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Advogado e mestre churrasqueiro: conheça a vida de chef de Rodrigo Grow

Com atuação conjunta entre o seu escritório de advocacia e a sua hamburgueria Yall Burger & BBQ, chef garante que não existe glamour no universo da gastronomia sem “se esforçar, sem testar, sem errar e sem persistir”

ChefRodrigoGrow9
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O que as áreas de Advocacia e Gastronomia possuem em comum? Para você, pode parecer que nada, não é mesmo? Mas, para Rodrigo Carlson Grow, de 41 anos, o chef Rodrigo Grow, as duas áreas têm tudo a ver, assim como representam duas paixões que movem a sua vida profissional já há um certo tempo.

 

Com atuação conjunta entre o seu escritório de advocacia e a sua hamburgueria chamada Yall Burger & BBQ, localizada em São Paulo, capital, o chef garante que não existe glamour no universo da gastronomia sem “se esforçar, sem testar, sem errar e sem persistir”, afirma em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

Quem é Rodrigo Grow?

 

Casado e sem filhos, Grow é “descontraído, calmo e brincalhão. A minha vida e da minha esposa é muito corrida, uma vez ela trabalha no ramo hoteleiro. Mas, quem quer ficar junto arruma um jeito. E, quem não quer, arruma uma desculpa (risos)”, brinca ao se apresentar.

 

Chef Rodrigo Grow – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Já em relação ao seu lado profissional, o chef partilha que “sou sério e exigente. Sou muito focado e responsável. Eu me cobro muito quando erro, uma vez que sou bem perfeccionista. O que mais me caracteriza como chef é a capacidade de criar um cardápio em minutos, pois tenho muita noção das combinações de ingredientes, das técnicas e processos também, como defumação, empanamento, conservas, etc”, divide.

 

Formação, experiências profissionais e premiações

 

A primeira formação de Grow foi em Direito, além de ter especialização em Direito Administrativo. No entanto, ele também cursou Gastronomia no “Centro Universitário FMU e, antes de abrir a Yall Burger, rodava o Brasil fazendo eventos de american barbecue. Já tive algumas experiências também em eventos fazendo burger nos Estados Unidos”, conta.

 

Chef Rodrigo Grow – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

O chef compartilha também que “eu sempre fui um apaixonado por Gastronomia, especialmente churrasco, hambúrgueres e american barbecue. No meu escritório de advocacia, inclusive, existe uma área gourmet bem equipada onde sempre fazíamos os eventos entre amigos e familiares”, cita.

 

Sobre as suas experiências profissionais que lhe marcaram como chef, como a conquista de alguns prêmios, Grow sinaliza ainda que “ter participado, no final do ano passado, do programa de fim de ano na casa do Ronnie Von foi surreal, até porque, além de ser muito fã, eu comecei a me interessar por Gastronomia assistindo ao programa Todo Seu, que, a cada dia, ia um chef diferente apresentar um prato. Além disso, já ganhei alguns prêmios como o fato de que, assim que abrimos a Yall, fomos premiados pelo renomado blog Hambúrguer Perfeito como a Melhor Novidade Paulistana de 2021. Ou seja, primeiro lugar entre as novas hamburguerias de São Paulo. E, no ranking geral do mesmo Hambúrguer Perfeito, nós alcançamos a décima posição entre todas as hamburguerias de São Paulo, ficando à frente de várias marcas que somos fãs e que nos inspiraram a abrir. Já em 2022, nós saímos na Revista Veja pelo prêmio Comer & Beber, o que, com certeza, foi o quadrinho que mais comemoramos ao pendurar na parede”, enfatiza.

 

Vida de chef decorrente da pandemia de Covid-19

 

Assim como grande parte da população brasileira, a vida profissional de Grow foi impactada diretamente pelos efeitos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19. Em contrapartida, o chef avalia que tais dificuldades acabaram por o ajudar de alguma forma, uma vez que “a minha experiência como chef se intensificou quando surgiu o Covid-19. Isso porque o meu escritório de advocacia tem uma estrutura praticamente de uma hamburgueria e o hotel em que a minha esposa trabalhou, no início da pandemia, fechou por tempo indeterminado. Com isso, a renda da nossa casa caiu bastante, assim como a da família dela. Então, tivemos a ideia de vender kits de burgers para finalizar em casa. No kit, vinham quatro pães, quatro burgers in natura ou defumadas, oito fatias de queijo, oito fatias de bacon e um pote de picles e barbecue. E, no primeiro mês, vendemos mais de 160 kits e, nos próximos meses, obtivemos um faturamento de aproximadamente R$ 20 mil”, realça.

