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Drinks sem álcool: uma tendência que vale o investimento no mercado food service em 2024

Atualmente, mais da metade dos brasileiros, cerca de 55% da população, não bebe álcool

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Drinks sem álcool: uma tendência que vale o investimento no mercado food service em 2024 - Divulgação

 

No seu negócio food service tem opções de drinks sem álcool?

 

Se a resposta for não, ATENÇÃO! E, se for sim, VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO E PODEMOS TE PROVAR ISSO!

 

Sabe por quê?

 

Porque, hoje em dia, mais da metade dos brasileiros, cerca de 55% da população, não bebe álcool, assim como a parcela de jovens de 18 a 24 anos que bebem álcool, três ou mais vezes por semana, caiu gradativamente desde o período pré-pandemia de Covid-19, de 10,7% para 8,1%, em 2023.

 

Pois é!

 

Esses dados são fruto de um levantamento intitulado de ‘Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2023’, que foi realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) a pedido do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), assim como do chamado ‘Relatório Covitel’, uma pesquisa sobre hábitos de saúde dos brasileiros feita pela organização global de saúde Vital Strategies, respectivamente, e confirmam que os drinks sem álcool são uma tendência que vale o investimento no mercado food service neste 2024.

 

Por isso, hoje, temos o prazer de informar sobre:

 

  • O ATUAL MERCADO DE DRINKS SEM ÁLCOOL
  • QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA OS DRINKS SEM ÁLCOOL NESTE ANO DE 2024
  • DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A ATUAR OU MELHORAR O SEU TRABALHO NO MERCADO DE DRINKS SEM ÁLCOOL NESTE ANO DE 2024

 

COMO?

 

É claro que por meio de entrevistas exclusivas com especialistas em drinks sem álcool, como Eduardo Valduga, de 40 anos, Enólogo e Diretor-Superintendente do Grupo Famiglia Valduga, que é formado pelas empresas Casa Valduga; Gabriela Bielinki, de 23 anos, Bartender Chef do Diageo; Gustavo Bonfiglio, Gastrônomo, Especialista em Gestão Hoteleira e Docente de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) EAD do Rio Grande do Sul; Gustavo de Paiva Jáccomo, de 32 anos, Sócio e Diretor de Marketing do Janela Bar; e Michelly Rossi, Chefe Executiva de bares como o Bar dos Arcos e Love Cabaret e Consultora do Fábrica de Bares, que reúne bares como Orfeu e Riviera.

 

VAMOS LÁ?

 

O ATUAL MERCADO DE DRINKS SEM ÁLCOOL

 

De acordo com Valduga, do Grupo Famiglia Valduga, o atual mercado de drinks sem álcool está “em expansão. Tanto por estilo de vida ou necessidade, o drink sem álcool é uma forma das pessoas poderem se sentir atendidas, como em celebrações, já que pode ser desenvolvido exatamente na mesma taça ou com os mesmos aspectos de um drink alcoólico, apenas substituindo o ingrediente. No nosso caso, os chás gelados são perfeitos para compor diversos drinks, gaseificados ou não. Por exemplo, temos um movimento conhecido chamado Dry January, que incentiva a refletir a relação das pessoas com o álcool, com o intuito de diminuir o consumo neste período”, divulga.

 

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Gabriela Bielinki, Bartender Chef da Diageo – Divulgação

 

Bielinki, do Diageo, compartilha que “o mercado de drinks continua em expansão total.  Isso é perceptível nas mudanças das preferências dos consumidores, na maior conscientização sobre a saúde e o bem-estar e a busca por opções mais inclusivas em eventos sociais também. No restaurante em que eu atuo como Bartender Chef, em Curitiba, no Paraná, temos, por exemplo, muitas opções de drinks alcoólicos, mas também sem álcool exclusivos, criados a partir de ingredientes únicos e que fazem o maior sucesso”, realça.

 

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Gustavo Bonfiglio, Docente de Gastronomia SENAC EAD – RS

 

Bonfiglio, do Senac-EAD/RD, também avalia que “o mercado de drinks sem álcool está em expansão, pois, cada vez mais, temos procura e os clientes querem opções melhores e mais inovadoras. A demanda por opções não alcoólicas tem crescido devido à busca por estilos de vida mais saudáveis e à diversificação de escolhas no cenário gastronômico. Eu acredito, inclusive, que a oferta de drinks sem álcool continuará a se expandir, atendendo a essa crescente demanda”, prevê.

