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Aussie Grill: conheça a marca de restaurantes 100% delivery criada durante a pandemia de Covid-19 e que já está presente em 33 cidades do Brasil

Com atuais 72 operações no país, negócio utiliza as cozinhas dos restaurantes Outback e Abbraccio para produzir os seus produtos, que são vendidos via iFood

AussieGrill2
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Desde o começo da atual pandemia de Covid-19, o serviço delivery tem ganhado cada vez mais força e, consequentemente, adeptos no mercado food service. Prova disso é que, de acordo com levantamento divulgado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) no final de 2021, o delivery já corresponde a 39% do total do faturamento de restaurantes, bares, cafés e lanchonetes do Brasil, sendo que, antes do advento da doença, esse percentual era de 24%.

 

Frente a esse positivo cenário, algumas marcas foram criadas e vêm se destacando no nicho nacional de alimentação fora do lar, como é o caso da Aussie Grill, que foi lançada durante a pandemia de Covid-19, funciona 100% delivery e já está presente em 33 cidades do Brasil. Além disso, com atuais 72 operações no país, o negócio utiliza as cozinhas dos restaurantes Outback e Abbraccio para produzir os seus produtos, que são vendidos via iFood. “A Aussie Grill é uma marca de restaurantes 100% delivery que pertence a Bloomin’ Brands, empresa detentora das marcas Outback e Abbraccio aqui no Brasil. A rede foi criada em 2019, na Arábia Saudita, como Aussie Grill by Outback, chegando aqui no país em setembro de 2020, desassociada do restaurante australiano, com serviço 100% virtual via iFood e focada na proteína do frango como carro-chefe do menu. A marca carrega em seu DNA o conceito Sweet and Spicy, com os lanches sempre possuindo um toque de dulçor com uma pitada de picância. Diferente de outros países, no Brasil, a Aussie Grill atua apenas via delivery, se posicionando como um fast-casual. Os produtos da marca são preparados utilizando as cozinhas dos restaurantes Outback e Abbraccio. Hoje, são 72 operações de Aussie Grill no Brasil, em 33 cidades, 15 estados e no Distrito Federal. Nós temos o frango como carro-chefe do menu. Todos os nossos sanduíches são produzidos utilizando a proteína, que, atualmente, é a mais consumida do mundo. Além disso, também trazemos tiras de frango e outros acompanhamentos, como as kettle chips e nossos chefs cookies, que harmonizam com nossos produtos e complementam o nosso cardápio. O sanduiche mais vendido em 2022 até agora é o Smoked Hm Chicken Sandwich”, apresenta Renata Lamarco, de 36 anos, a atual Diretora de Marketing da Bloomin Brands no Brasil, em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

Como surgiu a ideia da Aussie Grill?

 

Conforme Lamarco, a ideia da Aussie Grill surgiu em meio às dificuldades sociais e econômicas impostas pela pandemia de Covid-19 e seus diretos reflexos nos negócios da Bloomin Brands. “Nossa ideia principal foi otimizar as cozinhas que estavam um pouco mais ociosas durante a pandemia de Covid-19. Era uma oportunidade enorme de oferecer aos clientes uma nova opção de marca que atendesse exclusivamente via delivery, já que a modalidade apresentou um grande aumento no período. Como temos restaurantes em boa parte dos Estados brasileiros, entendemos que utilizar as cozinhas das nossas unidades para operacionalizar também uma nova marca seria uma oportunidade de otimizar a operação, trazendo uma venda incremental de novos produtos para uma nova ocasião de consumo para o nosso cliente. Para se ter uma ideia, possuíamos, só no Brasil, 104 unidades físicas de Outback e 12 de Abbraccio, que ficaram fechadas devido à pandemia entre março e julho de 2020. Foi uma fase desafiadora e de tomada rápida de decisões estratégicas. Temos em nosso DNA a inovação e, por isso, durante esse período, investimos em implementar nosso delivery no Brasil e trazer uma nova marca ao país, sempre focando na experiência do consumidor e na segurança de nossos colaboradores”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Como funciona a Aussie Grill?

