Pesquisar
Close this search box.

Tendências na Panificação em 2024. Confira as dicas de sucesso para o seu negócio neste ano!

Por meio de entrevistas com renomados especialistas nesse segmento, trazemos para você perspectivas, orientações e dicas exclusivas sobre a produção e a comercialização de pães e suas variações

Panificação6
Tendências na Panificação em 2024. Confira as dicas de sucesso para o seu negócio neste ano - RFS

 

Panificação é a sua área de atuação?

 

Então, você não está sozinho (a) e, por isso, precisa procurar diferenciar o seu trabalho nesse segmento para se destacar, certo?

 

Afinal, uma em cada dez empresas de panificação no Brasil foi aberta em 2023, sendo que, de janeiro a maio, o setor já faturou mais de R$ 58 bilhões, o que representa aproximadamente R$ 7 bilhões a mais do que o registrado no mesmo período de 2022, de acordo com um levamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e da Receita Federal do Brasil (RFB), assim como de uma pesquisa feita pelo Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), respectivamente.

 

O estudo do Sebrae aponta ainda que, atualmente, existem só, no Brasil, mais de 292,7 mil empresas do ramo da panificação, entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Já conforme a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), existem mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil hoje em dia.

 

Nesse promissor, mas também competitivo cenário, é mais do que indicado que tenha conhecimento das tendências e dicas de atuação neste começo de ano, concorda?

 

Por isso, hoje, nós da Rede Food Service, por meio de entrevistas com renomados especialistas no segmento de panificação, trazemos para você: 

 

  • O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2024?
  • PRINCIPAIS TENDÊNCIAS QUE IRÃO DITAR O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NO BRASIL NESTE ANO DE 2024
  • O PRODUTO E/OU INGREDIENTE CHAVE DO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NO BRASIL NESTE ANO DE 2024
  • DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO NO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2024

 

Vamos lá?

 

O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2024?

 

O que você espera do mercado de panificação neste ano de 2024? Provavelmente, que ele cresça ainda mais, não é mesmo?

 

Luíz Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, empresa alemã líder no segmento de valor agregado em panificação, maltes para cerveja, comercio agrícola e aromatizantes e saborizantes para sorvetes, Chef Consultor da SEARA com a marca Gradina no Brasil e curador da Editoria Mão da Massa aqui da Rede Food Service, também.

 

Panificação2
Luíz Farias, Embaixador da IREKS no Brasil – Divulgação

 

De acordo com o especialista, que possui mais de 40 anos de experiência no mercado profissional food service, panificação e confeitaria, “podemos esperar um mercado ativo e cheio de oportunidades. Eu acredito que será um ano de crescimento significativo em algumas áreas, porém, ainda existem alguns fatores importantes para esse crescimento, uma vez que o endividamento foi cruel com o problema da pandemia de Covid-19. Com isso, muitos empresários ainda estão negociando as suas dívidas. Assim como, outro ponto importante é a falta de mão-de-obra qualificada e estou acompanhando a dificuldade dos empresários com esse tema. Em compensação, os clientes estão, cada vez mais, exigentes e os empresários estão atentos às novas experiências e expectativas de como satisfazer os clientes. Assim, as padarias hoje no Brasil são um exemplo de resiliência e criatividade e os pães, doces e a culinária da padaria evoluiu muito em qualidade, atendimento e tecnologia em equipamentos. Dessa forma, por todo esse movimento, aliado à criatividade dos empresários de panificação, eu acredito no crescimento sustentável do mercado de panificação nos próximos meses”, avalia.

