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Estudo global revela quais são as tendências e sabores em ascensão para este ano de 2024

Realizado pela Kerry, o estudo 'Taste Charts 2024' elenca também quais são as principais demandas e os sabores mais apreciados pelos consumidores atualmente: chocolate e laranja.

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Estudo global revela quais são as tendências e sabores em ascensão para este ano de 2024 - Kerry Divulgação

 

As tendências e sabores para 2024 pode ser o que precisa para atualizar e/ou reformular o cardápio do seu negócio food service.

 

Por isso, nós da Rede Food Service fazemos questão de compartilhar com você o estudo ‘Taste Charts 2024’ , realizado pela Kerry, empesa líder mundial em nutrição sustentável, que elenca  também quais são as principais demandas e os sabores mais apreciados pelos consumidores atualmente, sendo o chocolate e laranja. “Quando olhamos as principais tendências mapeadas podemos observar que, cada vez mais, o brasileiro está aberto a sabores de outras regiões, que, antes, demoravam muito a chegar, e a outras combinações inusitadas como botânicos, sabores lácteos regionais, níveis de picância. Progressivamente, os sabores se misturam, mesclam e viram novos favoritos dos consumidores brasileiros. Importante ressaltar que existe muito espaço para inovação e combinações de sabores para que possamos sair do tradicional e trivial. É relevante para o canal de alimentação fora do lar se arriscar, testar coisas novas e poder conseguir voltar ao patamar dos bons níveis de tráfego, como em 2019. Temos um caminho longo pela frente e podemos contar com os Taste Charts Kerry 2024 para criar esse mundo de nutrição sustentável”, convida Pedro Tatoni, Gerente de Marketing para Brasil e Cone Sul na Kerry.

 

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Pedro Tatoni, Gerente de Mark. para Brasil e Cone Sul na Kerry – Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Tatoni garante que “esse mapeamento pode ajudar muito o empresário food service porque traz informações do que é essencial para uma categoria e aponta, ao mesmo tempo, quais são as combinações que podem ser mais seguras ou mais inovadoras. Dizemos sempre que, no food service, a inovação é rápida e é importante gerar novos produtos para o aumento de tráfego e ter awareness das marcas. Assim, usar o Taste Charts no canal de food service é muito importante, pois, é o canal mais dinâmico, rápido e ágil para fazer com que as tendências possam ser testadas, aplicadas e, por fim, consolidadas como as próximas favoritas”, indica.

 

Sendo assim, QUER CONHECER MAIS SOBRE A ‘TASTE CHARTS 2024’?

 

É só conferir na sequência:

  • QUANDO E COMO FOI FEITA A ‘TASTE CHARTS 2024’?
  • QUAL É O OBJETIVO DA ‘TASTE CHARTS 2024’?
  • DESTAQUES DA ‘TASTE CHARTS 2024’
  • COMO O EMPRESÁRIO FOOD SERVICE DEVE TRABALHAR AS DESCOBERTAS DA ‘TASTE CHARTS 2024’?

 

QUANDO E COMO FOI FEITA A ‘TASTE CHARTS 2024’?

 

De acordo com o Gerente de Marketing para Brasil e Cone Sul na Kerry, a ‘Taste Charts 2024’ “foi feita no ano de 2023, sempre com o olhar para o futuro. Utilizamos como base uma série de materiais, pesquisas proprietárias e de tendências que são coletadas e analisadas pela Kerry todos os anos. Taste Charts é fruto de uma pesquisa feita de maneira ampla, por meio de 150 localizações globais, mas com alguns focos em regiões e países como, por exemplo, o Brasil e a região do Cone Sul”, explica.

 

É válido também esclarecer que a ‘Taste Charts 2024’ é dividida em quatro categorias de ciclo de vida dos sabores, sendo eles:

  • Mainstream: os sabores que permaneceram de maneira consistente nos últimos cinco anos
  • Key: os sabores subsequentes que se mantiveram de maneira consistente nos últimos cinco anos
  • Up & Coming: os sabores com maior crescimento nos últimos três anos
  • Emerging: os sabores com maior crescimento no último ano

 

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QUAL É O OBJETIVO DA ‘TASTE CHARTS 2024’?

