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MILKY MOO: a rede conhecida pelo melhor milkshake do muuundo

Com um faturamento de R$ 210 milhões, a Milky Moo possui atualmente 450 unidades espalhadas por todo o país no modelo de franquia.

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Lohan Soares, sócio, fundador e idealizador da marca Milky Moo - Divulgação

 

No cenário tropical e gastronômico do Brasil, poucas delícias conseguem capturar o paladar do público como um irresistível milkshake. Essa bebida cremosa e refrescante é quase como uma paixão nacional, que conquista o coração de muitos brasileiros em diversas regiões do país. Neste contexto de apreço e frescor de uma saborosa bebida, emerge a fascinante história da rede de franquias Milky Moo.

 

Autointitulada como “o melhor milkshake do muuundo”, a Milky Moo tem apenas 4 anos de vida, mas uma longa história de resiliência e sucesso por trás de suas operações. Com um faturamento de R$ 210 milhões em 2023 e sabores de milkshakes para todos os gostos, que variam de opções Kids a opções Alcoólicas, a marca tem uma receita de sucesso: um produto de fácil aceitação, com uma operação simplificada no ponto de venda e uma estratégia de marketing de love brand (amor pelas marcas, em tradução literal).

 

Atualmente com 450 unidades em todo o Brasil, sendo 350 abertas e outras 100 em processo de implantação, além de um faturamento médio de R$80 mil, a Milky Moo se destacou no mercado do Food Service brasileiro pela qualidade e inovação de produtos e modelo de negócio. Apenas em 2023, a marca fechou o ano com 279 unidades em plena operação, 161 a mais do que em janeiro do mesmo ano. Para se ter uma noção do crescimento, uma média de mais de 17 lojas foram abertas por mês durante o último ano.

 

Além disso, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontou que Milky Moo foi a empresa varejista que mais expandiu suas operações durante o primeiro e o segundo trimestres do ano, superando até mesmo grandes concorrentes do mercado.

 

Você ficou interessado em saber mais sobre a rede de franquias Milky Moo? Então não saia daí, que a Rede Food Service preparou uma matéria especial para te contar tudinho.

 

O começo de tudo

Três amigos tinham um sonho: fazer o melhor milkshake do mundo. Foi aí que em outubro de 2019, Lohran Soares, Paulo Sérgio da Silva e Ana Clara Costa começaram a idealizar a loja de milkshakes Milky Moo, que eventualmente se tornaria um sucesso e se expandiria por todo o país. Mas essa vontade de empreender, que hoje é uma realidade, começou um pouco antes.

 

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Paulo Sérgio da Silva, Ana Clara Costa e Lohran Soares – Divulgação

 

O goiano Lohan Soares, sócio, fundador e idealizador da marca, sonhava desde pequeno em ter um negócio próprio. Sua primeira empreitada? Vender brigadeiros na escola com apenas 12 anos. Na época, ele chegou a faturar o equivalente a um salário-mínimo por mês com a venda do doce. Já aos 18 anos, Lohan teve a ideia de abrir uma marca de calçados masculinos com a mãe, que era bancária.

 

“Pegamos todas as nossas economias para investir na Sr. Lohran, apesar do negócio não ser fácil, consegui comprar meu carro entre outras coisas que desejava na época. Eu presenciava meus colegas de escola crescendo profissionalmente, enquanto eu me via estagnado e quebrando a cabeça nesse empreendimento. Para conseguir pagar as contas, cheguei a trabalhar na loja de dia e como garçom no período da noite. Também fui vendedor ambulante do Código de Defesa do Consumidor, batendo de porta em porta vendendo a cartilha para o varejo. Cheguei a faturar R$ 8 mil em duas semanas só cobrindo essa necessidade do mercado, por conta da lei que entrou em vigor, em 2010”, relembra o empresário.

 

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Milky Moo – Divulgação

 

Saltando para 2019, a vida de Lohan tomou um rumo inesperado. É que Paulo Sérgio da Silva, que era na época representante comercial e cliente fiel da loja de calçados, demonstrou interesse em abrir uma unidade da Sr. Lohan. No entanto, ambos, ao saírem em busca de um novo ponto comercial em um shopping center tiveram a ideia de criar a Milky Moo.

