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Delivery: Confira as tendências e dicas de sucesso para o seu negócio de food service

Por meio de entrevistas com renomados especialistas nesse segmento, trazemos para você dados, perspectivas e dicas exclusivas sobre como atuar no nicho de entrega em domicílio neste ano

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Delivery: Confira as tendências e dicas de sucesso para o seu negócio de food service - Rappi - Divulgação

 

Atua no mercado de food service com delivery?

 

Se sim, então, saiba que o delivery no Brasil saltou de 80%, em 2020, para 89%, em 2022, e que cresceu aproximadamente em torno de 7,5% em 2023, conforme levantamento da consultoria Kantar e expectativa do Instituto Foodservice Brasil (IFB), respectivamente.

 

Assim como, também de acordo com pesquisa da Kantar, é importante ter o conhecimento de que o brasileiro fez 1 pedido a cada 15 dias em plataformas de entrega durante o ano passado, sendo que o principal motivo para ele fazer as compras de alimentos e bebidas via delivery foi não se dar ao trabalho de cozinhar (24%), usar a refeição como mimo ou recompensa (14%) e preferir ficar em casa a visitar um restaurante (13%), aponta o estudo.

 

Vale destacar ainda que, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Arnaldo Bertolaccini, Vice-Presidente de Restaurantes do IFood, empresa brasileira de tecnologia e referência no uso de inteligência artificial que atua no ramo de entrega de refeição por meio da Internet, sendo a líder no setor na América Latina, desvenda que “o mercado brasileiro de delivery possui várias peculiaridades que o diferenciam de outros ao redor do mundo. Essas peculiaridades mostram como o mercado brasileiro de delivery é único, adaptando-se às necessidades e preferências locais, ao mesmo tempo em que incorpora tecnologias e tendências globais. Além dos tradicionais serviços de entrega de comida, o mercado nacional abrange uma ampla gama de serviços, incluindo entrega de supermercado, farmácia e até mesmo serviços mais nichados, como a entrega de bebidas alcoólicas e pet shops. Essa diversidade reflete a adaptabilidade e a criatividade dos negócios locais em atender às variadas necessidades dos consumidores brasileiros. Outra peculiaridade interessante é sobre o sistema de pagamento diversificado e os serviços de delivery que refletem isso ao aceitarem uma ampla gama de métodos. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito, muitos serviços aceitam pagamentos via transferência e boleto bancário e até pagamento em dinheiro na entrega. O que é menos comum em outros mercados”, ressalta.

 

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Arnaldo Bertolaccini, Vice-Presidente de Restaurantes do IFood – Divulgação

 

Érico Melo, Diretor Comercial do Rappi Brasil, primeiro SuperApp da América Latina, divide que “podemos destacar algumas peculiaridades dos consumidores brasileiros. No quesito de alimentação, o mercado de delivery no Brasil é notável pela grande variedade de opções gastronômicas disponíveis, desde pratos regionais até opções internacionais devido à rica diversidade cultural do país, que é refletida na culinária. Posso dar também um exemplo regional nesse sentido: o Rappi criou uma categoria no app especialmente para uma iguaria gaúcha chamada de “Xis” (dentro da vertical de Restaurantes), que é o nome do sanduíche específico da região e, normalmente, não está presente nas outras capitais brasileiras. Já em Customer Service, uma característica predominante do consumidor brasileiro é a preferência pelo atendimento humanizado. O consumidor latino-americano busca contar a sua história e ser ouvido de maneira personalizada. Um dos principais feedbacks que recebemos é que os nossos clientes não gostam de falar com um robô”, salienta.

 

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Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, por sua vez, compartilha que “o mercado brasileiro de delivery de comida, seja por aplicativo ou telefone, possui algumas características distintas que o tornam único. Uma das principais características é a sua grande variedade de opções gastronômicas. O Brasil é conhecido por sua diversidade cultural e culinária, o que se reflete no mercado de entrega de comida. As pessoas consumidoras têm acesso à uma ampla gama de opções, que vão desde pratos regionais tradicionais, até culinárias internacionais, atendendo a diversos paladares e preferências. Outra característica importante é a forte presença de aplicativos de entrega no mercado brasileiro, sejam eles próprios do estabelecimento ou não. Esses aplicativos se tornaram populares entre as pessoas consumidoras, oferecendo uma experiência conveniente e acessível para fazer pedidos de comida. Além disso, quase todos os estabelecimentos oferecem a opção de fazer pedidos por telefone, especialmente, em áreas em que o acesso à Internet pode ser limitado”, pontua.

