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Tap´s Burguer: conheça o negócio especializado em tapioca criado por um cearense na cidade do Rio de Janeiro

Fruto do trabalho de Ricardo Araújo da Silva, marca começou por meio de uma carrocinha, já possui duas lojas e prepara-se para entrar no mercado de franquias

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Você sabia que o número de pessoas que buscam reduzir o consumo de glúten aumentou mais de 400% nos últimos 15 anos? Pois é! Esse dado foi divulgado pelo Conselho Nacional de Saúde e explica muito bem o sucesso da Tap´s Burguer, um negócio especializado em tapioca criado por um cearense no Rio de Janeiro e que, hoje, nós da Rede Food Service, temos o prazer de te apresentar.

 

Fruto do trabalho de Ricardo Araújo da Silva, de 44 anos, natural do Ceará, a marca começou por meio de uma carrocinha, mas já possui duas lojas e encontra-se em processo de angariação de investidores para ser transformada em uma rede de franquias. “Em maio deste ano, eu inaugurei a minha segunda loja. A expectativa para este ano de 2022 é encerrar o ano com um faturamento próximo de R$ 120 mil. Ou seja, bater o do ano passado. O meu desejo é transformar a Tap´s Burguer em um modelo de franquia e, para isso acontecer, já estamos buscando investidores para que esse desejo se torne realidade no próximo ano”, revela o empresário em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

O que é a Tap´s Burguer?

 

De acordo com Silva “o Tap´s Burguer é um restaurante com o conceito de oferecer ao público diversos pratos elaborados com a goma tapioca e o aipim, resultando em deliciosos produtos livres de glúten e, com isso, mais saudáveis. Temos em nossos restaurantes tapiocas, lasanha, pastéis, panquecas, waffles, churros, nhoque, dadinho de tapioca, a goma para fazer a tapioca em casa, bruschettas, pizzas, hambúrguer, entre outros. O começo, lá em 2007, foi um pouco difícil, pois o carioca não era ainda tão adepto à cultura de comer tapioca recheada. Assi, eu tive o desafio de iniciar o negócio e, ao mesmo tempo, apresentar ao público o produto e novos pratos. Provei o quanto era saudável, prático e gostoso ter essa opção de lanche. Hoje, após diversas matérias comprovando o quanto o consumo da tapioca é benéfico para a saúde, as pessoas se apaixonaram pelo alimento e tem muitos adeptos que não abrem mão de consumir diariamente”, comemora.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário acrescenta que “na minha visão, a nossa principal característica é o hambúrguer de tapioca, uma criação exclusiva da casa, em que o pão é substituído pela base de tapioca, mantendo a mesma característica do hambúrguer tradicional. Logo depois, vem as outras criações, que são a lasanha, pizza, pastel, panqueca, nhoque, dadinho, churros, entre outros”, destaca.

 

Como surgiu a ideia da Tap´s Burguer?

 

Em relação a como surgiu a ideia da Tap´s Burguer, Silva partilha que tudo começou “com uma carrocinha no Centro do Rio de Janeiro, em 2005. Eu sai do Ceará em 1999, aos 19 anos, com o sonho de ter um negócio próprio e ajudar a minha família. Eu não tinha experiência com nada. Assim, acabei arrumando trabalho como ajudante de cozinha. Mas, menos de um ano depois, eu fui trabalhar em outro local, já como garçom. Em 2003, eu consegui uma licença da prefeitura para vender churros em uma carrocinha e larguei o emprego fixo. Dois anos depois, com vendas fracas, resolvi investir na tapioca. Os recheios eram basicamente os de queijo coalho e coco, com ou sem leite condensado, pois eram os que os clientes mais pediam. Porém, um dia, percebendo também o gosto deles por sanduíches, eu resolvi inovar e passei a oferecer versões em que a massa de tapioca substituía o pão e envolvia recheios como salaminho, calabresa, peito de peru, carne-seca e frango. E deu certo. Dessa forma, de lá para cá, eu fui aperfeiçoando e criando os novos pratos até receber uma proposta para vender as minhas tapiocas no Shopping Uptown, para onde fui, mas deixando outra pessoa à frente da carrocinha no Centro. Nessa época, o negócio até então se chamava Ricardo Lanches e o quiosque do Shopping Uptown foi inaugurado em 2016, com apenas dois funcionários. Após três anos trabalhando lá, a administração do shopping me fez um convite para migrar do quiosque para uma loja física com 106 metros quadrados. Assim, foi em 2019 que inauguramos a primeira loja Tap´s Burguer e estamos até hoje. Além disso, com o tempo, enxergamos a oportunidade de abrir uma filial no mesmo bairro, que, inclusive, foi inaugurada este ano e opera mais para atender o público delivery”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário complementa que “eu me inspirei nas grandes hamburguerias e nos cariocas para abrir a Tap´s Burguer. Eu estudei o mercado e notei que é um público muito adepto de comida fast-food, mas não abre mão de ser uma comida saborosa e, ao mesmo tempo, saudável. Essas foram as minhas inspirações”, partilha.

 

Equipe e funcionamento da Tap´s Burguer

 

Atualmente, a equipe da Tap´s Burguer é composta por 15 pessoas ao todo, que se dividem em turnos nas duas lojas da marca.

 

Sobre a operação do negócio, Silva esclarece que “a Tap´s Burguer tem o funcionamento de forma prática e ágil. O produto chega pré-pronto e a montagem é feita na hora, entregando para o cliente uma comida fresquinha e saborosa. Por dia, são vendidas mais de 1.200 tapiocas no trailer no Centro do Rio de Janeiro, de segunda à sexta, com valores de R$ 6 a R$ 10. Já na loja do Uptown, shopping na Barra da Tijua, a venda gira em torno de 3.500 produtos, entre congelados e a tapioca, por dia, com valores que ficam na média de R$ 9,90 a 34,90″, informa.

 

Cardápio e perfil de cliente da Tap´s Burguer

 

O cardápio da Tap´s Burguer é todo voltado para o seu produto carro-chefe “que sempre foi e continua sendo a tapioca, um dos produtos mais pedidos durante o dia. Em seguida, vem a pizza sem glúten tradicional, nos sabores calabresa e marguerita”, aponta Silva.

 

Pizzaioca da Tap´s Burguer – Foto: Divulgação

 

Sobre o perfil de cliente do negócio, o empresário avalia que é composto “mais pelo público feminino. Eu observo que esse público é um pouco mais preocupado e atento à saúde, quer manter a dieta, deseja comer um alimento mais saudável. Em seguida, vem os homens e, em terceiro lugar, as crianças. Agora, pessoas com intolerância à glúten também vem sendo o público que conseguimos atingir. Afinal, eles se sentem seguros em saber que estão consumindo um produto totalmente livre de glúten e elaborado de forma bem diferente e gostosa”, ressalta.

 

Adaptações na Tap’s Burguer devido à pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos empresários do ramo de alimentação fora do lar, Silva também sofreu diretamente os impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19. No entanto, o empresário argumenta que a doença e todos os seus percalços também lhe serviram como aprendizado. “Até hoje, continuamos nos adequando, pois a pandemia de Covid-19 ainda não acabou. A nossa linha de congelados, com recheios de carne-seca com cream cheese, coco, frango e peito de peru com alho-poró e cream cheese, foi criada durante a pandemia e, por mais desafiador que na época pareceu, foi o que nos ajudou a seguir em frente e não sentir tanto o baque financeiro. Atualmente, por mês, os produtos congelados geram uma receita na faixa de aproximadamente R$ 15 mil e essa foi a adaptação mais expressiva que fiz no negócio. Além dos congelados, aprimoramos o nosso serviço de delivery”, relata.

 

Segredo para alcançar o sucesso no atual mercado de food service

 

Na visão de Silva, o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado de food service “está na determinação. É um desafio diário! Precisa estar sempre à frente e inovando, se dedicar, estudar o mercado, buscar dar treinamentos e se adequar à necessidade do mercado. A pandemia de Covid-19 foi um desafio e conseguimos nos adequar à todas as mudanças para continuar atendendo o nosso cliente com a qualidade que tanto a gente preza. O que permanece igual desde o início é a técnica que utilizamos para preparar a goma, que é extraída do aipim. Basta triturar o aipim com água e coar para tirar o bagaço, que deve ser descartado. Em seguida, deixe o líquido armazenado numa vasilha por aproximadamente cinco horas. Ele vai ficar concentrado e ganhar uma consistência parecida com a do queijo, com um pouco de água na parte de cima. Deve-se, então, tirá-la e jogá-la fora. Para finalizar, deixe a goma secando no sol ou coloque um pano por cima, com um pouco de farinha. Aí, é só peneirar e fazer a tapioca”, ensina.

 

Foto: Divulgação

 

Nesse contexto, o empresário indica para quem ainda está começando no mercado food service que “tenha certeza do que realmente quer para não se frustrar ou cometer erros. Fazer um planejamento e não ter medo de encarar os desafios que vão surgir é o mais indicado”, finaliza.

 

E aí? Interessante e inspiradora a história da Tap´s Burguer e do cearense Ricardo Araújo da Silva, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Afinal, toda semana, aqui na Rede Food Service, nós te apresentamos um negócio de alimentação fora do lar de sucesso como exemplo.

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