Pesquisar
Close this search box.

FRANGO FRITO PERFEITO como uma boa aposta para investir no atual mercado food service

Saiba como produzir e vender um frango frito de qualidade no seu negócio de food service

FrangoFrito7
FRANGO FRITO PERFEITO como uma boa aposta para investir no atual mercado food service - RFS

 

Você sabia que o Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor de frango do mundo, sendo que 66,8% dessa popular proteína produzida em solo nacional fica para o mercado interno, o que resulta em um consumo médio anual de 45,2 kg por habitante? E que a cada 2 brasileiros, 1 afirma que as frituras fazem parte de seu cardápio básico?

 

Por isso, que tal APRENDER A COMO PRODUZIR E COMERCIALIZAR UM FRANGO FRITO DE QUALIDADE, COM DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO ÓLEO OU GORDURA IDEAL?

 

Afinal, “o frango frito já conquistou o seu espaço no cenário de alimentação e entrou para a lista dos queridinhos dos brasileiros. O frango é a proteína mais consumida do país, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal.  Esses dados mostram que existe grande potencial de crescimento de mercado, principalmente, se trabalharmos com um produto competitivo e amado pelos consumidores”, destaca Alexandre Cezilla, Diretor de Vendas e Rentabilidade da ZAMP, a máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no Brasil.

 

FrangoFrito1
Alexandre Cezilla, Diretor de Vendas e Rentabilidade da ZAMP – Divulgação

 

Danilo Batista Santana, empresário do ramo fast-food, sendo, hoje, é o Chef Responsável pelo Papadels Frango Frito e Frangonilo Frango no Balde, ressalta que “o frango frito é muito querido na mesa do brasileiro por ser uma carne barata. Assim, o seu preço acaba sendo acessível para o bolso de qualquer família e tem uma grande procura, com retorno de 15% a 20% de lucro para o lojista”, revela.

 

Andrea Bastos, Gerente de Marketing da Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, sendo referência por meio da marca Doratta, que é a detentora de 58,5% do mercado brasileiro de óleos e gorduras de palma no food service e presente no mercado nacional há mais de 10 anos, destaca “o produto frango frito ganhou muita importância no mercado de alimentação nos últimos anos. Sabemos disso pois os operadores e donos de redes e negócios que trabalham com este tipo de produto, procuram muito as nossas soluções”.

 

FrangoFrito4
Fernanda Suzumura, Docente da área de Gastronomia do Senac – SP – Divulgação

 

Fernanda Suzumura, Docente da área de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Paulo acrescenta que “o frango frito, geralmente, é um prato popular e amplamente apreciado em muitas culturas ao redor do mundo. E, se houver uma demanda significativa por alimentos rápidos, saborosos e reconfortantes em sua área de atuação, o frango frito pode ser uma escolha sólida. Até porque o frango é o alimento mais aceito pelo paladar brasileiro. Por isso, investir na produção e comercialização de frango frito no Brasil pode ser uma oportunidade interessante por várias razões. O frango frito é uma variação popular que atrai uma grande base de consumidores e, assim como em muitos outros lugares do mundo, o Brasil tem uma cultura alimentar que aprecia pratos fritos e saborosos. Portanto, o frango frito se encaixa nesse perfil e pode ser bem recebido pelos consumidores brasileiros. Além disso, investir na produção e comercialização de frango frito no Brasil pode ser uma decisão estratégica para empreendedores que buscam explorar as oportunidades no mercado de alimentos e atender às necessidades e preferências dos atuais consumidores brasileiros”, sinaliza.

 

Celso Henrique Minami, franqueado da Frangonilo, em Guararapes, interior de São Paulo, assinala que “os brasileiros consomem bastante a proteína do frango por ser uma opção mais em conta nos dias de hoje e, culturalmente, existe o consumo”, afirma.

