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Mana Poke, a rede de fast casual havaiano que é sucesso no Brasil

Saiba mais sobre a franquia que é referência em negócios de sucesso e alimentação saudável

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Mana Poke, a rede de fast casual havaiano que é sucesso no Brasil - Divulgação

 

Seja para os amantes da comida havaiana ou para os empreendedores que estão buscando cases de sucesso no universo do food service, a história bem-sucedida da rede de franquias Mana Poke é fonte de inspiração.

 

Foi em 2018, a partir de uma visita, uma inquietação, um interesse crescente pelo setor de alimentação fora do lar e uma sociedade bem estabelecida que a empresa ganhou forma e se tornou a maior rede de franquias de comida havaiana do Brasil!

 

Hoje, a Mana Poke possui 42 unidades em funcionamento distribuídas em seis estados brasileiros, sem deixar de se preocupar em oferecer uma experiência gastronômica especial e diferenciada para o seu público. Além disso, a marca segue levantando a bandeira da alimentação saudável e acessível como uma tendência que veio para ficar na gastronomia mundial.

 

E não para por aí. A rede já traça rotas para alcançar ainda mais terreno. O futuro promete crescimento, inovações no cardápio e expansão para o Sul e Nordeste do Brasil, tudo isso ainda em 2024.

 

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O início de tudo

 

A história do Mana Poke começa em 2018, com Filipe Moreno, que além de sócio-fundador, hoje também atua como CEO da rede de franquias de comida havaiana. Durante uma ida a Santos, litoral do estado de São Paulo, com a família, despretensiosamente ele visitou um restaurante de comida havaiana, algo que acendeu uma luz em sua cabeça empreendedora.

 

É que Filipe, que na época trabalhava como representante comercial de uma empresa de Telecom, já estava insatisfeito com o ofício e almejava abrir um negócio no setor de alimentação fora do lar. “Sempre gostei do segmento”, revela o empresário.

 

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Filipe Moreno, sócio-fundador da rede Mana Poke – Divulgação

 

E, dessa forma, ao lado de Guilherme Kuyumjian, seu amigo há 20 anos e membro de uma tradicional família do ramo de restaurantes, não demorou para que a dupla montasse o que viria a ser a maior rede de franquias de comida havaiana do Brasil, a Mana Poke.

 

“Nós dois apostamos juntos no sucesso do poke havaiano e desbravamos o interior paulista. Abrimos a primeira loja em Campinas, São Paulo, em 2018, com investimento de R$ 100 mil. Após a inauguração, filas e mais filas se formaram no restaurante e o sucesso superou as expectativas”, diz Filipe Moreno.

 

Ele conta para a Rede Food Service que a previsão de faturamento inicial era de apenas R$ 20 mil no primeiro mês. No entanto, para a surpresa dos sócios, o primeiro mês foi encerrado com faturamento de R$ 150 mil.

 

Atualmente, a rede conta com 42 unidades instaladas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

 

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Conceito e filosofia

 

A rede tem o poke – prato típico havaiano – como carro-chefe do cardápio. “A decoração das unidades também foi desenvolvida para proporcionar uma ambientação com referências ao Havaí, e a trilha sonora tem o surf music como uma marca registrada”, conta Filipe Moreno.

 

De acordo com ele, a missão da Mana Poke é popularizar o acesso à alimentação saudável, oferecendo refeições a preço justo e com qualidade aos clientes.

 

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Rede Mana Poke – Divulgação

 

“Além disso, queremos ser referência em comida havaiana no Brasil, tendo como valores a experiência do cliente, o trabalho em equipe e a valorização de todos os parceiros”, afirma.

 

A agenda social também está presente no DNA da holding, que realiza o Mana Day, um conjunto de eventos beneficentes que tem o propósito de arrecadar recursos financeiros para ONGs. Inclusive, em 2023, a Mana Poke destinou recursos para o Instituto Italo Ferreira, que tem como principal objetivo colaborar com a educação de crianças, jovens e adolescentes do município de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, oferecendo-lhes oportunidades que dificilmente teriam na cidade.

 

Principais diferenciais da marca

 

Segundo Filipe Moreno, CEO e sócio-fundador da Mana Poke, a rede se destaca em meio à concorrência pela qualidade, rapidez e flexibilidade. “Nossos clientes podem sempre contar com ingredientes frescos, o que garante um produto final de alta qualidade, algo que não abrimos mão. A rapidez é outro pilar essencial do nosso serviço, com o poke sendo preparado em aproximadamente dois minutos, asseguramos uma entrega ágil tanto para aqueles que vêm até nossas lojas, quanto para os pedidos via delivery, que constituem uma grande parcela do nosso faturamento”, explica.

