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De professora a empresária no Food Service: conheça a história da Brasil Massas

Com produção de três toneladas de salgados por dia, a empresa chega a faturar R$ 480 mil por mês

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Priscila Figueiredo, Fundadora & CEO do Grupo Coxinha Brasil e da Indústria de Salgados Brasil Massas - Divulgação

 

Qual o brasileiro que não gosta de uma coxinha? Massa inconfundivelmente macia, recheio suculento e casquinha crocante. É de dar água na boca! Seja como petisco em uma festa, lanche rápido ou até mesmo uma refeição completa, a coxinha conquistou o paladar das pessoas e se tornou membro da cultura gastronômica do país.

 

Há quem diga que a coxinha foi inventada na França do século XVIII com o nome croquette de poulet (ou croquete de frango) e formato de pera, como citado no livro ‘L’art De La Cuisine Française Au Dix-Neuvième Siècle’ (ou A Arte da Cozinha Francesa no Século 19), do chef Antonin Carême.

 

Para outros, o nosso salgado favorito teria nascido em terras tupis, mas especificamente na cidade de Limeira, em São Paulo, no comecinho do século XX, após uma cozinheira da princesa Isabel improvisar um prato com frango desfiado e batata amassada para servir ao filho ao filho da princesa.

 

Mas independente da sua origem, essa comida de boteco, que está no ranking dos 100 melhores salgados do mundo segundo a TesteAtla, pode ser mais do que apenas um salgado de massa de batata recheado com frango desfiado. Para muitos, ela pode representar um verdadeiro símbolo da culinária nacional, carregando consigo uma história rica e saborosa que atravessa gerações. É o caso da Brasil Massas, rede responsável pela marca Coxinha Brasil.

 

Com uma jornada marcada por dedicação, evolução e busca por excelência, Priscila Figueiredo deixou a carreira de professora e seguiu o desejo antigo de empreender em um negócio próprio. A empresária investiu na produção do quitute e começou a moldar o que hoje é a Coxinha Brasil, que vai além da produção de simples salgados fritos.

 

Ficou curioso para conhecer a história por trás da empresa? Então não sai daí, que a Rede Food Service te conta tudo!

 

A mudança de carreira

 

Dados do Sebrae apontam que o Brasil é o 7° país com o maior número de mulheres empreendedoras. Segundo a pesquisa ‘Empreendedorismo Feminino 2022’, o total de mulheres à frente de negócios no Brasil atingiu a marca de 10,3 milhões, com 34% delas compondo o setor no país.

 

Esse número representa um aumento de 30% em relação a 2021, marcando um recorde desde o início do monitoramento em 2016. Entre os motivos para empreender está a autonomia junto a vontade de ganhar o próprio dinheiro. E foi impulsionada por esses desejos que Priscila Figueiredo, fez uma mudança radical na sua vida.

 

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Priscila Figueiredo, Fundadora & CEO do Grupo Coxinha Brasil e da Indústria de Salgados Brasil Massas – Divulgação

 

Aos 19 anos, Priscila deu início a carreira como professora, enquanto morava sozinha em Carapicuíba, zona oeste da Grande São Paulo. Formada como Bióloga, Priscila atuou durante quase 15 anos como professora efetiva na rede estadual e  municipal da cidade. No entanto, Priscila sempre carregou consigo o desejo de empreender, que segundo ela surgiu ainda na infância, quando fabricava doces, açaí, pipa e outros itens para vender na porta de casa.

 

Um certo dia, em julho de 2015, enquanto assistia a um programa de empreendedorismo na televisão, Priscila se deparou com uma reportagem sobre a inovadora coxinha no copo, o que despertou seu interesse de imediato. No dia seguinte, ela foi em busca de informações sobre o que seria necessário para iniciar um empreendimento e recorreu ao Sebrae para obter suporte necessário nessa nova empreitada.

 

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Brasil Massas – Divulgação – RFS

 

A partir daí Priscila começou a visualizar o modelo de negócio que viria a se adequar ao seu sonho de empreender e criou a marca Coxinha Brasil, antes mesmo de sequer produzir uma única coxinha.

 

“No início, com pouco ou quase nenhum recurso, eu peguei empréstimo e criei uma estratégia de venda para receber a vista dos clientes, para poder fazer o giro do dinheiro. Após alguns meses de produção e venda dos salgados para algumas lanchonetes, me senti pronta para montar a primeira loja Coxinha Brasil, conta Priscila.

 

Hoje, aos 39 anos, a professora se tornou fundadora & CEO do Grupo Coxinha Brasil e da Indústria de Salgados Brasil Massas, que é responsável pelo fornecimento mensal de cerca de 40 toneladas de salgados para mais de 100 comércios.  ·

 

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A primeira loja e o universo de franquias

 

Após a criação da empresa que é responsável por geri-la, a Brasil Massas, a Coxinha Brasil teve sua origem em julho de 2015, em uma loja modesta, porém com um atendimento de qualidade e produtos de excelência. Priscila conta que “a decoração atraente da loja contribuiu para atrair a atenção dos clientes, resultando no interesse imediato de muitas pessoas em conhecer o modelo de negócio”. Daí em diante, surgiram as primeiras unidades da Coxinha Brasil e também os parceiros da empresa de salgados.

 

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Brasil Massas – Divulgação – RFS

 

A escolha do local, inclusive, foi estratégica, visando a alta circulação de pessoas na região. “Nosso público-alvo é diversificado; costumo dizer que salgados, especialmente a coxinha, são produtos democráticos, que atendem a todas as classes sociais, faixas etárias, gêneros e assim por diante. Afinal, quem não ama uma boa coxinha?”, destaca.

 

Desde o início da sua trajetória, a Coxinha Brasil se destacou com o seu carro-chefe como um símbolo de qualidade e sabor para os consumidores da marca. Mas o sucesso não parou por aí. A empresa inovou e passou a fornecer seus produtos para revenda num modelo de franquias, ampliando assim seus alcance e impacto no mercado do Food Service.

 

“A franquia foi estabelecida 7 anos após a inauguração da primeira unidade, e as demais, operadas por nossos parceiros, serviram como laboratório para testar a padronização nos processos de preparo e atendimento”, explica Priscila.

 

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Brasil Massas – Divulgação – RFS

 

Atualmente, a rede Brasil Massas conta com quatro unidades próprias, duas franqueadas e seis licenciadas, que juntas, faturam mais de R$ 200 mil mensais. Já entre os modelos de negócio vão desde lojas Pocket ao delivery de salgados. No site da empresa é possível ter acesso a mais informações sobre como se tornar um franqueado.

 

Acerca de suporte aos franqueados, a marca dispõe de manuais detalhados, vídeos instrutivos, programas de reciclagem e treinamento mensal para todos os funcionários. De acordo com Priscila, essas ferramentas garantem a consistência e a excelência dos serviços e produtos oferecidos em todas as unidades da Coxinha Brasil.

 

Falta de tempo e recurso

 

Iniciar um novo negócio pode ser uma tarefa árdua, repleta de desafios e obstáculos que exigem adaptação e determinação, além de muito esforço. No caso das mulheres, essas dificuldades podem ser ainda mais difíceis por conta da tripla jornada, que envolve trabalho, serviços de casa e cuidados com a família.

 

Além disso, a falta de capital inicial, ambiente regulatório complexo e burocracia excessiva, tornando o processo de abertura e manutenção de uma empresa mais desafiador, figuram entre alguns dos motivos para o encerramento de novos negócios.

 

Priscila relembra alguns dos problemas enfrentados quando decidiu abrir o próprio negócio. “Uma das maiores dificuldades enfrentadas foi a escassez de recursos financeiros para adquirir matéria-prima, somada à minha inexperiência como empreendedora, o que também representou um desafio significativo”.

 

Mas ela destaca que encontrou soluções para reverter esse cenário. “Para contornar essa questão financeira, adotei uma abordagem estratégica, focando em clientes com potencial de alto volume de vendas. Oferecer produtos juntamente com materiais de comunicação, permitindo que o cliente utilizasse os lucros das vendas para adquirir produtos adicionais diretamente de mim. Além disso, ao oferecer a primeira compra sem custos para o cliente, acelerei o processo de vendas, garantindo uma rápida circulação dos produtos”.

 

A empresária conta que também foi em busca de qualificação para aprimorar e impulsionar o empreendimento. “Para aprimorar minhas habilidades de gestão e organização empresarial, busquei capacitação por meio de cursos oferecidos pelo Sebrae e outras instituições. Essa iniciativa foi fundamental para fortalecer a administração da empresa e melhorar sua eficiência operacional”, ressalta.

 

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Produtos além da coxinha

 

Com uma impressionante capacidade de produção de três toneladas de produtos por dia, o que corresponde a mais de 375 mil salgados por dia e um faturamento médio mensal de cerca de R$ 250 mil, a Brasil Massas trabalha intensamente para manter os mais altos padrões de qualidade, em paralelo a busca constante por melhorias em seus processos. Isso é possível por meio de investimentos em equipamentos de ponta, tecnologia de última geração e treinamentos especializados para a equipe.

 

O principal segredo por trás deste processo? A opinião sincera dos consumidores da marca. É a partir dos importantes feedbacks que a Coxinha Brasil busca um alto grau de perfeição, com rigorosos padrões de qualidade em todas as etapas, desde a seleção da matéria-prima até a distribuição final para hotéis, buffets, franquias de restaurante e também para a Rede Coxinha Brasil.

 

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Brasil Massas – Divulgação – RFS

 

Uma curiosidade sobre Coxinha Brasil é que antes de lançar oficialmente a marca Priscila  passou cerca de seis meses desenvolvendo a receita perfeita, como ela mesmo diz, pois precisava criar um produto diferente dos que já existiam no mercado, mais crocante, sequinho, com um bom recheio e preço acessível aos consumidores.

 

Tanto é que a coxinha no copo é o grande destaque de vendas do cardápio da marca, que também conta com kibes, risoles, mini churros, nhoque na caixinha, salgados assados, bolinhas de queijo, batata frita e o mais recente lançamento: frango frito.

 

“Oferecemos uma variedade de opções que vão desde o café da manhã até o jantar. Todos os nossos produtos são congelados e de fácil preparo; basta aquecer e servir ao cliente. Esse método não apenas reduz o desperdício, mas também simplifica o trabalho e garante a consistência no preparo dos alimentos”, diz Priscila.

 

Planos para o futuro

 

Com um sonho de chegar a marca de quinhentas lojas e ser reconhecida como a melhor coxinha do Brasil, Priscila garante que os próximos passos da marca serão repletos de trabalho, sucesso e evolução constante. “Nosso objetivo é expandir para 24 lojas até o final do ano. Além de aumentar o faturamento de cada unidade, buscamos consolidar nossa marca e nos tornar referência no mercado de salgados”.

 

O lançamento de novos produtos também está no planejamento futuro da empresa. “Acabamos de lançar o frango frito e já estamos explorando a ideia de criar “copos da felicidade” com nossos mini salgados e coberturas irresistíveis”.

 

Com uma história de resiliência, a Brasil Massas segue com a sua missão de oferecer não apenas salgados, mas experiências gastronômicas únicas, bem como soluções rentáveis e inovadoras para os seus parceiros comerciais.

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