 

A ORIGEM DO FRANGO FRITO

 

Apesar de ser uma receita já bastante popular e comercial entre os brasileiros, muita pouca gente ainda conhece a origem do frango frito que, de acordo com Suzumura, Docente do Senac São Paulo, “é amplamente associada ao Sul dos Estados Unidos. Acredita-se que os primeiros colonos escoceses que se estabeleceram na região tenham trazido consigo a tradição de fritar alimentos em gordura animal, como o frango. No entanto, o prato, realmente, se popularizou na região Sul dos EUA no século XIX. O frango frito tornou-se especialmente associado a culinária afro-americana no Sul, onde as técnicas de fritura eram comuns devido à disponibilidade de gordura animal e à influência das tradições culinárias africanas. Durante o período da escravidão nos Estados Unidos, os escravizados, muitas vezes, cozinhavam frango frito porque era relativamente barato e acessível. Porém, o prato ganhou destaque nacional e internacionalmente ao longo do tempo, tornando-se uma iguaria popular em muitos lugares ao redor do mundo, embora sua origem remonte ao Sul dos Estados Unidos”, contextualiza.

 

FrangoFrito5
Frangonilo Frango no Balde – Janes Fabrício – RFS

 

Santana, do Papadels Frango Frito e Frangonilo Frango no Balde, complementa que “são muitas as histórias e lendas que justificam as origens do frango frito, mas eu acho que, na América, ele se tornou forte por meio do coronel Sanders, da rede de alimentação KFC”, partilha.

 

Minami, da Frangonilo, conta ainda que “segundo estudos, o frango frito teve origem na China. E, hoje, o frango frito no Brasil é uma opção de custos mais baixos, de fácil acesso e um processo mais rápido de se fazer”, ressalta.

 

ATUAL MERCADO DE FRANGO FRITO NO BRASIL

 

Como já adiantado pelos especialistas entrevistados, o atual mercado de frango frito no Brasil está em ascensão e, nesse sentido, Cezilla, Diretor de Vendas e Rentabilidade da ZAMP, frisa que “este é um mercado promissor e em crescimento. O mercado brasileiro de frango continua sua trajetória de recordes em 2024, de acordo com estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A produção da proteína avícola deverá manter seu crescimento neste ano. E dados da Pesquisa Trimestral de Abates de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a produção nacional de carne de frango atingiu 10,1 milhões de toneladas na parcial de 2023, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, estabelecendo um novo recorde histórico. No Brasil, o mercado de frango frito no fast-food tem estimativa de crescer 72% até 2027. E, das pessoas que já comem frango frito, 48% delas já têm o hábito de o fazer, ao menos, uma vez por mês, mostrando que este mercado vive um momento de maturidade e de grande potencial de consumo. Por isso, iniciamos, no ano passado, o projeto de franquias da marca Popeyes para empresários interessados em se aventurar nesse setor. Temos a experiência de atuar na operação de mais de 80 lojas no Brasil, com um produto de qualidade e que tem levado pessoas, assim como mostramos em nossa campanha global, a fazerem as ‘Loucuras que a gente ama’ por um frango frito de Popeyes”, divulga.

 

FrangoFrito3
Danilo Batista Santana, empresário, Chef Responsável pelo Papadels Frango Frito e Frangonilo Frango no Balde – Janes Fabricio – RFS

 

 

