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Mané: a rede de franquias de botecos que faturou R$ 67 milhões ano passado e deve abrir mais 15 unidades agora em 2024

Com atuais mais de 20 unidades em funcionamento, a marca foi criada em 2019 a partir do desejo de três amigos botequeiros que sentiam a necessidade de uma opção de boteco diferenciado no Rio de Janeiro, capital

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Daniel Bittencourt, sócio-fundador e diretor do Mané - Divulgação

 

Proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de um bom boteco. Esse é o propósito da Mané, uma rede de franquias de botecos que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de apresentar para você como um exemplo do quão promissor pode ser investir no atual mercado de alimentação fora do lar mesmo por meio de formatos tradicionais como os famosos botecos.

 

Afinal, com atuais mais de 20 unidades em funcionamento, a marca, criada em 2019 a partir do desejo de três amigos botequeiros que sentiam a necessidade de uma opção de boteco diferenciado no Rio de Janeiro, capital, faturou R$ 67 milhões durante o ano passado e deve abrir mais 15 unidades só neste ano de 2024. “O nosso sucesso é resultado da nossa coragem. Geralmente, um dono de boteco é comerciante, mas não empresário. Nós não tivemos receio de transformar o tradicional boteco de bairro em uma rede de boteco diferenciado. O nosso objetivo é proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas por meio de um ambiente despojado e sofisticado, mas sem perder a cultura de boteco”, desvenda Daniel Bittencourt, um dos fundadores da marca, assim como atual Embaixador da Mané e de novos negócios em entrevista à nossa reportagem.

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE A MANÉ?

 

É só, na sequência, conferir:

  • O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA MANÉ
  • ATUAIS NÚMEROS, EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA MANÉ
  • CARDÁPIO DIFERENCIADO E PERFIL DE CLIENTE DA MANÉ
  • PLANO DE EXPANSÃO PARA A MANÉ
  • POR QUE E COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA MANÉ?
  • QUEM JÁ É FRANQUEADO (A) DA MANÉ, INDICA!
  • DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA MANÉ

 

Como já adiantado, a Mané surgiu em 2019 e a partir do desejo de três amigos botequeiros já experientes em franquias e que sentiam a necessidade de uma opção de boteco diferenciado no Rio de Janeiro, capital.

 

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Mané Ipanema – Foto: Julia Felix

 

O trio, formado por Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira, teve a ideia inicial de abraçar todos os públicos e promover experiências exclusivas por meio do negócio Mané, que, a princípio, era apenas um diferenciado boteco. No entanto, com o decorrer do tempo, o estabelecimento food service deu tão certo que não só atendeu as expectativas dos amigos, como as superou. E uma prova disso é que se transformou em uma rede de franquias. “O Mané é um boteco, é uma opção diferenciada no Rio de Janeiro que abraça todos os públicos e promove experiências exclusivas em atendimento e gastronomia por meio de um ambiente despojado, gourmet e sofisticado, mas sem perder a cultura raiz de boteco, o que, inclusive, fazemos questão de manter até agora. A ideia surgiu em 2019, quando nós três, amantes de botecos e já experientes em franquias, nos unimos para criar o Mané. No boteco Mané, a gente acredita que cozinhar e servir é uma arte. Por isso, a gente se esforça para oferecer aos nossos clientes uma experiência gastronômica única. Os nossos pratos são tradicionais, mas com um toque de sofisticação. A gente usa ingredientes frescos e de qualidade e a gente se preocupa em preparar cada prato com carinho. Além disso, a gente finaliza os pratos na mesa do cliente. Isso dá um toque pessoal e especial a cada refeição. E a gente também oferece drinks autorais e diferenciados. Nós ainda combinamos ingredientes diferentes para criar sabores únicos e surpreendente e acreditamos que a comida é uma forma de expressão e de conexão”, afirma Bittencourt, que tem 41 anos, é empreendedor, casado com a Monique Limão e pai da Alice e do Diguinho Limão.

 

O empresário complementa que “os botecos Mané têm um ambiente descontraído e animado, ideal para reunir os amigos e se divertir. A decoração é moderna e contemporânea, com um toque de humor. A música é animada e variada, com opções para todos os gostos. O atendimento é atencioso e profissional”, garante.

