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Café da manhã em hotéis: o astro do mercado de hospitalidade que demanda aprimoramento constante

Especialistas afirmam que a oferta de um café da manhã diferenciado tem sido cada vez mais fator decisório para os brasileiros na hora da escolha da hospedagem em hotéis, resorts e/ou pousadas

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Café da manhã em hotéis: o astro do mercado de hospitalidade que demanda aprimoramento constante - RFS

 

Você sabia que, na hora de escolher uma hospedagem em hotéis, resorts e/ou pousadas, o brasileiro costuma tomar essa decisão baseado na experiência que irá ter ao tomar o café da manhã nesses estabelecimentos?

 

De acordo com uma pesquisa global realizada pelo site Booking.com, por exemplo, 68% dos brasileiros entrevistados durante o estudo afirmaram, categoricamente, que preferem começar bem o dia com uma bela refeição quando estão hospedados em algum local do que ter acesso a ar condicionado no quarto (61%), equipe profissional e solícita (57%), Wi-fi grátis (50%) e equipe que fala o seu idioma (48%). Assim como, um levantamento feito pelo site TripAdvisor aponta que 94% dos brasileiros acreditam que é um diferencial um hotel, resort e/ou pousada ter o café da manhã incluso na diária.

 

Ou seja, o café da manhã é o verdadeiro astro do mercado de hospitalidade e, por isso, vale a pena aprimoramento constante desse tipo de serviço food service, concorda?

 

Sendo assim, por meio de entrevistas exclusivas com especialistas em hospitalidade, trazemos para você:

 

  • A REAL IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ NO ATUAL MERCADO DE HOSPITALIDADE
  • O CAFÉ DA MANHÃ COMO FATOR DECISÓRIO NO ATUAL MERCADO DE HOSPITALIDADE
  • COMO DEVE SER UM CAFÉ DE MANHÃ ‘DE PRIMEIRA’ NO ATUAL MERCADO DE HOSPITALIDADE
  • O QUE NÃO PODE FALTAR NO CAFÉ DA MANHÃ DO SEU NEGÓCIO DE HOSPITALIDADE
  • DICAS DE COMO APRIMORAR O SERVIÇO DE CAFÉ DA MANHÃ DO SEU NEGÓCIO DE HOSPITALIDADE

 

A REAL IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ NO ATUAL MERCADO DE HOSPITALIDADE

 

Para além das pesquisas apresentadas e que já provam a real importância do café da manhã no atual mercado de hospitalidade, também é relevante que saiba que “o café da manhã faz parte dos três pilares da hotelaria que, em conjunto com cama e o banho, são os principais responsáveis na promoção da qualidade da estadia. A importância do café da manhã no setor hoteleiro é significativa, pois ele é uma extensão da experiência de hospedagem, proporcionando aos hóspedes um início de dia agradável e energizante. O café da manhã também representa uma oportunidade para os hotéis se destacarem, oferecendo opções variadas e de qualidade. E, embora não seja o único atrativo, um bom café da manhã contribui para a satisfação geral do cliente, considerando que, muitas vezes, é a ‘finalização’ da estadia antes do checkout”, explica Fábio Molinari Bitelli, de 43 anos, Mestre em Hospitalidade e Doutor em Integração da América Latina, Coordenador e Professor do Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (SENAC) Santo Amaro, nos cursos de Tecnologia em Gastronomia EAD e Gestão de Negócios e Serviços de Alimentação.

 

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Fábio Molinari Bitelli, do SENAC-SP – Divulgação

 

Kátia Peixoto, de 58 anos, Diretora do Grupo EKOS, responsável pela gestão das pousadas Morena, Colina SPA e Paraíso Noronha, em Fernando de Noronha, Pernambuco, acrescenta que “o café da manhã é um momento importante, pois podemos proporcionar ao hóspede uma experiência onde despertamos o paladar, o bem cuidar, o aconchego. É o momento que temos a oportunidade de perceber a satisfação do hóspede, a hora do ‘encontro’. E isso é extremamente importante para que possamos conduzir a estadia e gerar uma bela experiência. Esse momento também nos dá a oportunidade de mostrar ao hóspede a qualidade do nosso restaurante e, com isso, atraí-lo para consumir dentro do hotel, impulsionando assim o faturamento de AeB”, realça.

 

Hospitalidade no food service 2024. Saiba quais são as tendências e dicas de operação para este ano.

 

Ennio Oliveira, de 59 anos, Gerente Geral do B&B HOTEL Santos Dumont, no Rio de Janeiro, capital, reforça que “o café da manhã é um dos produtos essenciais da hotelaria, sendo de muita importância para compor o pacote atrativo de uma boa hospedagem, junto com o conforto da cama, ducha revigorante e um atendimento simpático e genuíno. É delicioso acordar cedo e poder saborear um café da manhã completo prontinho para você se servir”, afirma.

