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Menu Poke: a rede de ‘fresh food’ presente em 19 estados brasileiros

Criada pelo Chef de Cozinha e empresário David Franklin, marca passou pelo processo de virar rede de franquias em plena pandemia de Covid-19

MenuPoke10
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Levar uma alimentação 100% saudável por meio de um produto modular, ou seja, montado pelo cliente com opções veganas, vegetarianas e que atendem qualquer tipo de intolerância alimentar. Esse é o propósito da Menu Poke, uma das maiores empresas de fresh food do Brasil e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Criada pelo Chef de Cozinha e empresário David Franklin, de 40 anos, casado e pai de Gustavo, de 7 anos, e Bruno, de 3 anos, a marca passou pelo processo de virar rede de franquias em plena pandemia de Covid-19 e já conta com lojas em 19 Estados brasileiros. “Nós fomos destaques em Santa Catarina como uma das empresas que mais cresceu durante a pandemia de Covid-19. Além disso, lançamos a franqueadora no meio da pandemia. E, apesar do momento delicado, a pandemia de Covid-19 aumentou a consciência sobre a necessidade de uma vida saudável, pois as comorbidades levavam mais riscos à população. Assim, justamente por isso, combinado à necessidade de ficar em casa, houve o aumento do consumo de comidas prontas, porém saudáveis, levando ao nosso sucesso regional e possibilitando a nossa expansão pelo país. O legado foi de uma população mais preocupada com a alimentação e estilo de vida pós-pandemia”, afirma Franklin, que, atualmente, exerce o cargo de CEO da Menu Poke.

 

O que é a Menu Poke?

 

De acordo com Franklin, “a Menu Poke é uma rede de franquias de comidas saudáveis e fresh food presente em 19 Estados brasileiros. A nossa missão é atender todos os públicos que querem praticidade e saúde, entregando uma comida de qualidade de forma rápida. É uma maneira de mostrar que alimentação saudável vai além da salada e que pode ser saborosa. As nossas principais inspirações estão em entregar saúde ao nosso público e transformar a vida de pessoas por meio do sistema de franchising, levando o empreendedorismo consciente e com alta rentabilidade. Trabalhamos para levar um alimento genuinamente saudável para o público em geral e, com isso, incentivar o produtor local com fornecimento constante de ingredientes frescos e direto na terra”, frisa.

 

Foto: Divulgação

 

A assessoria de imprensa do negócio acrescenta que “considerada uma das maiores empresas de fresh food do país, a Menu Poke tem o objetivo de levar alimentação 100% saudável por meio de um produto modular, ou seja, montado pelo cliente com opções veganas, vegetarianas e que atendem qualquer tipo de intolerância alimentar. Hoje, a Menu Poke conta com 11 lojas em operação, das 19 comercializadas pelo país, levando o fresh food por meio do poke, que permite mais de 1.500 combinações diferentes, pratos quentes e sobremesas, sendo capaz de atender os mais variados gostos e restrições alimentares”, ressalta.

 

Como surgiu a ideia da Menu Poke?

 

Em relação a como surgiu a ideia da Menu Poke, Franklin divide que “tudo começou pela necessidade de me alimentar de forma rápida e saudável, após uma viagem com a minha família para o Havaí. Aqui no Brasil, sempre encontramos fast-food de hambúrguer, hot-dog e etc, mas nunca de um alimento saudável. Porém, durante essa viagem, nos apaixonamos pela culinária havaiana e, assim, eu procurei aprender um pouco mais sobre a gastronomia do país. No início, focamos em descobrir o que as pessoas procuravam e gostavam quando o assunto é comida saudável. Mas, hoje, já entendemos que a grande procura é em praças de alimentação e por uma comida rápida, prática e saudável, substituindo os fast-foods comuns. O investimento inicial para estruturar a Menu Poke foi de a partir de R$ 160 mil e, atualmente, temos uma média de faturamento de R$ 80 mil por mês, com lucratividade de 25%”, conta.

 

Foto: Divulgação

 

A assessoria de imprensa da marca, mais uma vez, complementa que “a Menu Poke foi criada para acompanhar a tendência mundial de alimentação saudável, com comidas frescas e servidas próximas da data de produção”, reforça.