 

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ATUAIS NÚMEROS, EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA MANÉ

 

Atualmente, a rede de franquias Mané possui mais de 20 franquias em funcionamento, emprega 520 colaboradores e faz parte do grupo Impettus, uma holding que detém também as marcas de bares e restaurantes Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e a Rede de Cookies Bendito.

 

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Arroz de Costela Mané – Foto: João Pedro Hachiya

 

O processo de franchising da marca foi iniciado em 2021 e, de lá para cá, vem crescendo em ritmo acelerado. Tanto que, em 2022, o faturamento da rede foi de R$ 35 milhões e, em 2023, de R$ 67 milhões. “O investimento inicial para estruturar o negócio Mané foi a partir de R$ 540 mil e, hoje em dia, somos um grupo de amigos e empreendedores que criaram a Mané para proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas, mas sem perder a cultura raiz de um boteco. Atualmente, a rede de franquia conta com 27 unidades em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro e já planejamos expandir para os demais Estados da região Sudeste, como o Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo”, divulga Bittencourt.

 

CARDÁPIO DIFERENCIADO E PERFIL DE CLIENTE DA MANÉ

 

Um dos grandes diferenciais da Mané é o seu cardápio, em que “há opções como peixes grelhados, camarões refogados, carnes como picanha, costela, contrafilé e frango grelhado, além de feijoada, pratos que podem ser complementados com porções de batata frita, arroz, feijão, farofa e saladas. Para degustar, temos espetos de carne, frango com bacon e/ou filé mignon suíno. Para os dias mais frios, servimos caldinho de feijão e caldinho de aipim com carne seca e bacon. Há opções de pastéis disponíveis em seis sabores, sendo queijo, costela com cream cheese e ervas, camarão, alho-poró e cream cheese, camarão com creme de limão e doce de leite, que é novidade. E, para petiscar, temos pipoca de couve-flor, pipoca de porco, shnitzel aperitivo, contrafilé metido a picanha e parmegiana aperitivo de alcatra. O Mané também possui porções de batatas, como a batata com queijo e bacon do Mané, batata porquinho e fish and chips, além dos sanduíches. Já para a sobremesa, servimos pipoca de banana e dedos de rabanada. Assim como, no cardápio de bebidas, temos drinks feitos a partir do gin tônica, vodka, whiskey e red bull”, detalha o empresário.

 

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Batata porquinho do Mané – Foto: Rodrigo Azevedo

 

Sobre o perfil de cliente da rede de franquias, Bittencourt revela que é formado por “jovens adultos entre 25 e 45 anos, com renda média ou alta. O cliente Mané é urbano, gosta de sair para se divertir e está sempre em busca de novidades”, assinala.

 

PLANO DE EXPANSÃO PARA A MANÉ

 

Em relação ao crescimento da Mané, o empresário divide que “a principal estratégia de mercado da Mané é a expansão da rede de franquias. A marca está crescendo rapidamente no Rio de Janeiro e pretendemos expandir para outras cidades do Brasil e do mundo. E, para alcançar esse objetivo, estamos investindo em Marketing e Publicidade para divulgar a marca e atrair novos franqueados. A atual ideia principal do grupo é consolidar a marca no mercado, com uma forte reputação, tornando-a mais eficiente e lucrativa, fornecendo suporte necessário para os franqueados. Além da expansão da rede de franquias, a Mané investe em outras estratégias de mercado hoje em dia, como no desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender às necessidades dos nossos clientes, já que somos comprometidos em oferecer uma experiência única e memorável. E essas estratégias visam consolidar a marca Mané como uma referência no mercado de botecos”, realça.

 

POR QUE E COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA MANÉ?

 

Ficou interessado (a) em ser um franqueado (a) da Mané?

 

Então, saiba que, segundo Bittencourt, é uma boa pedida, uma vez que “a Mané é uma marca descolada e nós oferecemos suporte da maior rede de bares e botecos do Brasil. Nós temos apoio na área de implantação de projetos, temos à disposição do franqueado um time de treinamento para toda a brigada, assim como o time de Marketing Interno dá todo o suporte ao franqueado e oferecemos um contrato exclusivo com o grupo Heineken, além de sermos associados à Associação Brasileira de Franchising (ABF)”, recomenda.

