CHANTILLY E CREME VEGETAL: entenda a diferença entre os produtos

Especialistas avaliam que, na hora da receita, a escolha do produto pode ser uma decisão subjetiva

Chantilly5
CHANTILLY E CREME VEGETAL: entenda a diferença entre os produtos - Divulgação

 

Ele é responsável por dar aquele toque final e acrescentar beleza e sabor. Feito com creme de leite fresco e açúcar, o Chantilly é conhecido por ter uma textura leve e aerada. É um elemento essencial na confeitaria, e frequentemente utilizado para decorar bolos, tortas e sobremesas, pois adiciona a esses doces uma camada de cremosidade e sabor. É versátil, já que pode ser aromatizado com baunilha ou outros sabores. E por tudo isso, oferece uma ampla gama de possibilidades na criação de sobremesas.

 

Na mesma linha, existe o creme vegetal tipo Chantilly. Essa é uma versão não láctea do Chantilly tradicional. Geralmente, é feito com uma combinação de óleos vegetais, como óleo de coco ou óleo de soja, e outros ingredientes como açúcar, emulsificantes e estabilizantes. Assim como o Chantilly tradicional, ele é batido até atingir uma consistência leve e aerada. Essa, inclusive, pode ser uma alternativa vegana para decorar bolos, tortas e sobremesas, livre de produtos de origem animal.

 

A diferença entre o Chantilly tradicional e o creme vegetal levanta uma série de questões interessantes sobre ingredientes, sabor, textura e valores alimentares. Enquanto o Chantilly tradicional é feito com creme de leite fresco, o creme vegetal utiliza ingredientes à base de plantas. Mas será que essa diferença afeta apenas a origem dos ingredientes ou também influencia o sabor e a textura?

 

Alguns especialistas defendem que o Chantilly tradicional tem um sabor mais rico e uma textura mais cremosa devido à gordura láctea presente no creme de leite fresco, enquanto outros afirmam que o creme vegetal pode oferecer uma alternativa deliciosa, além de ser adequado para pessoas com restrições alimentares, como veganos ou aqueles com intolerância à lactose.

 

Essas são apenas algumas das questões que surgem ao comparar o Chantilly tradicional com o creme vegetal. A resposta pode depender das preferências individuais, restrições dietéticas, valores pessoais e considerações sobre sabor. Para te ajudar a entender melhor a diferença entre esses dois produtos, a Rede Food Service conversou com especialistas sobre o tema. Confere com a gente!

 

Da educação básica ao ensino superior: conheça os cursos de panificação e confeitaria para 2024

 

Tipos de Chantilly

 

Existem diversos tipos de Chantilly disponíveis, variando em termos de preparação e aplicação. Alguns são feitos a partir de creme de leite fresco batido com açúcar, enquanto outros podem ser encontrados em forma industrializada, em aerossóis ou em embalagens prontas para uso. Cada tipo oferece uma textura e sabor distintos, adequados para uma variedade de receitas e sobremesas.

 

Chantilly2
CHANTILLY E CREME VEGETAL – Divulgação

 

A Fleischmann, por exemplo, comercializa o Chantilly tradicional em forma de creme e spray. Já a Rich’s aposta em variações ainda maiores, como as opções zero açúcar e de sabores como morango, chocolate e doce de leite. Essa gama de opções é ampla porque abrange não só a forma de conservação, como também os sabores e a maneira que o produto é vendido para o cliente final.

 

Tipos de creme vegetal

 

Existem cremes vegetais especialmente formulados para serem utilizados como cobertura de bolos, e oferecem uma alternativa livre de laticínios para decorar e finalizar sobremesas. Esses cremes vegetais para cobertura são geralmente feitos com uma combinação de ingredientes vegetais, como óleos vegetais refinados, açúcares e emulsificantes, que resultam em uma textura cremosa e fácil de espalhar. Alguns são aromatizados com baunilha ou outros sabores para adicionar um toque extra de sabor às sobremesas.

 

O que dizem os especialista

 

Embora pareçam simples, as diferenças entre Chantilly e creme vegetal podem influenciar diretamente na forma de preparação, conservação e consumo de um bolo, torta ou sobremesa. E não só isso, a escolha pelo uso de um desses dois produtos também vai afetar a degustação, é o que diz Ana Karenina Neves, gastrônoma e publicitária.

 

“As diferenças nos ingredientes afetam significativamente tanto o sabor quanto a textura dos produtos”, destaca Ana. “O Chantilly tem um sabor rico e cremoso, característico do creme de leite fresco, e oferece uma textura leve e aerada quando batido. O Creme Vegetal, por outro lado, tende a ter um sabor mais neutro e uma textura mais uniforme, o que pode não ser tão delicado quanto o Chantilly real, além de deixar um sabor residual na boca”, complementa.

 

Chantilly4
O Chef Luiz Farias – Divulgação

 

Para o chef Luiz Farias, eleito o Melhor Confeiteiro do Mundo em 2016 pela Union Internationale de la Boulangerie et Confiserie (UIBC), a evolução da gastronomia reduziu a diferença entre os dois itens, que antes era mais notável. Ainda assim, não é possível tratar Chantilly e creme vegetal como o mesmo produto. “Com a alta tecnologia, hoje encontramos excelentes opções de Cremes Vegetais no mercado profissional, mas sem dúvidas o creme de leite natural possui um sabor e textura mais suave, mais delicada durante a degustação”, opina o chef Luiz.