 

Sobre o objetivo da pesquisa, Tatoni sinaliza que “é realmente desenhar ou prever quais são os sabores que podem ser os próximos favoritos dos consumidores. Dizemos que as Taste Charts são a bússola para qualquer rede ou marca de alimentos e bebidas que deseja trazer elementos inovadores, por vezes, mesclando e criando combinações únicas com o que já é tradicional”, realça.

 

DESTAQUES DA ‘TASTE CHARTS 2024’

 

Já sobre as principais descobertas que foram feitas por meio da ‘Taste Charts 2024’, os destaques, Soumya Nair, Diretora Global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry, assinala que “o intercâmbio e a disseminação global de gostos e sabores por meio da mídia social e de viagens ainda estão engatinhando, mas a globalização no desenvolvimento de alimentos, bebidas e culinária torna esse um momento realmente empolgante para se viver nesse setor. Embora os tempos de mudanças rápidas possam apresentar grandes desafios, eles também oferecem uma oportunidade inigualável para as marcas captarem uma tendência emergente em alta. Estamos vendo muitas interseções de sabores exclusivos em alimentos e bebidas, e a Kerry está usando tecnologias como Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial, as próprias mídias sociais e ferramentas tradicionais de acompanhamento do consumidor para ficar à frente da curva de chancela e ajudam os clientes a navegar no ambiente de sabores emergentes para produtos que estão sendo desenvolvidos em 2024”, compartilha.

 

Fernanda Fontolan, Gerente de Marketing Taste da Kerry para a América Latina, por sua vez, enfatiza que “o resultado desse estudo é uma ferramenta realista, confiável e inspiradora para desencadear as próximas criações inovadoras em tonalidades e nuances de sabor e aroma na indústria de alimentos e bebidas”, divide.

 

AGORA, CONFIRA, ABAIXO, ALGUNS DESTAQUES DA ‘TASTE CHARTS 2024’

 

  • Cada vez mais são vistos cruzamentos criativos entre culinárias internacionais, como as misturas inovadoras de pratos filipinos e americanos que acontecem nos EUA, com coquetéis inspirados no halo halo, hambúrgueres de ube e sanduíches de frango adobo aparecendo nos cardápios.

 

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‘TASTE CHARTS 2024’ – Kerry – Divulgação

 

  • O picante, de modo literal e figurativo, está sendo adicionado à uma grande variedade de alimentos mais cotidianos, proporcionando uma pitada de emoção e novas sensações. Desde coquetéis apimentados, agora comuns, tudo está sendo revisto, desde o chocolate ou mel apimentado até águas com gás apimentadas, produtos que, frequentemente, utilizam ingredientes novos e interessantes como pimentas arbol, gochugaru e tempero tajin.

 

  • Os jovens consumidores estão ansiosos por combinações de sabores ousadas e incomuns, impulsionados pela influência da rede social e pelo desejo pelo novo, o que abre oportunidades para combinações doces combinando o salgado, como milkshakes de bacon, café com infusão de alho negro e barras de chocolate com wasabi.

 

  • Alguns sabores muito conhecidos, como o de laranja, estão ganhando um novo visual, com toques varietais e florais. Assim como, considerações sobre saúde estimuladas pela pandemia de Covid-19 também proporcionaram a essa fonte de vitamina C uma onda renovada de apreciação pelo consumidor.

 

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‘TASTE CHARTS 2024’ – Kerry – Divulgação

 

  • O ciclo de vida dos sabores de chocolate e laranja ganha relevância. Foram 16 entradas de laranja nos Taste Charts dos últimos cinco anos, com diferentes nuances trazendo variações refrescantes e quentes dos clássicos favoritos. Em números, há um aumento de 17% nas vendas de Aperol em 2022, alinhado ao crescimento de sabores bitter de laranja e presença desse sabor em 44% dos últimos lançamentos na categoria de Beverages – Water & Cold.