 

Sobre o funcionamento da Aussie Grill, a Diretora de Marketing da Bloomin Brands no Brasil esclarece que “trata-se de uma marca que foi criada em 2019, na Arábia Saudita, se expandindo posteriormente para outras regiões, como Hong Kong e EUA. Nesses países, ela é conhecida como Aussie Grill by Outback, como um selo de qualidade. Aqui no Brasil, trouxemos a marca com atuação 100% via delivery e utilizando as cozinhas de Outbacks e Abbraccios. Para isso, a marca foi remodelada, com um menu reduzido e inspirado no conceito Sweet and Spicy.  Dessa forma, fizemos um longo trabalho local para desenvolver a marca e seus produtos para que eles possuam ‘fit’ com o gosto do brasileiro, com foco no público mais jovem e que consome conteúdos digitais. Tudo isso foi importantíssimo, pois nos ajudou a posicionar a marca dentro do nicho de deliveries. Hoje, para o cliente nos encontrar, basta procurar por Aussie Grill no aplicativo do iFood em uma das 33 cidades que estamos presentes”, salienta.

 

Propósito e resultados já alcançados por meio da Aussie Grill

 

O propósito da marca Aussie Grill no Brasil está bastante relacionado aos seus produtos e na experiência de seus clientes. “Nós da Bloomin’ Brands acreditamos muito na experiência e na qualidade dos produtos como um diferencial das nossas marcas no Brasil e no mundo. Aussie Grill chegou em um período muito diferente e complicado, com uma pandemia global não vista em mais de cem anos. Além disso, é uma forma de atendermos, cada vez mais, consumidores em diferentes regiões do país, oferecendo a eles momentos deliciosos, sem que precisem sair de suas casas. Nossa proposta é levar experiências incríveis e diferenciadas, onde quer que eles estejam, com produtos que têm a proteína de frango como carro-chefe”, afirma Lamarco.

 

Foto: @aussiegrill.br

 

Com esse objetivo, a Diretora de Marketing da Bloomin Brands no Brasil divide também que os resultados já alcançados pela marca são significativos. “Continuamos crescendo e nos desenvolvendo no país. Mal conseguimos comemorar a marca de 150 mil pedidos e a inauguração de nossa 70ª operação e já chegamos a nossa 72ª operação em fevereiro deste ano, com cerca de 200 mil pedidos entregues. Nossas mais recentes unidades foram inauguradas no Rio de Janeiro (RJ), em Recreio dos Bandeirantes, e em Belém (PA), no bairro Parque Verde, e novas aberturas ainda estão previstas para este ano de 2022”, revela.

 

Renata Lamarco, Dir. de Marketing da Bloomin Brands no Brasil – Foto: Divulgação

 

Lamarco acrescenta que “a operação 100% delivery de Aussie Grill nos trouxe grandes aprendizados, que foram levados as outras marcas da Bloomin Brands no Brasil. Para se ter uma ideia, em fevereiro de 2020, a companhia contava com 56 operação de delivery. Hoje, já são 220 considerando as três marcas do grupo. Atualmente, a empresa recebe, em média, cerca de 100 mil pedidos de delivery por semana somente nos restaurantes Outback e Abbraccio. Em Abbraccio, por exemplo, temos 12 unidades físicas e expandimos fortemente o delivery da marca sendo que, em 2021, além dessas unidades atuarem com entregas, também iniciamos 26 novas operações de delivery em dark kitchens ou dentro dos restaurantes Outback. Mesmo estando presente no Brasil desde 2015, a primeira operação de Abbraccio inaugurada em Salvador aconteceu três meses depois da chegada de Aussie Grill na capital soteropolitana e também de maneira exclusivamente via delivery. A Aussie Grill, realmente, chegou para consolidar e amplificar nosso delivery, com mais opções de produtos e experiências incríveis para o público que ama e consome a proteína de frango com frequência”, endossa.