 

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Jáccomo, do Janela Bar, divide que, “em todos os nossos empreendimentos gastronômicos, sempre monitoramos tendências de consumo mundiais para entender o que pode ser aproveitado por aqui, tentando sempre antecipar alguns produtos. E a primeira vez que fomos impactados pelos drinks sem álcool foi em 2018, quando identificamos que o termo ‘mocktails’ estava sendo utilizado em muitas matérias, vídeos e virou um tema popular fora do Brasil. Para um teste, na época, adicionamos duas opções de ‘mocktail’ no cardápio, criando um ‘chá’ com infusões de ervas que substituíam o álcool em algumas receitas. Com a abertura do Janela Bar, que é um bar de rua, temos em nosso manifesto que ‘se estamos na rua, estamos para todos’. Por isso, desde o início, também adicionamos os coquetéis sem álcool como opção no cardápio. Assim, hoje em dia, 90% da nossa carta de drinks tem sua versão não-alcoólica. Porém, em 2018, quando começamos a inserir os drinks sem álcool no cardápio, a busca por essas opções era muito baixa. Mas, de lá pra cá, o crescimento foi notável. Inclusive, do ano passado para este ano, já vimos um aumento expressivo na procura e no consumo dessas opções e não só pelos drinks, mas pela cerveja sem álcool também. Nós acreditamos que essa procura irá aumentar cada vez mais”, reforça.

 

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Michelly Rossi, Chefe Executiva e Consultora – Foto: Julio Leão

 

Rossi, do Bar dos Arcos, Bar Love Cabaret e do Fábrica de Bares, acrescenta que, “fora do Brasil, já temos bares especializados em coquetéis não alcoólicos, destilados zero álcool e afins. É um mercado em crescimento. E, para além de uma tendência, eu acredito que é o reflexo de uma mudança real no consumo de bebidas alcoólicas, repensando o consumo de álcool de forma consciente e valorizando um coquetel pelo o que ele se propõe a entregar”, explica.

 

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA OS DRINKS SEM ÁLCOOL NESTE ANO DE 2024

 

Não tem mais dúvidas de que ter opções de drinks sem álcool no seu negócio food service é uma excelente aposta, certo?

 

Portanto, agora, que tal ficar por dentro das tendências desse segmento?

 

De acordo com Valduga, do Grupo Famiglia Valduga, “como estamos no Verão, os drinks mais refrescantes serão sempre os mais pedidos. E, pensando nas redes sociais, a apresentação do drink e a forma de elaboração também farão a diferença na escolha. E, hoje, com as opções da Casa Madeira, os drinks conseguem ser exatamente iguais, mas sem a adição produto alcoólico. O principal é dar a opção ao consumidor dele mesmo escolher o que ele prefere em cada ocasião”, informa.

 

Bielinki, do Diageo, revela que, “por causa da mudança de comportamento do consumidor, é natural a busca por ingredientes sempre mais saudáveis, frescos e com propriedades importantes. Não é somente mais um drink, mas sim um drink composto por frutas cheias de vitaminas C, por exemplo.  Vemos também um movimento no cenário global de ‘mocktails’ que levam homus, tahine, com sabor cheio de prato principal, não mais como complemento”, pontua.

 

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Gustavo Jáccomo, Sócio e Dir. Mark. do Janela Bar – Divulgação

 

Bonfiglio, do Senac-EAD/RD, aponta que, “para o ano de 2024, algumas tendências promissoras para os drinks sem álcool incluem diversidade nos preparos, já que os clientes não querem mais apenas drinks clássicos sem a bebida alcoólica. Eles querem algo novo e singular. Atualmente, eu estou observando uma maior valorização de ingredientes regionais, técnicas de preparo inovadoras e uma ênfase na experiência sensorial, proporcionando aos consumidores opções tão sofisticadas e saborosas quanto às versões alcoólicas”, detalha.

 

Jáccomo, do Janela Bar, partilha que “hoje, de um lado, temos uma redução no consumo de bebidas alcoólicas pelos Geração Z, a nova geração que já não busca e/ou é tão fã do álcool. E de um outro lado, para os Millenials, geração já um pouco mais velha, vimos um aumento da atenção pelos cuidados com a saúde, o que resulta também em um estilo de vida mais saudável, buscando opções para se divertir sem álcool. E é claro que os exemplos que cito ainda somam uma parcela pequena desses recortes de geração, porém, já refletem uma preocupação do mercado para se adaptar e atender a esse público. Hoje, além dos drinks sem álcool, para este ano, começam a surgir também os ‘destilados’ sem álcool, que são conhecidos lá fora por ‘zero proof’ e que já são apostas de grandes marcas como a Diageo, por exemplo”, assinala.

