Pesquisar
Close this search box.

Vivian Araujo: a chef comunicadora, apresentadora e food stylist que já soma quase 70 mil seguidores no Instagram

Idealizadora e proprietária da produtora Gastromídia, além de apresentadora do Programa PAPO DE COZINHA, da Band, a chef revela que o seu atual propósito é tornar-se a maior comunicadora da sua geração

ChefNutri5
Vivian Araujo: a chef comunicadora, apresentadora e food stylist - Divulgação

 

Chef de cozinha, comunicadora, apresentadora e food stylist. Esses são alguns dos vários papéis que Vivian Araujo, a @vivichef_, soma com maestria na sua vida de chef de sucesso que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de compartilhar com você.

 

Afinal, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Vivi, que possui quase 70 mil seguidores no Instagram, é idealizadora e proprietária da produtora Gastromídia, além de apresentadora do Programa PAPO DE COZINHA, no canal SABOR & ARTE, da Band, revela que o seu atual propósito é tornar-se a maior comunicadora da sua geração. “Quero ser a maior comunicadora da minha geração, atraindo mais clientes e gerando mais empregos para as pessoas que não têm acesso à faculdade ou estudos como eu tive. O glamour para mim na vida de chef é podermos ter uma segunda-feira de folga, por exemplo, enquanto a grande maioria da população trabalha de segunda à sexta-feira. O nosso glamour está em trabalhar com o que amamos, nos divertir com todos os nossos jobs e ainda poder ganhar dinheiro com isso. Isso é glamour puro e o resto é trabalho, dedicação, organização, pesquisa e estudo para lidarmos com as novas ferramentas de audiovisual e para criarmos receitas novas, escrevermos roteiros dos programas e fazermos reuniões com nossa a equipe”, realça.

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE A VIDA DE CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST DE VIVIAN ARAUJO?

 

É só, na sequência, conferir:

 

  • QUEM É VIVIAN ARAUJO?
  • FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
  • MOMENTOS MARCANTES NA SUA CARREIRA
  • ATUAL ROTINA COMO CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST
  • VIRADA DE CHAVE COMO COMUNICADORA NA PANDEMIA DE COVID-19
  • VISÃO DO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST
  • DICAS PARA QUEM DESEJA SER CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST

 

QUEM É VIVIAN ARAUJO?

 

Noiva de Alexandre Tomioka, seu Manager e Diretor da produtora Gastromídia, Vivi é “uma comunicadora e apresentadora que leva praticidade, criatividade e alegria para a vida das pessoas que me acompanham”, se apresenta.

 

ChefNutri4
a Chef Vivian Araujo – Divulgação

 

Já especificamente sobre o seu lado profissional, a chef partilha que “eu sou aquela que transformará a sua maior necessidade em um momento de prazer. Eu e o meu noivo, há muitos anos, trabalhamos juntos e o importante é ter bem definido deveres e responsabilidades de cada um na empresa e tudo fluirá bem. É sabido que toda escolha tem uma perda e escolher gastronomia e audiovisual fez de nós mais unidos e capazes de nos organizar para cuidarmos de todos os detalhes. O meu propósito como comunicadora e apresentadora é levar praticidade e criatividade para a vida das pessoas por meio da gastronomia, trazendo técnicas que facilitem o dia a dia”, relata.

 

Fispal Food Service: o que é, como funciona e atualizações!

 

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

 

Vivi é formada em Gastronomia pela Faculdade FMU e em Comunicação pela Blue Mon KN – Direção Jorge Nassaralla na Globosat. Ao todo, ela possui 19 anos de experiência profissional e divide que “eu me formei com 17 anos e já comecei a trabalhar na área ainda na faculdade. Atuei em restaurantes vegetarianos, onde eu conseguia colocar a minha criatividade em ação. E, durante a minha carreira, eu busquei trabalhar com chefs franceses e brasileiros renomados para aprender o maior número de técnicas possíveis e, assim, conseguir desenvolver outros tipos de culinária. E, entre esses restaurantes e chefs com quem já trabalhei, estão o Le Coq Hardy com Chef Pascal Valero, Éricko Jacquin, no Bistro Le Buteque e Brasserie, Alex Atala, no Dom e Dalva e Dito e Ana Luiza Trajana, no extinto Brasil a Gosto. Enfim, foi na faculdade que eu tive o meu primeiro contato com o universo food service, mas foi trabalhando em restaurantes e dando consultorias em restaurantes, bares, cafés e padarias que eu pude perceber o quão é importante para organizar, padronizar e ter uma melhor qualidade de todos os processos”, lista.

