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Pizzaria Spoleto é a mais nova aposta de franquia do Grupo Trigo

A nova marca, que já está em atuação e prevê a abertura de 200 lojas em cinco anos, foi desenvolvida para abraçar mais uma fatia do mercado alimentício do país.

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Michel Jager, diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo - Divulgação

 

Há novidades no mercado brasileiro de food service. O Grupo Trigo, reconhecido como o maior grupo de franquias de comida de verdade do país, sendo um dos maiores operadores de comida asiática e dono das marcas China In Box, Spoleto, Koni, LeBonTon, Gendai e Gurumê, decidiu diversificar sua atuação e investe agora em uma nova frente de negócios com a abertura da Pizzaria Spoleto.

 

A novidade chega ao mercado em 2024 como uma aposta da empresa para abraçar mais uma fatia do mercado alimentício do país, usando para isso o nome e a força de outra marca própria que já é líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, a Spoleto.

 

Para o novo negócio, as expectativas são as melhores. A previsão do Grupo Trigo é atingir a marca das 200 lojas nos próximos cinco anos. E quer saber um dos principais diferenciais de mercado da nova franquia? A gente te conta: o pioneirismo no uso da inteligência artificial no segmento de pizzaria.

 

Recém-inaugurada, a primeira loja da Pizzaria Spoleto já está em funcionamento no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e esta deve ser a primeira de muitas unidades brasileiras.

 

Descubra mais sobre a marca, o desenvolvimento do cardápio, diferenciais competitivos, formas de se tornar um franqueado e até sobre as principais estratégias de mercado de um grupo que já conta com uma grande bagagem no food service. A gente te conta tudo agora.

 

Conheça o Grupo Trigo

 

De acordo com informações de Michel Jager, diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo, a empresa nasceu em 1999 com a venda das duas primeiras franquias da marca Spoleto, que em pouco tempo se tornou a maior rede de culinária italiana do Brasil.

 

“O Grupo Trigo é dono das marcas Spoleto, China in Box, Gendai, Koni, LeBonTon e Gurumê, além das 25 marcas 100% digitais que operam no delivery”, explica Michel Jager.

 

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@pizzaria.spoleto

 

Ao todo, a empresa possui mais de 600 restaurantes espalhados de Norte a Sul do país, o que movimenta a economia e gera empregos. “Atualmente, o Grupo Trigo possui cerca de 1.200 funcionários diretos e cerca de 8 mil quando somamos os diretos e indiretos”, conta o diretor, ressaltando que o objetivo de todas as marcas abrigadas pelo guarda-chuva do grupo é oferecer comida saborosa, bem elaborada, com ótimos insumos e tudo isso por um preço justo e acessível.

 

Ainda segundo Michel Jager, a diversificação dos negócios da empresa foi iniciada em 2023, com a abertura da 2V Deli e Conveniência. “Seguindo essa mesma linha, este ano inauguramos a Pizzaria Spoleto”, diz ele, reforçando que o Grupo Trigo se destaca no mercado como a maior rede de comida de verdade do Brasil, com experiência de negócio guiada por dados. “Tudo para garantir uma melhor experiência de consumo aos clientes”, completa.

 

Por que diversificar?

 

O diretor Michel Jager explica para a Rede Food Service que o Grupo Trigo está sempre atento às inovações, tendo como propósito democratizar a boa culinária no Brasil. “Além disso, estamos buscando investir em negócios mais acessíveis, incentivando o empreendedorismo do brasileiro ao mesmo tempo em que ampliamos nossa variedade de operações gastronômicas”, conta.

 

Já a escolha pelo mercado de pizzarias veio após o Grupo Trigo enxergar uma oportunidade de mercado. “Aproveitamos a nossa expertise para criar algo único no segmento de pizzas. O nome foi escolhido, intencionalmente, para trazer a força de outra marca própria nossa que é líder no segmento de culinária rápida italiana no país”.

 

Assim, seguindo a tendência já consolidada no Spoleto, a pizzaria também aposta no conceito de “Crie do seu jeito”. O modelo permite que o cliente personalize sua pizza, escolhendo os recheios, massas e até os molhos.

 

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Inovação com IA

 

Vale destacar que a marca chega ao mercado brasileiro sendo pioneira no uso da Inteligência Artificial (IA) no segmento de pizzaria. Uma inovação que recebeu um investimento acima de R$ 1 milhão.

 

“A pizza busca soluções tecnológicas para aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência melhor para o cliente. Essa é uma novidade que me deixa muito feliz por termos conseguido aplicar no Brasil. Os Estados Unidos já têm o hábito de recorrer a IA em pizzarias, mas aqui somos os primeiros”, comemora Tom Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo.

 

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@pizzaria.spoleto

 

Na franquia, a IA surge como um sistema automatizado de controle de qualidade e produtividade, o que proporciona uma visão computacional, com acesso a uma plataforma de indicadores e relatórios periódicos.

