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Unindo gastronomia e marketing, Ana Karenina deixa sua assinatura na gastronomia pernambucana

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A Chef Ana Karenina - Divulgação - RFS

 

Ana Karenina Neves, uma gastrônoma e criadora de conteúdo para gastronomia uniu duas grandes paixões e expertises profissionais: a gastronomia e o marketing, numa fusão que revela o quanto o universo profissional gastronômico pode ser rico e diverso.

 

A Chef, que começou no setor de publicidade, enveredou pela confeitaria, se especializou em gastronomia e por fim uniu as duas formações, para fazer a diferença no dia a dia dos bares e restaurantes que contam com suas habilidades para crescer e se destacar no mercado de alimentação fora do lar. Uma tarefa complicada, principalmente numa época de tanta concorrência e mudanças.

 

Para ela, a missão é seguir se especializando para atender cada vez mais clientes e com mais qualidade de trabalho. Falando assim, pode até soar que a função exige certa dose de agressividade profissional, mas Ana Karenina faz tudo isso sem deixar de lado a doçura, a diversão e as memórias gastronômicas construídas ainda na infância, ao lado das mulheres da sua vida: sua bisavó, avós, mãe e, atualmente, sua filha, que já ensaia seguir os passos da mãe.

 

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Quem é Ana Karenina?

 

A gastrônoma e criadora de conteúdo para gastronomia Ana Karenina Neves nasceu e cresceu no Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, onde até hoje, aos 36 anos, vive ao lado do marido e da filha, de sete anos de idade, que, segundo ela, já afirma que vai seguir os passos da mãe e ser cozinheira quando crescer. Para Ana, a vida é um aprendizado constante.

 

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A Chef Ana Karenina – Divulgação – RFS

 

“Precisei me reinventar diversas vezes ao longo da minha trajetória, mas posso dizer que sou privilegiada por ter sempre ao meu lado uma importante rede de apoio formada por família, amigos e um companheiro. Foi essa rede que me ajudou a superar todos os obstáculos que surgiram, principalmente os mais difíceis. Hoje, com a maturidade, sou muito grata por tudo que vivi e estou ansiosa pelo que ainda tenho pela frente”, conta ela.

 

Relação com a gastronomia

 

Como uma autêntica criança criada com vó – algo que a orgulha muito, inclusive –, a relação de Ana Karenina com a gastronomia, como ela costuma dizer, existe desde que ela se entende por gente. “Para mim, comida sempre foi significado de afeto e muito amor. Desde as sopas da minha bisavó até as minhas aventuras na cozinha com Dona Nise e Dona Paula, minhas avós mais que amadas”.

 

Para a gastrônoma, essas mulheres fortes e afetuosas são grandes inspirações. “Seja nas reuniões de família, que acontecem até os dias de hoje, seja no almoço de domingo, com a casa cheia, muito barulho e animação. Essas são minhas melhores memórias afetivas, que ainda hoje têm gosto e cheiro presentes”, releva.

 

Para ela, sua relação com a comida é uma soma de tudo isso. Sua cozinha passa pelas avós, segue até sua mãe e caminha para os grandes mestres da gastronomia, que a ajudaram a construir bagagem e referência.

 

Formação e trajetória profissional

 

A primeira formação acadêmica de Ana Karenina Neves foi em Publicidade e Propaganda. Mas não demorou e a profissional enveredou pelo mundo mágico da confeitaria. “Iniciei na confeitaria em 2014. Inclusive, nessa jornada, pude aprender muito com o confeiteiro Nelson Pantano, o The King Cake”, relembra ela.

 

Após trabalhar muitos anos na área, em 2019, Ana Karenina sentiu que precisava de mais, sentiu que precisava ir além. “Foi quando comecei a faculdade de Gastronomia, o que me levou à Escola Laurent Suaudeau, onde fiz alguns cursos de especialização com o mestre Laurent.

 

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A Chef Ana Karenina – Divulgação – RFS

 

E não parou por aí. Logo em seguida, ela fez cursos na Cozinha Roccia, com Onildo Rocha, de quem a profissional é uma grande fã, e foi trabalhar como auxiliar em alguns restaurantes.

 

O passo seguinte foram as consultorias profissionais para bares e restaurantes. O trabalho, segundo Ana, incluía a parte de criação, produção de conteúdo e fotografia específica para o setor. “Hoje, estou iniciando uma pós-graduação em Marketing Technology, para trazer ainda mais expertise para a área que me dedico atualmente, que é a criação de conteúdo e estratégias de marketing para o setor de gastronomia”, explica Ana Karenina Neves para a Rede Food Service.

 

Estilo na cozinha

 

Comida e cozinha para Ana Karenina Neves sempre foram uma grande diversão. “Eu me divirto muito na cozinha de fusão. Gosto de aplicar técnicas clássicas com ingredientes e sabores pouco convencionais, para trazer experiências únicas”, conta ela.

 

Mas a gastrônoma também revela que é amante e praticante do comfort food. “Gosto das comidas de conforto, que tem gosto de infância e muita riqueza na sua simplicidade”.

 

Dia a dia profissional

 

“Atualmente, eu presto serviço para agências, então posso dizer que estou na área de apoio, unindo minha experiência em gastronomia ao marketing, com a missão de maximizar os resultados de todas as campanhas que fazemos”.

 

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A Chef Ana Karenina – Divulgação – RFS

 

O trabalho, de acordo com Ana Karenina, passa pela escolha das imagens, roteiros de produção de fotos, textos, estudos de mercado e muito mais. “Conseguir unir essas minhas duas expertises tem sido um grande diferencial, pois me ajuda a identificar as necessidades dos clientes e a escolher a melhor forma de usar a comunicação a favor dos objetivos de marketing”, conta.

 

Planos para 2024

 

Ano novo, projetos novos. Ana Karenina Neves conta para a Rede Food Service que em 2024 seus grandes objetivos profissionais estão ligados a se aprofundar cada vez mais em sua área. “Em breve, desejo atender exclusivamente clientes do setor de alimentos e bebidas, oferecendo a essas empresas um serviço 100% especializado”, adianta.

 

Mercado brasileiro

 

De acordo com a gastrônoma e criadora de conteúdo para gastronomia, o mercado nacional vive um momento de demanda em crescimento. “Estamos em um período onde a informação se propaga muito rapidamente. Temos um número maior de concorrentes e os profissionais precisam estar prontos para serem vistos e notados. Uma boa cozinha precisa de uma divulgação a altura”.

 

Dica da chef

 

Para quem deseja enveredar no mundo da gastronomia, atuando em suas diferentes e diversas frentes, Ana Karenina dá o recado: “é preciso dedicação, aprendizado constante e muita atenção às mudanças. Devemos focar no diferencial, mas sem esquecer de forma alguma do primordial: constância. Busque sempre manter o padrão de qualidade do seu trabalho, não importa o que você faça”. Na vida, a gastrônoma leva consigo uma frase dita por seu avô: “não importa o que você faz, seja sempre o melhor no que fizer”.

 

“Dê o seu melhor sempre, sendo ético e justo, sem passar ninguém para trás. Tem espaço para todo mundo, não podemos manter atitudes mesquinhas”, finaliza.

 

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Anna Katia Cavalcanti
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