Pesquisar
Close this search box.

Verdureira: a primeira empresa brasileira a produzir e entregar saladas gourmet prontas para consumo cuja atual meta é reduzir 30% do desperdício ao ano

Por meio da utilização do método de DWC, mais conhecido como floating, negócio pioneiro em comercializar hortaliças e vegetais higienizados e prontos para o consumo vem conseguindo transformar o mercado de alimentos saudáveis no Brasil

Verdureira6
Verdureira6

 

Transformar o mercado de alimentos saudáveis no Brasil. Esse é o objetivo principal da Verdureira, a primeira empresa brasileira a produzir e entregar saladas gourmet prontas para consumo e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar como mais um exemplo do quanto investir em sustentabilidade no mercado de alimentação fora do lar tem sido uma excelente aposta.

 

Afinal, com a atual meta de reduzir 30% do desperdício ao ano e por meio da utilização do método de DWC, mais conhecido como floating, o negócio vem conseguindo alcançar o seu propósito com maestria, como conta Lucas Regis, Sócio e COO da Verdureira.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Regis revela que, “no Brasil, de acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam indo para o lixo. Isso representa uma perda de quase 46 toneladas por ano. Sabendo disso, a Verdureira tem buscado soluções para reduzir significativamente esse cenário e inspirar outras empresas do setor rumo ao desperdício zero. Dentre algumas iniciativas, um exemplo é a implementação de uma nova tecnologia de cultivo que reduz consideravelmente o consumo de água e resulta em plantas com qualidade superior, mais resistentes e robustas, as quais conseguimos aproveitar quase 100% do que é produzido, reduzindo assim o desperdício tanto de alimento, como de utilização de recursos naturais. Trata-se do método Deep Water Culture (DWC), mais conhecido como floating, que é um tipo de hidroponia feita em piscinas que consome apenas 1% de água utilizada no cultivo convencional e produtividade 12,5 vezes maior. Além disso, como fazenda periurbana, a nossa logística é reduzida e há pouca emissão de carbono na entrega das saladas frescas. Contribuímos, ainda, com o programa social Mesa Brasil Sesc. A fazenda doa seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em ótimas condições de consumo. E também comprometida com a reciclagem, a Verdureira, inclusive, tem parceria com a EuReciclo, empresa especializada em logística reversa. Assim, o equivalente a 100% dos plásticos e papéis empregados nas suas embalagens são compensados, o que são cerca de nove toneladas de material ao ano”, destaca.

 

JÁ QUER CONHECER MAIS SOBRE A VERDUREIRA E AS SUAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS, CERTO?

 

Então, é só conferir na sequência:

 

O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA VERDUREIRA?

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA VERDUREIRA?

QUAL É A IMPORTÂNCUA DA VERDUREIRA PARA O MERCADO FOOD SERVICE?

VALE A PENA INVESTIR EM SUSTENTABILIDADE NO MERCADO FOOD SERVICE?

PLANOS DE CRESCIMENTO PARA A VERDUREIRA E SUAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

QUEM JÁ É PARCEIRO (A) DA VERDUREIRA, INDICA!

DICA DE COMO TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE NO MERCADO FOOD SERVICE

 

O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA VERDUREIRA?

 

Como já adiantado, a Verdureira é a primeira empresa brasileira a produzir e entregar saladas gourmet prontas para consumo, certo?

 

Entretanto, Regis complementa que também “é uma agroindústria que oferece ao mercado hortaliças e legumes prontos para comer, sendo alimentos totalmente higienizados, 100% naturais e sem conservantes. Somos pioneiros no setor e continuamos inovando para que os clientes tenham sempre os melhores produtos para que os consumidores possam comer e viver com qualidade”, assegura.

