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Gelato Boutique: conheça os segredos da gelateria brasileira mais premiada no mundo

Criada em 2015, a marca mão na massa oferece gelatos com ingredientes especiais e 100% naturais que valorizam a gastronomia brasileira e sabores autorais que surpreendem clientes pessoas físicas e jurídicas

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Você sabia que, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o sorvete é uma das sobremesas preferidas do brasileiro durante o ano todo, mas que, no Verão, que começa no dia 21 de dezembro, o consumo cresce aproximadamente 70%?

 

Pois é! Esse dado é importante para que você já comece a preparar o cardápio do seu negócio food service para esta época do ano, não é mesmo? Hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar a história e os segredos da Gelato Boutique, a gelateria brasileira mais premiada no mundo.

 

Criada em 2015, a marca mão na massa oferece gelatos com ingredientes especiais e 100% naturais que valorizam a gastronomia brasileira e sabores autorais que surpreendem clientes pessoas físicas e jurídicas. “O nosso carro-chefe é o gelato italiano mais leve e mais refinado que o sorvete tradicional e o maquinário italiano de ponta para bater e congelar o sorvete, como a Effe-6, da Cattabriga, e a Maestro, da Carpigiani, mas não só isso. Trazemos também técnicas francesas em itens gelados de confeitaria, como semifreddo, macarons e até bem-casados com sorvete, com opções que podem ser personalizadas com logos, tags divertidas e outros mimos perfeitos para eventos, dos corporativos aos casamentos”, revela Márcia Garbin, a única brasileira a ter o título de ‘Gelato Pionner’, símbolo da maestria italiana em gelatos do mundo, a Chef Gelatière, técnica, paladar e savoir-faire da Gelato Boutique, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

A história da Gelato Boutique

 

Segundo Garbin, a ideia da Gelato Boutique “veio ainda na Itália, onde eu já trabalhava com uma gelateria própria e decide voltar para as minhas raízes brasileiras. No início, era uma empresa jovem e que mudava de sabores mais rapidamente, pois ainda estávamos entendendo o nosso público. Mas, com o tempo, descobrimos o nosso público que, além dos italianos, também é composto por um público japonês expressivo, que gosta de sabores leves. Assim, passamos a fazer sabores para atender esse cliente também. E, ao longo dos anos, fomos colocando os produtos que tem a ver com a nossa cara e reconhecendo mais o cliente e adicionando produtos mais assertivos e mudando pouco os sabores”, conta.

 

Foto: Divulgação

 

A Chef Gelatière acrescenta que “abrimos a nossa primeira loja em plena avenida Paulista, no Shopping Cidade São Paulo. Meses depois, abri uma segunda unidade da rede em um charmoso sobrado na esquina da Pamplona com a alameda Itu, nos Jardins. E, por fim, em 2021, inaugurei uma loja na rua dos Pinheiros, que faz muito sucesso. Do gelato à casquinha crocante, dos picolés aos bolos de sorvete, tudo é produzido nas lojas da rede, todos os dias, com ingredientes frescos, sazonais, sem glúten, conservantes, gorduras vegetais, aditivos químicos ou açúcar refinado, apenas o açúcar da própria fruta. Os sorbets de frutas vermelhas com jabuticaba ou de açaí com banana ou dos gelatos tropicais, por exemplo, são feitos com ingredientes brasileiros, como o doce de leite com cumaru (semente amazônica) e o Caffè-Lime, combinação de café mineiro com raspa e suco de limão taiti, que lhe valeu o prêmio de Gelato do Ano pelo Firenze Gelato Festival, em 2013. Fazemos gelato de alta gastronomia, com cor, sabor e frescor. O que mais nos inspira é a gastronomia de restaurante ao redor do mundo. Nos inspiramos na van guarda dos outros países e a brasilidade também é muito importante, assim como a valorização dos ingredientes brasileiros”, afirma.