Suzumura, Docente do Senac São Paulo, entende que “atualmente, o mercado de frango frito está geralmente sólido e em constante evolução, impulsionado por diversos fatores, como a popularidade contínua, uma vez que o frango frito permanece sendo um prato popular em muitas partes do mundo devido ao seu sabor delicioso e à conveniência. Ele se tornou uma escolha comum para refeições rápidas e lanches, o que mantém a demanda estável. Outro fator é a crescente tendência de delivery e takeaway. Pois, com a mudança nos hábitos de consumo, impulsionada pela pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo na demanda por serviços de delivery e takeout e o frango frito é uma opção popular nesses canais, o que tem impulsionado o crescimento do mercado. E aponto também os fatores de inovação e variedade, conscientização sobre saúde, competição aumentada e tendências veganas e vegetarianas. E, embora o frango frito seja tradicionalmente feito com carne de frango, há uma tendência crescente em direção às opções veganas e vegetarianas. Com isso, empresas estão desenvolvendo alternativas à base de plantas que imitam o sabor e a textura do frango frito a fim de atrair os consumidores conscientes do meio ambiente e da saúde animal. No geral, o mercado de frango frito continua forte e dinâmico, com oportunidades para crescimento e inovação. Os consumidores continuam a apreciar esse prato clássico, mas as empresas devem estar atentas às mudanças nas preferências e demandas do mercado para se manterem competitivas”, orienta.

 

Santana, do Papadels Frango Frito e Frangonilo Frango no Balde, pontua que “o mercado de frango frito está ótimo, pois o produto sempre está com um custo baixo e o frango frito é muito bem aceito na mesa dos brasileiros”, endossa.

 

E Minami, da Frangonilo, sinaliza que “o mercado de frango frito está em expansão no Brasil e, assim como outros produtos que veem do exterior, tem tudo para virar, cada vez mais, costume entre os brasileiros”, acredita.

 

FRITURA PERFEITA como forma de conquistar e fidelizar o cliente no food service

 

COMO COMEÇAR A PRODUZIR E COMERCIALIZAR FRANGO FRITO

 

Ficou interessado (a) em começar a produzir e comercializar frango frito ou aprimorar o seu negócio food service já existente nesse ramo?

 

Logo, saiba que, conforme Cezilla, Diretor de Vendas e Rentabilidade da ZAMP, “em primeiro lugar, é preciso entender o perfil do consumidor e elaborar um cardápio com personalidade, sabor e qualidade. Para isso, a escolha de fornecedores é fundamental nesse processo, que envolve cadeia logística, estudos para evitar perdas e desperdícios e garantir a entrega aos seus clientes e um resultado que ultrapasse as suas expectativas por meio de matérias-primas com alto padrão de qualidade e a garantia da sua origem. Além disso, o empresário deve compilar um estudo de mercado avaliando todos os seus riscos, sua área geográfica de atuação, locação de um imóvel adequado e sua adaptação dentro das regras da Vigilância Sanitária. Assim como, ter todos os laudos e vistorias de segurança necessárias e contar com uma série de equipamentos que auxiliem na operação. Um ponto importantíssimo nessa jornada está na escolha, treinamento e capacitação das equipes que atuarão no seu negócio. Eu acredito que esse seja um dos principais investimentos e deve ser tratado com muito carinho, pois, afinal, são essas pessoas que terão o papel de encantar o cliente e fazê-lo consumir seu produto. E eu acredito também que investimento em comunicação para a divulgação e a criação de sua marca é importante, sendo mais um elo dessa corrente para que o empreendedor inicie o seu novo negócio. E isso porque, como eu costumo dizer aos colegas, ‘quem não é visto não é lembrado’. A Popeyes, por exemplo, com a experiência de 7 anos no mercado brasileiro e mais de 50 em todo o mundo, tem equipes preparadas para auxiliar empresários a construir um negócio de sucesso no mercado de frango frito. Todos os pontos elencados são realizados pelas nossas equipes de desenvolvimento e de franquias para entregar a solução ideal de cada caso. Somado a isso, graças a estrutura da ZAMP, a maior operadora de restaurantes próprios do Brasil, o franqueado conta com tecnologia de ponta para sua operação, estudo de viabilidade de negócio, além de estar amparado por uma marca forte e mundialmente conhecida”, informa.

