Pesquisar
Close this search box.

José Brito: o chef nordestino expert na cozinha oriental que ganhou fama pelos seus pratos exóticos e inovadores

Como um dos proprietários da Kiichi, rede de restaurante de culinária japonesa com atuais seis unidades localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, chef garante que vida de chef é 'ralar muito'

ChefJoseBrito 1
ChefJoseBrito 1

 

Do Nordeste para o Sudeste. Esse foi o caminho percorrido por José de Jesus Brito, de 49 anos, natural de Monte Santo, no interior da Bahia, o chef Brito, até tornar-se um verdadeiro expert na cozinha oriental e ganhar fama em todo o Brasil pelos seus pratos exóticos e inovadores.

 

Com um dos proprietários da Kiichi, rede de restaurante de culinária japonesa com atuais seis unidades localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, o chef garante que vida de chef “não tem nada de glamour! A gente rala e é muito”, afirma em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

Quem é José Brito?

 

Separado e pai de dois filhos, Brito se apresenta como “um amante da culinária que, quando não está trabalhando, vai para o sítio ou para a praia curtir os filhos e amigos”, conta.

 

O Chef José Brito –
Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Em relação ao seu lado profissional, o chef divide que “os meus sócios são os meus melhores amigos. Então, está tudo ‘linkado’ na minha vida pessoal e profissional. E o que mais me caracteriza e define como chef de cozinha é a criatividade. É estar sempre atento ao mercado e às tendências. Eu sou um expert na cozinha oriental”, realça.

 

Formação e experiências profissionais

 

De acordo com Brito, ele é autodidata, uma vez que “a minha formação na área da alimentação fora do lar foi a escola da vida”, descreve.

 

Em relação às suas experiências profissionais no segmento de alimentação, o chef compartilha que “eu comecei a trabalhar como Assistente de Cozinha, há 25 anos. Eu vim do Nordeste para trabalhar em São Paulo, na capital, sem nem imaginar o que faria. No entanto, eu acabei entrando, sem querer, na área de food service e me apaixonei. E, até abrir o meu próprio restaurante, o Kiichi, que hoje possui sete sócios ao todo, eu passei por vários restaurantes, como o Clube Hebraica, o Montana Grill, Nioko e o Nakombi, onde fiquei por dez anos. O Kiichi surgiu após eu trabalhar por onze anos ao lado dos chefs internacionais Ignácio Ito e Shigue Shimizu. A primeira unidade foi inaugurada em 2007, na Vila Olímpia, em São Paulo, capital. E, em 2009, abri a segunda unidade, localizada na Alameda Lorena. E, logo na sequência, foram abertas as unidades Vila Mariana e Morumbi, todas na cidade de São Paulo”, relembra.

 

Vida de chef como expert na cozinha oriental e empresário

 

Já sobre a sua atual vida de chef como expert na cozinha oriental e empresário, Brito detalha que “eu trabalho como chef de cozinha na minha rede de restaurantes Kiichi e também atuo no gerenciamento do grupo, além de ainda atuar em um outro restaurante que também sou sócio. Todos são ligados à culinária japonesa. Todos os dias, assim que eu acordo, eu vejo quais produtos preciso comprar para a cozinha, vejo a qualidades dos peixes e o que tem no mercado diariamente. Tenho compradores na rede Kiichi, mas os peixes eu faço questão de comprar eu mesmo. Depois, eu vou para o Kiichi Jardins, que fica na avenida Alameda Lorena, bairro Jardim Paulista, em São Paulo, capital, onde atuo como o Chef da Cozinha. As nossas outras lojas são a Kiichi Center 3, na avenida Paulista, Kiichi Vila Mariana, na avenida Doutor Altino Arantes, Kiichi Morumbi Town Shopping, na avenida Giovanni Gronchi, e Kiichi Vila Mascote, na rua Itagyba Santiago, todas essas em São Paulo. E temos a Kiichi Botafogo, na rua Muniz Barreto, no Rio de Janeiro, capital. Com o Kiichi, já fomos eleitos O Melhor Restaurante Japonês pela Revista Veja São Paulo e pela Go Where. E, além disso, recebemos também o prêmio de Melhor Restaurante Japonês do Agito SP. Todas as nossas unidades são convidativas, com decoração temática, salão principal, balcão de sushis e cobertas porluminárias japonesas que trazem uma atmosfera bastante agradável e que remete às pessoas ao que há de mais fascinante em cores, cheiros e sabores orientais. Todas contam também com trilha sonora personalizada, a rádio Kiichi, o que torna o ambiente descontraído e ainda mais agradável, com estilos musicais variados, como Jazz, Lounge Music, MPB, Blues, Pop, New Age, Pop Rock, entre outros”, divulga.

 

O Chef José Brito –
Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Brito acrescenta que “cozinhar, para mim, é uma arte. Não é um mercado fácil e, hoje, a concorrência está grande. E, como em toda área, é importante ser persistente e não desistir no primeiro problema que surgir”, aponta.

 

Adaptações na vida de chef de expert na cozinha oriental e empresário devido à pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos profissionais do ramo de alimentação fora do lar, principalmente os empreendedores nesse segmento, assim como Brito, o chef alega que foi pego de surpresa pela pandemia de Covid-19 e todos os seus efeitos sociais e econômicos. Em contrapartida, ele avalia que tudo o que passou foi importante para conseguir fazer algumas adaptações nos seus negócios, com ênfase na fomentação do serviço delivery. “Eu e os meus sócios tivemos que, literalmente, nos adaptar à nova realidade. E eu considero que só conseguimos passar pela pandemia de Covid-19 e todos os seus percalços graças ao delivery. Afinal, com todas as mudanças de hábitos, a nossa clientela mudou. Muitos clientes, inclusive, foram morar fora de São Paulo e outros que trabalhavam na redondeza estão até hoje em home office. Mas, graças a Deus, as nossas casas possuem bastante giro. E, durante a pandemia, a rede também foi aberta para franquias, expandindo ainda mais o seu alcance. Assim como, desenvolvemos um aplicativo próprio para proporcionar aos nossos clientes uma melhor experiência e ele está disponível para os sistemas IOS e Android. O nosso cliente que utiliza essa plataforma tem a melhor experiência de compra e acesso à promoções exclusivas, bem como recebe notificações dos seus pedidos, cupons promocionais e muito mais”, enfatiza.

 

Visão do mercado food service como expert na cozinha oriental e planos

 

Para Brito, na sua visão hoje em dia como expert na cozinha oriental, o atual mercado food service “ainda não está como antes da pandemia de Covid-19, mas voltando aos poucos. Atualmente, a alimentação está em constante evolução e o público do segmento food service cada vez mais exigente”, considera.

 

O Chef José Brito –
Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Com esse posicionamento, o empresário partilha que possui planos “de crescer com a rede Kiichi. Em dois anos, eu e meus sócios planejamos abrir mais dez novos pontos”, revela.

 

Dica de chef expert na cozinha oriental e empresário

 

Por fim, o chef indica para quem deseja tornar-se um profissional da área de alimentação fora do lar expert na cozinha oriental e empresário assim como ele que “ame o que você faz e se dedique! Pois, para alcançar bons resultados e o sucesso nesse ramo, é necessário ficar sempre atento (a) às novidades e às tendências”, aconselha.

 

Quer saber mais sobre como, realmente, é a vida de um Chef de Cozinha? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te apresentamos uma vida de chef diferente e sempre por meio de exemplos tão inspiradores como a vida profissional de José Brito.

 

Advogado e mestre churrasqueiro: conheça a vida de chef de Rodrigo Grow.

 

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...