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Capapreta: conheça a cervejaria mineira que possui 34 prêmios nacionais e internacionais

Criada em 2013, atualmente, a cervejaria apresenta produção de cerca de 400 mil litros de cerveja por ano e abastece bares e operações próprias, além de parceiros estratégicos

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Você sabia que o Brasil já possui 1.729 cervejarias registradas?

 

Pois é! Esse dado é fruto do Anuário da Cerveja 2022, que foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em junho deste ano de 2023 e diz ainda que o setor nacional cervejeiro cresceu 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos durante o ano passado.

 

Nesse positivo cenário, hoje, nós da Rede Food Service queremos te apresentar a Capapreta, uma cervejaria mineira que possui 34 prêmios nacionais e internacionais e é um ótimo exemplo de como investir nesse segmento do mercado food service tem valido cada dia mais a pena.

 

Criada em 2013, atualmente, a cervejaria apresenta produção de cerca de 400 mil litros de cerveja por ano e abastece bares e operações próprias, além de parceiros estratégicos. “Em 2013, o mercado de cerveja mal conhecia a variedade de receitas possíveis, ainda estávamos muito presos ao que a grande indústria fazia. Mas, o trabalho ao longo dos anos permitiu uma cultura cervejeira nacional bem mais desenvolvida. Hoje, o mercado nacional de cervejas está muito maduro, gosta de cerveja boa e sempre esteve muito aberto à inovação. Atualmente, quando alguém vai beber uma cerveja artesanal, essa pessoa quer saber da história daquela cerveja, ele quer saber o que significa, o porquê do nome, quem fez, quais são os ingredientes, qual o estilo da cerveja. Tudo isso é importante para o novo consumidor de cerveja”, afirma Lucas Godinho de Souza, Sócio-fundador e Diretor da Cervejaria Capapreta há 10 anos.

 

Cerveja Capapreta – Foto: Larissa Santiago – Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Souza conta que é o “cervejeiro responsável pela concepção e criação de todos os rótulos e receitas da cervejaria Capapreta, que já conquistaram 34 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o bi-campeonato mundial em 2018 e 2019, no concurso World Beer Awards, em Londres, na Inglaterra, com a cerveja English Pale Ale. Eu sou formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em 2008, assim como fiz o curso de Tecnologia da Cerveja Avançada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Alimentos e Bebidas Campus Vassouras, no Rio de Janeiro, em 2012, e o de Sommelier pela Academia Sommelier de Cervejas em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2015”, se apresenta.

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE A CAPAPRETA E SEU TRABALHO DE DESTAQUE?

 

Então, é só conferir abaixo:

  • O QUE É A CAPAPRETA?
  • COMO SURGIU A IDEIA DA CAPAPRETA?
  • ATUAIS SERVIÇOS E FUNCIONAMENTO DA CAPAPRETA
  • DIFERENCIAIS SUSTENTÁVEIS DA CAPAPRETA
  • IMPORTÂNCIA DA CAPAPRETA NO MERCADO FOOD SERVICE CERVEJEIRO
  • PLANOS PARA O FUTURO DA CAPAPRETA

 

O QUE É A CAPAPRETA? 

 

De acordo com Souza, “o tripé que sempre sustentou a história da Capapreta é a qualidade da cerveja, a força da nossa marca e as pessoas que fazem a cervejaria funcionar. Isso vem do sonho de fazer e trabalhar em algo que nós gostássemos e isso se reflete, naturalmente, nos nossos produtos e pode ser compartilhado com quem consome a Capapreta”, resume.

 

Cerveja Capapreta – Foto: Larissa Santiago – Divulgação

 

O cervejeiro acrescenta que o propósito do negócio é “entregar a experiência Capapreta.  Trabalhamos para que que os nossos clientes tenham o seu melhor momento possível, acompanhados das nossas cervejas, drinks, comida e da música que gostamos de ouvir. Somos um local para se sentir livre, para celebrar com amigos ou familiares, para relaxar sozinho ou para se sentir parte da família Capapreta. Todas as nossas casas tem pelo menos oito torneiras de chopes nossos, além de todos os rótulos que produzimos. Assim como, as novidades são plugadas nas casas sempre em primeira mão. Os nossos taps são um ambiente onde podemos testar a aceitação dos nossos produtos”, explica.