 

Foto: @gelatoboutique – Reprodução

 

Em relação ao que mais caracteriza a Gelato Boutique atualmente, Garbin assinala que “é a preocupação com o ingrediente, desde o plantio de maneira sustentável e respeito agricultura familiar e pequeno produtor, toda a cadeia alimentar até chegar na boca do cliente. Com a qualidade, origem, parceria com fornecedores, a criação autoral e exclusivo de sabores. Todos os anos, nos colocamos a prova, com troca em campeonatos mundiais e conquistando campeonatos no exterior, o que não vejo em outras gelaterias”, pontua.

 

Equipe e funcionamento da Gelato Boutique

 

Com atuais 16 colaboradores, hoje em dia, a Gelato Boutique funciona por meio de “atendimento de balcão. O cliente escolhe uma sobremesa ou o gelato na casquinha ou copinho, acompanhados de bebidas frias ou quentes e produtos para viagem. Vendemos muito para o público japonês o sabor Matchá”, destaca Garbin.

 

Foto: Divulgação

 

A Chef Gelatière divide também que conta com a ajuda do seu atual sócio Igor Garbin, que é seu irmão, mas que já teve outro parceiro no negócio. “O meu ex-sócio Mário Fornari também foi e ainda é importante e essencial na criação do projeto, no desenvolvimento e funcionamento até hoje da empresa. A identidade dele e a minha estão na Gelato Boutique”, afirma.

 

Cardápio e perfil de cliente

 

O cardápio da Gelato Boutique é tão diversificado e diferenciado, que fica aqui difícil de ser elencado. Porém, conforme Garbin, o produto carro-chefe da marca é o “Caffé-Lime, um café do interior paulista com rapas e suco de limão-taiti, que ganhou como o Melhor Sabor no Festival de Gelato de Firenze em 2013”, ressalta.

 

O Premiado “Caffé-Lime” da Gelato Boutique – Foto: @gelatoboutique – reprodução

 

A Chef Gelatière divide ainda que, inspirada da Copa do Mundo 2022, “criamos a Campanha Copa do Mundo do Catar, que conta com a criação de sabores especiais de gelatos em homenagem à algumas seleções. Cada país tem a sua confeitaria e as suas sobremesas tradicionais. Por isso, homenagearemos cada país participante da Copa 2022 com a sua sobremesa clássica, sendo eles a Argentina, Brasil, Inglaterra, França e Catar. Essas novidades irão permanecem no nosso cardáoio por 30 dias (18/11 a 18/12), nos pozetos das três unidades da Gelato Boutique, sendo o sabor Catar Luqaimat, que vem com cardamomo e açafrão; Brasil Quindim, com gemas e coco fresco; França Macaron, com amêndoas e pedaços de macaron; Inglaterra Banoffee, com caramelo, banana e chantilly; e Argentina Alfajor, com doce de leite, biscoito alfajor e flocos de chocolate. Os preços são divididos por casquinhas de 120g, a R$ 19, e 140g, a R$ 22. E, por fim, copinhos em três versões, como a de 120g, a R$ 17, 140g, a R$ 19, e 160g, a R$ 22”, adianta.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o perfil de cliente da gelateria, a Chef Gelatière avalia que é formado por pessoas que “amam a gastronomia. Na Gelato Boutique, tanto o cliente pessoa física, quanto o jurídica, encontra uma experiência gastronômica, como se ele fosse em um restaurante de alta gastronomia, mas em formato de gelateria de ponta. O nosso perfil de cliente é aquele que se preocupa com a saúde, busca produtos mais naturais, sem corantes, sem emulsificantes e aromas artificiais. São pessoas que buscam ações inclusivas, produto sem leite, sem açúcar, com restrições alimentares. Hoje em dia, atendemos muito, por exemplo, o público internacional, uma vez estamos próximos dos consulados italianos, japonês, francês e os turistas da região. Assim como, fornecemos sorvetes para a embaixada japonesa nos jantares feito pela chef Telma, do Restaurante Aizomê”, partilha.