 

Lucélia Vieira, Gerente de Marketing para Trigo, Óleos e Gorduras B2B da Bunge, que, nos dois últimos anos, esteve à frente da Academia Bunge, a mais tradicional escola de panificação do país, divide que “diversas pesquisas de tendência mostram que os consumidores têm, cada vez mais, interesse em alimentos nutritivos e saudáveis, mas não abrem mão do sabor. Com essa perspectiva, o setor de panificação tem um forte potencial de alavancar esse mercado ao oferecer alimentos de valor agregado por meio da inclusão de grãos nas receitas e itens artesanais, por exemplo. Ao mesmo tempo, os consumidores não deixam de lado a ‘comfort food’, os momentos onde eles se permitem ter pequenos luxos gastronômicos. Com isso, podemos ver surgir receitas inovadoras ou versões contemporâneas de receitas tradicionais. Aqui, a dica é usar formas e ingredientes que contribuam com a qualidade, com o sabor e com o acabamento dos alimentos para não apenas atrair os consumidores que, como diz o famoso ditado, ‘comem com os olhos’ as vitrines e cardápios dos estabelecimentos, mas também para conquistá-los’, contextualiza.

 

Panificação1
Lucélia Vieira, Ger. de Mark. – Trigo, Óleos e Gorduras B2B da Bunge – Divulgação

 

Para Renan Botelho, Sócio Proprietário da Estado Luso, tradicional padaria que foi eleita a Melhor Padaria da região da Zona Norte de São Paulo, capital, assim como, por três anos consecutivos, ganhou o prêmio do Melhor Pão de São Paulo pelo Projeto Padocaria SP, compartilha que “nós acreditamos que 2024 será um ano de acomodação, já que passamos por momentos muito diversos e imprevisíveis em 2020-22 e, no ano passado, tivemos uma consolidação de movimento, quando podemos começar a entender o que voltou, o que não voltará e o que veio de forma nova. Então, acreditamos que, neste ano de 2024, o que veremos será uma acomodação disso tudo para que possamos, efetivamente, formular projeções mais próximas do real”, pondera.

 

Debora Borba de Souza, Gastrônoma e Instrutora de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial EAD do Paraná (Senac EAD-PR), por sua vez, expressa que, “na minha opinião, o mercado de panificação em 2024 promete ser bastante promissor. Com a crescente demanda por alimentos artesanais e saudáveis, as padarias têm a oportunidade de oferecer produtos diferenciados e de qualidade aos consumidores. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente tem se tornado, cada vez mais, presente na sociedade, o que pode impulsionar o mercado de panificação. Os consumidores estão buscando opções que sejam produzidas de forma mais sustentável, com ingredientes orgânicos e embalagens biodegradáveis. Outro aspecto importante é a inovação tecnológica, que vem se destacando na indústria alimentícia. A introdução de novos equipamentos e processos de produção pode aumentar a eficiência das padarias, permitindo a oferta de produtos personalizados e de alta qualidade. E a diversificação dos produtos também pode ser uma tendência, com padarias oferecendo opções sem glúten, veganas e com ingredientes regionais. Isso permite atender a diferentes públicos e garantir a fidelização dos clientes. Em resumo, podemos esperar um mercado de panificação em constante evolução, com padarias inovadoras, preocupadas com a qualidade, a sustentabilidade e a diversificação de produtos”, assinala.

 

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS QUE IRÃO DITAR O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NO BRASIL NESTE ANO DE 2024

 

Apresentadas as previsões dos especialistas sobre o que eles aguardam para o mercado de panificação neste ano de 2024, que tal ficar por dentro das tendências que eles acreditam que irão ditar esse segmento nos próximos meses?

 

Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, por exemplo, relata que “eu tenho viajado muito para fora do Brasil, especialmente para a Europa, que é o grande parâmetro de pães neste segmento. E, para terem uma ideia, a Alemanha possui mais de 3.400 tipos de pães especiais, enquanto que, no Brasil, nós temos aproximadamente 100 tipos de pães. Ou seja, a maior tendência deste mercado nos próximos meses é o investimento em pães de valor agregado e o uso da massa madre, fermentação natural e pães de fibras com sabores e saudabilidade. Acredito também no crescimento do croissant, croissant roll, brioche, baguete e pães recheados que o consumidor brasileiro adora e são pães especiais em que ele pode levar para casa e, no outro dia, aquecer e fazer uma regeneração para ter o pão fresquinho com muita crocância e muito sabor”, sinaliza.

