Pesquisar
Close this search box.

Conheça o Restaurante Chica Pitanga, uma referência gastronômica na capital pernambucana

ChicaPitanga8
Filipe Aquino, um dos sócios do Restaurante Chica Pitanga - Rede Food Service

 

No Recife, capital de Pernambuco, o restaurante Chica Pitanga tornou-se uma referência gastronômica por sua proposta inovadora, pautada no desenvolvimento da cozinha brasileira, com toques internacionais. Por lá, os clientes encontram um menu bastante vasto, cheio de opções onde, sem dúvida, se destacam os pescados e frutos do mar, algo herdado da veia portuguesa do estabelecimento.

 

Mas ainda assim, no restaurante é possível encontrar opções para todos os gostos, já que a casa oferece refeições à la carte e também no esquema de buffet, algo que a tornou bastante disputada, já que há sabor, qualidade e variedade à disposição.

 

ChicaPitanga3
Restaurante Chica Pitanga – Divulgação

 

Múltipla, a casa possui várias ilhas. Por exemplo, fez fama ao dar atenção ao conceito de refeição leve, disponibilizando um amplo leque de saladas feitas de folhosos nobres, legumes e frutas; também valoriza a comida regional ao trazer para suas mesas gastronômicas uma série de receitas próprias, que conquistam pelo sabor da culinária nordestina; além disso, ainda possui uma ilha internacional focada, particularmente, na cozinha portuguesa.

 

Pensa que acabou? Não. Tem mais. Muito mais! É que o Chica Pitanga é uma doce descoberta aninhada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, que além de sabor e qualidade, entrega um ambiente cheio de conforto e ar contemporâneo. E ainda conta com um time de administradores que estão constantemente de olho no passado, presente e futuro; afinal, manter raízes, cuidar dos negócios e antecipar tendências pode ser um fator decisivo dentro do food service.

 

Ficou com água na boca? Quer conhecer melhor o restaurante que mescla sabor, arte e tradições familiares na preparação dos seus pratos? Então vem com a gente que a Rede Food Service te conta tudo agora.

 

Madre Teresa Deli, a hamburgueria que promove a mistura perfeita entre sabor e religião

 

O início de tudo

 

O sócio do estabelecimento, Filipe Aquino, conta que o Restaurante Chica Pitanga nasceu a partir da vontade dos dois sócios fundadores e irmãos, Paula Aquino e João Amorim, de empreender na gastronomia. “Posso dizer, inclusive, que foi algo muito natural. Nas rodas de família, sempre se conversou muito sobre gastronomia, principalmente a portuguesa. Então, foram várias tardes de domingo respirando a cozinha de Portugal por conta das raízes da família vindas de Amorim, uma pequena vila perto da cidade do Porto, no país europeu”, conta ele.

 

Dessa forma, foi assim que os irmãos Paula e João conceberam a ideia de um restaurante que tivesse a comida portuguesa no centro de suas atividades, mas que também priorizasse a máxima qualidade dos insumos trabalhados. “Outro grande diferencial do Chica Pitanga é o respeito máximo ao cliente. Levamos essa filosofia muito a sério no nosso dia a dia”.

 

ChicaPitanga4
Restaurante Chica Pitanga – Divulgação

 

O resultado desse conceito pode ser conferido no bairro de Boa Viagem, no Recife, onde a casa funciona, mantendo um ambiente aconchegante e contemporâneo, com destaque para a bela pitangueira que adorna, humaniza e traz ainda mais vida ao espaço.

 

Falando em pitanga, o nome do restaurante faz uma referência e homenagem ao Ciclo do Açúcar, tão vinculado, enraizado e importante na história de Pernambuco. Um período histórico que rendeu histórias, patrimônios e personagens. Inclusive, no site do restaurante é possível conferir uma explicação sobre o nome da casa e o seu significado:

 

Partida a última nau holandesa, o sincretismo religioso e a miscigenação racial compuseram o ambiente dos nativos, portugueses e negros. Aportaram à Várzea do Capibaribe inúmeros Engenhos com seus negros escravos.