 

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Silvana Rondelli, Proprietária da Beco Pousada Boutique Noronha – Divulgação

 

Silvana Rondelli, de 51 anos, Nutricionista e Proprietária da Beco Pousada Boutique Noronha, também localizada em Fernando de Noronha, por sua vez, avalia que “o café da manhã é importante para todos os hotéis, mas eu acredito que, dependendo do tipo de viagem, ele acaba sendo um critério para a escolha da pousada ou hotel, como, por exemplo, uma viagem de férias com família ou um destino romântico”, endossa.

 

O CAFÉ DA MANHÃ COMO FATOR DECISÓRIO NO ATUAL MERCADO DE HOSPITALIDADE

 

Que, realmente, o café da manhã é um dos serviços mais importantes, ou se não, o mais importante no atual mercado de hospitalidade, não há mais dúvidas, certo?

 

Entretanto, será que essa relevância seja tão grande ao ponto de ser um fator decisório para o brasileiro na hora de escolher onde se hospedar?

 

De acordo Bitelli, do SENAC Santo Amaro, sim, “a experiência do café da manhã pode influenciar a escolha de um hotel, especialmente, para aqueles que valorizam refeições matinais de qualidade. E, embora não seja o único fator considerado, um café da manhã bem elaborado pode ser um diferencial competitivo, contribuindo para a fidelização e a recomendação dos hóspedes. Hoje em dia, é cada vez mais comum a busca de hotéis como destino para o café da manhã, independente da hospedagem, bem como a sua variação. Muitos deles oferecem também o brunch, refeição que combina elementos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch)”, revela.

 

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Ennio Oliveira, Gerente Geral do B&B HOTEL Santos Dumont – Divulgação

 

Peixoto, do Grupo EKOS, concorda com Bitelli e complementa que “com a concorrência, o hóspede, depois de definir o destino, ele vai avaliar e definir a hospedagem. E, aí, entram todas as experiências que o hotel oferece, sendo que o café da manhã é uma delas”, esclarece.

 

Oliveira, do B&B HOTEL Santos Dumont, ratifica que “o café da manhã faz parte de um conjunto que compõe a experiência de hospedagem, começando com a recepção de boas-vindas e fechando a diária com um café da manhã fabuloso. E essa experiência, com certeza, define a volta do cliente e pode até favorecer a extensão da estadia”, acredita.

 

Na compreensão de Rondelli, da Beco Pousada Boutique Noronha, “as pessoas podem até escolher um hotel por causa da experiência do café da manhã em um destino gastronômico, por exemplo, e em outros destinos. Ou seja, ele também pode ser sim um critério de escolha”, confirma.

 

COMO DEVE SER UM CAFÉ DE MANHÃ ‘DE PRIMEIRA’ NO ATUAL MERCADO DE HOSPITALIDADE

 

Já que o café da manhã tem sido cada vez mais fator decisório no momento em que os brasileiros decidem onde se hospedarem durante as suas viagens, que tal saber como deve ser um café da manhã ‘de primeira’ no atual mercado de hospitalidade?

 

Para Bitelli, do SENAC Santo Amaro, um café da manhã ‘de primeira’ no atual mercado de hospitalidade “precisa ser variado, saudável e adaptar-se às preferências alimentares diversificadas dos hóspedes. Oferecer opções frescas, locais, étnicas e saudáveis é uma tendência crescente. Além disso, a personalização, considerando restrições alimentares e preferências individuais, pode melhorar a experiência do hóspede. Assim como, a apresentação dos alimentos, a qualidade dos ingredientes e horários estendidos aos finais de semana também são fundamentais”, lista.

 

Peixoto, do Grupo EKOS, orienta que “devemos ter bons produtos, saudáveis, trazer regionalidade para o cardápio, sem esquecer de pontuar, equilibradamente, opções internacionais, saudáveis e também produtos que, no dia a dia, em casa, não é consumido. Outro ponto de atenção é a apresentação. Isso é extremamente importante e sendo da arrumação da mesa à escolha da louça”, ressalta.

 

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Kátia Peixoto, Diretora do Grupo EKOS – Divulgação

 

Conforme Oliveira, do B&B HOTEL Santos Dumont, “o melhor modo de atrair, se destacar e aguçar o sabor e apetite dos hóspedes é ousar na criatividade e variedade dos itens oferecidos no buffet, buscando combinações e sortimentos que conversem com o ambiente, o clima e a vibração do momento, inspirando-se, por exemplo, nas estações do ano ou em algum evento que está movimentando a cidade”, sinaliza.

 

Já Rondelli, da Beco Pousada Boutique Noronha, compartilha que um café da manhã ‘de primeira’ no atual mercado de hospitalidade é aquele que transmite “muito carinho, cuidado, originalidade na preparação, pois, assim, ele atrai olhares, aguça o paladar e os sabores ficam na memória afetiva dos hóspedes.

 

Muitos voltam por causa de um determinado quitute servido, mas também a atmosfera do ambiente influencia na experiência”, desvenda.

 

O QUE NÃO PODE FALTAR NO CAFÉ DA MANHÃ DO SEU NEGÓCIO DE HOSPITALIDADE

 

E o que não pode faltar no café da manhã do seu negócio de hospitalidade?

A gente também te conta!

 

Segundo Bitelli, do SENAC Santo Amaro, não pode faltar em um café da manhã de hotel, resort e/ou pousada “variedade de opções, desde alimentos saudáveis até indulgentes. Frutas frescas, cereais, pães e itens locais são valorizados por hóspedes nacionais e internacionais. Opções para dietas específicas, como vegetarianas, sem glúten e/ou sem lactose, também são essenciais. A apresentação dos pratos, o ambiente do local e um serviço atencioso complementam a experiência. Além disso, a oferta de bebidas diversas, como cafés especiais e sucos naturais, a disponibilização de praças com profissionais que preparam ovos/omeletes ou pratos regionais, como a tapioca ou o cuscuz de milho, podem enriquecer ainda mais o café da manhã”, lista.

 

Peixoto, do Grupo EKOS, acredita que o que não pode ficar de fora em um café da manhã de hotel, resort e/ou pousada é “um bom serviço”, resume.

 

Oliveira, do B&B HOTEL Santos Dumont, evidencia “existem clássicos que não podem faltar em um bom café da manhã, como frutas, ovos mexidos, pães variados e café quente. Mas, para nos fazer notar, procuramos diversificar as opções. Dessa forma, em um dia, podemos ter panquecas e, em outro, tapioca, opções para os ovos mexidos como, por exemplo, uma omelete feita na hora ou ainda um diferenciado suco detox, (couve, maçã, hortelã, gengibre, limão e laranja), combinando com bolo fit de banana e aveia. É preciso variar as opções de sabor, se inspirar no momento e envolver com bom gosto”, ensina.

 

Enquanto que Rondelli, da Beco Pousada Boutique Noronha, elenca a “disposição, boa vontade e treinamento da equipe para fazer o que o hóspede deseja. Isso porque todos temos preferências, paladar diferente ou até mesmo alguma restrição. E, hoje, na hotelaria, devemos ser o ‘gênio da lâmpada’. Portanto, surpreender é a melhor coisa a fazer”, assegura.

 

DICAS DE COMO APRIMORAR O SERVIÇO DE CAFÉ DA MANHÃ DO SEU NEGÓCIO DE HOSPITALIDADE

 

E aí? Como está o serviço de café da manhã do seu negócio de hospitalidade?

Avalia que, depois de conferir os exclusivos relatos dos especialistas entrevistados pela nossa reportagem, precisa ser aprimorado?

Se sim, ainda temos mais dicas para você!

 

“Realize pesquisas para compreender as preferências dos hóspedes, pois isso pode ser um diferencial desde que as informações sejam utilizadas para promover a inovação constante no cardápio, considerando tendências alimentares e culturais. Invista em treinamento da equipe para proporcionar um serviço atencioso e eficiente. Isso é crucial. Além disso, a sustentabilidade na escolha de alimentos e práticas de preparo, como a finalização de preparações ‘a la minute’, pode ser um diferencial positivo”, indica Bitelli, do SENAC Santo Amaro.

 

Sustentabilidade à mesa: como evitar o desperdício no bufê do café da manhã de hotéis?

 

“Crie um momento prazeroso para o seu hóspede. Não só na oferta dos alimentos, mas no momento como um todo. Boa música, bom ambiente, boa decoração e um excelente serviço, além de tudo agradável”, recomenda Peixoto, do Grupo EKOS.

 

“A culinária nos ensina que devemos impactar outros sentidos antes do paladar para termos mais chances de sucesso na refeição servida. Assim, sugiro sempre uma atenção especial na arrumação do buffet e na disposição dos produtos, utilizando-se de recursos como suportes e vasilhas atraentes, variação de alturas e iluminação adequada. Explore o olfato, aproveitando os odores do café e pães assados, e ordene uma sequência ou grupos de alimentos que combinem (quentes, frios, doces). Tudo isso ajuda a compor uma refeição que se fecha no sabor de cada garfada”, indica Oliveira, do B&B HOTEL Santos Dumont.

 

“Aposte na criatividade e na inovação sobre a maneira de servir. Faça muita pesquisa, tanto para receitas deliciosas, que caibam no café da manhã, quanto em decoração, na apresentação do seu café da manhã. Afinal, nós comemos com todos os sentidos. Além disso, mostre isso no marketing da sua pousada, hotel ou resort”, instrui Rondelli, da Beco Pousada Boutique Noronha.

 

Quer conhecer mais a fundo sobre o nicho de hospitalidade?

 

Aproveite para CLICAR AQUI e conhecer quais são as tendências e dicas de operação deste ramo para este ano de 2024.

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