 

  • Os diversos perfis de chocolate, incluindo o chocolate amargo e o sabor rico e amanteigado do chocolate branco, atendem a uma ampla gama de preferências do consumidor. Chocolate trufado é a tonalidade de sabor que mais cresceu nos lançamentos de produtos nos últimos cinco anos.

 

  • E, como sempre, as pessoas continuam abertas às novas experiências. Por isso, frutas como a Yuzu estão ganhando popularidade em vários mercados e aplicações, com lançamentos recentes, incluindo as Yuzu Gose Beers, cervejas da África do Sul, maionese de Yuzu, e pimenta na China e vinhos e bebidas alcoólicas com baixo teor alcoólico com Yuzu, nos EUA e na Austrália.

 

E TAMBÉM QUAIS OS PRINCIPAIS INSIGHTS DO ESTUDO PARA OS SABORES DO FUTURO NO BRASIL NESTE ANO DE 2024:

 

  • Na categria Sweet: caramelo salgado, cupuaçu, crème brûlée e pasta de avelã ganharão cada vez mais espaço entre os produtos, assim como sabores inusitados, como noz pecã, graviola e pitaya. E o speculoos, biscoito com especiarias, ganha espaço entre os brasileiros.

 

  • Na categoria Savoury: os consumidores estão buscando mais os sabores de queijos. Nesse sentido, os tipos brie, borgonzola, ricota, emmental e white cheddar aparecem na lista, junto com as pimentas picantes e sweet chili.

 

  • Na categoria salty snacks: os já consagrados sabores queijo, presunto, churrasco e pizza acompanham a emersão de pares como cheeseburguer, costelinha com limão, cebola empanada e tomate defumado.

 

  • Nas categorias Beverages – Dairy & Hot: os sabores de lavanda, framboesa e jasmin ganham espaço. Entre as Beverages – Water & Cold, os sabores como rosé, marula e mate emergem.

 

  • Na categoria de ingredientes: destaque para beterraba e cenoura (funcionais); chícaro e aipim/mandioca (alternativos); torrone/nougat e uva passa (multisensoriais); além das especiarias urucum, curry e páprica.

 

Para acessar todas as descobertas oriundas do ‘Taste Charts 2024’, é só CLICAR AQUI.

 

COMO O EMPRESÁRIO FOOD SERVICE DEVE TRABALHAR AS DESCOBERTAS DA ‘TASTE CHARTS 2024’?

 

Por fim, Tatoni sinaliza que, para o empresário food service trabalhar as diversas descobertas fruto da ‘Taste Charts 2024’, ele deve “desenhar e combinar, baseado na sua marca, produto ou rede, exatamente quais são os sabores que podem ter mais fit com o mercado. Muitas vezes, ficamos presos a sabores tradicionais e essa inovação ou combinação de sabores é essencial para que se possa continuar tendo relevância. Esse produto inovador passa a ser a escolha preferida dos consumidores. As tendências casam muito com as diversas e específicas marcas.  E, apesar de parecer óbvio, a utilização de alguns dos sabores, o que torna um produto único é quando essa bússola das tendências apuradas é o direcional para a sua marca. Sabemos que algumas marcas são mais tradicionais e, nem sempre, demandam sabores ou combinações tão ousadas. No entanto, outras, são as pioneiras em inovação e combinações inusitadas. Assim, em termos de foco, utilizando o ‘Taste Charts 2024’, o profissional consegue ter uma bússola muito correta do que melhor fazer”, recomenda.

 

Na Rede Food Service é assim! Tem novos estudos que te ajudam na Gestão e Mercado do seu negócio de alimentação fora do lar? Logo, a gente compartilha com você e, é claro, que por meio de entrevistas exclusivas.

 

Por isso, aproveite para CLICAR AQUI e também ficar por dentro do que é o food service nos dias de hoje, assim como ele funciona, resultados e expectativas para este ano de 2024.

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