 

Panificação3
Debora Borba de Souza do SENAC – PR – Divulgação

 

Vieira, da Bunge, informa que “o mercado de panificação no Brasil, neste ano de 2024, irá seguir em linha com os desejos e as necessidades de seus consumidores. Assim, deve se ramificar em dois pilares: produtos nutritivos e produtos indulgentes. E, sobre o primeiro, a tendência é que o consumo de produtos artesanais e de fermentação natural aumente, assim como a adição de ingredientes que proporcionam sabor e sensação de produto fresco ao paladar. E tudo isso para ampliar a disponibilidade de itens frescos o tempo todo nas vitrines e, é claro, agregar mais praticidade aos profissionais da panificação. Observamos ainda que o mercado de congelados está indo além do pão francês e alcança, agora, outros itens da panificação e até mesmo da confeitaria. Já para itens de indulgência, vale investir em alimentos que representam ‘luxos’ de consumo, como macarons e pequenas porções de sobremesas, como cookies e donuts”, sugere.

 

Botelho, da Padaria Estado Luso, afirma que “há um grande movimento de retomada do setor aos ‘valores’ de tradição, mas isso já se observava desde 2022, assim como a diminuição das mega padarias, a retomada dos pontos de bairro tradicionais, dos pães de fermentação natural. Porém, há também um aumento da demanda pela rapidez, pelo delivery e isso é uma tendência, não sendo uma tônica, a menos em São Paulo, a cidade das padarias onde o cliente vai pedir por delivery, mas, certamente, irá se deslocar sempre que possível para visitá-las pessoalmente. E, quando digo que esse ano teremos uma acomodação, é sobre isso, entender, com mais clareza, qual será a dinâmica que o seu negócio irá ter: se será mais presença ou mais virtualidade”, esclarece.

 

Panificação5
IREKS no Brasil – Divulgação

 

Souza, do Senac EAD-PR, aponta que “as principais tendências que irão ditar o mercado de panificação no Brasil neste ano de 2024 são a panificação saudável, sustentabilidade, personalização e conveniência, ingredientes regionais e tradicionais, experiência do cliente e inovação tecnológica. Panificação saudável devido à busca por alimentos mais saudáveis e nutritivos que continua em alta. Hoje em dia, os consumidores estão, cada vez mais, interessados em pães integrais, sem glúten, com grãos e sementes, além de opções com baixo teor de açúcar e gordura. E as padarias podem aproveitar essa tendência desenvolvendo produtos que atendam à essas demandas específicas. Sustentabilidade por causa da preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis, que tem se tornado uma prioridade para muitos consumidores. Atualmente, as padarias que adotarem medidas eco-friendly, como o uso de embalagens biodegradáveis, ingredientes orgânicos e a redução do desperdício de alimentos, tendem a se destacar no mercado. Personalização e conveniência porque os consumidores valorizam, cada vez mais, produtos personalizados e convenientes. Com isso, as padarias podem oferecer opções de pães e outros produtos de panificação feitos sob medida, permitindo que os clientes escolham ingredientes, tamanhos e formatos, de acordo com as suas preferências. Além disso, serviços de entrega e pré-encomendas online podem facilitar a vida dos clientes. Ingredientes regionais e tradicionais em decorrência da valorização da cultura local e dos sabores tradicionais, que é uma outra tendência importante. Hoje, as padarias podem explorar ingredientes regionais e receitas típicas, oferecendo aos clientes uma experiência autêntica e diferenciada. Já experiência do cliente porque criar uma experiência memorável para o cliente é fundamental e as padarias que investem em ambientes aconchegantes, decoração atraente, atendimento personalizado e degustações podem atrair e fidelizar clientes. E inovação tecnológica pelo fato da tecnologia continuar a desempenhar um papel importante na indústria de panificação. Inclusive, a automação de processos, como a utilização de máquinas de panificação avançadas, já pode aumentar a eficiência das padarias e melhorar a qualidade dos produtos”, detalha.

