IPA, Pilsen, American Lager, APA e Weissbier. Esses são os cinco estilos de cervejas preferidos dos consumidores brasileiros, segundo a pesquisa “Retrato dos Consumidores de Cerveja 2023”, divulgada pelo hub de conteúdo Surra de Lúpulo, com apoio do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). O levantamento, realizado pela 4ª vez consecutiva, pretende conhecer mais a fundo o comportamento do consumidor de cervejas no país.
A pesquisa coletou quase nove mil respostas em todos os estados e Distrito Federal – mais que o dobro do que o registrado em 2022 – através de um formulário online, em uma amostragem voluntária. Do total de respondentes, quase 30% afirmaram que, além de não abrirem mão de uma cervejinha gelada, não consomem outras bebidas alcóolicas.
“Cerveja e Brasil tem tudo a ver. O setor cervejeiro é responsável por 2% do PIB e emprega mais de 2 milhões de brasileiros. A pesquisa nos ajuda a entender mais o perfil dos consumidores e a trabalhar para incentivar o consumo consciente e responsável da cerveja. Dados assim colaboram e fortalecem a indústria cervejeira”, afirma o presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel na Rede Food Service.
Entre os destaques do relatório, estão:
- 76,9% dos respondentes disseram que bebem cervejas tradicionais e cervejas artesanais – foram 6.716 respostas nesse sentido;
- Nas regiões Sudeste e Sul, se consome mais cervejas tradicionais e cervejas artesanais. Já no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, a preferência é pelas tradicionais;
- Entre as mulheres, o consumo de cervejas tradicionais é maior (64,37%) do que o de tradicionais e artesanais (32,24%)
- Já entre os homens, o consumo de cervejas tradicionais e artesanais é maior (67,15%) do que apenas o de tradicionais (34,14%);
- Mais de 61% consideram o seu consumo de cerveja moderado e 20%, baixo; mais de 85% dizem que consomem tradicionais de uma até três vezes por semana;
- Apesar da IPA estar em primeiro lugar no ranking geral, a Pilsen é a preferida entre jovens de 18 a 25 anos (de todos os gêneros), mulheres (todas as faixas etárias) e na Região Norte;
- Mais da metade (51,7%) diz que prefere ouvir rock quando está apreciando uma cervejinha; em seguida, vem o sertanejo e a MPB.
A pesquisa ainda traça um panorama sobre o gasto mensal com o consumo de cerveja e o tipo de embalagem preferido dos cervejeiros, além dos locais onde a cerveja é a queridinha dos consumidores:
- Quem consome cervejas, o gasto por mês predominante é de até R$ 100;
- Quem consome cervejas e cervejas artesanais, o gasto predominante fica entre R$ 201 e R$ 400;
- Quem declara que prefere o litrão gasta mais por mês (R$ 201,00 a R$ 400,00) do que o consumidor que bebe cerveja em lata (R$ 101,00 a R$ 200,00);
- O formato preferido dos cervejeiros é justamente a lata (29%). Mas, somadas as opções long neck, garrafa de 600 ml e litrão, a preferência por vidro é de 62% dos respondentes;
- 59% alegam que sempre bebem cerveja em eventos.
Além das tradicionais e artesanais, o levantamento traça um cenário sobre a cerveja sem álcool: 91% dos respondentes dizem que já consumiram ou têm interesse em experimentá-la, o que mostra que há um crescimento do mercado para a bebida.
O mercado cervejeiro também tem atraído pessoas para a produção: 25% disseram que são cervejeiros caseiros e 5%, profissionais. Mas quase 60% dos participantes da pesquisa são somente consumidores. O relatório ainda mostra que consumidores de cerveja são interessados no assunto: mais de 80% afirmam que procuram informações sobre o tema, principalmente via redes sociais, sites ou blogs.
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Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
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