 

COMO SURGIU A IDEIA DA CAPAPRETA?

 

Em relação a como surgiu a ideia da Capapreta, Souza relata que tudo começou “em 2013, no sítio da minha família, fruto da vontade de empreender e explorar o universo da cerveja. Porém, no fim de 2014, a capacidade da primeira fábrica no sítio chegou em 1.200 litros mensais. E, ao final de 2015, inauguramos uma nova fábrica no Jardim Canadá, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, com capacidade inicial de 9 mil litros por mês. Em 2017, nasceu a primeira Tap House da marca e um novo modelo de negócios que estabelece a partir de então o contato direto para a criação de experiência com consumidores e fãs da marca. Hoje, a Capapreta produz aproximadamente 400 mil litros de cerveja por ano para abastecer bares e operações próprias, além de parceiros estratégicos”, reforça.

 

ATUAIS SERVIÇOS E FUNCIONAMENTO DA CAPAPRETA

 

Atualmente, a Capapreta possui em seu portfólio mais de 20 rótulos de cervejas, que são divididos entre as linhas tradicional e sazonal. Assim como, para além da produção de cerveja em si, a marca funciona também por meio de três bares, que são chamados de Tap Houses e localizados no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, Grande BH; Tap House Savassi, que se encontra no coração de um dos bairros mais boêmios da cidade de Belo Horizonte; e a Steakhouse Buritis, na região Oeste da capital mineira e cujo um dos focos é oferecer, além de variadas cervejas, carnes nobres grelhadas em cortes especiais. “A experiência oferecida nas nossas Tap Houses envolve tudo que um apreciador(a) de cerveja quer: história, ingredientes e harmonização. Assim, o cliente pode explorar melhor e vivenciar a nossa marca. Em todas as nossas casas, o consumidor tem contato direto conosco e com os rótulos da cervejaria. São lugares para compartilhar as nossas histórias e a nossa cultura. É nas Tap Houses que podemos ouvir nossos consumidores e oferecer o momento que estão buscando”, assinala Souza.

 

Cerveja Capapreta – Foto: Larissa Santiago – Divulgação

 

O cervejeiro revela também que, “além dos rótulos comercias e sazonais, as nossas Taps Houses oferecem um cardápio pensado de forma a harmonizar, perfeitamente, com os nossos produtos. A cerveja está sempre no ponto ideal. E, além das cervejas e pratos, as casas ainda oferecem drinks tradicionais e o Gin Capapreta, que é produzido pela nossa cervejaria. O Tap House Savassi se encontra no coração de um dos bairros mais queridos da cidade, epicentro do comércio e da boemia de Belo Horizonte, com várias torneiras. Oferecemos mesas no salão interno, balcões compartilhados e espaço com mesas na calçada e parklet exclusivo. O Tap House do Vila da Serra possui um ambiente aconchegante e acolhedor. É um local ideal para o melhor happy hour, com dez torneiras de chope na avenida mais badalada de Nova Lima, a Alameda Oscar Niemeyer. E a Capapreta Steakhouse, no bairro Buritis, em Belo Horizonte, foi a última casa inaugurada e já é um sucesso! Nessa nova casa, além das cervejas, é claro, damos foco maior nas carnes nobres grelhadas. O cardápio está sensacional, pois são muitas opções de excelentes carnes, acompanhamentos e petiscos, uma experiência completa de cerveja com churrasco”, garante.