 

“Estávamos na praça de alimentação e vimos uma lojinha de milkshakes com fila, enquanto várias outras estavam vazias. Fiquei sonhando acordado sobre como seria fácil operar um negócio nesse formato, porque não precisa de um estoque robusto, a metragem da loja poderia ser pequena e teríamos demanda o ano todo, já que estamos em um país tropical. [Uma rede local de milkshakes] foi o player absoluto desse mercado durante anos e nenhuma outra marca desde então veio com força para brigar por espaço. Essa era a nossa deixa”, explica Lohan.

 

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Milky Moo – Divulgação

 

Após o insight, Lohan convidou a gastróloga Ana Clara Costa para fazer parte da sociedade. Os dois já haviam trabalhado juntos numa rede de restaurantes e Lohan sempre soube que a chamaria caso investisse em um negócio de alimentação. Outra adição ao time foi Lucas Amin, engenheiro civil, e filho de Paulo Sérgio. Lucas, inclusive, foi responsável por executar o projeto de criação da primeira loja da rede com estampa malhada.

 

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Primeira loja

 

A Milky Moo iniciou oficialmente as operações em 2 de março de 2020 (poucos dias antes do início da pandemia), no Shopping Cidade Jardim, em Goiânia. A loja de 15m² contou com investimento inicial de R$ 120 mil, sendo R$ 60 mil arcados por Lohran, fruto de todas as suas economias da época de garçom e da loja de calçados, e a outra metade por seu sócio, Paulo Sérgio.

 

Mas em decorrência da crise sanitária mundial, a franquia foi obrigada a funcionar apenas no formato de delivery. Naquele ano, a franqueadora dispunha de cinco lojas abertas e um faturamento de R$ 374 mil. Segundo Lohan, funcionar apenas na modalidade de entrega não estava nas cartas do negócio, especialmente com tão pouco tempo de funcionamento.

 

“Foi desafiador. Tivemos que aprender a fazer essa entrega mantendo a consistência. E como não estávamos vinculados a nenhum aplicativo ainda tivemos que ir para a operação fazer os envios. Mas foi nessa persistência que começamos a encantar os clientes não só pelo produto, mas também pelo conceito da marca”, explica o empresário.

 

Em 2021, já com 27 unidades abertas no decorrer do ano e funcionando a todo vapor, a Milky Moo faturou R$ 7,8 milhões. Já em 2022, com 123 unidades também abertas ao longo do ano, a varejista goiana atingiu a marca dos R$ 55 milhões.

 

“Desde aquele insight no shopping center, acreditamos que a marca era escalável. Tanto é que optamos por um nome em uma língua internacional, pronunciável facilmente em qualquer país, e com um branding de fácil conexão com qualquer cultura”, destaca Lohan.

 

Franquias

 

A Milky Moo é baseada em um negócio de franquias, com três modelos disponíveis: quiosques, lojas de rua e shoppings Os valores variam entre R$ 190.000 e R$ 290.000 mil, com retorno médio de 12 a 24 meses. Com 450 unidades rosas espalhadas pelo Brasil, a rede está posicionada em shoppings, hipermercados, outlets e unidades de rua.

 

Você se interessou pelo modelo de franquia da Milky Moo? Ana Clara Costa explica quais os passos para aderir ao negócio. “O contato do novo franqueado se inicia com o time de expansão, que após uma conversa inicial para alinhar expectativas, o acompanha desde o momento de escolha de ponto até a assinatura do contrato com o shopping (quando é o caso) e a COF aqui com a gente”.

 

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Milky Moo – Divulgação

 

A próxima etapa é entrar em contato com a equipe de implantação da marca, que é responsável por acompanhar o franqueado durante o processo de assinatura do contrato até a abertura da loja física. Durante essa fase, o time de capacitação da Milky Moo se encarrega de organizar com o franqueado o treinamento dele na operação da marca, que tem duração de dois dias.

 

“Depois, no momento da abertura, um capacitor é direcionado para unidade para fazer o treinamento e qualificação do time do franqueado. O acompanhamento mais próximo segue com nosso time do Sucesso do Franqueado e nossos Consultores regionais”, reforça Ana Clara Costa.

 

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Milky Moo – Divulgação

 

Ainda segundo a gastróloga, “a Milky Moo se difere de outras franquias do segmento justamente por ter esse acompanhamento próximo junto ao franqueado, além de ser uma marca extremamente cativante”. No site da rede, é possível encontrar mais detalhes sobre o funcionamento das franquias e como se tornar um franqueado Milky Moo.

 

Produtos

 

A Milky Moo conta hoje com 37 sabores de milkshakes no cardápio. Os produtos, que levam nomes de vacas, são divididos em categorias para facilitar a identificação de cada sabor específico: Frutudos, De Cafezin, Kids, Alcoólicos e Chocolatudos. A marca também dispõe da linha Premium, com os sabores Estrela, uma combinação de sorvete de baunilha, mix de castanhas glaceadas e calda de pistache; e Pérola, com sorvete de baunilha, macadâmia glaceada e calda de macadâmia.

 

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Milky Moo – Divulgação

 

“Hoje, no desenvolvimento de novos sabores, buscamos ouvir sempre quais nossos Mooners gostariam e alinhar com as marcas que poderíamos fazer alguma parceria de sucesso, como por exemplo a Nestlé e a Nutty Bavarian, com quem lançamos os últimos sabores. Além disso, outro desafio é nomear cada sabor, já que todos tem nomes de vaquinhas”, explica Ana Clara Costa.

 

Os nomes dos milkshakes são realmente bastante criativos. Você pode escolher entre Malhada (sorvete de baunilha, brigadeiro de leite ninho, bolha oreo e leite ninho em pó), Mimosa (sorvete de baunilha, brigadeiro de leite ninho, calda de morango em pedaços e leite ninho em pó), Pandora (sorvete de baunilha, brigadeiro de leite ninho, nutella e leite ninho em pó), Pintadinha (sorvete de baunilha e ovomaltine) ou Filó (sorvete de baunilha, brigadeiro, brigadeiro de leite ninho, e bolacha em pedaços).

 

Ah, e se você achou que nomes clássicos de vaquinhas como Graciosa, Judite, Dengosa e Lolita deveriam ser dados aos milkshakes da marca, não se preocupe, pois eles certamente figuram  entre os queridinhos do divertido cardápio.

 

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Milky Moo – Divulgação

 

A rede de franquias conta também com produtos que são vendidos em suas lojas. Entre os mimoos estão chaveiros, canecas, copos de café, copos de acrílico, almofadas e pelúcias da Moo. E eles são um verdadeiro sucesso. Não podemos esquecer de mencionar o mascote Moo, que é uma presença constante nos trends das redes sociais

 

De acordo com Ana Clara Costa, desde o começo o objetivo da rede era ser muito mais do que uma loja de milkshakes. “[…] sabíamos bem que além dos milkshakes não teríamos outros produtos no cardápio, queríamos ver o milkshake brilhar! E dar a ele um espaço de protagonismo, já que é uma bebida secular mas vivia como coadjuvante de outros pratos. Somamos a ele nossos mimoos, presenteáveis com nossa cara. Além disso, com nosso produto, identidade visual e atendimento, levamos aos nossos consumidores uma experiência de fato, diferente do que o mercado estava oferecendo”, conclui.

 

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Futuro

 

Para 2024, de acordo com Lohan Soares, a expectativa da Milky Moo é ter 700 lojas no país e iniciar o processo de internacionalização. Já em 2025, a meta é alcançar a marca das mil lojas. “Temos profissionalizado o time e alinhado a comunicação com nossos franqueados para tentar garantir a corresponsabilidade dele como investidor local. Com expectativas alinhadas o sucesso é certo”, finaliza.

 

Ana Clara Costa conta ainda uma novidade que deve tomar conta da rede de franquias. “Temos também desenvolvido nosso departamento de ESG e estamos com algumas ações, por exemplo, para aproximar nossos Mooners deficientes visuais e auditivos”, destaca.

 

A trajetória da rede Milky Moo é um exemplo inspirador para aqueles que desejam investir no setor de Food Service no Brasil. Com dedicação e qualidade alinhados à inovação, a marca conquistou não apenas o coração dos Mooners, mas também deixou sua marca no mercado gastronômico nacional.

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