 

Diferenciais da Gelato Boutique

 

Quando questionada sobre quais são os diferenciais da Gelato Boutique, Garbin assegura que são a qualidade dos gelatos da sua marca, assim como o fato de trabalhar com sabores diferentes e até exóticos. “O nosso Caffé Line é um sabor exótico, por exemplo. Afinal, as pessoas não imaginam que uma combinação de ingrediente com café e limão possa dar certo. No entanto, é o sabor que nos garantiu três prêmios internacionais e, hoje em dia, representa a Gelato Boutique. Além disso, o nosso gelato de shoyo é um clássico, pois é diferente e exótico. Em 2014, existia uma feira gastronômica do Henrique Fogaça chamado O Mercado, todo de caveira, motociclista, tatuagem, e fomos trabalhar na feira, quando criados um gelato preto de chocolate amargo, tinta de lula e flocos de bacon, que era a cara do Fogaça. E esse foi o mais inusitado sabor que já fizemos até hoje. E, de vez em quando, aparece alguém perguntando por ele até hoje”, relata.

 

O Famoso “Baked Alaska” da Gelato Boutique – Foto: @gelatoboutique – Reprodução

 

Atuais planos para a Gelato Boutique

 

Mesmo já sendo a gelateria brasileira mais premiada no mundo, a Chef Gelatière divide que possui mais planos para a Gelato Boutique, uma vez o seu atual “maior sonho é que eu consiga atender muito mais de forma inclusiva, ter opção para todas as restrições alimentares e fazer a expansão da marca para atender outras cidades, em parceiros locais. Eu e a minha equipe sonhamos em um crescimento estruturado e lento, bem-feito e com qualidade para atingir um público maior, pois temos muitos pedidos para que inauguremos em outros lugares”, assinala.

 

Segredos do sucesso da Gelato Boutique

 

Para Garbin, um dos principais segredos do sucesso da Gelato Boutique está em trabalhar com sabores de gelatos diferenciados. “Hoje em dia, é muito importante oferecer sabores diferenciados, porque vemos a massificação do mercado. Ou seja, todos fazendo a mesma coisa. Por isso, é um diferencial você fazer algo exclusivo, diferente, que só você tem e o cliente entende e gosta, ganhando assim um cliente fiel. Se faz mais do mesmo, as pessoas trocam você pelo outro com facilidade. Atualmente, tem que trabalhar com sabores clássicos, é lógico, mas é preciso também ter coisas especiais que atendem aos clientes específicos, como a gente faz com o público japonês. Hoje, por exemplo, eu não acho que tem outra gelateria que atende ao público japonês com sabores japonês, com qualidade do jeito que o público japonês exige. Essas dicas são essenciais na vida profissional das gelaterias”, aconselha.

 

Dica mão na massa para trabalhar com gelato no mercado food service

 

Por fim, a Chef Gelatière da Gelato Boutique indica que para trabalhar com gelato no atual mercado food service é preciso “ter um produto de qualidade e excelência em atendimento. Crie uma empresa confiável, respeite os prazos, acordos com parceiros e clientes. O cliente tem que confiar que você é ponta verde. Nós, por exemplo, fornecemos para operações de restaurantes, confeitarias, cafeterias, etc.  A gente também compra muita coisa e deixa de comprar, porque não tem todos os elementos acima mencionados“, sinaliza.

 

Foto: Divulgação

 

Garbin sugere ainda para os que ainda estão começando no segmento de gelato que “invista em embalagens, não só bacanas, mais funcionais. Não foque só no produto!  Pode até ser só no produto, se oferecer uma entrega bem-feita. O cliente hoje em dia necessita ser bem atendido e ele tem a percepção que você é um parceiro, ponta firme, que, se ele precisar, você pode ajudar ele. A parceria é o que garante que você não seja trocado por outra empresa e a confiabilidade para atender o cliente por vários anos“, endossa.

 

E aí? Já cheio de ideias para trabalhar com gelato no seu estabelecimento de comida fora do lar neste Verão, não é mesmo? Ou surgiu aí agora aquela vontade de empreender no ramo de gelaterias? Esperamos que sim, pois, aqui na Rede Food Service, procuramos te inspirar por meio de exemplos tão completos e diferenciados como o da Gelato Boutique. Por isso, continue nos acompanhando!

 

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