 

Portanto, nesse promissor cenário do mercado delivery no Brasil, assim como complexo de trabalhar, em que o cliente food service já valoriza e muito os fatores de experiência e comodidade e possui as suas preferências bem claras, é crucial que fique por dentro das tendências e dicas de atuação neste começo de ano, concorda?

 

Sendo assim, hoje, nós da Rede Food Service, trazemos para você:

 

  • COMO ESTÁ O ATUAL MERCADO DE DELIVERY?
  • PRINCIPAIS TENDÊNCIAS QUE IRÃO DITAR O MERCADO DE DELIVERY NO BRASIL NESTE ANO DE 2024
  • DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO NO MERCADO DE DELIVERY NESTE ANO DE 2024

 

É só conferir na sequência!

 

 

COMO ESTÁ O ATUAL MERCADO DE DELIVERY?

 

Como está o atual mercado de delivery?

 

Já fez essa pergunta no seu dia a dia e, até agora, não conseguiu tempo para procurar a resposta, certo?

 

Logo, Bertolaccini, Vice-Presidente de Restaurantes do IFood, esclarece que “o mercado de delivery continua com demanda, tendo já se consolidado como um canal de uso recorrente dos consumidores. O delivery já faz parte do dia a dia do brasileiro. E, além do delivery de comida, também registramos crescimento nos segmentos iFood Mercado e iFood Benefícios.  Em 2023, a grande expansão da frente iFood Mercado foi o modelo de ‘atacarejo’. Mantivemos esse foco para que, em um momento de inflação alta, exista uma oferta mais barata. E o atacarejo traz essa proposta de valor. Fizemos ainda parceria com Cencosud, Justo, Daki e OXXO para oferecer mais opções para os nossos clientes. No iFood Benefícios, elevamos o número de empresas que utilizam os nossos serviços com os saldos de alimentação, refeição e também mobilidade e cultura.  Em 2019, 40% da população usava delivery de alimentos e, em 2023, essa porcentagem foi de 66,6%, segundo dados divulgados pela Abrasel. Já no iFood, conseguimos mensurar esse crescimento pelos números de pedidos médios por mês, que, em 2019, era de 26 milhões, e, hoje, registramos mais de 70 milhões de pedidos por mês em todo o Brasil. O crescimento do delivery no Brasil é iminente, principalmente, pelo avanço das tecnologias que possibilitaram a disseminação. No iFood, o número de estabelecimentos cadastrados subiu de 131 mil para 330 mil. E, em 2019, a empresa estava presente em 919 cidades e, hoje, são 1.500 em todo o Brasil. Além disso, são mais de 43 milhões de consumidores e mais de 250 mil entregadores ativos na plataforma. Nos últimos anos, o IFood investiu muito em inovação e aprimoramento da plataforma, melhorando a experiência de clientes, entregadores e estabelecimentos, o que fez com que ele continuasse crescendo no pós-pandemia também”, ressalta.

 

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Érico Melo, Diretor Comercial do Rappi Brasil – Divulgação

 

Melo, Diretor Comercial do Rappi Brasil, realça que “o mercado de delivery brasileiro viveu um ‘boom’ durante a pandemia de Covid-19, o que acelerou a tendência de consumo remota, como o e-commerce e q-commerce (quick commerce). Os hábitos de consumo mudaram e a praticidade das compras à distância se mantiveram no pós-pandemia. No Brasil, o mercado de delivery é muito concorrido. Devido a esse cenário, muitos competidores encerraram as atividades no país nos últimos anos. Hoje, estamos em um momento importante de mercado, com uma recuperação do consumo no pós-pandemia, novas possibilidades de ampliação e consolidação do mercado de delivery, após a decisão do Cade, que barrou práticas anticompetitivas no setor de delivery no Brasil. A decisão do órgão permite uma concorrência mais justa e beneficia não somente o Rappi, mas o setor como um todo”, avalia.

 

