Pesquisar
Close this search box.

Um drink com café? Sim, por favor!

Especialistas garantem que ofertar drinks com café tem sido uma boa aposta para diferenciar o atendimento em negócios food service

Cafe3
Cafe3

 

Um drink com café, por favor? Essa é uma pergunta que, se um cliente fizer no seu negócio food service atualmente, ele terá um sim como resposta?

 

Se não, hoje, nós da Rede Food Service temos então um alerta para você. Afinal, a cada dia mais, os drinks com café têm caído no gosto do brasileiro, que, inclusive, é o segundo consumidor global de café, de acordo com dados recentemente divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

 

E já te adiantamos também que especialistas garantem que, hoje em dia, ofertar drinks com café tem sido uma boa aposta para diferenciar o atendimento em negócios food service. “O atual mercado de drinks com café está crescendo a todo o vapor e com inovações. Os baristas ou bartenders estão se especializando e inovando o cardápio dos seus locais de trabalho”, conta Maria Carolina Lazzarini Varella, Barista, Bartender, Somellier de Vinho, Cerveja, Azeite e Chás, além de possuir curso de Mestre de Torra de Café, Classificação e Degustação de Cafés Especiais e atuar como Docente nos cursos livres de Barista, Coquetéis com Café e Latte Art do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Paulo.

 

Thays Paiva, Bartender parceira da Destilaria Kalvelage, revela que “hoje em dia, com certeza, ter drinks com café no cardápio de negócios food service é um diferencial, uma vez que o café faz muito sucesso. Então, ter um drink feito com café no cardápio mostra que o negócio está atualizado e de olho nas tendências do ramo da coquetelaria”, ressalta.

 

Thays Paiva, Bartender parceira da Destilaria Kalvelage – Foto: Divulgação

 

Junior Damião, Bartender parceiro da Cachaça Seleta, assinala que “investir na oferta de drinks com café é uma boa ideia porque o café é extremamente popular aqui no Brasil. Além disso, o café pode ser combinado com uma grande variedade de ingredientes, incluindo licores, xaropes, leite, entre outros, o que torna os drinks com café muito versáteis e adaptáveis a diferentes gostos e preferências. Além disso, essas bebidas podem ter uma margem de lucro bastante atrativa e, ao mesmo tempo, ajudar a destacar um negócio food service da concorrência”, realça.

 

Ficou interessado (a) em saber mais sobre drinks com café, não é mesmo?

 

Portanto, abaixo, confira:

 

  • O QUE É UM DRINK COM CAFÉ?
  • PRINCIPAIS DRINKS COM CAFÉ
  • POR QUE INVESTIR NA OFERTA DE DRINKS COM CAFÉ?
  • DICAS PARA TRABALHAR COM DRINKS COM CAFÉ

 

 O QUE É UM DRINK COM CAFÉ?

 

Um drink com café é uma mistura de alguma bebida alcoólica com o tradicional ‘cafezinho’, certo?

 

De acordo com Varella, do Senac São Paulo, não é bem assim não! Pois, conforme a especialista e Docente, o “o drink com café pode ser consumido como uma bebida refrescante, nutritiva ou aperitiva. O drink com café pode ser composto de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, gelada ou quente, podendo ser montado, batido ou mexido”, explica.

 

PRINCIPAIS DRINKS COM CAFÉ

 

Ainda não teve a oportunidade de experimentar ou comercializar um drink com café?

 

De acordo com Paiva, Bartender parceiro da Destilaria Kalvelage, os principais drinks com café ofertados nos atuais dias no Brasil são “o Irish Coffee, Espresso Martini e Carajillo. Atualmente, existem, ato todo, nada menos que quarenta e três coquetéis com mais saída à base de café”, informa.

 

Irish Coffee – Foto: Rede Food Service – Getty Images

 

Damião, Bartender parceiro da Cachaça Seleta, detalha que “os drinks com café mais populares e com maior saída atualmente no Brasil podem variar dependendo do público-alvo do estabelecimento em que são servidos. No entanto, cito alguns drinks que já são bastante consolidados e conhecidos, como o Espresso Martini, que é um drink clássico que combina café expresso, vodka e açúcar. É uma bebida energizante e saborosa, que costuma ser muito popular em bares. Tem o Capuccino Irlandês, que é um drink com uma variação do tradicional cappuccino, adicionando uísque irlandês e chantilly. É uma bebida quente, ideal para o Inverno. O Frappuccino, que é uma bebida gelada que, geralmente, é feita com café expresso, leite, açúcar e gelo e pode ser personalizada com diferentes sabores, como caramelo, baunilha ou morango. É uma opção durante o Verão, além de ser uma bebida sem álcool e servir a todos os públicos. E tem também um drink que eu, particularmente, gosto muito e que é muito viral na Internet, o que pode ajudar a ter mais vendas, que é o drink Carajillo, que se trata, basicamente, de café e licor 43. Ele é simplesmente sensacional”, assegura.

 

Carajillo – Foto: Rede Food Service – Getty Images

 

Varella, do Senac São Paulo, acrescenta que os drinks com café com maior procura nas cafeterias ou bares brasileiros hoje em dia são o Expresso Martini, Expresso Tônica, Carajilo, os Shakes, Frappuccinos, Mocha, entre outros”, lista.

 

POR QUE INVESTIR NA OFERTA DE DRINKS COM CAFÉ?