 

Lucas Regis, Sócio e COO da Verdureira – Divulgação – RFS

 

Já sobre como surgiu a ideia da Verdureira, o Sócio e COO da empresa divide que tudo começou “há 28 anos, quando duas mulheres apaixonadas por alimentação saudável voltavam de Paris, na França, para o Brasil e perceberam uma lacuna no mercado. Por aqui, ainda não existiam boas opções quando o assunto era comida natural. Assim, com o apoio de especialistas em Engenharia de Produção e Nutrição, elas inauguraram a primeira cozinha dedicada a produtos naturais gourmet de alta qualidade. Dessa forma, nasceu a Verdureira e, desde então, estamos determinados a transformar o mercado de alimentos saudáveis no Brasil. Hoje, oferecemos saladas premium, selecionadas folha a folha e conservadas utilizando a tecnologia de atmosfera modificada e legumes cozidos a partir da técnica de sous-vide, com sabor e textura insuperáveis. Um grau de qualidade que só é possível com controle total da produção e atenção aos detalhes. Em nossas fazendas hidropônicas, seguimos padrões de excelência desde o plantio até a colheita, com processo 100% rastreável”, realça.

 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA VERDUREIRA?

 

Quando questionado sobre qual é a importância da sustentabilidade na Verdureira, Regis sinaliza que, “antes mesmo do termo ESG ter virado assunto na mídia ou nas reuniões coorporativas, a Verdureira já praticava alguns pilares. A sustentabilidade está em nossos valores, no nosso DNA, e, desde o começo, as nossas práticas e escolhas já eram em prol de mais sustentabilidade, menos impactos ao meio ambiente e redução de desperdício. E, mesmo quando temos objetivos de aumentar a produtividade e crescimento do negócio, investimos em soluções ESG. A escolha pelo cultivo hidropônico, por exemplo, deu-se pela união de produtividade e sustentabilidade. E, com a introdução do método de hidroponia DWC (floating), produzimos 12,5 vezes mais em comparação ao cultivo em solo, com manejo responsável dos recursos naturais e fazendas periurbanas de baixa emissão de carbono. Acreditamos que essa é uma das formas mais sustentáveis, reduzindo o desperdício e promovendo ESG de ponta a ponta”, esclarece.

 

Verdureira: saladas gourmet prontas para servir – Divulgação

 

QUAL É A IMPORTÂNCUA DA VERDUREIRA PARA O MERCADO FOOD SERVICE?

 

Em relação à importância da Verdureira para o mercado food service, o Sócio e COO da empresa endossa que “a Verdureira é pioneira em saladas prontas para consumo. Nós abastecemos supermercados, hortifrútis e restaurantes com hortaliças já higienizadas e legumes e vegetais já cozidos. Começamos há quase 30 anos, e, na época, o ápice da praticidade eram os congelados e os ultraprocessados. Chegamos e mudamos completamente o setor, já que as pessoas passaram a ter opções frescas e saudáveis para comprar e garantir uma alimentação prática com comida de verdade, 100% natural e sem conservantes. Hoje, temos três linhas, a Insalata Prima, com folhas inteiras selecionadas, frescas e crocantes embaladas com atmosfera modificada; a Cucina Prima, com Legumes prontos para consumo, perfeitamente cozidos a vapor com a técnica francesa sous vide (sob vácuo, em português), que mantém todas as propriedades nutritivas do alimento, além de proporcionar uma textura mais macia e suculenta; e a Ver O Verde, que é um mix de folhas e legumes práticas para o dia a dia, prontas para consumo. Além disso, atendemos inúmeros restaurantes que querem garantir a qualidade de suas hortaliças e também a praticidade em seus processos. Entregamos, diariamente, a quantidade e tipos de hortaliças necessários para a elaboração de pratos e receitas já completamente higienizadas e porcionadas”, compartilha.