 

A LISTA DOS PONTOS CHAVE PARA O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NO BRASIL NESTE ANO DE 2024

 

  • DEGUSTAÇÃO PARA OS CLIENTES
  • FERMENTAÇÃO NATURAL
  • O TRADICIONAL PÃO FRANCÊS
  • INGREDIENTES NATURAIS E ORGÂNICOS
  • ALTERNATIVAS DE ORIGEM VEGETAL
  • INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

 

Esses são os produtos e/ou ingredientes chave do mercado de panificação no Brasil neste ano de 2024, segundo os especialistas entrevistados pela nossa reportagem.

 

Mas, o que isso significa na prática?

 

De acordo com Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, ele acredita “muito no trabalho de degustação para os consumidores com produtos feitos na própria padaria. Eu, inclusive, tenho feito vários festivais de pães e confeitaria nas principais padarias de São Paulo com excelente retorno no ponto de vendas. Hoje, o cliente adora o ambiente da padaria, fica feliz, sendo que todos os funcionários são envolvidos, o que ainda estimula o proprietário por ter um bom retorno, usar a mídia local, as influências nas redes sócias e utilizar a ferramenta do Instagram do próprio estabelecimento. Esse tipo de ação não tem erro! É um sucesso absoluto!”, assegura.

 

Panificação4
IREKS no Brasil – Divulgação

 

Vieira, da Bunge, explica que “por conta das demandas de consumo que vêm se apresentando na panificação brasileira, eu entendo que a fermentação natural é a tendência que deve se consolidar agora em 2024. Nesse sentido, ingredientes específicos para esse tipo de aplicação são chave para os profissionais do setor. Antecipando-se a esse movimento, em julho do último ano, a Bunge apresentou ao mercado a farinha Suprema para pães de fermentação natural. Ela é ideal para a confecção de pães rústicos, como baguetes e italianos, e oferece versatilidade na aplicação e uma performance excepcional na produção. Nós acreditamos fortemente nesse produto e em sua capacidade de agregar ao mercado atributos como qualidade, sabor, diferenciação e praticidade”, divulga.

 

Botelho, da Padaria Estado Luso, ressalta que, “como proprietário do estabelecimento que venceu por três anos consecutivos o melhor pão de São Paulo, pelo Padocaria, não posso eleger outro produto que não o pão. Padaria tem que ter pão bom! O restante, é consequência!”, garante.

 

Souza, do Senac EAD-PR, esclarece que “os ingredientes naturais e orgânicos porque os consumidores estão, cada vez mais, conscientes da origem e qualidade dos alimentos que consomem. O uso de ingredientes naturais e orgânicos pode se tornar uma tendência importante no setor de panificação, à medida que os consumidores buscam produtos mais sustentáveis e livres de aditivos. E cito as alternativas de origem vegetal, uma vez que, com o crescimento do vegetarianismo, veganismo e flexitarianismo, é possível que haja uma demanda crescente por produtos de panificação sem ingredientes de origem animal. Isso pode impulsionar o desenvolvimento de opções veganas ou vegetarianas, como pães sem ovos ou leite, por exemplo. E, além disso, hoje em dia, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante em todos os setores, incluindo a panificação. O uso de novas tecnologias, como impressão 3D de alimentos ou automação de processos, pode proporcionar uma maior eficiência e qualidade na produção de pães. Essas são apenas tendências com base nas demandas atuais do mercado e a evolução do setor de panificação pode trazer novos ingredientes e produtos que ainda não foram previstos. Sendo assim, é sempre importante estar atento às necessidades dos consumidores e às mudanças no cenário da indústria para se adaptar e se destacar”, alerta.

 

DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO NO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2024

 

Por fim, todos os especialistas entrevistados pela nossa reportagem deixam as seguintes dicas para você alcançar o sucesso no mercado de panificação neste ano de 2024:

 

“O maior desafio é manter os colaboradores envolvidos na operação. Mas, pessoas treinadas e envolvidas são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Outro tema importante é investir em tecnologia, em equipamentos modernos, como o ultracongelador, por exemplo. Se possível, utilize o processo sous-vide. Os empresários precisam conhecer esse sistema de última geração, porém, de muita eficiência. Assim como, acompanhe as tendências dos produtos acabados, pães com massa madre, pães de fibras. E faça festivais de pães, doces, bolos, estimulando o consumo local e artesanal”, indica Farias, Embaixador da IREKS no Brasil.