 

Delivery como uma tendência a ser seguida

 

Para Lamarco, “a aposta em operações que atuam via delivery é uma tendência do mercado mundial e o nosso país é um dos líderes no ranking de entregas. De acordo com um levantamento da Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020, sendo responsável por 48,77% dos deliveries. Sendo assim, acreditamos que o modelo de delivery pode ter inúmeras vantagens e é uma estratégia acertada e atual. No caso da Aussie Grill, pudemos expandir rapidamente e seguimos crescendo desde que a marca teve a sua primeira unidade inaugurada no país, em setembro de 2020. Antes da pandemia de Covid-19, por exemplo, o nosso delivery representava apenas 3% do faturamento dos restaurantes Outback e Abbraccio. Mas, com todas as implantações realizadas ao longo de 2020 e 2021, atualmente, o faturamento do sistema já representa hoje 25% do nosso negócio. Com o delivery, podemos chegar com o trio Outback, Abbraccio e Aussie Grill em mais pessoas de maneira mais rápida, aumentando as opções de produtos inovadores e, ao mesmo tempo, únicos que oferecemos para o público, sempre com foco na experiência e na excelência do atendimento. Mais do que isso, nós movimentamos o mercado de restaurantes, causando um impacto positivo e trazendo mais opções gastronômicas para o público brasileiro”, destaca.

 

Foto: @aussiegrill.br

 

Dicas para quem ainda não trabalha com delivery

 

Se conhecer a marca Aussie Grill e seus resultados obtidos desde então te inspirou a também a começar a atuar com o serviço delivery ou até mesmo otimizar o trabalho que já faz nesse segmento no seu negócio food service, a Diretora de Marketing da Bloomin Brands no Brasil indica que “em primeiro lugar, para qualquer operação que envolva comidas e bebidas, é preciso pensar em qualidade e higiene. Você precisa buscar conhecimento para operar seu restaurante virtual, garantindo excelência em todas as exigências feitas pelos órgãos sanitários responsáveis. Depois, é muito importante entender profundamente o público-alvo – Para quem você quer vender? O seu produto atende a quem? – e ocasião do consumo é muito importante também – Você vai focar mais em almoço? Durante todo o dia? É algo mais para happy hour? – Saber onde o produto vai se encaixar na rotina do cliente vai te ajudar a adequar o produto para que o seu cliente tenha a melhor experiência. Ter um produto que viaje bem e que chegue na casa do cliente com qualidade, ter embalagens que mantenham a temperatura e que sejam inteligentes. E você pode fazer testes: mande deliveries para os seus amigos, familiares, peça para que eles te digam como o produto chega, corrija o que precisar ser corrigido e melhore a experiência. Outro ponto importante é definir um parceiro que auxilie na captação dos pedidos e na entrega. Você vai ter um motoboy próprio? Ou vai se associar à uma plataforma de gestão de pedidos e entregas? E analisar os custos de cada uma das opções. Além disso, é muito importante ouvir o feedback do seu cliente. Nós, por exemplo, com a Aussie Grill, ligamos para os primeiros 300 clientes que fizeram pedidos para entendermos como havia sido a experiência, como o produto chegou, se o nível de picância estava agradável, em qual momento ela consumiu o produto. Muitos ajustes que foram feitos em Aussie Grill vieram, inclusive, de sugestões dos clientes. E, depois de entender o cliente e sua ocasião de consumo, é necessário testar o produto e ouvir feedbacks, investir na divulgação da marca nas mídias sociais, criar ações diferentes, promoções, descontos, brindes, apresentações ‘diferentonas’ e experiências que fidelizem o seu cliente e te diferenciem da sua concorrência”, aconselha.

 

E aí? Gostou de saber como funciona uma marca de restaurantes 100% delivery? Esperamos que sim! Pois, te desvendar o nicho de entrega em domicílio dentro do mercado nacional de alimentação fora do lar com exemplos reais e de sucesso é uma das nossas missões aqui na Rede Food Service. Por isso, continue nos acompanhando!

 

rfs zani
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