 

Alguns entraram para historiografia oficial. Personagens de carne e osso. Outros, um pouco mito, desejo e vaidade, compuseram o imaginário popular. Negra, bonita e afrontosa, a escrava Chica Pitanga alforriou-se com cama e mesa. A volúpia nos lençóis. O sabor na mesa. Criada na cozinha da Casa Grande, ali aprendeu os segredos da culinária afro, nativa e portuguesa. A ela, nossa homenagem.

 

Atuação e menu

 

O Chica Pitanga, como informa Filipe Aquino, atualmente, possui dois principais canais de vendas. São eles: o WhatsApp (81 9 9125.7788) e a única unidade física do restaurante em funcionamento, localizada na Zona Sul do Recife, recebendo públicos de todas as idades em um espaço bastante amplo, aberto de segunda a domingo, no horário do almoço, como buffet; e de segunda a quinta no esquema à la carte, no período do jantar.

 

ChicaPitanga5
O Chef Claudemir Barros do Restaurante Chica Pitanga – Divulgação

 

O cardápio do restaurante leva a assinatura do chef Claudemir Barros, um conceituado cozinheiro pernambucano que, inclusive, já apresentou seu acervo de receitas e descobertas culinárias no livro “Sonhos e Sabores”, lançado em 2018. Com pratos criativos e emblemáticos, Claudemir é um grande defensor da gastronomia pernambucana, do resgate das tradições e da valorização da cultura. “O chef assina todas as receitas do nosso jantar”, explica Filipe Aquino.

 

Na casa, o ticket médio de uma refeição por pessoa é de R$ 60.

 

Feliz ano velho e feliz ano novo

 

O sócio do Restaurante Chica Pitanga conta para a Rede Food Service que 2023 foi um ano maravilhoso para o restaurante; algo animador, principalmente quando se leva em consideração o período de instabilidade provocado pela pandemia da Covid-19. “2023 foi, sem dúvida, um ano de consolidação. O que ganha ainda mais importância porque estávamos vindo de um 2022 bastante turbulento para o setor de bares e restaurantes, com grande imprevisibilidade econômica e política”, relembra.

 

Com os negócios e o movimento em ascensão, o Restaurante Chica Pitanga já traçou alguns planos para 2024. E Filipe adianta para a Rede Food Service uma novidade que deve chegar em breve para o público. “Um projeto que já está em andamento e que deve ser lançamento logo mais é o Café da Manhã do Chica Pitanga. As expectativas são as melhores”.

 

ChicaPitanga7
Restaurante Chica Pitanga – Divulgação

 

Também estão previstas novidades no cardápio do jantar. “Para o horário, logo mais teremos novos pratos criados pela mente única e brilhante do chef Claudemir Barros”, diz ele sobre a boa nova, que costuma sempre agradar os frequentadores da casa.

 

De forma geral, Filipe afirma que a expectativa é de um 2024 de ainda mais crescimento e consolidação do que o último ano. “Temos muita margem para crescimento e pretendemos explorar isso”.

 

Mercado brasileiro

 

O empresário conta que, em sua visão, o setor de alimentação fora do lar é um mercado que contribui muito para o desenvolvimento econômico do Brasil. “É um setor que gera empregos, estabilidade e fomenta a criação de uma força de trabalho com bastante potencial”.

 

Porém também há pontos negativos. “Em contrapartida, é um mercado que sofre muito com a carência de benefícios fiscais e trabalhistas. Mas temos a confiança que sempre há espaço para crescimento no Brasil”.

 

Quando perguntado pela Rede Food Service se há alguma tendência se fortalecendo dentro do setor, Filipe cita a inteligência artificial (IA) e a análise de dados e informações. “São ferramentas novas e necessárias. Pois, é importante que, mesmo em uma atividade tão manual como o food service, acompanhemos como a IA irá se inserir no setor e como ela pode beneficiar cada tipo de empreendimento”.

 

Uma boa dica para quem deseja se aventurar nesse mercado.

 

Danilo Gentili empreende e inaugura o My Fucking Comedy Club, negócio de food service em São Paulo

 

Contato

Para continuar acompanhando as novidades do restaurante Chica Pitanga, basta procurar a casa no Instagram (@chicapitangarecife) ou entrar em contato com o estabelecimento pelo WhatsApp: (81) 9.9125-7788.

Anna Katia Cavalcanti1
Anna Katia Cavalcanti
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...