 

ChefNutri3
A Chef Vivian Araujo – Alexandre Tomioka – Divulgação

 

A chef compartilha também que, “eu fui a Paris, na França, onde tive a honra de ser a única brasileira a trabalhar na cozinha do clássico TAillevent, um restaurante três estrelas Michelin, com o Chef Alain Solivarés. E, ao voltar, eu direcionei toda a minha experiência e bagagem para me tornar referência no mundo da Internet, trabalhando para o Yahoo Brasil!, com o blog Pé Na Cozinha. E, enquanto isso, eu também sempre mantive as minhas consultorias e caterings para grandes empresas, além de ministrar workshops e dar palestras sobre a Gastromídia. Mas, foi então que a televisão me pegou de jeito. Eu fiquei oito anos na Tv Gazeta, no Programa Mulheres, e apresentei o Programa Cozinha Amiga. Assim como, eu fui vencedora do reality show 1 Por Todos, da Band, e tive o meu produto lançado pela Cacau Show, em 2019. Depois disso, eu oficializei a minha produtora para fornecer conteúdos de lives, vídeos, fotos e programas de televisão”, resume.

 

MOMENTOS MARCANTES NA SUA CARREIRA

 

Ao ser questionada sobre quais foram os momentos mais marcantes na sua trajetória profissional, Vivi avalia que “todas que eu tive me marcaram, pois foram a realização de um sonho. Afinal, eu comecei na faculdade com apenas 17 anos e em um momento em que não existiam muitas opções de faculdades. E, na minha época, Gastronomia era um curso em que as pessoas tinham vergonha de cursar. Ser cozinheiro não era glamouroso e havia poucas mulheres na área. Com isso, trabalhar com grandes chefs era para poucos. Mas, eu estudei muito, aprendi francês, inglês e me aprofundei na gastronomia brasileira como ninguém. Dessa forma, eu consegui, por meio de todo esse esforço, trabalhar com os maiores e melhores chefs nacionais e franceses, me tornando uma mulher trabalhando em uma cozinha com vinte e três homens no Le Coq Hardy, onde eu era a única mulher na cozinha quente. Essa foi uma experiência que levo para a vida, sendo o que me permitiu realizar o meu sonho de trabalhar em Paris em um restaurante estrelado, o Taillevent”, aponta.

 

ATUAL ROTINA COMO CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST

 

Atualmente, a rotina de Vivi é, digamos, multitarefa. Isso porque, “nas consultorias, eu avalio, constantemente, como os meus clientes podem padronizar e ampliar as suas vendas. Eu os incentivo a estarem sempre atualizados e a testarem as novas tendências do mercado fazendo pesquisas. Além disso, eu estou sempre acompanhando o setor de alimentação fora do lar, principalmente, para oferecer as melhores opções para os meus clientes em consultorias. E, com a minha produtora de conteúdo, eu pude trazer o food service em conteúdos digitais didáticos para mostrar aos profissionais que existem muitas maneiras de otimizar tempo e atrair novos clientes em qualquer tipo de setor. A gastronomia, hoje em dia, pode ser aplicada de maneira fácil, garantindo mais economia, praticidade e mais lucro para o proprietário. E vida de chef é você transformar a nossa maior necessidade em um momento de prazer. E, para isso, é preciso sabedoria e muito profissionalismo para conhecer o nosso mercado e nicho para fazermos as melhores escolhas para os nossos consumidores finais”, esclarece.

