiência memorável para os hóspedes desfrutarem de uma atmosfera única, com gastronomia de alto nível e boa hospitalidade”, apresenta Martinez, Presidente da ABMotéis e Diretor da LHG.

 

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Prato ‘CHEF’S NO MOTEL 2024’ – Motel Lush – Divulgação

 

Em sua 8ª edição, o ‘Chefs no Motel 2024’ acontece durante todo este mês de abril e conta com opções de entrada e prato principal que incrementam a experiência dos hóspedes nos motéis brasileiros. “No decorrer deste mês, os clientes que escolherem se hospedar em algum dos motéis participantes poderão optar por opções de entrada mais um prato principal a um valor de R$ 79 por pessoa. Alguns motéis participantes da ação também oferecem sobremesa, sendo que, nesse valor, não está incluso a estadia, bebidas ou outras opções do cardápio. A ação é promovida em parceria com o Guia de Motéis e assinada por chefs renomados. O cardápio promocional está disponível de segunda a domingo para todas as categorias de suítes dos motéis participantes e o cliente pode escolher fazer a reserva durante a hospedagem no motel ou por meio do aplicativo Guia de Motéis Go, que está disponível para download no Google Play e Apple Store. Ao todo, já são mais de 50 motéis participantes e que estão distribuídos em cidades como São Paulo (e cidades do interior), Porto Alegre, Santa Maria, Florianópolis, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, e Rio de Janeiro”, informa a assessoria de imprensa da ABMotéis.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te damos dicas exclusivas sobre como aprimorar a Hospitalidade do seu negócio de alimentação fora do lar. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e ficar por dentro também das tendências e dicas de operação para o nicho de hospitalidade no food service neste ano de 2024.

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