Já Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket, acrescenta que “o mercado brasileiro de delivery passou por um período de forte expansão nos últimos anos, impulsionado, principalmente, pelo crescimento dos aplicativos de entrega e pela mudança nos hábitos de consumo da população e modelo de sua atividade. Com a popularização dos smartphones e o aumento da conectividade, os consumidores têm buscado, cada vez mais, conveniência e praticidade na hora de fazer pedidos de comida. Esse crescimento foi ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19, que levou ao fechamento temporário de restaurantes e estabelecimentos comerciais e incentivou as pessoas a optarem pelo delivery como forma mais segura de receber alimentos em casa. Como resultado, muitos restaurantes e estabelecimentos que, antes não ofereciam esse serviço, passaram a aderir o serviço, subindo de 9%, em 2019, para 20%, em 2020, e 21%, em 2021, na sua participação entre os canais On e Off Premise. Ou seja, no consumo no local e fora dele, atualmente, temos um natural declínio da modalidade. Hoje, essa participação é de 16%, porém, em patamar superior ao período pré-pandemia. Esses dados são da pesquisa + Valor, realizada anualmente pela Ticket com estabelecimentos de todas as regiões do Brasil. Além disso, no último ano, houve um recuo de 16% na quantidade de estabelecimentos que oferecem opção de delivery no Brasil, de 60%, em 2022, para 44%, em 2023. O recuo aconteceu em todas as regiões, mas a Norte (de 59% para 28%) e a Nordeste (de 61% para 37%) foram os destaques. E, com a atual rotina das pessoas, que inclui o aumento do formato de trabalho presencial por parte das empresas no último ano, é natural e previsível esse impacto na modalidade de entrega de comida pronta. Ainda assim, não podemos ignorar a mudança que ocorreu nos hábitos dos brasileiros, que, por mais de dois anos, experimentaram as vantagens do delivery e não devem abandonar a opção da entrega de refeições em casa. Portanto, dificilmente, observaremos índices semelhantes ao período pré-pandemia”, pondera.

 

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS QUE IRÃO DITAR O MERCADO DE DELIVERY NO BRASIL NESTE ANO DE 2024

 

Entendido como está o atual mercado de delivery neste ano de 2024, que tal ficar por dentro das tendências que os entrevistados acreditam que irão ditar esse segmento no ramo food service nos próximos meses?

 

Para Bertolaccini, Vice-Presidente de Restaurantes do IFood, “as expectativas para o mercado de delivery em 2024 são otimistas, refletindo o avanço contínuo das tecnologias e as transformações nos padrões de consumo. A procura por serviços de entrega segue em ascensão, motivada pela busca por conveniência e a diversificação das opções disponíveis. Hoje, temos refeições, supermercado e farmácia na nossa plataforma. E, cada vez mais, o consumidor tem buscado a praticidade no seu dia a dia”, sinaliza.

 

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Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket – Divulgação

 

Melo, Diretor Comercial do Rappi Brasil, conta que “o Rappi vai investir, ao todo, R$ 100 milhões no Brasil neste ano de 2024. Estamos fortalecendo nossas verticais e a experiência do usuário. Entendemos que a entrega ultra rápida é uma grande tendência e, pensando nisso, estamos expandindo a vertical Turbo para outros tipos de entrega, por exemplo, restaurantes. É na inovação e na ultra conveniência para o consumidor que acreditamos. Pois, imagine receber um lanche ou um prato em apenas 10 minutos? Incrível, não?! Já temos redes de restaurantes operando assim e, muito em breve, vamos expandir essa novidade”, divulga.

 

E Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket, aponta que, “entre as principais tendências para o ano, posso citar os avanços contínuos em tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), que podem resultar em melhorias na eficiência operacional e na experiência do cliente. Também é crescente a demanda por práticas sustentáveis, incluindo embalagens ecológicas e opções de entrega de baixa emissão de carbono. Empresas que adotam práticas sustentáveis podem ganhar a preferência entre os consumidores conscientes, trazendo também outros benefícios, como a redução de custos operacionais e o fortalecimento do relacionamento com a comunidade local. Outro ponto que as empresas devem apostar é na maior personalização das opções de pedidos, com base nas preferências e histórico do cliente. Isso inclui o aprimoramento da experiência do cliente, como o rastreamento em tempo real, comunicação proativa e programas de fidelidade. Na Ticket, por exemplo, temos investido na ampliação da atualização das parcerias para delivery de alimentos, tanto in natura, quanto de comida pronta. E, desde 2020, firmamos mais de 80 novas parcerias com aplicativos e e-commerces para ampliar não só as opções de delivery e oferecer promoções exclusivas a quem usa as nossas soluções, mas também para fortalecer a rede do comerciante. Esse incremento faz parte da nossa estratégia de oferecer vantagens para os nossos públicos por meio da paixão pelo cliente, conferindo mais praticidade e alternativas mais flexíveis para os usuários”, elenca.

