Pesquisar
Close this search box.

Selo de Excelência ABF: conheça as redes de franquias de alimentação certificadas em 2023

Água Doce Sabores do Brasil, Divino Fogão, Croasonho e Fichips Food receberam a chancela

SeloABF6
Selo de Excelência ABF: conheça as redes de franquias de alimentação certificadas em 2023 - Divulgação

 

No cenário das empresas de Food Service no Brasil, o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) se destaca como um distintivo de qualidade e confiabilidade para as redes de franquias. O reconhecimento não apenas agrega valor à marca, mas também proporciona aos consumidores uma garantia de padrões de qualidade de operação e suporte aos franqueados.

 

A premiação, que chega a 33° edição em 2024, é concedida anualmente pela ABF às redes de franquias que atendem a critérios específicos de excelência estabelecidos pela entidade. Há 33 anos o Selo tornou-se um símbolo de prestígio no setor de franchising brasileiro, reconhecido tanto por franqueadores quanto por franqueados e consumidores.

 

Mas de que forma funciona o Selo de Excelência da ABF e qual a sua importância para o mercado de franquias de Food Service brasileiro? A Rede Food Service te conta.

 

Selo de Excelência ABF

 

O Selo de Excelência da ABF, considerado a certificação mais importante do mercado de Food Service brasileiro, nada mais é que um indicador de qualidade dado à empresa franqueadora por seus parceiros franqueados. Ou seja, as redes realizam a inscrição no SEF e os seus franqueados respondem a uma pesquisa, feita pelo instituto independente Nielsen, com o objetivo de avaliar diversas características das redes.

 

SeloABF4
Rodrigo Abreu, Diretor de Comunicação e Marketing da ABF – Divulgação

 

De acordo com o diretor de Comunicação e Marketing da ABF, Rodrigo Abreu, “a pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens, aspectos que se refletem de forma positiva na ponta para o consumidor também”, conclui.

 

A certificação, inclusive, é dividida em quatro categorias: Pleno, que premia marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e dois anos de atuação no mercado; Sênior, que reúne redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e cinco anos no franchising; Máster, direcionado a franquias com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em operação no setor há pelo mais de dez anos; e Mega, voltado a marcas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising há 15 anos.

 

Critérios de certificação

 

O processo de certificação do Selo de Excelência da ABF para as redes de Food Service envolve uma análise detalhada de diversas particularidades da operação da franquia, incluindo suporte ao franqueado, qualidade dos produtos ou serviços, relacionamento com os franqueados, inovação, estratégias de marketing, rentabilidade, sustentabilidade da rede, entre outros. Essa avaliação é conduzida por meio de um questionário estruturado, respondido online pelos próprios franqueados, que avaliam sua satisfação e experiência com a franquia.

 

O questionário de satisfação, como é chamado, possui  21 perguntas – cada uma com peso diferente na somatória do índice – que são agrupadas em 5 indicadores de performance, classificados como Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade. O levantamento concede ainda um tipo de bônus que se baseia em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro.

 

Toda a pesquisa dura, aproximadamente, cinco meses. Rodrigo Abreu explica que, “os dados são computados e o Selo é concedido às empresas que, em uma escala de 0 a 100, alcancem uma nota final que seja igual ou superior a 75”. É importante ressaltar que a franqueadora não tem envolvimento no processo de pesquisa e não tem conhecimento sobre o teor individual dos questionários respondidos.

 

Importância do Selo

 

O Selo de Excelência da ABF desempenha um papel fundamental no mercado de franquias do Food Service brasileiro, tanto para franqueadores quanto para franqueados e consumidores. Em 2023, por exemplo, a 32ª edição do SEF condecorou 225 marcas, sendo 63 redes na categoria Pleno, 82 na Sênior, 58 na Máster e 22 na Mega. Do número total, 45 foram redes do segmento de alimentação fora do lar.

 

No que diz respeito aos franqueadores, o Selo é um reconhecimento do trabalho árduo e do compromisso com a excelência em todos os processos da operação da franquia, além de ser responsável por incentivar as franquias a melhorar continuamente os serviços e operações, como ressalta Rodrigo Abreu. “Considerando o grupo de selistas como um todo, notamos uma maior atenção a processos, uma busca por aprimorar o relacionamento dentro da rede e uma presença maior dos temas ESG (Energia Limpa, Carbono Zero e Desperdício de Alimentos) e na Inovação, com  a integração entre canais e digitalização dos pedidos e Inovação”, diz Rodrigo Abreu.

 

Outro aspecto interessante do Selo, é que após a finalização do levantamento, as franquias recebem um feedback com as percepções dos franqueados, o que pode ajudar a estimular a evolução do negócio. “Algumas redes se inscrevem apenas para este diagnóstico e não para o Selo em si. Este documento, quando bem aproveitado, pode servir de norte para identificar com mais precisão pontos de atenção e oportunidades de melhoria”, pontua Rodrigo Abreu.

 

Mercado de Franquias no Brasil supera expectativas, cresce 13,8% e chega a R$ 240,661 bilhões em 2023

 

Franquias certificadas

 

Na percepção das redes premiadas, o Selo é resultado de muito trabalho e esforço para se consolidar no mercado de Food Service. Além de validar a qualidade e excelência das operações, a chancela representa um reconhecimento oficial do compromisso das franquias com bons padrões de gestão, que vai desde o atendimento ao franqueado até a garantia de satisfação do cliente.

 

Em suma, o Selo de Excelência da ABF desempenha um papel crucial na promoção da qualidade e da excelência no mercado de franquias do setor de Food Service brasileiro, beneficiando franqueadores, franqueados e consumidores e contribuindo para o crescimento sustentável e a prosperidade do setor como um todo.

 

  • Água Doce Sabores Do Brasil

 

Com 34 anos de existência no segmento de Food Service, a rede Água Doce Sabores Do Brasil já foi premiada com o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) 18 vezes. De origem humilde, seu idealizador, Delfino Golfeto, sonhava em estabelecer um espaço gastronômico, focado em proporcionar um ambiente familiar com excelência no atendimento aos clientes. Em 1990, na garagem de casa, Delfino concretizou a ideia de unir seu conhecimento e apreciação por cachaças a um restaurante, originando a marca que também é conhecida como Água Doce Cachaçaria.

 

SeloABF5
Julio Bertolucci, Diretor da Água Doce Sabores do Brasil – Divulgação

 

Desde 2005, quando a Água Doce Sabores do Brasil conquistou o primeiro SEF, ficou claro que a melhor forma de alcançar a satisfação dos franqueados seria por meio de uma operação lucrativa. “Foram implementadas ações cruciais na rede, tais como inovação constante, treinamentos da equipe, iniciativas para aprimorar o CMV (Custo da Mercadoria Vendida), lançamentos de produtos com margens mais vantajosas por meio de reengenharia de cardápio, além de negociações aprimoradas com fornecedores homologados, entre outras medidas. Com melhor performance e maiores lucros, além de muito diálogo e transparência, criamos um ambiente para manter alta satisfação dos franqueados. Obviamente, é fundamental oferecer suporte adequado às demandas da rede, entre outras iniciativas que otimizam a operação”, explica Julio Bertolucci, diretor da Água Doce Sabores do Brasil.

 

Além de ajudar no funcionamento e relacionamento da rede com as franquias, receber a chancela da ABF também é uma honra, como destaca Julio Bertolucci. “Essa conquista é resultado do esforço de toda a nossa equipe, dos franqueados e colaboradores dos restaurantes. Isso evidencia o trabalho desenvolvido junto à rede, efetuado com profissionalismo e sinergia, sempre com foco na evolução do negócio e em melhorias constantes em diferentes áreas. Além de atender às necessidades dos consumidores ao oferecer refeições brasileiras de qualidade, valorizamos a relação próxima com os franqueados para continuarmos progredindo”, conclui Bertolucci.

 

  • Divino Fogão

 

Para a rede Divino Fogão, que atua no setor de Food Service há 40 anos, a conquista do Selo é como um importante termômetro de gestão. Segundo Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão, “uma vez que a pesquisa levanta dados sobre performance operacional, maturidade e expansão, entre outros fatores, é muito gratificante receber esta chancela, pois nos mostra que estamos no caminho certo para crescermos ainda mais como uma excelente opção para investir no mercado de alimentação. A cada ano em que conquistamos a certificação auxilia na fortificação de nossa marca tanto internamente quanto para os consumidores”.

 

SeloABF3
Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão – Divulgação

 

O Divino Fogão, que atualmente conta com mais de 210 pontos de vendas que incluem operações em shopping centers e projeto de dark kitchen, nasceu em 1984 com a ideia de servir “comida de fazenda”, ou seja, alimentos fresquinhos a qualquer momento do dia e que estão há séculos no gosto popular. Entre as opções, arroz, feijão, saladas, guarnições, carnes de todos os tipos e sobremesas, em um buffet.

 

Para o futuro da marca, o Divino Fogão tem boas expectativas em relação ao Selo de Excelência. “Esperamos seguir conquistando a chancela nos próximos anos e estamos investindo constantemente em treinamentos com os franqueados e com a equipe de atendimento nos restaurantes da marca, além de buscar novas estratégias e inovações”, conclui Reinaldo Varela.

 

  • Croasonho

 

Um outro lado importante do Selo de Excelência é a parceria construída entre a franquia e a ABF, como afirma  Rodrigo D’agostino, gestor da Croasonho. “Temos uma relação muito boa com a ABF, colaborando sempre para o fomento do mercado de franchising pelo Brasil, buscando torná-lo cada vez maior e gerando oportunidades para os novos empreendedores. Estamos sempre presentes nas feiras da associação, nas quais conseguimos mostrar nossas inovações e gerar negócios”, diz Rodrigo.

 

SeloABF1
Rodrigo D’agostino, gestor da Croasonho – Divulgação

 

Com 27 anos de atuação no mercado de Food Service, a Croasonho se destacou no ramo gastronômico por oferecer pães de croissant artesanais com massa crocante e recheios surpreendentes. Presente em dez estados brasileiros, a marca acredita que a certificação representa uma maior confiança na franquia por parte dos clientes.

 

“Acreditamos que o Selo fortalece nossa imagem tanto no relacionamento B2C (Business to consumer), quanto no B2B (Business to business). Este segundo perfil, em especial, por ter uma vinculação direta com a Holding, tem um reconhecimento mais palpável, direto; mas sabemos que tal influência chega também ao consumidor final”, ressalta Rodrigo.

 

  • FiChips Food

 

Além do status de qualidade, receber o Selo de Excelência estimula as redes a superar alguns percalços, como é o caso da FiChips Food. “O principal desafio é a busca constante em melhorias de processos para manter a padronização da marca. Para superar esses obstáculos o fator crucial são os treinamentos e consultorias, trabalhando em conjunto não somente com os franqueados, mas também com os gerentes das unidades”, explica Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food.

 

SeloABF2
Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food – Divulgação

 

De acordo com Hermes Bernardo, receber o Selo, que tem o típico prato britânico fish and chips (peixe e fritas) como carro chefe, mas com um toque brasileiro no tempero, também influencia na busca por inovação e melhoria da franquia em termos de produtos, serviços e/ou operações. “Atualmente sabemos que a tecnologia está ligada a escala de uma marca, não somente pensando em questões internas, mas principalmente no consumidor final, com isso implantamos um programa de fidelidade digital, para avaliação dos clientes e demais ferramentas de tecnologia que ajudam na gestão como um todo”, explica.

 

De olho no Selo de 2024, Hermes Bernardo fala que a FiChips Food espera conquistar o 3º Selo de Excelência consecutivo. “Para a conquista dessa chancela, buscamos ao máximo o alcance de metas e resultados expressivos junto aos franqueados, com campanhas efetivas e capacitando os times das unidades”, diz Hermes.

 

Selo de Excelência ABF em 2024

 

Este ano, o prêmio chega a sua 33° edição com um interesse crescente nas redes franqueadoras e reconhecimento de mercado. “O SEF é uma importante referência não apenas para candidatos a franqueado, mas até para bancos, fundos de investimento e potenciais investidores privados. O SEF é também uma importante ferramenta de gestão, pois também pode ser visto como uma espécie de auditoria externa do estado atual do relacionamento franqueador-franqueado, apontando pontos fortes e pontos que demandam atenção”, destaca Rodrigo Abreu,  diretor de Comunicação e Marketing da ABF.

 

No quesito novidades, a premiação pretende se aprofundar mais nos pilares ligados ao ESG, valorizando a prática. Acerca das expectativas para as redes de franquias de alimentação, Rodrigo Abreu tem bons pressentimentos. “Tivemos uma boa demanda de inscritos e com o cenário menos turbulento do ano passado, especialmente a consolidação das atividades presenciais, temos boas perspectivas para este ano”, fala.

 

Leia outros conteúdos sobre Redes e Franquias aqui na Rede Food Service!

maria luna contato foodservice
Maria Luna
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...