 

Ainda na dúvida se investir na oferta de drinks com café no seu estabelecimento food service, realmente, vale a pena?

 

Pois, saiba que, na visão de Varella, do Senac São Paulo, “o café é a bebida mais querida e muito consumida pelo brasileiro. Por isso, o drink com café vem ganhando espaço no mercado de bebidas e, certamente, é um diferencial no cardápio dos estabelecimentos. Assim como, atualmente, a área de café vem se destacando no mercado de trabalho. No passado, os coquetéis com café se encontravam apenas em cafeterias, mas, hoje em dia, já se encontram em bares, pubs, entre outros estabelecimentos. Investir na oferta de drinks com café vale a pena porque é uma bebida diferente e saborosa, que agrega ao negócio”, avalia.

 

Junior Damião, Bartender parceiro da Cachaça Seleta – Divulgação

 

Paiva, Bartender parceiro da Destilaria Kalvelage, compreende que “uma das vantagens de trabalhar com café na coquetelaria é a opção de fazer coquetéis frios e quentes. Então, é possível trazer esse calor para o Inverno, combinar com bebidas destiladas ou não. Tem a vantagem de podermos fazer esse aporte tanto no Inverno, como no Verão. Ou seja, trabalhar com o café como uma bebida de fácil assimilação em qualquer época do ano”, esclarece.

 

Carajillo – Foto: Rede Food Service – Getty Images

 

Damião, Bartender parceiro da Cachaça Seleta, por sua vez, acredita que “os drinks com café podem trazer vários benefícios tanto para o consumidor, quanto para o negócio food service que oferece esse tipo de bebida. E isso porque o café é um ingrediente versátil, que pode ser combinado com vários outros ingredientes, permitindo a criação de uma grande variedade de drinks. Além disso, o café contém cafeína, um estimulante natural que pode ajudar a aumentar a energia e a disposição. E o seu aroma e sabor são apreciados por muitas pessoas, o que pode tornar os drinks com café uma opção muito atraente para os clientes. Mas, é importante lembrar que o consumo excessivo de cafeína pode trazer alguns malefícios, como insônia, ansiedade, palpitações e etc… Por isso, é importante moderar o consumo de cafeína. Entretanto, para o empresário que ainda não oferece drinks com café em seu cardápio, a minha sugestão é que considere adicionar essas bebidas ao seu menu o quanto antes. Afinal, os drinks com café podem ser uma opção rentável e atraente para os clientes, especialmente, se você conseguir criar bebidas únicas e saborosas. Além disso, oferecer variedade aos seus clientes é uma forma de manter-se competitivo no mercado e diferenciar-se dos concorrentes. Assim como, ainda que a sua especialidade não seja o café, os drinks com café podem ser uma excelente forma de ampliar a sua oferta de bebidas e aumentar as suas vendas”, salienta.

 

DICAS PARA TRABALHAR COM DRINKS COM CAFÉ

 

Já convencido (a) de incluir drinks com café no cardápio do seu negócio de alimentação fora do lar, certo?

Desse modo, fique ligado (a) nas dicas para trabalhar com drinks com café que os especialistas entrevistados pela nossa reportagem fizerem questão de deixar para você.

 

Conforme Varella, do Senac São Paulo, “o segredo para fazer um excelente drink com café está, primeiramente, na moagem correta do café, na sua extração, sendo expresso, coado ou infuso, e na sua temperatura e montagem. Ofereça drinks com café para inovar no seu negócio. Mas, para isso, você deve investir em cursos especializados, como o de Barista e Coquetéis com Café”, orienta.

 

Paiva, Bartender parceiro da Destilaria Kalvelage, indica que “o café é uma bebida de fácil harmonização. E, apesar da complexidade de sabores que a gente pode encontrar, ele é de fácil assimilação pelo cliente final. Em contrapartida, é importante fazer a seleção dos grãos de café com aromas específicos e levando em consideração o que você quer extrair e combiná-los com excelentes destilados para que a gente consiga ter uma expressão de sabores eficientes”, ressalta.

 

Damião, Bartender parceiro da Cachaça Seleta, por sua vez, aconselha que o principal para a gente conseguir fazer um excelente drink com café é começar usando um café de qualidade, se não a receita pode não sair como o esperado. Outra dica é certificar a temperatura dos drinks. Hoje em dia, a maioria dos drinks com café são servidos quentes, porém, alguns são servidos bem gelados a exemplo do Frappuccino. Além disso, é indicado caprichar na apresentação, uma vez que a aparência da bebida é muito importante para a experiência do cliente, bem como usar a criatividade para decorar os drinks com ingredientes como chantilly, caldas ou pedaços de frutas. Isso, com certeza, vai fazer com que o seu cliente queira postar a foto dos seus drinks com café nas redes sociais e, certamente, ele voltará a pedi-los no seu negócio. Também é preciso ser muito criativo, usar a imaginação para criar combinações diferente e tentar adicionar ingredientes diferentes aos drinks tradicionais para criar bebidas exclusivas para o seu estabelecimento”, finaliza.

 

Gostou de ter conhecido mais uma tendência do mercado ‘Goró’? Esperamos que sim e aproveitamos a oportunidade para te convidar a CLICAR AQUI e também se informar sobre o Moscow Mule: o clássico cocktail estrangeiro que ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro de food service.

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...