 

Souza realça ainda que, “na Capapreta, tudo é pensado para que o cliente da cervejaria possa ter uma jornada completa com os nossos rótulos premiados. Em nossas casas, temos uma gama de produtos que constroem a experiência, seja para beber, para comer ou para vestir. Servimos diversos drinks autorais, drinks clássicos, bourbons, vinhos, carnes nobres na grelha, petiscos, burguers, além de itens da marca, como camisetas, bonés e growlers. Em nossos dez anos de história, já acumulamos mais de 30 prêmios, sendo a maioria absoluta internacionais, inclusive, a de melhor English Pale Ale do mundo em um concurso realizado na Inglaterra por duas vezes”, ressalta

 

DIFERENCIAIS SUSTENTÁVEIS DA CAPAPRETA

 

Em adição ao farto portfólio de rótulos e serviços ofertados atualmente pela Capareta, o negócio apresenta também alguns diferenciais sustentáveis que valem ser destacados como o fato de que, “neste ano de 2023, nós trouxemos para a grande parte da nossa linha de produção, e de forma pioneira, lúpulos produzidos no Brasil com um frescor de produto que só mesmo uma produção local pode oferecer. Matéria-prima fresca e de altíssima qualidade, com muito menos impacto ambiental. Aliás, esse é outro ponto importante a se abordar, pois a Cervejaria Capapreta sempre teve uma cultura de baixo impacto ambiental, mas, até agora, pouco anunciou as medidas que toma nesse sentido. No entanto, já tem alguns anos que a nossa empresa investe em energia limpa e, a partir deste ano de 2023, produz 100% do que consome de energia por meio de placas solares de última geração e que foram instaladas no nosso mais novo parque de produção. E isso porque, para nós, a questão ambiental já é um grande diferencial e está sendo melhor apresentada a partir deste ano”, compartilha Souza.

 

IMPORTÂNCIA DA CAPAPRETA NO MERCADO FOOD SERVICE CERVEJEIRO

 

Já quando questionado qual é, na sua opinião, a importância da Capapetra no mercado food service cervejeiro, Souza argumenta que se resume aos fatores “inovação e qualidade. Neste ano, completamos dez anos celebrando as conquistas e sempre inovando. Nesse período, desenvolvemos diversos rótulos de estilos tradicionais e alguns pouco conhecidos pelo grande público, mas sempre primando pela qualidade das receitas e matérias-primas.  Nós não somos regidos pelo que é tendência no mercado, não fazemos nada por fazer e somos simples no que fazemos, sempre atentos à qualidade e à inovação. Nós acreditamos nas nossas escolhas e as associamos à busca contínua pela excelência e por proporcionar experiências marcantes aos nossos clientes, com foco em imprimir a nossa marca. Assim, a Cervejaria Capapreta traz para a produção local uma enorme gama de estilos e receitas e apresenta o conceito de beber melhor. Cada cerveja nossa tem uma história e sabores únicos que a cultura cervejeira, de modo geral, pode vivenciar ao conhecer novos estilos e sabores com a qualidade dos produtos de alto padrão. Cabe a nós apresentar opções de qualidade e variedade de estilos e sabores”, sinaliza.

 

PLANOS PARA O FUTURO DA CAPAPRETA

 

Por fim, Souza desvenda que possui planos para o futuro da Capapreta, sendo que, “para os próximos anos, não estamos preocupados com taxas de crescimento. Estamos investindo para tornar o negócio e o ecossistema que atuamos o mais saudável possível. São essas as ações do tipo que interessam à Cervejaria Capapreta para os próximos anos. Apostamos em uma produção mais sustentável e limpa, no fomento da economia e desenvolvimento social local como motriz de uma identidade que continua fundamentada em crescimento com criatividade, qualidade e, principalmente, sustentabilidade”, enfatiza.

 

E aí? Gostou de conhecer a história da Capapreta, não é mesmo?

 

Portanto, continue nos acompanhando e fica aqui o convite para CLICAR AQUI e também ficar por dentro do Purgatório Bar: o speakeasy inaugurado em Salvador que promete tornar a coquetelaria baiana e nordestina nacionalmente e internacionalmente reconhecida.

 

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