É do seu conhecimento que 80% dos adultos brasileiros consomem algum tipo de biscoito diariamente ou pelo menos semanalmente?
E que essa tradicional receita carregada de memória afetiva é o consumo preferido de 78% brasileiros durante o horário do trabalho?
Esses dados são fruto de um estudo realizado pela Indexsa no ano passado, por encomenda da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), e que explicam muito bem o sucesso da Bites Confeitaria, um negócio de cookies criado por uma chef pâtisserie carioca que fatura cerca de R$ 30 mil por mês.
Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, a idealizadora da marca, Thaís Lucchetti, de 35 anos, natural do Rio de Janeiro, capital, formada em Gastronomia, solteira e sem filhos, conta que aposta em sabores exóticos para conquistar, cada dia mais, a clientela. “Para o Verão deste ano, eu criei novos sabores com a cara da estação mais quente do ano, como o sabor Mate com Limão, que é um crinkle cookie, textura que parece um bolinho, com cream cheese aromatizado com raspas de limão e erva mate, e o Pina Colada, que é preparado com massa de coco recheada com compota de abacaxi, ganache de chocolate branco e rum. O nosso faturamento hoje em dia varia bastante de acordo com a época do ano, mas, atualmente, é de cerca de R$ 30 mil por mês”, afirma.
VAMOS CONHECER MAIS SOBRE A BITES CONFEITARIA?
É só conferir abaixo:
- O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA BITES CONFEITARIA?
- EQUIPE, FUNCIONAMENTO E PLANOS PARA A BITES CONFEITARIA
- PERFIL DE CLIENTE E CARDÁPIO DA BITES CONFEITARIA
- DICAS PARA TER SUCESSO NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE DE CONFEITARIA
O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA BITES CONFEITARIA?
A Bites Confeitaria é “um negócio que faz, principalmente, cookies e produtos derivados de cookies. No começo, tínhamos a ideia de fazer sempre sabores mais exóticos, mas a gente foi entendendo o mercado e abrindo também para os sabores mais básicos e mais simples. O simples, mas bem feito. No entanto, o que mais caracteriza a Bites Confeitaria, com certeza, são os sabores mais diferentes. O nosso cliente vem até nós porque sabe que a gente não vende só o óbvio. A gente sempre tenta brincar com sabores de acordo com a sazonalidade também. Por exemplo, na época das festas juninas, fizemos o cookie de cocada, o de milho e o de paçoca. E, apesar de cookie ser um produto tipicamente americano, a gente sempre tenta criar baseado no que é do nosso costume no Brasil”, destaca Lucchetti.
Já sobre como surgiu a ideia da confeitaria, a chef pâtisserie compartilha que tudo começou “em 2019, quando eu já tinha uma outra marca de confeitaria em que eu fazia diversos produtos, além de cookies. A ideia de me especializar em cookies surgiu por ser um produto fácil de escalar e com a possibilidade de otimizar o estoque. E as nossas principais inspirações de criação foram a By Kim e a Mica Chocolates, em São Paulo, que são grandes referências para nós”, revela.
Fispal Food Service: o que é, como funciona e atualizações!
EQUIPE, FUNCIONAMENTO E PLANOS PARA A BITES CONFEITARIA
Atualmente, a equipe da Bites Confeitaria é formada por apenas Lucchetti e seu sócio, sem funcionários, e os cookies da marca são comercializados em feiras, aplicativos e também por encomendas de grandes quantidades. Entretanto, a chef pâtisserie desvenda que já possui planos de abrir uma loja física. “Nós não temos sócios. Somos um casal que começou se ajudando e, quando fomos ver, estávamos trabalhando juntos. Hoje, nós trabalhamos somente com delivery de terça a sexta-feira e, aos sábados e domingos, geralmente, estamos nas feiras da Junta Local. Porém, nós já estamos procurando um investimento externo para abrir uma loja no futuro. Até porque, durante a pandemia de Covid-19, vimos, principalmente com a força que os aplicativos de entrega ganharam durante e após esse período, que o sistema de encomendas perdeu um pouco de força. O cliente ficou um pouco mais imediatista, querendo o produto para o mesmo dia e, quanto mais rápido, melhor. Assim, no momento, pensamos bastante em abrir a lojinha para todo mundo ter a chance de provar os cookies saindo do forno”, planeja a chef pâtisserie.
PERFIL DE CLIENTE E CARDÁPIO DA BITES CONFEITARIA
Na avaliação de Lucchetti, o atual perfil de cliente da Bites Confeitaria é formado por “adultos entre 30 e 40 anos, principalmente, mulheres e moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro”, pontua.
E para atender cada dia melhor esse público descrito, a chef pâtisserie realça que, “atualmente, nós temos um cardápio com cerca de 14 sabores de cookies que variam dos mais básicos, como o Choco Chips, de manteiga queimada, chocolate meio amargo e ao leite, até o de Missô, com amendoim e chocolate branco caramelizado. Fazemos também a torta cookie grande como opção de sobremesa sob encomenda e o nosso produto mais vendido hoje em dia é o cookie de caramelo”, assinala.
DICAS PARA TER SUCESSO NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE DE CONFEITARIA
E aí? Ficou inspirado (a) em também abrir um negócio de cookies na sua cidade?
Se sim, saiba que, conforme Lucchetti, o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado de food service, na verdade, não existe. E isso porque, na concepção e experiência da chef pâtisserie, “eu acho que não existe fórmula mágica. Em contrapartida, eu acredito que é primordial ter uma comunicação clara e um diferencial. Aliem disso, é importante ter a sua própria identidade sabe? Seja na sua comunicação, na sua embalagem ou no seu produto”, sinaliza.
Nesse contexto, a empresária indica ainda para quem, realmente, deseja empreender no ramo da alimentação fora do lar que “estude e pesquise para poder caminhar com as próprias pernas e conseguir desenvolver as suas próprias receitas. E como eu já disse, ter a sua própria identidade”, aconselha.
Na Rede Food Service é assim! Sempre compartilhamos com você histórias de negócios de alimentação fora do lar que deram certo como inspiração. Sendo assim, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer o Ludwig Restaurant: o restaurante criado por casal há 25 anos em Campos do Jordão que fatura cerca de R$ 7 milhões por ano.