 

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Rede Mana Poke – Divulgação

 

O empresário ainda destaca a flexibilidade como ponto forte da marca, já que a rede oferece ao público mais de 60 ingredientes disponíveis para a personalização do poke, entre toppings, crunches, proteínas, nuts e molhos para os clientes combinarem como quiserem.

 

“Algo que é um verdadeiro convite para que cada um crie sua experiência única de sabor. A variedade disponível possibilita que a rede atenda aos mais variados gostos e necessidades alimentares. Esses fatores, aliados a um ambiente fast casual, que atende a dinâmica contemporânea da vida urbana, posicionam a rede Mana Poke como uma referência inovadora no segmento gastronômico de franchising”.

 

Atuação

 

A rede de franquias atua com vendas nas 42 lojas físicas, instaladas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. “Além disso, contamos com serviço de delivery em todas as unidades”, diz Filipe.

 

Das lojas em atuação, seis são próprias e 36 casas funcionam como unidades franqueadas.

 

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Rede Mana Poke – Divulgação

 

Segundo o CEO da rede, o público da Mana Poke é bastante diversificado, composto, de forma geral, por pessoas que buscam uma alimentação equilibrada, rápida e personalizável. “Abrangemos desde profissionais que precisam de uma refeição rápida e nutritiva durante a pausa do trabalho, até aqueles que procuram uma opção de alimentação saudável e fresca. Os apreciadores da culinária havaiana e os entusiastas de tendências gastronômicas também fazem parte do nosso público”.

 

Para ele, o serviço de entregas também abre o leque do perfil atingido pela marca. “O delivery atende aos clientes que preferem a comodidade de receber seus pokes em casa ou no trabalho. Assim, nosso alcance é amplo, atendendo a todas as idades e estilos de vida”, finaliza.

 

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O menu

 

De acordo com o CEO Filipe Moreno, o cardápio da rede Mana Poke busca apresentar uma mistura harmônica da comida havaiana com o tempero do Brasil. “Tudo isso pensado, cuidadosamente, pelos sócios da marca. Eu, Guilherme Kuyumjian e Gustavo Pavan Carvalho”, conta.

 

Entre os destaques de venda, ele cita o “poke perfeito”. “Sem dúvidas, esse é o poke mais vendido do cardápio. Ele foi escolhido pelos nossos clientes do Instagram quando abrimos uma votação e os clientes mandaram ver nos ingredientes que mais curtiam”, diz Filipe.

 

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Rede Mana Poke – Divulgação

 

Ele ainda revela que outra opção que pode ser considerada como carro-chefe de vendas da rede é o “Monte seu Poke”. “Nele, o cliente pode elaborar seu próprio prato, escolhendo entre os 60 ingredientes disponíveis, em três tamanhos de pokes diferentes. Trabalhamos com o ‘Marola’, com 80g de proteína; o ‘Tsunami’, com 120g de proteína; e o ‘Viagem’, com 100g de proteína; além do ‘Maninha’, também com 80g de proteína”.

 

Na rede de comida havaiana, o ticket médio fica em torno de R$ 50.

 

Planos para 2024

 

Filipe Moreno revela que 2023 foi um ano de crescimento para a marca. “Saímos de 32 para 42 unidades em operação. Além disso, registramos um crescimento de faturamento de 92%, fechando o ano de 2023 com uma venda sellout de R$ 145 milhões”, revela.

 

Assim, para 2024, os projetos da Mana Poke são muitos. O CEO da rede revela que a marca está com os olhos no futuro e, por isso mesmo, com ambiciosos planos de expansão.

 

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Filipe Moreno, sócio-fundador da rede Mana Poke – Divulgação

 

“A ideia é levar a rede para mais pessoas, espalhando a nossa vibe havaiana para as regiões Sul e Nordeste do país. Hoje, já temos unidades em implantação no Mato Grosso, Espírito Santo e Brasília, totalizando nove estados. Agora queremos surfar nessa onda de sucesso e abrir novas franquias em estados-chave do Sul e Nordeste, ampliando nossa atuação nacional e levando o poke que todo mundo ama para ainda mais cantos do Brasil”.