 

“Contamos com uma câmera localizada no teto da cozinha da loja para captar imagens de todas as pizzas feitas para o delivery. A máquina vai aprender qual é o padrão de cada sabor do produto, o que ajudará a identificar possíveis gaps operacionais, possibilitando a correção deles com maior agilidade”, explica Luis Marcelo Correa, diretor de Tecnologia e Growth do Grupo Trigo.

 

Na prática, essa medida pode identificar, por exemplo, se o pepperoni está indo na quantidade certa ou se está posicionado na pizza da forma correta. “É uma garantia de padronização nas operações e também melhor UX, que é a experiência do consumidor”, completa Luis Marcelo Correa.

 

Expectativas e atuação do novo negócio

 

A marca acabou de ser lançada, mas as expectativas do Grupo Trigo são altas para a nova frente de negócios. A previsão inicial é que em cinco anos, a Pizzaria Spoleto atinja a marca das 200 unidades brasileiras em funcionamento. Para isso, ao contrário dos restaurantes Spoleto que têm forte presença nos shoppings, a nova franquia direciona o seu plano de expansão para as lojas de rua, com foco no delivery e na modalidade take away (comprar e levar).

 

Para o sistema de entrega fluir bem, a franquia conta com canais próprios e também está presente em plataformas especializadas em delivery, como o Ifood.

 

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Pizzaria Spoleto – Divulgação

 

“Queremos solidificar nosso relacionamento com o consumidor. Por isso, contamos também com um Programa de Fidelidade próprio”, comenta o diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo, Michel Jager.

 

Sobre as parcerias para abertura de novas lojas, de acordo com Michel Jager, nesse primeiro momento a Pizzaria Spoleto vai priorizar os candidatos que já são franqueados do Grupo Trigo, atuando com alguma das marcas da empresa.

 

Apesar de ter como objetivo levar a franquia para todo o Brasil, algumas praças estão entre as prioridades da marca neste primeiro ano de atuação. No momento, são elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

 

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@pizzaria.spoleto

 

A ideia da Pizzaria Spoleto é manter uma loja própria e abrir as demais no esquema de franquia. Segundo Michel Jager, para abrir uma unidade da marca é necessário um investimento inicial mínimo de R$ 300 mil, valor que já inclui a taxa de franquia.

 

Como a marca ainda é nova no mercado, possuindo apenas uma loja piloto, outros dados como, por exemplo, faturamento, lucratividade e tempo de retorno ainda estão sendo analisados e verificados pelo Grupo Trigo.

 

“A ideia é aproveitar nossa expertise no segmento de pizzas para criar algo único neste mercado. Queremos proporcionar uma forma de investimento mais competitiva, incentivando o empreendedorismo do brasileiro ao mesmo tempo em que ampliamos nosso guarda-chuva gastronômico ao democratizar a boa culinária no país”, destaca o diretor de Novos Negócios, Clientes e Branding do Grupo Trigo.

 

O cardápio

 

Para a Rede Food Service, Michel Jager explica que a Pizzaria Spoleto acompanha tendências e inspirações vindas da gastronomia italiana. “Por isso, no menu temos os ingredientes e molhos mais queridos da Itália, para que assim o cliente possa inovar e experimentar a pizza que desejar”, revela.

 

Entre as delícias que podem ser conferidas no cardápio, destaque para as pizzas de Carbonara (com molho de mesmo nome, bacon e lascas de parmesão), a Alfredo e Toscana (com molho Alfredo, linguiça toscana de pernil, cogumelo Paris e queijo mozzarella) e a Margherita Speciale (com molho de tomate, mozzarella de búfula, queijo mozzarella, tomate assado, toque de manjericão, rúcula e molho pesto da casa).

 

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Pizzaria Spoleto – Divulgação

 

“A franquia também traz os sabores mais conhecidos do público, como calabresa, mozzarella, frango com requeijão, pepperoni e portuguesa”, conta Michel Jager.

 

Outro detalhe do menu que merece ser destacado é que tanto as massas quanto os molhos comercializados são fabricados na própria fábrica do Spoleto, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. “O que garante a qualidade e regularidade dos produtos”.

 

Diferenciais que destacam

 

Como já dito anteriormente, para o diretor Michel Jager, um forte diferencial da marca, com grande apelo junto ao público, é a disponibilização de pizzas personalizadas na categoria “Crie do seu jeito”.

 

“Ao contrário do que se vê no mercado hoje, aqui o cliente realmente vai criar a pizza do jeito dele, desde a escolha da massa, passando pelo recheio e molho, até chegar aos toppings. Além disso, teremos também o ‘Toque do chef’ e a opção de adicionar extras ao produto, como borda recheada e mais molho”, adianta.

 

Ficou interessado? Entre em contato

 

Os interessados em saber mais sobre o processo de franquia da Pizzaria Spoleto podem entrar em contato com a marca através do site: https://grupotrigo.com.br.

 

De acordo com a empresa, são bem-vindos contatos de possíveis franqueados que se identifiquem com o grupo e que estejam abertos à inovação.

 

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Anna Katia Cavalcanti
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