 

Verdureira: saladas gourmet prontas para servir – Divulgação

 

Regis acrescenta que a Verdureira soma ao mercado de alimentação no quesito sustentabilidade pela “qualidade ímpar, com processos cuidadosos e atenção aos mínimos detalhes para oferecer comida de verdade e selecionada. As pessoas que consomem os nossos produtos sabem que a origem dos alimentos é de cultivo sustentável e os supermercados que contam com a Verdureira têm um diferencial de mercado, agregando valor ao seu catálogo e atendendo aos clientes mais exigentes. Já os restaurantes abastecidos com a Verdureira contam com hortaliças frescas e nutritivas, com a praticidade de já estarem higienizadas, trazendo mais sabor para as suas receitas e procedência sustentável dos alimentos. Além disso, como o produto é selecionado e higienizado, contribuímos para evitar ao máximo o desperdício. As hortaliças já chegam prontas para consumo, devidamente porcionadas. As embalagens contam com tecnologia de atmosfera modificada, o que permite que sua vida útil seja prolongada, sem o uso de conservantes. Assim, contribuímos para o aproveitamento total dos alimentos e a redução do desperdício. Assim como, a nossa cadeia produtiva é toda interna. Então, temos total controle de tudo que oferecemos e de seu processo de qualidade. Desenvolvemos um sistema de rastreabilidade das hortaliças por meio de um QR Code disponível nas embalagens, que atende às exigências do Ministério da Agricultura. O objetivo é poder rastrear o processo de produção de produtos in natura, que garante informação sobre o alimento, seu frescor e qualidade de ponta. Dessa forma, o consumidor tem a garantia da origem”, alega.

 

VALE A PENA INVESTIR EM SUSTENTABILIDADE NO MERCADO FOOD SERVICE?

 

Para Regis e toda a sua experiência junto à Verdureira, vale a pena sim investir em sustentabilidade no mercado food service. E, nesse sentido, ele afirma que, inclusive, “não há desvantagens quando optamos por ser uma empresa com a sustentabilidade como um pilar em seus produtos e processos. Tanto para a empresa em si, como para os parceiros e consumidores, que estão, cada vez mais, exigentes quanto às medidas de ESG na cadeia produtiva. No entanto, podemos ressaltar que há desafios. Muitas das tecnologias para implementar inovação nos processos não estão disponíveis e, nesses casos, precisamos investir em pesquisa e desenvolvimento, o que requer um esforço extra, mas que vale muito a pena. No nosso caso, optar por um processo produtivo sustentável nos permite ter uma economia considerável de recursos naturais e aumento de produtividade. Além disso, promovemos mais qualidade aos nossos produtos e trazemos mais agilidade aos processos. Portanto, toda a cadeia é beneficiada, refletida em nossos parceiros e consumidores. E, dessa maneira, nós reduzimos também os impactos ao meio ambiente. Ou seja, todos ganham. A nossa marca ganha e ficamos economicamente mais fortalecidos no mercado, nos impulsionando a investir ainda mais em sustentabilidade e desenvolver novas soluções, em um ciclo contínuo de melhoria do negócio e de inovações sustentáveis. Mas, não só isso. Quando uma marca como a Verdureira aposta em ESG, todo mundo sai ganhando. Da mesma forma, os nossos parceiros sabem que estão associados à uma marca que faz a diferença na sociedade e que oferece produtos de qualidade”, explica.

 

Verdureira: saladas gourmet prontas para servir – Divulgação

 

O Sócio e COO da Verdureira compartilha ainda que, ao investir em sustentabilidade no mercado food service, “o custo é sempre relativo, mas podemos afirmar que vale a pena o investimento em inovação, pois o retorno é sempre positivo. Para nós, por exemplo, tão importante quanto entregar um produto de qualidade, é saber que reduzimos os impactos ao meio ambiente e ainda fazemos a diferença na sociedade”, reforça.