 

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DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO NO MERCADO DE DELIVERY NESTE ANO DE 2024

 

Por fim, todos os especialistas entrevistados pela nossa reportagem deixam as seguintes dicas para você alcançar o sucesso no mercado de delivery neste ano de 2024:

 

“Estar em um app com a dimensão de alcance e com um marketplace como o do iFood é uma grande oportunidade de crescimento. Somos uma grande vitrine para os nossos parceiros, com mais de 43 milhões de usuários ativos na plataforma. Assim, a nossa primeira dica é que invista no marketplace. Ao embarcar no iFood, o novo parceiro conta com uma consultoria gratuita, com cursos e orientações que ensinam estratégias para vender mais na plataforma. A segunda dica é que estude e se aprimore. No iFood, disponibilizamos o iFood Decola, uma plataforma com cursos gratuitos para empreendedores, com dicas de administração de restaurante, montagem de cardápio, como se destacar na plataforma, entre outros. Outro ponto importante é ter uma boa solução logística. No iFood, oferecemos algumas soluções, sendo que uma delas inclui a logística do iFood. E, para quem está começando, essa é uma excelente alternativa que facilita a gestão do negócio. Além disso, é fundamental que o estabelecimento mantenha um alto nível de atendimento e qualidade. Assim, ele pode garantir uma excelente nota de recomendação dos clientes. Planos de fidelidade, promoções e cupons podem ser um grande diferencial e impulsionador de vendas. Além disso, fique de olho no nosso blog para parceiros e nas redes sociais do iFood, pois, por lá, temos o hábito de compartilhar dicas sobre esse mercado”, recomenda Bertolaccini, Vice-Presidente de Restaurantes do IFood.

 

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Delivery: Confira as tendências e dicas de sucesso para o seu negócio – Rappi – Divulgação

 

“Os três principais e mais importantes elos do nosso ecossistema são os estabelecimentos, usuários e entregadores. No que diz respeito aos estabelecimentos, o Rappi cria, em sua plataforma, um canal de vendas online de cada restaurante ou estabelecimento parceiro, com um catálogo organizado de seus produtos e/ou serviços. Dessa forma, o aplicativo proporciona aumento de visibilidade à loja, que passa a alcançar milhares de consumidores finais (usuários Rappi), assim como aumento de escala de vendas. Sobre usuários, ao aderir à plataforma, os usuários Rappi passam a ter acesso, em um só lugar, a todos os perfis desses estabelecimentos, assim como os seus catálogos. É uma enorme variedade de produtos e serviços para escolher, que podem ser adquiridos com apenas cliques de distância. E, após receber o pedido feito pelo usuário, a plataforma conecta o estabelecimento em questão com um entregador independente que vai realizar a determinada atividade ou entrega (encargo) intermediada pelo Rappi. Já em relação a entregadores, uma vez cadastrados na plataforma, os entregadores parceiros passam a ter acesso à uma base numerosa de solicitantes de seu serviço e, da mesma forma, por meio do aplicativo, os usuários Rappi. Nesse modelo, eles têm a flexibilidade de atuar como um prestador liberal e trabalhar nos horários em que preferirem. E essa também pode ser uma opção de renda extra”, indica Melo, Diretor Comercial do Rappi Brasil.

 

“Excelência no atendimento ao cliente é uma das principais premissas. Ela vai além da qualidade dos produtos oferecidos e engloba todos os pontos de contato que o cliente tem com o estabelecimento. Isso inclui a atmosfera do local, o atendimento prestado pelos funcionários, a qualidade e apresentação dos produtos, a facilidade de acesso e de pagamento, o atendimento por telefone ou aplicativos, entre outros aspectos. É preciso manter um serviço de alta qualidade, ser responsivo e resolver problemas de maneira eficiente, e considerar incluir um sistema de avaliação de feedbacks dos clientes. Implementar estratégias de marketing eficientes também é importante, como investir em estratégias online para aumentar a visibilidade, utilizando, por exemplo, as redes sociais para promover ofertas, descontos e atualizações, além de criar programas de fidelidade para incentivar a repetição de negócios. Investir na experiência do cliente não só aumenta a satisfação e a fidelidade deles, mas também atrai novos por meio de recomendações boca a boca e de avaliações positivas em plataformas online. Portanto, é essencial que os estabelecimentos comerciais estejam atentos à experiência que estão proporcionando aos clientes e busquem, constantemente, melhorá-la para garantir o sucesso do negócio. Por fim, atenção à diversificação do menu e serviços, expandindo o menu para atender a diferentes preferências alimentares, oferecer serviços adicionais, como entrega de supermercadoe produtos locais, e estar aberto a feedbacks e ajustar sempre a oferta com base nas necessidades do cliente”, orienta Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.

 

Na Rede Food Service é assim! Todos os anos, te orientamos a como aprimorar os resultados do seu negócio de alimentação fora do lar em diferentes âmbitos, inclusive sobre a modalidade delivery.

 

Tendências na Panificação em 2024. Confira as dicas de sucesso para o seu negócio neste ano!

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