 

Equipe e funcionamento da Menu Poke

 

Hoje em dia, a Menu Poke, “possui 11 colaboradores, excluindo os franqueados e seus colaboradores”, sinaliza Franklin.

 

Foto: Divulgação

 

O Chef de Cozinha e empresário explica também que “a marca Menu Poke ‘trabalha’ todos os dias da semana, das 11 às 22hrs, oferecendo atendimento personalizado. Já as nossas unidades podem determinar os dias de funcionamento, sempre sugerindo os horários acima. Hoje, todos os nossos franqueados têm como roteiro um guia que auxilia na replicação de nosso atendimento personalizado, com o objetivo de levar a cada consumidor o nosso diferencial de qualidade em todos os aspectos. Eu tenho quatro sócios devidamente posicionados em cada setor da empresa, sendo marketing + tecnologia, administrativo + financeiro, engenharia + arquitetura e estratégico na expansão e posicionamento da marca”, esclarece.

 

Cardápio e perfil de cliente

 

O cardápio da Menu Poke é diverso, contando com “mais de 1.500 combinações de poke, um alimento modular composto base, proteína, molho, acompanhamento e chips. Assim, é possível escolher o que mais te agrada e montar um prato equilibrado, saudável e com muito sabor. Além disso, temos pratos quentes, sobremesas saudáveis, pratos exclusivos da marca e sucos saudáveis e funcionais, sempre com insumos frescos colhidos no dia. O nosso carro-chefe é o poke, um prato tipicamente havaiano composto por carboidratos, proteínas, grãos e molhos especiais. O poke é um prato frio e, normalmente, as pessoas associam esse tipo de comida ao Verão. Porém, o objetivo da marca é mostrar que é possível ser saudável o ano inteiro, com uma alimentação balanceada para o dia a dia”, divulga Franklin.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o perfil de cliente do seu negócio food service, o Chef de Cozinha e empresário considera que é formado por “pessoas que entenderam que o alimento saudável gera longevidade, pessoas que treinam, praticam esporte, pessoas com qualquer tipo de restrição alimentar, como a intolerância ao glúten, lactose, diabéticos, veganos, vegetarianos, etc. Ultimamente, as mulheres, entre 17 e 45 anos, têm sido o público que mais consome conosco”, aponta.

 

Atuais planos e metas para a Menu Poke

 

Motivado pela retomada do comércio devido ao maior controle da pandemia de Covid-19 no Brasil e o crescimento da Menu Poke desde o começo da doença, apesar dos seus efeitos sociais e econômicos, Franklin compartilha que possui vários planos e metas para o negócio. “Pretendo fazer da Menu Poke uma referência nacional quando o assunto é alimentação saudável. Assim, temos como meta estar presentes em todos os shoppings do país, além de sonharmos em tornar a alimentação saudável uma rotina no Brasil, independente da classe social ou cultural, educando as pessoas que elas são o reflexo daquilo que comem e que tudo relacionado a saúde está diretamente ligado à forma que as pessoas se alimentam”, sinaliza.

 

Foto: Divulgação

 

Segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service

 

Na concepção de Franklin, o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service está no fato dos empresários desse segmento “usarem de tecnologia em sistemas de gestão, criarem uma cadeia local de fornecedores e proporcionarem constante suporte visando a qualificação do franqueado. Afinal, para nós da Menu Poke, tudo isso tem sido um grande diferencial da marca”, divide.

 

Dica para quem está começando no mercado food service

 

Por fim, o Chef de Cozinha e empresário indica para quem ainda está começando no ramo de alimentação fora do lar que “conheça primeiramente o mercado que irá adentrar, se atente às principais tendências, aquilo que o planeta está de olho e não apenas algo que esteja na moda. Tenha um propósito claro e definido de como irá agregar valor na vida das pessoas e qual o meio ou produto que irá utilizar para que seja a ponte desse propósito”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, te apresentamos diferentes negócios food service como inspiração a também empreender nesse ramo tão promissor. Por isso, continue nos acompanhando!

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