 

“Proporcione uma boa experiência aos clientes, pois isso é a chave para garantir o sucesso no setor! É importante conhecer bem o seu consumidor e trabalhar para atendê-lo, priorizando as suas necessidades. Isso tem impacto direto na variedade de produtos oferecidos, na estratégia de atração de novos públicos e nos diferenciais de fidelização de quem já é cliente. E, para ajudar a todos que desejam aperfeiçoar os seus conhecimentos no setor de food service e, consequentemente, impulsionar todo o setor, a Bunge oferece a todos os interessados, gratuitamente, a Academia de Negócios Bunge. A plataforma digital reúne capacitação técnica em panificação, confeitaria e culinária e conteúdos sobre temas como gestão de negócios, marketing digital e saúde financeira. Esse espaço é focado em treinamentos, troca de experiências e aprendizados e é construído a partir dos insights e as necessidades reais de nosso público, incluindo profissionais da panificação”, convida Vieira, da Bunge.

 

“A dica é sempre estudar o mercado e tentar antever a demanda que o cliente necessita. Em um mundo cada vez mais digital, como o de hoje, as padarias precisam dialogar com quem movimenta a economia, mas sem deixar os seus valores de fora”, aconselha Botelho, da Padaria Estado Luso.

 

Gelato ou sorvete? Qual é a diferença? Em qual apostar no atual mercado food service?

 

“Procure ter um aperfeiçoamento contínuo, pois a indústria de panificação está em constante evolução. É importante que os profissionais busquem se atualizar constantemente, participando de cursos, workshops e feiras do setor. Aperfeiçoar suas habilidades técnicas e conhecer as novas tendências e técnicas de produção é fundamental para se destacar no mercado. Conheça o seu público-alvo. Entender as preferências e as necessidades do seu público é essencial para o sucesso no setor de panificação. Faça pesquisas de mercado, esteja atento às demandas dos consumidores e adapte os seus produtos e serviços de acordo com essas informações. Oferecer opções personalizadas e diferenciadas pode atrair mais clientes e fidelizá-los. Também invista em qualidade, pois a qualidade dos produtos é um fator crucial para o sucesso na panificação. Utilize ingredientes frescos e de alta qualidade, siga boas práticas de higiene e manipulação de alimentos e invista em equipamentos e tecnologias que garantam a qualidade dos produtos finais. A qualidade é um diferencial importante para conquistar a confiança dos clientes. Explore ainda a diversidade de produtos, pois oferecer uma variedade de produtos pode atrair diferentes públicos e aumentar as oportunidades de venda. Além dos tradicionais pães, experimente criar opções de panificação como bolos, tortas, doces e salgados. Explore ainda produtos saudáveis, sem glúten, integrais e com ingredientes regionais. Diversificar o cardápio pode ampliar o alcance do negócio. Invista em ter um atendimento ao cliente excepcional, pois o bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Treine sua equipe para oferecer um atendimento cortês, atencioso e personalizado. Esteja aberto a feedbacks e busque, constantemente, aprimorar a experiência do cliente em sua padaria. Esteja presente no ambiente digital. Hoje, a presença online é crucial. Tenha um site ou página nas redes sociais onde você possa divulgar seus produtos, promoções e eventos especiais. Invista em estratégias de marketing digital, como anúncios segmentados e parcerias com influenciadores, para aumentar a visibilidade da sua padaria. Procure ter parcerias estratégicas. Busque parcerias com estabelecimentos locais, como cafeterias, restaurantes e supermercados para aumentar sua visibilidade e expandir o seu alcance. Saiba que estabelecer relacionamentos com fornecedores de confiança pode garantir a qualidade dos ingredientes utilizados”, recomenda Souza, do Senac EAD-PR.

 

Na Rede Food Service é assim! Todos os anos, te orientamos a como melhorar os resultados do seu estabelecimento de alimentação fora do lar em diferentes âmbitos. Sendo assim, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conferir quais são as tendências da confeitaria 2024.

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...