 

O empresário orienta ainda que “os interessados em ser um franqueado (a) Mané devem seguir alguns caminhos. Primeiro, conheça a marca, pois, antes de fazer qualquer investimento, é importante conhecer a marca e entender o seu conceito. Você pode fazer isso visitando um dos botecos Mané, conversando com franqueados e pesquisando na Internet, por exemplo. Segundo, faça uma análise de mercado, uma vez que é importante fazer isso para identificar oportunidades e desafios na região em que você deseja abrir a sua franquia. Terceiro, solicite uma Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é um documento obrigatório que contém todas as informações sobre a franquia, incluindo investimento inicial, taxas e royalties. Quarto, entre em contato com a franqueadora e, após analisar a COF, agende uma reunião e tire as suas dúvidas. E, quinto, se você é apaixonado por boteco e tem espírito empreendedor, então, a franquia Mané pode ser a oportunidade perfeita para você”, assegura.

 

Confira, agora, os dois modelos de negócio atualmente disponíveis por meio da rede Mané:

 

Boteco – 150m²

  • Investimento inicial: a partir de R$ 850.260,00 (incluso taxa de franquia)
  • Taxa de Franquia: R$ 60 mil
  • Capital de Giro: R$ 50 mil
  • Royalties: 5%
  • Taxa de Publicidade: 2%
  • Faturamento mensal: R$ 350 mil
  • Lucro líquido mensal: 17 a 22%
  • Custo fixo (folha de pgto., aluguel, luz, água): 33%*
  • Custo variável (CMV + impostos): 38%*
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

 

Boteco – 70m²

  • Investimento inicial: a partir de R$ 548 mil (incluso taxa de franquia)
  • Taxa de Franquia: R$ 60 mil
  • Capital de Giro: R$ 50 mil
  • Royalties: 5%
  • Taxa de Publicidade: 2%
  • Faturamento mensal: R$ 200.000,00
  • Lucro líquido mensal: 17 a 22%
  • Custo fixo (folha de pgto., aluguel, luz, água): 33%*
  • Custo variável (CMV + impostos): 38%*
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

 

Bittencourt assinala também que “essas estimativas apresentadas acima, tanto para investimento de montagem, faturamento, lucro líquido, custos variáveis e fixos, têm base em estudos realizados. Contudo, esses dados podem variar conforme a localidade onde a nova unidade será implantada”, esclarece.

 

QUEM JÁ É FRANQUEADO (A) DA MANÉ, INDICA!

 

Se ainda tem dúvidas se vale a pena tornar-se um franqueado (a) da rede Mané, Raphael Ribeiro Martins, de 39 anos, que possui Ensino Superior incompleto, é empresário, casado e pai de três filhos, recomenda.

 

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Raphael Ribeiro Martins, franqueado da rede Mané – Divulgação

 

Ele é franqueado da Mané há 20 meses e compartilha que “é uma marca consolidada, sendo parte de um grupo referência no setor. A Mané oferece uma boa estrutura de áreas de apoio e possui um relacionamento próximo ao franqueados, sendo que, por isso, eu a indico”, afirma.

 

DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

Por fim, Bittencourt aconselha para quem sonha em empreender no mercado nacional de franquias food service que “estude bastante o segmento, pesquise os números das redes do setor, verifique os concorrentes, converse com os operadores do ramo de food e planeje bem os insumos que serão usados versus a complexidade de produção desses insumos. Ou seja, trabalhe com insumos mais fáceis de produzir”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Tem rede de franquias de alimentação fora do lar fazendo sucesso por esse Brasil a fora? Logo, a gente te apresenta e por meio de entrevistas exclusivas.

 

Sendo assim, fica aqui o convite para continuar nos acompanhando e aproveitar agora para CLICAR AQUI e também conhecer a Konioca: a rede de franquias que ficou famosa pela tapioca de cone e irá alcançar 50 unidades em funcionamento até o 1º semestre deste ano de 2024.

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