Pesquisar
Close this search box.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: pesquisa da Apubra aponta que empreendedoras são responsáveis por 17,4% da gestão das pizzarias

A importância da família inspirou duas associadas da Apubra, de diferentes gerações, na realização do sonho de empreender e fomentar a presença feminina no ramo

Apubra
Dia Internacional da Mulher - Gabriela Bressan da Pizzaria Mamma no MS - Divulgação

 

De acordo com um levantamento realizado a partir da base de informações da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, em mais de 400 pizzarias associadas, apenas 17,4% do gerenciamento dos estabelecimentos do setor é feito por mulheres. Já um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 10,3 milhões de mulheres são donas ou responsáveis por conduzir empresas no país, esse número representa 34% de todos os empreendedores no Brasil.

 

A inserção das mulheres no mercado de pizzarias é um dos propósitos empenhados pela Apubra, que a partir de diálogos, capacitações e identificação de empresárias fomenta ainda mais o setor. “Percebemos que a presença feminina vem crescendo no mercado de pizzarias nos últimos anos e essa mudança no cenário traz uma grande satisfação para nós. Acreditamos que a equidade e diversidade são  essenciais para atribuir equilíbrio na gestão dos negócios, principalmente porque as mulheres já fazem parte desse cotidiano dos estabelecimentos e sempre levaram essa força feminina para dentro das pizzarias, seja para ajudar a família ou até mesmo como participação de atuação do mercado de trabalho”, comenta Leandro Goulart, o atual presidente da associação.

 

Capacitação é a chave para conquistar espaço e ganhar credibilidade no setor

 

A jovem Gabriela Bressan, de 26 anos, entendeu isso desde cedo e foi buscar esse aperfeiçoamento para engrenar a carreira, mas entendeu o seu propósito e hoje é responsável pela parte administrativa da Pizzaria Mamma, localizada na cidade de Três Lagoas, no leste do estado do Mato Grosso do Sul. A família da jovem abriu o estabelecimento dois meses após o seu nascimento e assim, passou a vida inteira acompanhando os pais na gestão do negócio. Em 2016, ela foi para São Paulo (SP), para estudar administração, já que sonhava em trabalhar em grandes multinacionais, entretanto, a veia empreendedora falou mais alto e Gabriela percebeu que tinha um legado a conduzir no negócio da família. “Sempre estive presente na pizzaria, mas quando fui estudar fora, passei a ajudar com coisas que não fazia antes, como marketing e outras atividades. Com o tempo, percebi que eu poderia usar todo o meu conhecimento para fazer o nosso negócio crescer e não para trabalhar com outras empresas, então voltei para casa e comecei a liderar as atividades na Mamma”, compartilha.

 

Desde 2019, Gabriela tem o desafio de gerenciar mais de 45 colaboradores entre fixos e rotativos, além de levar novidade e inovação para a produção mensal de mais de 5 mil unidades de pizzas por mês.“Busco tudo o que há de novo no mercado fora da região que moro e trago para os consumidores, alinhando estratégia, sabores e muito carinho para levar o melhor para eles”, comenta a empreendedora que embarca neste mês junto a delegação articulada pela Apubra para Las Vegas (EUA), participar da Pizza Expo, maior evento do setor de pizzarias do mundo.

 

Gabriela diz que também encontra percalços para executar o trabalho que aprendeu ao longo da vida e também na faculdade, mas vê neles impulso para ir além do que esperam. “Boa parte das pizzarias são comandadas por homens, e quando veem que é uma mulher que está à frente do negócio se assustam, principalmente quando notam também que é uma moça nova, pois sempre associam o fato de ser jovem a ser inexperiente. Demorei para ganhar a confiança dos colaboradores e dos clientes, mas hoje eu consigo tirar de letra esse desafio”, afirma.

 

Fispal Food Service: o que é, como funciona e atualizações!

 

Mais que um negócio, elas querem construir um legado

 

Já na cidade de Paraguaçú Paulista, há 465 km da capital de São Paulo, a empreendedora Neuzeli Furio, faz história no setor de pizzarias. Com mais de 35 anos de experiência, a empresária, com 76 anos de idade, comanda a Dardanella Pizzaria com bom humor, vitalidade e com muita bagagem para carregar dentro do setor.

 

Apubra2
Dia Internacional da Mulher – Neuzeli Furio, da Dardanella Pizzaria – Divulgação

 

A empreendedora começou a trajetória com pizzarias a partir da vontade de não perder um prédio, que já estava há gerações na família e que, para ela, era importante manter o espaço. No local, anteriormente, funcionava uma loja de móveis, mas ela não queria continuar no ramo. “Depois que decidimos abrir uma pizzaria, nós fomos para São Paulo, buscamos inspirações e começamos a fazer tudo do zero, construímos o forno a lenha, aprendemos a fazer as pizzas, gerenciar, mesmo sem a experiência necessária para abrir o negócio. Agora, nós colhemos os frutos deste trabalho, já que temos funcionários que estão conosco desde que abrimos a pizzaria”, conta Neuzeli.

 

Com dois salões e uma produção de mais de 2 mil pizzas por mês, dona Neuzeli não esconde a felicidade do legado que construiu. “As pessoas gostam de vir aqui para celebrar aniversários, comemorações e contar a história das suas vidas dentro da pizzaria. Por isso, há mais de 10 anos nós decoramos o nosso espaço para esses eventos. Até casamento já aconteceu por aqui”, compartilha a empreendedora, que conta com uma equipe com mais de 20 funcionários para o funcionamento do estabelecimento.

 

Segundo a empresária, empreender faz parte de uma construção constante com o consumidor. “Só cresci e estou aqui até hoje porque sempre gostei muito de conversar com as pessoas, então busque sempre ouvir o cliente, trazer sabores diferentes, e ser uma pessoa que recebe com carinho e cuidado quem frequenta o espaço”, finaliza.

 

Sobre a Apubra

Criada há 21 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área.

 

Leia outros conteúdos sobre Gestão e Mercado aqui na Rede Food Service!

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...