 

Rossi, do Bar dos Arcos, Bar Love Cabaret e do Fábrica de Bares, por sua vez compartilha que “eu acredito muito que a tendência e o desafio é fugir da mesmice. Ou seja, para oferecer um coquetel menos alcoólico, não precisa ser sempre frutado e refrescante. Dá para passar pelos encorpados, complexos, salgados, secos e umami”, lista.

 

DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A ATUAR OU MELHORAR O SEU TRABALHO NO MERCADO DE DRINKS SEM ÁLCOOL NESTE ANO DE 2024

 

Te ajudamos até aqui a decidir a começar a atuar e/ou a melhorar o seu trabalho no mercado de drinks sem álcool neste ano de 2024?

 

Esperamos que sim e saiba ainda que, conforme Valduga, do Grupo Famiglia Valduga, “na Casa Madeira, nós oferecemos rótulos que podem ser utilizados na composição dos drinks sem álcool. Mas, nesse segmento, o mais importante de tudo é as marcas pensarem no consumidor e atendê-los com opções. No Grupo Famiglia Valduga, por exemplo, temos rótulos alcoólicos, como vinhos, espumantes e destilados, e também os não alcoólicos, como os chás e sucos. Ter a opção de escolha é manter-se atualizado ao mercado e inovar sempre”, assegura.

 

Bielinki, do Diageo, orienta para “começarem pelo básico para alcançar o avançado. Explorar sabores com sucos é uma ótima forma de começar a estimular os novos paladares e se desafiar a partir disso. É interessante listar tudo o que podemos usar, como vegetais, frutas, temperos, hortaliças, etc. É um sentimento sensacional quando descobrimos um ‘terceiro sabor’’ pela mistura de outros dois. No restaurante em que eu atuo, por exemplo, eu tenho orgulho de um drink chamado Tangie, que é composto por tangerina e manjericão. Ele começou por um suco e, hoje, entrega tudo o que precisamos de um drink: sabor, aroma e autenticidade”, enfatiza.

 

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Bonfiglio, do Senac-EAD/RD, ensina que, “para quem deseja ingressar ou aprimorar o seu trabalho no mercado de drinks sem álcool em 2024, que procure conhecer os seus ingredientes. Esteja familiarizado com uma variedade de ingredientes não alcoólicos, explorando sabores, texturas e aromas para criar combinações únicas. Aprimore as suas habilidades de apresentação, uma vez que a apresentação visual é crucial. Invista tempo no design dos seus drinks, escolhendo copos, guarnições e cores que proporcionem uma experiência visualmente atraente. Esteja também atento às tendências. Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências na indústria de bebidas não alcoólicas e isso inclui ingredientes da moda, técnicas de preparo inovadoras e estilos de apresentação. Colabore e experimente. Trabalhe em colaboração com outros profissionais do setor, participe de eventos e experimente novas combinações de sabores. A colaboração e a experimentação são essenciais para se manter criativo e relevante. Assim como, construa uma experiência memorável. Além do sabor, concentre-se na criação de uma experiência única para o consumidor. Desde o atendimento até a apresentação do drink, busque proporcionar momentos memoráveis aos seus clientes”, recomenda.

 

Jáccomo, do Janela Bar, aconselha que “o grande foco é conseguir transmitir nos drinks sem álcool a mesma criatividade que é colocada no menu alcoólico para que não pareça ao cliente que essas opções são improvisadas. É frustrante um cliente chegar ao bar querendo um drink e sair com uma soda italiana como opção. Se você tem drinks instagramáveis com álcool, reproduza essa apresentação nas opções sem álcool. A ideia é proporcionar a mesma experiência para todos os clientes, pois, assim, ninguém se sente diferente em um grupo de amigos e você proporciona um cenário agradável de consumo para todos”, alerta.

 

Por fim, Rossi, do Bar dos Arcos, Bar Love Cabaret e do Fábrica de Bares, sugere que “pense melhor nas receitas para elaborar uma experiência bacana para o consumidor desse produto”, resume.

 

Na Rede Food Service é assim! Tem sempre novidades ligadas ao segmento de bebidas que podem te ajudar a começar a empreender no ramo de alimentação fora do lar ou alavancar o seu estabelecimento já existente.

 

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