 

PLANOS DE CRESCIMENTO PARA A VERDUREIRA E SUAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

 

Satisfeito com os resultados já alcançados por meio das iniciativas sustentáveis da Verdureira, Regis desvenda que já há planos para o crescimento da empresa, englobando “a nossa meta de redução de 30% do desperdício ao ano. Em 2023, tivemos uma grande conquista nessa jornada. Nós implementamos o método de cultivo DWC, mais conhecido como floating, onde as nossas hortaliças são cultivadas em enormes piscinas. Somos a primeira empresa no Brasil a usar o floating em grande escala e isso permite uma economia de água de 99% em comparação com os métodos tradicionais, reduzindo consideravelmente os impactos ao meio ambiente. Com isso, nos próximos meses, atingiremos a produção de 39 toneladas de hortaliças utilizando apenas 1% de água que as plantações convencionais demandam. Para além disso, os produtos atingem mais qualidade, permitindo maior aproveitamento da colheita, o que, juntamente com outras tecnologias como atmosfera modificada na embalagem, também contribui para maior durabilidade das folhosas durante logística e comercialização.  Ou seja, otimizamos recursos, economizamos nos processos, reduzimos o desperdício de alimentos e ainda lucramos mais. E estamos também expandindo a nossa atuação para Campinas e região, com a expectativa de alcançar 50 novos pontos de venda até o fim deste ano”, conta.

 

Verdureira: saladas gourmet prontas para servir – Divulgação

 

E, dentro do contexto de expansão da empresa, Ari Rocha, Sócio e CEO da Verdureira, divide também que “as características de Campinas, que também ajudam a desenvolver sua região metropolitana, trazem para essas cidades um público consumidor que busca produtos de alta qualidade. Além disso, pela proximidade da capital paulista, a região conta com uma extensa malha rodoviária, o que nos permite otimizar as rotas para que nossos produtos cheguem frescos aos pontos de venda”, desvenda.

 

QUEM JÁ É PARCEIRO (A) DA VERDUREIRA, INDICA!

 

Atualmente, os produtos da Verdureira podem ser encontrados nas prateleiras da Rede Pão de Açúcar de Campinas, Indaiatuba e Limeira, assim como nos pontos de venda Magoga Hortifruti, em Jundiaí, Frutal Center, em Indaiatuba, Cambuí Center, Empório Santa Verene e St. Marche, em Campinas. No entanto, novos estabelecimentos já estão sendo cadastrados nessas e em outras cidades de São Paulo, como Valinhos, Vinhedo, Itú e Salto.

 

Verdureira: saladas gourmet prontas para servir – Divulgação

 

Ao todo, os produtos da Verdureira já são entregues em 250 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana e quem já é parceiro (a) da empresa a indica, como é o caso de João Cláudio Santiago Abreu, de 36 anos, Comprador do Supermercado Santa Luzia.

 

Segundo Abreu, ele é cliente da Verdureira desde 2019, com quem possui uma relação “muito boa, pois é uma empresa parceira. O que precisamos, eles atendem. Assim, a Verdureira soma ao Supermercado Santa Luzia ao evitar a ruptura e manter a qualidade dos produtos. Por isso, eu a indico. É uma empresa com qualidade, variedade e mix”, garante.

 

DICA DE COMO TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE NO MERCADO FOOD SERVICE

 

E aí? Já interessado (a) em também a começar a trabalhar e/ou intensificar as práticas sustentáveis no seu negócio food service?

 

Se sim, saiba que, conforme Regis, “ao escolher processos mais sustentáveis, aproveitamos melhor os recursos e toda a nossa cadeia produtiva fica mais eficiente. Assim, o nosso conselho é que as empresas sigam esse caminho, adotem medidas relacionadas à sustentabilidade porque, além de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, virão resultados econômicos melhores”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre compartilhamos com você iniciativas sustentáveis que somam ao segmento de alimentação fora do lar!

 

Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e conhecer também o Viva Floresta: o e-commerce que dá voz, visibilidade e oportunidade para pequenos produtores e projetos regenerativos brasileiros.

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...