 

A Mana Poke também tem projetos para incorporar novidades no menu em 2024. “A próxima atualização do cardápio vai trazer novos sabores para a galera experimentar. Já estamos testando uns ingredientes fresquinhos e diferentes, mas, por enquanto, é segredo. Nada de spoilers! Só posso dizer que a espera vai valer a pena. Fiquem ligados”, diz Filipe, fazendo mistério sobre as novidades gastronômicas da rede.

 

A projeção é que em 2024 a Mana Poke registre um crescimento de receita de 30%.

 

Raio-X da marca

 

Considerada a maior rede de fast casual havaiano do Brasil, segundo Filipe Moreno, a Mana Poke chama atenção no franchising nacional por oferecer um negócio de alimentação saudável com operação simples e rápida, algo que é tendência no mercado brasileiro e possui uma crescente demanda.

 

De acordo com dados da marca, um franqueado pode faturar até R$ 72 milhões por ano dentro desse mercado promissor, que movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano no país.

 

Para abrir uma unidade da Mana Poke, os interessados devem investir a partir de R$ 350 mil. “O investimento total em uma loja dependerá da estrutura do imóvel e da necessidade de reforma para adequação do projeto. Estimamos o investimento entre R$ 370 mil e R$ 450 mil, considerando implantação (obra/montagem da unidade), taxa de franquia e estoque inicial”, diz o CEO e sócio-fundador.

 

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Rede Mana Poke – Divulgação

 

O retorno do investimento ocorre entre 16 e 24 meses após o início das operações. Já o faturamento médio das lojas da rede gira em torno de R$ 350 mil ao mês. A marca ainda projeta uma lucratividade entre 10% a 18%, já deduzido custos fixos, variáveis, impostos, royalties e taxas de delivery, entre outras despesas. Também há condições diferenciadas de negócios com o aplicativo de delivery.

 

“Os franqueadores precisam ter em mente que a marca tem como especialidade os bowls de poke, uma iguaria havaiana que é sucesso mundial por ser uma refeição rápida, nutritiva e saborosa, algo que agrada aos mais diferentes paladares”, diz Filipe.

 

Além disso, a Mana Poke oferece toda a assistência necessária para que os franqueados se tornem empresários bem-sucedidos no ramo da alimentação saudável e fora do lar. “Por isso, não é necessário que os franqueados possuam experiência prévia em gastronomia. A equipe de treinamento da Mana Poke proporciona todo o treinamento operacional e administrativo para os novos franqueados e todo o time contratado”.

 

O empresário explica que a franquia oferece treinamento completo e contínuo, suporte para a gestão do negócio em todas as áreas, negociação diferenciada com fornecedores, projeto arquitetônico da loja padronizado com a identidade da marca e muito mais.

 

“Todas as lojas Mana Poke apresentam um projeto de arquitetura que evidencia o conceito da nossa marca, trazendo ambientes modernos, confortáveis e uma experiência aconchegante, com decoração que remete ao Havaí”.

 

Visão de mercado

 

Para Filipe Moreno, o mercado de food service no Brasil apresenta oportunidades de crescimento robustas, sobretudo para estabelecimentos que trabalham com o combo da qualidade, saúde e personalização. Segundo ele, a tendência aponta para um aumento contínuo da demanda por alimentos saudáveis e sustentáveis, refletindo a crescente consciência dos consumidores sobre os impactos de suas escolhas alimentares no bem-estar pessoal e no meio ambiente.

 

“Além disso, o modelo de franquias segue como um vetor importante de expansão no setor, permitindo uma distribuição eficaz e padronizada do conceito de cada marca. A Mana Poke está bem posicionada perante estas tendências, com seu compromisso com a qualidade e a flexibilidade oferecida aos clientes, o que reforça as perspectivas positivas de crescimento para os próximos anos”, afirma Filipe Moreno.

 

Formas de contato

 

Os interessados em saber mais sobre a franquia podem falar com a Mana Poke através do site oficial da marca.

 

Já os clientes que desejam entrar em contato com as unidades mais próximas, enviar dúvidas, críticas ou sugestões, podem também utilizar o site para isso, no espaço destinado às mensagens ao serviço de atendimento ao cliente: manapoke.com.br/contato/

 

“Estamos sempre abertos para ouvir e atender as necessidades de nossa clientela e potenciais parceiros de negócios”.

 

 

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Anna Katia Cavalcanti
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