 

Vida de chef como mestre churrasqueiro dono de hamburgueria

 

Atualmente, Grow é Sócio Proprietário de um escritório de advocacia e Chef de Cozinha/Mestre Churrasqueiro e Pit Master Sócio na Yall Burger & BBQ. Ele relata que “o meu atual trabalho é criar receitas de burgers novos, já que temos um cardápio fixo, mas sempre inovamos com algum burger do mês. No ano de 2022, por exemplo, criamos 25 burgers novos. Além da criação, eu sou o responsável pelas compras dos insumos, gerenciamento dos processos e qualidade da cozinha. E uma das minhas principais funções na Yall é a defumação e preparo das proteínas do american barbecue. Eu possuo um sócio, o Sérgio Sanches, que é quem cuida da gestão e das áreas de Marketing, RH e Financeiro da Yall, o que me permite focar apenas na cozinha. O Sérgio veio do mundo corporativo e já trabalhou em várias multinacionais no setor de bebidas”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Ainda sobre a sua rotina, o chef avalia que é “bem desgastante, até porque concílio a vida de advogado com a vida de chef. Além disso, a Yall Burger fez sucesso muito cedo e, com isso, me desgastou muito para o padrão de excelência não cair. Dessa maneira, para mim, a vida de chef é servir com excelência o cardápio da Yall diariamente e proporcionar uma boa experiência ao cliente. A minha realidade profissional é motivar a minha equipe para que não esmoreça na desgastante rotina na cozinha”, assinala.

 

Atuais desafios e metas como mestre churrasqueiro dono de hamburgueria

 

Quando questionado sobre quais são os seus atuais desafios e metas como mestre churrasqueiro dono de hamburgueria, Grow diz que “o nosso maior desafio é o tamanho de nossa cozinha que, apesar de muito eficiente e com equipamentos tecnológicos e processos bem estabelecidos, é muito pequena, tendo apenas cinco metros quadrados. Já as nossas metas são sempre gerenciar e fazer vender mais a cada mês e o nosso sonho é escalar a marca Yall no Brasil inteiro e, quem sabe, nos Estados Unidos”, almeja.

 

Visão de mercado como mestre churrasqueiro dono de hamburgueria

 

Para Grow, na sua visão de mercado como mestre churrasqueiro dono de hamburgueria, hoje em dia, “o segmento food service está muito concorrido, os empreendedores têm se preparado bastante, além do acesso aos insumos de qualidade estarem muito bons. No entanto, requer muito preparo, principalmente, na gestão, já que ter um bom produto é obrigação. E eu creio que, além de tudo isso, é necessário um diferencial também. O nosso diferencial na Yall, por exemplo, são os defumados. E, inclusive, fomos a primeira hamburgueria de São Paulo a ter burguer defumado fixo no cardápio”, destaca.

 

Chef Rodrigo Grow – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

O chef complementa que, atualmente, “a alimentação está se tornando cada vez mais entretenimento. E isso por ser provado ao vermos o sucesso dos restaurantes temáticos. A Yall, no caso, não é temática, mas é tematizada com o tema Texas”, exemplifica.

 

Dica de mestre churrasqueiro dono de hamburgueria

 

E ai? Você também já possui uma profissão que não tem ligação direta com a Gastronomia, mas gostaria de ter dupla carreira assim como o chef Grow? Então, ele aconselha que “estude muito, se prepare, saiba que não existe glamour sem se esforçar, sem testar, sem errar e sem persistir. A vida de chef de verdade é uma vida de muito suor, preocupações, problemas e stress. Não existe jogo ganho, pois, a cada dia, é uma nova batalha, um novo desafio que, muitas das vezes, não terminamos o dia como planejamos”, alerta.

 

Quer conhecer mais vidas de chefs, não é mesmo? Para isso, é só continuar nos acompanhando! Pois, toda semana, aqui na Rede Food Service, a gente te apresenta uma diferente vida de chef como inspiração.

 

Mas, até lá, fica já o convite para CLICAR AQUI e ficar por dentro da vida de chef de Patrícia Bettencourt, que largou o Jornalismo para ser Chef de Cozinha do Restaurante Bela Sintra, localizado em São Paulo, capital, e também para ser sócia do Dois Rios Restaurante, que fica em Campos do Jordão, no interior do mesmo Estado.

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