 

FrangoFrito8
FRANGO FRITO PERFEITO como uma boa aposta para investir no atual mercado food service – RFS

 

Andrea Bastos, da Agropalma, destaca que “os distribuidores que trabalham com a linha Doratta, atendem operadores e donos de negócios de alimentação com amostras e muitas vezes, orientações sobre o nosso produto. Muitos negócios de frango frito, após terem suporte e conhecerem a linha Doratta, acabam melhorando a qualidade do produto, a performance de preparo e reduzindo custo”.

 

Suzumura, Docente do Senac São Paulo, esclarece também que “começar a produzir e comercializar frango frito pode ser um empreendimento emocionante, mas requer planejamento cuidadoso e diligência. Algumas etapas para começar é a pesquisa de Mercado. Antes de tudo, conduza uma pesquisa de mercado detalhada para entender a demanda pelo produto na sua área de atuação. Analise a concorrência local, identifique os principais concorrentes e avalie as tendências de consumo. Depois, desenvolva um plano de negócios abrangente e que inclua sua proposta de valor, análise de mercado, estratégia de marketing, plano operacional e projeções financeiras. Isso ajudará a fornecer uma estrutura para o seu negócio e a identificar oportunidades e desafios. Na sequência, verifique os requisitos legais e regulatórios para operar um negócio de produção e comercialização de alimentos em sua região. Isso pode incluir obtenção de licenças sanitárias, registro na vigilância sanitária, alvará de funcionamento e outras certificações necessárias. Escolha uma localização adequada para o seu negócio, levando em consideração fatores como acessibilidade, visibilidade, espaço para produção e conformidade com regulamentações locais. Certifique-se de ter a infraestrutura necessária, como equipamentos de cozinha, área de armazenamento e instalações sanitárias adequadas. Estabeleça parcerias com fornecedores confiáveis para garantir um suprimento constante de ingredientes de qualidade. Certifique-se de selecionar fornecedores que atendam às suas necessidades de volume, qualidade e preço. Experimente diferentes receitas, temperos e métodos de preparo para desenvolver um produto de frango frito que se destaque no mercado. Considere as preferências do seu público-alvo e busque feedback dos clientes para aprimorar o produto. Desenvolva uma estratégia de marketing abrangente para promover o seu negócio e atrair clientes. Isso pode incluir a criação de um site, uso de mídia social, distribuição de panfletos, parcerias com outros negócios locais e participação em eventos comunitários. Ofereça um excelente atendimento ao cliente para construir uma base de clientes fiéis. Certifique-se de fornecer um serviço amigável, rápido e eficiente e esteja aberto ao feedback dos clientes para melhorar continuamente seus produtos e serviços. Mantenha registros financeiros precisos e monitore, de perto, as suas despesas e receitas. Estabeleça um sistema de precificação que cubra seus custos e gere lucro e esteja preparado para ajustar sua estratégia financeira conforme necessário. E garanta ainda que a sua operação esteja em conformidade com as normas sanitárias e de segurança alimentar. Isso inclui práticas de higiene adequadas, armazenamento seguro de alimentos e manuseio correto de resíduos. Não esqueça também de sempre ter um descarte correto do óleo. Pois, começar um negócio de produção e comercialização de frango frito pode ser desafiador, mas, com planejamento cuidadoso, dedicação e trabalho duro, você pode construir um negócio bem-sucedido e lucrativo”, ensina.

 

FrangoFrito9
FRANGO FRITO PERFEITO como uma boa aposta para investir no atual mercado food service – RFS

 

Santana, do Papadels Frango Frito, por sua vez, indica que “tem várias receitas na Internet que podem te ajudar a começar. Mas, eu recomendaria procurar algum profissional para ir te orientando. No meu caso, por exemplo, a minha experiência com frango frito começou em Londres, na Inglaterra, em meados dos anos 2000, quando eu trabalhei no maior fast-food de frango frito do mundo. Eu era jovem e precisava da grana para me bancar na Europa. No entanto, eu peguei gosto pela coisa e, 12 anos depois, eu abri a minha loja no Brasil”, compartilha.