 

ChefVivian2
A Chef Vivian Araujo – Divulgação

 

A chef complementa que “eu também apresento o Programa PAPO DE COZINHA, no canal SABOR & ARTE, na BAND, toda segunda-feira, às 18h. É um programa feito e pensado de acordo com nosso propósito, que é o de levar alegria, criatividade e entretenimento para a vida das pessoas por meio da gastronomia. No PAPO DE COZINHA, eu recebo um convidado em minha cozinha e preparo um menu de acordo com as preferências dele. Um drink, petisco e prato principal para embalar o bom papo, sempre com muita diversão. Além disso, eu ainda realizo cooking class, apresentando a cultura brasileira gastronômica para alunos de Harvard, London Business Scholl e outras que cursam MBA e escolhem o Brasil para intercâmbio”, desvenda.

 

VIRADA DE CHAVE COMO COMUNICADORA NA PANDEMIA DE COVID-19

 

Assim como muitos outros profissionais do ramo de alimentação, a pandemia de Covid-19 e todos os seus percalços sociais e econômicos também foi marcante para Vivi, mas em um sentido positivo. Isso porque, conforme a chef, “por incrível que pareça, a pandemia de Covid-19 foi o momento em que a nossa empresa virou de fato uma produtora de conteúdo. Foi quando conseguimos melhorar a nossa estrutura de equipamentos e, assim, aumentamos a demanda de clientes com lives diárias e corporativas. Fizemos muitos cooking class via Internet, sem parar sequer um dia. Criamos uma equipe reduzida que morava em nossos estúdios praticamente. Afinal, nesse período, nenhum chef tinha estrutura para fornecer conteúdos de qualidade para Internet e televisão como nós. Foi aprendizado puro e muito foco, objetivo e determinação. A minha consultoria poder chegar online para quem estava de fato precisando se reinventar foi algo que nunca havia pensado que daria certo e, até hoje, temos demanda parecida”, destaca.

 

VISÃO DO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST

 

Para Vivi, a sua visão do atual mercado food service como chef, comunicadora, apresentadora e food stlylist é positiva. No entanto, ela enfatiza que se trata de um segmento que, nos atuais dias, exige “pensar no pequeno proprietário, aquele que depende do Sebrae para muitas coisas, que necessita de padronizações, otimizar a mão-de-obra sem ter que comprar produtos caros e com tamanhos de indústrias, hotéis, etc. E, hoje, dependendo do seu poder aquisitivo, você terá acesso a muitos conceitos sobre alimentação”, pontua.

 

ChefVivian1
A Chef Vivian Araujo – Divulgação

 

A chef argumenta ainda que a influência das mídias sociais na carreira de chefs de cozinha hoje em dia, em especial na usa, possui “fundamental importância. Eu, por exemplo, acompanhei as fases de revistas e jornais do setor de gastronomia. Mas, foi, após eu trabalhar durante anos em restaurantes com chefs renomados, que voltei de Paris e comecei a investir no meu nome. Comecei no Yahoo! Brasil, com um blog de vídeo e uma coluna semanal, quando começou aparecer muitos blogs e eu fui chamada para a televisão. Desde então, eu não parei mais nos meus perfis nas mídias sociais Facebook, Instagram e programas de televisão até fundar a minha própria produtora. E para isso tudo é necessário muito estudo também em marketing, mídias, trends, inteligência artificial, ChatGPT, etc. Porém, hoje em dia, é preciso também cuidado para não ser mais do mesmo”, sinaliza.

 

DICAS PARA QUEM DESEJA SER CHEF, COMUNICADORA, APRESENTADORA E FOOD STLYLIST

 

Por fim, Vivi deixa as seguintes dicas para quem deseja ser chef de cozinha, comunicadora, apresentadora e food stlylist assim como ela: “estude muito francês e inglês. Eu, por exemplo, trabalhei muito e por muitos anos com os melhores chefs até atingir o cargo de chef. Então, não se esqueça que, ao se formar, você é apenas cozinheiro(a). Siga todas as etapas, sendo as de estágio, ajudante, cozinheiro, chef de praça, sous chef e chef.  Você só conseguirá se tornar chef se não pular etapas e entender que só é líder aquele que já passou por muitas fases, podendo assim cobrar e liderar qualquer tipo de cozinha”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, te mostramos exemplos práticos do que, realmente, é a vida de chef. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para agora CLICAR AQUI e também conhecer a vida de chef de Diego Wellington, que, de vendedor de sorvetes e geladinhos, hoje, é um Chef Pizzaiolo de respeito!

 

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter