Não há nada mais brasileiro do que tomar um sorvete gelado em um dia quente para poder se refrescar e amenizar um pouco as altas temperaturas, não é mesmo? É um prazer simples, mas reconfortante. Especialmente quando provamos os mais variados sabores e texturas dessa delícia que pode ser artesanal, no palito, premium, picolé, de massa, gelato ou no pote. Por isso, quando o assunto é sorvete, a Chiquinho Sorvetes domina o mercado nacional com muita doçura e tradição.
Com uma história de mais de 40 anos no Food Service, a Chiquinho nasceu no coração de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Frutal, no interior. De lá pra cá, muitos aprendizados, trabalho duro e sucesso pavimentaram o caminho da pequena empresa familiar criada em 1980.
Francisco Olímpio de Oliveira, carinhosamente conhecido como Chiquinho, e o seu filho, Isaias Bernardes de Oliveira, foram os responsáveis pela idealização e criação da marca. Com uma receita de sorvete de casquinha que ficou famosa na região de Frutal, a Chiquinho conquistou os moradores locais e viu seu negócio properar rapidamente.
Quatro décadas depois, a rede se transformou numa holding responsável por administrar 790 lojas ativas e espalhadas por 26 estados brasileiro e no Distrito Federal. A decisão de se tornar uma holding, inclusive, teve como objetivo aprimorar todos os processos da marca e amparar os franqueados em todas as áreas.
Em 2023, a rede também inaugurou 69 lojas e atingiu a marca de mais de 32 milhões de clientes atendidos e de 53 milhões de sorvetes vendidos. Números que consolidam a Chiquinho no setor do Food Service e reforçam o compromisso da marca com o público.
Ficou curioso para saber mais sobre a receita de sucesso da Chiquinhos Sorvetes? Vem que a Rede Food Service te conta tudo o que você precisa saber sobre a marca que é considerada uma das maiores redes de sorveterias do Brasil.
De Frutal para o Brasil
Em 1980, Isaias Bernardes tinha 18 anos e trabalhava como ajudante num armazém na cidade de Frutal. Ele era responsável por empacotar compras, fazer entregas de bicicleta e auxiliar em outras tarefas no local. No entanto, mesmo gostando do trabalho, Isaias almeja algo além dessa rotina. Foi então que o seu pai, Francisco Olímpio, ou Chiquinho para os conhecidos, deu a ideia de abrirem um negócio juntos.
Inspirado pela proposta, o jovem logo decidiu abrir uma sorveteria, dando o nome dela em homenagem ao pai. A Chiquinho Sorvetes nasceu a partir do trabalho e dedicação de pai e filho. Com produtos de qualidade, a pequena loja atriu clientes locais e o crescimento foi iminente.
De acordo com Pablo Bernardes, vice-presidente da CHQ Companhia de Franchising e filho de Isaias Bernardes, o avô e o pai logo começaram a compartilhar a receita autoral dos sorvetes artesanais, que levavam ingredientes considerados fundamentais por Isaias, com amigos e familiares. Situação que fez com que eles se interessassem pelo negócio e abrissem unidades da Chiquinho em cidades da vizinhança.
Cerca de cinco anos após a criação da loja, Isaías viu a oportunidade de expandir a empresa e inaugurou a primeira filial na cidade de Guaíra, em São Paulo. Daí em diante, a Chiquinho se espalhou por várias cidades do interior do Brasil.
“Com o crescimento, estava ficando cada vez mais desafiador manter a padronização, foi quando decidimos entrar para o mercado de franchising. Em 2010, criamos a CHQ – Companhia de Franchising. Isso acelerou nosso processo de expansão e de forma rápida, mas bastante organizada. Logo, a marca começou a crescer e se espalhar para outras regiões. Hoje, somos a maior rede de sorveterias do Brasil com quase 800 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros”, explica Pablo.
Com sede em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, a CHQ Companhia de Franchising foi fundada para fazer a gestão da rede Chiquinho Sorvetes, além da administração de outras sete empresas, criadas para dar suporte às operações da Chiquinho. São elas: OLP – Logística e Armazém, IB Foods – Distribuidora Alimentícia, Lis Bitencourt Marketing Criativo, ITF – Inteligência e Tecnologia em Franchising e Casa Berolli.
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Modelo de negócio e franquias
A Chiquinho tem um modelo de negócio versátil, por isso é capaz de atender os públicos tanto de pequenas cidades quanto de grandes centros urbanos e comerciais. Atualmente, a rede oferece seis modelos de operações distintos, segundo Pablo Bernardes. Essa flexibilidade é um dos pontos de destaque da marca, sendo um fator que continua a atrair um número crescente de investidores e de clientes.
Entre as opções de lojas disponíveis está a tradicional, que conta com investimento inicial a partir de R$ 450 mil (podendo variar de acordo com o tamanho e infraestrutura do local, exigências do shopping, impostos, frete etc), faturamento médio mensal de R$ 80 a R$ 85 mil, lucro médio mensal entre 17% e 22% e um prazo de retorno de 24 a 36 meses.
A loja de shopping, investimento inicial a partir de R$ 400 mil (podendo variar de acordo com o tamanho e infraestrutura do local, exigências do shopping, impostos, frete etc), faturamento médio mensal de R$ 90 mil a R$ 95 mil, lucro médio mensal entre 17% e 22% e um prazo de retorno de 24 a 36 meses.
Nas lojas básicas, onde o franqueado precisa desembolsar inicialmente a partir de R$ 380 mil (podendo variar de acordo com o tamanho e infraestrutura do local, exigências do shopping, impostos, frete etc). O faturamento médio fica em torno de R$ 50 mil a R$ 55 mil e o lucro médio mensal entre 20% e 25%. Já o prazo de retorno varia de 24 a 36 meses.
Na modalidade dos quiosques, o investimento inicial funciona a partir de R$ 330 mil (podendo variar de acordo com o tamanho e infraestrutura do local, exigências do shopping, impostos, frete etc), o faturamento médio mensal de R$ 65 mil a R$ 70 mil, lucro médio mensal entre 20% e 36% e um prazo de retorno de 24 a 36 meses.
Já a opção do módulo externo requer um investimento inicial de R$ 390 a R$ 420 mil (podendo variar de acordo com o tamanho e infraestrutura do local, exigências do shopping, impostos, frete etc), faturamento médio mensal de R$ 60 mil, lucro médio por mês entre 20% e 25% e um prazo de retorno de 24 a 36 meses.
O modelo de negócio mais recente da marca foi apresentado ao mercado no ano passado, o Quiosque Externo. “A unidade mais compacta pode ser instalada em espaços a partir de 9m² (metros quadrados) e ainda manter a capacidade operacional de estruturas mais espaçosas. O formato de negócio foi pensado para ocupar pontos estratégicos fora das lojas convencionais, como outlets, galerias, estacionamentos de shoppings e postos de combustíveis”, explica Pablo Bernardes.
Sorvetes da Chiquinho
Uma receita exclusiva à base de sorvete, esse é o princípio da Chiquinho. De acordo com Isaias Bernardo, fundador e presidente da Chiquinho Sorvetes, o diferencial da rede de franquias está no padrão de excelência dos produtos. “Estamos sempre em busca de novas opções para oferecer aos clientes uma grande variedade de sabores e combinações”, destaca.
São mais de 100 produtos presentes no cardápio com uma ampla variedade de sabores e texturas, que percorre desde os clássicos e tradicionais até receitas exclusivas e inovadoras. Os carros-chefes da empresa são compostos pelo Top Mix, Casquinhas, Cascões, Milk-shakes e o exclusivo Shake Mix, o sorvete que vira de cabeça pra baixo sem cair.
Mas o cardápio não para por aí. Além das opções geladas, os clientes podem desfrutar de uma linha de produtos quentes como Fondues de Frutas, Chocolate, Cappuccino e Affogato. Também é possível escolher entre os saborosos Mix Fruit, Cream Tasty, Sunday e Big Sunday, Petit Gateu, Café Shake, Linha Kids, Linha Ovomaltine e Linha Açaí. Chega deu água na boca!
Pablo Bernardo ressalta que a busca pela inovação a fim de continuar surpreendendo os clientes é um impulsionador importante para a empresa. “Além de oferecer produtos exclusivos em campanhas sazonais, estamos constantemente incrementando nosso cardápio com lançamentos de novos itens para atender um público cada vez mais ávido por novidades”.
É válido ressaltar que a Chiquinho realiza, junto a uma equipe interna, testes rigorosos com todos os produtos da marca, com o objetivo de garantir o padrão de qualidade e excelência que os clientes merecem e desejam.
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Suporte aos franqueados
Em termos de suporte aos franqueados e treinamento de equipe, Pablo Bernardo afirma que esses aspectos foram responsáveis por acelerar o crescimento da rede nos últimos anos.
“Como nossa prioridade é oferecer um atendimento de excelência e padronizado para o consumidor final, é necessário garantir que todos os franqueados tenham as mesmas habilidades e condições de trabalho. Por isso, investimos em um modelo de suporte 360º que atende a rede em todas as frentes da operação. Nossa holding é formada por empresas próprias e especializadas em marketing, arquitetura, tecnologia, distribuição e logística”, explica.
Assim, os franqueados conseguem direcionar seu foco para as questões mais estratégicas da operação. O suporte mais personalizado também tem impulsionado o aumento no número de franqueados múltiplos da Chiquinho, segundo Pablo. Atualmente, a cada 10 novas franquias comercializadas, seis são adquiridas por franqueados interessados nesse modelo.
A empresa também conta com um setor dedicado a prestar treinamento para os franqueados, gerentes e atendentes. “Esse cuidado é necessário para que o cliente da região nordeste possa ter a mesma experiência de quem frequenta uma loja no extremo sul do país”, diz Pablo.
Pablo ainda acrescenta sobre a participação ativa que os franqueados têm em seus negócios. “Nós prezamos por um perfil ideal de franqueado que atue de forma participativa na gestão do negócio. Além de possuir as qualidades que se espera para um empreendedor, ele deve participar da rotina da loja e ter capacidade de liderar e motivar sua equipe”.
Fidelização dos clientes
Anualmente, a Chiquinho promove ao menos três grandes campanhas institucionais que englobam todos os franqueados. Durante essas iniciativas, os clientes são apresentados a novos produtos desenvolvidos em parceria com marcas de renome nacional e internacional.
Ações promocionais de desconto em datas comemorativas e consolidadas no calendário varejista brasileiro também fazem parte do marketing da rede. “Entendemos que oferecer essas promoções são ótimas oportunidades para os lojistas impulsionarem as vendas e ainda estreitar o relacionamento com o consumidor”, reforça Pablo.
Pavimentando o futuro
O processo de expansão da marca, iniciado em 2010, continua de maneira bem acelerada Neste mês de março, a Chiquinho atinge a marca de 800 franquias em operação. Mas esse número deve crescer rapidamente como dianta Pablo Bernardo. “Muito em breve, chegaremos a 900 unidades. Isso porque, além de 35 inaugurações agendadas, temos outras 115 implantações em andamento. O que mostra que estamos em grande expansão”.
Mas eles não devem parar por aí. Para manter esse ritmo de crescimento, Pablo ressalta que a Chiquinho está presente em todas as principais feiras de franquia do Brasil. “Dessa forma, conseguimos levar nosso modelo de negócio para mais investidores interessados no mercado de franchising”.
A Chiquinho também investe em novidades que possam atrair e surpreender os consumidores da marca. Um exemplo disso foi o lançamento do Bubble Waffle, que passou a ser integrado no cardápio em 2023 após ser apresentado ao público durante uma campanha de edição limitada. Para 2024, o consumidor pode esperar mais novidades que surgirão ao decorrer do ano.
“Como disse antes, a Chiquinho está sempre em busca de inovação e de oferecer produtos de qualidade e com um atendimento de excelência. Esses, com certeza, são aspectos que se alinham às nossas missões e valores. Além de atender nosso universo de franqueados, a rede começou a oferecer serviço para terceiros. Hoje, nossa empresa de tecnologia também atua oferecendo soluções especializadas para o Franchising.”, conclui Pablo.