 

Minami, da Frangonilo, orienta que “procure se especializar no processo até que o seu produto chegue a uma qualidade de excelência. Eu, por exemplo, criei molhos diferenciados como acompanhamento para o frango frito. Eu trabalho com alimentação já há alguns anos e tinha o sonho de trabalhar com frango frito. E, conversando com um amigo, ele me ofereceu a oportunidade de começar a trabalhar com essa receita. Hoje, o frango frito ainda não é minha fonte principal de renda, mas tenho a pretensão que, em breve, irá se tornar. Sendo assim, a minha orientação é que trabalhe de forma compacta, sem ter altos custos”, resume.

 

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO ÓLEO OU GORDURA IDEAL AO TRABALHAR COM FRANGO FRITO

 

Outro ponto de atenção para todo e qualquer negócio food service cujo produto carro-chefe seja o frango frito é a escolha da gordura e/ou óleo ideal em que a receita será preparada. E, hoje em dia, entre as soluções mais utilizadas pelos operadores desse tipo empreendimento de alimentação é a gordura de palma.

 

Segundo Andrea Bastos, Gerente de Marketing da Agropalma, “a linha Doratta foi especialmente elaborada para o mercado profissional de alimentação fora do lar e a Doratta Fry foi lançada em 2013. Doratta Fry é uma solução de gordura de palma para fritura profissional. E a Doratta Mix é sua versão mais fluída e, especialmente, elaborada para os mercados do Sudeste e Sul do país, que possuem as temperaturas mais frias. A Doratta é mais resistente às altas temperaturas e à formação dos compostos de degradação quando comparada com outros tipos de óleos para fritura nas mesmas condições de uso. Por isso, possibilita mais tempo de utilização e maior economia. Além disso, a Doratta possui sabor e odor neutros, preservando as características originais dos alimentos. Nós oferecemos desempenho superior atrelado à economia porque a Doratta rende mais quando comparada a outros tipos de óleo”, ressalta.

 

FrangoFrito2
Celso Henrique Minami, franqueado da Frangonilo – Divulgação

 

A Gerente de Marketing da Agropalma divulga ainda que, atualmente, “todos os estabelecimentos que preparam e comercializam alimentos para consumo fora do lar e que prezam por qualidade superior e melhor custo benefício já utilizam os produtos Doratta. Afinal, ao longo dos anos, a Doratta conquistou uma legião de clientes fiéis que compram o produto por meio dos nossos distribuidores espalhados por todo o Brasil. Os nossos produtos estão disponíveis nos maiores distribuidores do Brasil, na versão balde de 14,5kg. E, acessando www.agropalma.com.br, é possível identificar o representante de cada região. Assim como, vale ressaltar que a Agropalma tem um departamento técnico disponível para tirar as dúvidas dos seus clientes, realizar treinamentos e dar todo o suporte necessário”, informa.

 

Santana, do Papadels Frango Frito, endossa que “uma gordura de qualidade influência e muito na qualidade do produto e, com isso, gera a fidelidade dos clientes por estar sempre recebendo um produto sequinho e de muita crocância. Eu indico a Doratta Fry, que é a melhor gordura para se obter uma fritura perfeita tanto na questão de durabilidade, quanto mais ainda em deixar os alimentos sequinhos e crocantes. Desde que adotei a linha Doratta melhorei a performance de preparo, a qualidado do produto e o custo. A gordura de qualidade rende muito mais” assegura.

 

Minami, da Frangonilo, atesta que “o óleo ou gordura é de suma importância no processo de fritura, pois é ele o que irá contribuir para que o frango frito saia perfeito, atingindo uma crocância e maciez necessária. Eu utilizo e indico a gordura vegetal da Doratta, que tem me surpreendido com o desempenho de produção e a sua durabilidade”, relata.

 

FrangoFrito10
FRANGO FRITO PERFEITO como uma boa aposta para investir no atual mercado food service – RFS

 

Cezilla, Diretor de Vendas e Rentabilidade da ZAMP, ratifica que “o óleo correto, com temperatura adequada e, principalmente, seu tempo de uso, garante a qualidade do produto final e tem total interferência na experiência do cliente com relação ao sabor do frango frito. O nosso compromisso em Popeyes, por exemplo, é entregar frangos fritos saborosos, suculentos e crocantes, o qual só é possível, também, graças a correta utilização do óleo de fritura”, garante.

 

Já Suzumura, Docente do Senac São Paulo, explica ainda que “o óleo ou gordura desempenha um papel fundamental no processo de fritura para alcançar o frango frito perfeito. O óleo ou gordura é um excelente condutor de calor. Durante o processo de fritura, o óleo ou gordura transfere calor para o frango de forma rápida e uniforme, garantindo que a carne seja cozida por completo e de maneira uniforme por dentro e por fora. O óleo ou gordura é o responsável por criar a textura crocante característica do frango frito. E, quando o frango é imerso no óleo quente, a água presente na superfície do frango evapora rapidamente, criando uma camada externa crocante. Bem como, o óleo ou gordura adiciona sabor e aroma ao frango frito. E, durante o processo de fritura, os aromas e sabores naturais da gordura são transferidos para o frango, melhorando o seu sabor geral. E uma camada externa de gordura forma uma barreira protetora ao redor do frango, ajudando a selar a umidade interna. Isso ajuda a manter a carne suculenta e macia, enquanto evita que ela fique seca durante o processo de fritura. É importante manter a temperatura do óleo ou gordura dentro de uma faixa específica durante o processo de fritura. Uma temperatura muito baixa pode resultar em absorção excessiva de óleo e uma textura oleosa, enquanto uma temperatura muito alta pode queimar a superfície externa antes que a carne interna esteja cozida. O óleo ou gordura de boa qualidade pode ser reutilizado várias vezes, desde que seja filtrado e armazenado corretamente. Isso ajuda a reduzir os custos operacionais e a minimizar o desperdício. Em resumo, o óleo ou a gordura é essencial para alcançar o frango frito perfeito, proporcionando textura crocante, sabor delicioso e garantindo que a carne seja cozida de maneira uniforme e suculenta. No entanto, é importante escolher o tipo certo de óleo ou gordura e monitorar, cuidadosamente, a temperatura durante o processo de fritura para obter os melhores resultados”, desvenda.

 

MAIS DICAS PARA SE DIFERENCIAR NO ATUAL MERCADO DE FRANGO FRITO

 

Por fim, a pedido da nossa reportagem, os especialistas entrevistados deixam mais dicas de como se diferenciar no atual mercado de frango frito.

 

“Um dos grandes diferenciais do frango frito é a sua versatilidade de consumo, especialmente em momentos de celebração, como happy hours, acompanhando os eventos esportivos, almoço em família, entre outras ocasiões. E isso ficou mais evidente quando Popeyes realizou suas ativações de marca na NBA House, em 2023, em que o frango frito foi uma das estrelas do evento realizado em São Paulo, capital. Além de sanduíches específicos, criados em homenagem aos times de basquete, fizemos baldes temáticos que fizeram grande sucesso ao público fã de NBA, demonstrando a similaridade dos nossos produtos com os amantes de eventos esportivos. Além disso, conhecida por trazer as raízes da culinária característica do Sul dos EUA e ter um processo de preparo único para as suas receitas, a Popeyes é a única rede de fast-food no Brasil que tem Mestres de Cozinha em cada restaurante. Esses profissionais são responsáveis por garantir a qualidade e o sabor do frango frito marinado por 12 horas e empanado à mão, processo que torna o frango crocante, sequinho e suculento. Os Mestres de Cozinha também garantem que as famosas batatas cajún da rede sejam temperadas com o blend de temperos intensos e diferenciados que só Popeyes tem, assegurando o sabor inigualável dos produtos. Nos restaurantes do Popeyes também estão disponíveis as linhas de sanduíches de frango da rede, trazendo o blend de temperos vibrantes do Sul dos EUA para o Brasil. A marca combina ainda os deliciosos molhos da rede com ingredientes frescos para proporcionar uma experiência de sabor única. E, em cada unidade de Popeyes, o cuidado com a qualidade e, principalmente, com o sabor, é um fator preponderante para o sucesso da rede no Brasil”, exemplifica Cezilla, Diretor de Vendas e Rentabilidade da ZAMP.

 

Andrea Bastos, da Agropalma, indica “a qualidade do produto, sem dúvida, é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Os operadores precisam estar atentos aos insumos e soluções que utilizam no preparo de seus produtos. Quando a linha Doratta foi desenvolvida, fizemos pensando em oferecer uma solução que contribuísse de forma efetiva com a qualidade do produto de quem a utilizasse. Somos líderes de mercado porque quem utiliza Doratta entende o quanto o produto interfere positivamente em questões importantes como a qualidade, performance e custo”.

 

“No ramo de frango frito, tem como oferecer muitos diferenciais, sendo desde os cortes, temperos, técnicas de empanamento e fritura, embalagens e molhos. Cada um faz o seu estilo e, assim, conquista a sua clientela”, pontus Santana, do Papadels Frango Frito e Frangonilo Frango no Balde.

 

“Sempre é necessário se capacitar para os conhecimentos administrativos e práticos da área. E a falta de conhecimento prático e o despreparo para uma produção de larga escala geram desperdício e falha em padrão”, alerta Suzumura, Docente do Senac São Paulo.

 

“Pelas técnicas utilizadas, o frango frito empanado fica com a casquinha do empanado bem fina e crocante e a proteína se mantem suculenta”, finaliza Minami, da Frangonilo.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te orientamos e compartilhamos dicas exclusivas de especialistas para te ajudar na Gestão e Mercado do seu negócio de alimentação fora do lar.

 

10 DICAS PARA UMA FRITURA PERFEITA 

 

  1. Escolha da Gordura ou Óleo para uso profissional: Utilize óleos com pontos de fumaça elevados e bom rendimento. Procure por marcas e soluções com credibilidade e formulação específica para fritura profissional;
  2. Temperatura Consistente:Mantenha a temperatura do óleo entre 175°C a 190°C para garantir uma fritura uniforme e crocante;
  3. Pré-Aquecimento:Sempre pré-aqueça a gordura antes de iniciar o processo de fritura. Isso ajuda a selar a superfície dos alimentos, evitando que absorvam muito óleo;
  4. Não Sobrecarregue o equipamento:Frite em porções pequenas para evitar que a temperatura da Gordura diminua drasticamente, o que pode resultar em alimentos encharcados;
  5. Secagem dos Alimentos:Seque bem os alimentos antes de fritar para evitar respingos de óleo e garantir uma fritura mais rápida e uniforme;
  6. Use Farinha ou solução para empanamento de qualidade:A qualidade da crosta de empanamento contribui para que os alimentos fiquem mais crocantes e sequinhos, mantendo os úmidos por dentro;
  7. Não Mexa Demais:Evite mexer constantemente nos alimentos enquanto estão fritando, pois isso pode fazer com que a cobertura se solte e resulte em uma fritura irregular;
  8. Escorra o Excesso de Gordura:Após fritar, coloque os alimentos em uma grade ou papel absorvente para drenar o excesso de Gordura e manter a crocância;
  9. Tempo Adequado de Fritura:Conheça o tempo de fritura ideal para cada tipo de alimento e evite fritar por tempo excessivo, o que pode resultar em alimentos secos e oleosos;
  10. Mantenha a Limpeza: Limpe regularmente o equipamento para evitar a acumulação de resíduos de alimentos que possam afetar o sabor e a qualidade da fritura;

 

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...