 

Chantilly3
A Chef Ana Karenina – Divulgação

 

Além da preparação e de como o consumidor final vai apreciar os produtos, o Chantilly se difere do creme vegetal também na forma de armazenamento. O Chantilly tem resistência limitada em temperaturas mais elevadas, enquanto o creme vegetal tem uma durabilidade mais prolongada no calor. A gastrônoma Ana Karenina também destaca isso. “Em termos de estabilidade e durabilidade, o Creme Vegetal geralmente apresenta uma performance melhor, mantendo sua forma e textura por mais tempo. O Chantilly, embora possa ser estabilizado com gelatina ou cremor tártaro, tende a ser menos duradouro e pode liquefazer se não for mantido adequadamente refrigerado”, garante ela.

 

Outra desvantagem do Chantilly em relação ao creme vegetal é a questão nutricional, já que leva mais ingredientes artificiais na sua preparação. “Por ser um produto alimentício, o chantilly acaba tendo desvantagens nutricionais, ainda que traga resultados estéticos bonitos”, explica a chef Karen Mariana. “Já os cremes vegetais têm a vantagem de poder ser produzidos facilmente em casa, serem produtos frescos, não inflamatórios, sem adição de açúcares, conservantes, corantes e outros aditivos industriais”, complementa.

 

Karen Mariana
Chef Karen Mariana – Divulgação

Tendências na Panificação em 2024. Confira as dicas de sucesso para o seu negócio neste ano!

 

Na dúvida entre Chantilly e creme vegetal, qual escolher? Os especialistas até têm uma recomendação, mas são unânimes ao admitirem que essa é uma decisão subjetiva

 

Para a chef Karen Mariana, embora a escolha tenha que ser feita de acordo com as necessidades de quem vai usar o produto, os ingredientes naturais do creme vegetal chamam mais atenção. “Depende do público-alvo, do tipo de cozinha, das diretrizes do cozinheiro. Eu particularmente prezo, na medida do possível, por ingredientes mais naturais, feitos artesanalmente, com valor nutricional agregado. Mas sempre haverá público para todos os tipos de cozinha”, diz.

 

Chantilly6
CHANTILLY E CREME VEGETAL: entenda a diferença entre os produtos – RFS

 

A gastrônoma Ana Karenina também acredita ser possível transitar pelos dois produtos, a depender da necessidade e do nível de intimidade do doceiro. “Para doceiros iniciantes, recomendo começar com o produto que melhor se adapta ao sabor e à textura desejados na receita final e com tempo para testes, sem medo de errar, já desandei muito chantilly antes de dominar a técnica”, brinca Ana. “Para sobremesas delicadas e de sabor suave, o Chantilly pode ser a melhor escolha; já para preparações que exigem maior estabilidade, como coberturas de bolos que vão ficar em exposição e mais tempo sem refrigeração, ou para quem busca uma opção sem lactose, o Creme Vegetal pode ser mais apropriado. Praticar com ambos os tipos permitirá entender suas propriedades e como melhor utilizá-los em diferentes receitas”, complementa.

 

Já o chefe Luiz Farias, acredita que a decisão varia de acordo com o momento e as condições de preparação do doce, mas admite a preferência dele. “Particularmente eu gosto muito do Creme Natural, especialmente aplicação em um doce Mil-folhas, porém conheço bem o mundo real e sei das dificuldades dos estabelecimentos e a falta de mão de obra especializada no país, desta forma aconselho o iniciante a testar as duas opções, desta forma a decisão fica por conta da empresa e do jovem iniciante verificar a melhor opção”, conclui o chef.

 

A mistura para Chantilly da Nestlé

 

O Nestlé Nestilly integra a linha de cremes de leite da Nestlé Professional. Com um teor de gordura de 35%, o produto é a escolha ideal para criar Chantilly, mas se destaca também em receitas doces e salgadas. Sem amido e feito exclusivamente com gordura animal, apresenta uma coloração brilhantemente branca, uma consistência confiável e um sabor delicadamente lácteo, o que possibilita aos chefs explorar receitas com uma variedade de sabores distintos.

 

Chantilly7
Nestlé Nestilly – Divulgação

 

Segundo Maria Helena Sthechechem, Consumer Marketing Manager de Nestlé Professional, a inspiração do Nestilly vem da receita original do chantilly, que era feito à base de creme de leite fresco. “Com as condições atuais de transporte e armazenagem, o creme de leite fresco se torna um produto muito inacessível e caro para a maioria dos operadores e por isso, na intenção de ajudar e facilitar a vida de operadores que preferem o chantilly lácteo, trouxemos a versão UHT, sendo preservadas todas as características sensoriais do creme de leite, com um sabor lácteo único, delicado e aerado”, explica.

 

Chantilly1
Maria Helena Sthechechem – Consumer Marketing Manager de Nestlé Professional – Divulgação

 

Devido à alta concentração de gordura animal, é um produto perfeito para servir com bebidas quentes ou geladas, frutas e sobremesas. O Nestlly também performa muito bem na preparação de mousses, coberturas, strogonoff, creme bávaro e uma variedade de outras receitas. Ele também é muito eficaz para proporcionar uma textura mais encorpada a massas delicadas e aerar recheios.

 

“A aplicação de um creme à base láctea trará um sabor muito mais agradável e suave no paladar se comparado a um creme vegetal. O creme vegetal “tipo chantilly” foi desenvolvido após o chantilly lácteo, para atender às necessidades de manter produtos por mais tempo fora de refrigeração e com estabilidade melhor, mesmo com temperaturas um pouco maiores”, destaca Maria Helena.

maria luna rede foodservice
Maria Luna
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter