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Belo Horizonte recebe a 11ª edição da Semana Internacional do Café

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A capital mineira será mais uma vez palco para o maior e mais importante evento do setor do café no Brasil e um dos principais do mundo, a  Semana Internacional do Café (SIC), que realiza sua 11ª edição entre 8 e 10 de novembro deste ano, reunindo no Expominas produtores de todo o país e compradores de diversas partes do mundo, reforçando que o Brasil é mesmo o país do café.

 

Desde seu lançamento, em 2013, a SIC gera grandes oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, olhando tanto para o mercado nacional quanto internacional. Neste ano, são esperadas mais de 20 mil pessoas, de até 40 países, abrindo espaço para conexões e transações comerciais para todo o setor.

 

A SIC tem foco nas transações B2B, incluindo desde produtores de café, passando por representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de seleção, processamento e embalagem do grão – chegando até grandes e pequenos empresários do setor, como por exemplo pessoas que estejam se preparando para abrir uma cafeteria. Além disso, o evento conta com a participação de agrônomos, mestres de torra, baristas e representantes de setores complementares, como o de leites vegetais.

 

“Temos muito orgulho em afirmar que a Semana Internacional do Café é um espaço onde, há 11 anos, histórias são contadas, conexões geradas e um número gigante de negócios é realizado anualmente, fomentando o setor do café brasileiro como nunca antes na história”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento, na Rede Food Service.

 

O tema do encontro deste ano é “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”, fazendo referência ao novo cenário mundial, que leva em consideração práticas, bem como produção e consumo sustentáveis em todos os setores.

 

Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, uma das entidades realizadoras do evento, reforça a importância do evento: “Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil. E faz parte de nossa missão promover melhorias nas propriedades rurais para que o setor continue avançando. Por isso, levamos conhecimento aos cafeicultores e a todos os produtores rurais de Minas, por meio de cursos e assistência técnica e gerencial, além de assessoria técnica, jurídica e ambiental. Junto a isso, a SIC colabora para conectar o produtor rural a grandes agentes da cadeia cafeeira e para mostrar o valor dos nossos cafés e do importante trabalho do produtor rural mineiro”.

 

Outra entidade realizadora do evento é o Sebrae Minas Gerais, que desenvolve, há mais de dez anos, várias iniciativas para estruturar as “origens controladas”, tema desta edição do SIC. “Atualmente, nove regiões produtoras de café contam com o apoio do Sebrae Minas Gerais na elaboração de estratégias voltadas para fortalecer a identidade e origem dos territórios, valorizar o trabalho dos produtores, incentivar a melhoria contínua da qualidade do café, ampliar as oportunidades de negócios e estimular o desenvolvimento de uma cafeicultura cada vez mais sustentável e consciente”, explica Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG.

 

Olhando para o fato de que o Brasil é o maior produtor do grão no mundo e segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, a programação da SIC reúne palestras, workshops, degustações, cursos e competições – com o intuito de impulsionar ainda mais o setor e promover o desenvolvimento da cafeicultura nacional ao conectar os profissionais da área com o que há de mais inovador no mercado.

 

Para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, outra importante entidade realizadora do evento, a SIC é um evento fundamental na promoção dos cafés brasileiros, na medida em que integra, em um mesmo ambiente, todos os elos do agronegócio do café. “O café é o carro-chefe das exportações do agro mineiro. Só no ano passado, nosso grão foi exportado para 89 países, alcançando o valor de US$ 6,9 bilhões, com embarques de aproximadamente 28,5 milhões de sacas. A feira é uma oportunidade para que o estado mostre ao mundo a diversidade e a qualidade dos seus cafés, para potencializar ainda mais os cafés mineiros para outros mercados”, conclui, Thales Fernandes, secretário da entidade.

 

Durante os três dias de evento, os participantes poderão participar dos mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos; o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café – OCEMG e o Campeonato Brasileiro de Barista, cujo campeão irá representar o Brasil no campeonato mundial em 2024.

 

A SIC tem o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.

 

O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias).

 

A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e também nas mídias sociais do evento.

 

Confira AQUI na Rede Food Service: Um drink com café? Sim, por favor!

 

Serviço 

11ª Semana Internacional do Café – SIC

#conectadospelocafé

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira – Belo Horizonte

Datas: 8 a 10 de novembro

Horário: 10h às 19h

Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Ingressos: Pessoa física: R$ 60,00 (para os três dias)

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