Pesquisar
Close this search box.

Kazuo Harada: o Chef do Ano pelo guia Comer&Beber da Veja São Paulo

Sócio do Kazuo Restaurante, em São Paulo, e do Emy by Kazuo, em Curitiba, ele garante que a vida de chef "é árdua, exige muita criatividade, responsabilidade, mas vale cada momento"

ChefKazuo4
ChefKazuo4

 

Kazuo Harada, esse é o nome do Chef do Ano pelo guia Comer & Beber da Veja São Paulo que, hoje, nós da Rede Food Service temos a honra de apresentar para você a sua inspiradora trajetória no ramo da Gastronomia.

 

Sócio do Kazuo Restaurante, em São Paulo, capital, e do Emy by Kazuo, em Curitiba, no Paraná, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, ele garante que a vida de chef “é árdua, exige muita criatividade, responsabilidade, mas vale cada momento, principalmente, quando os nossos clientes voltam e elogiam o nosso trabalho. Ter o reconhecimento como o Chef do Ano pelo guia Comer & Beber da Veja São Paulo, por exemplo, não tem preço. Foi uma honra imensa fazer parte dos três finalistas dessa categoria tão importante que é o Chef do Ano e uma emoção sem tamanho receber o prêmio”, afirma.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A VIDA DE CHEF PREMIADO DE KAZUO HARADA

 

É só conferir na sequência:

 

 

  • QUEM É KAZUO HARADA?
  • FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
  • PRÊMIOS JÁ CONQUISTADOS
  • MOMENTOS MARCANTES
  • ROTINA DE CHEF PREMIADO
  • DESAFIOS COMO CHEF PREMIADO
  • VISÃO DO MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF PREMIADO
  • DICAS DE CHEF PREMIADO

 

 

QUEM É KAZUO HARADA?

 

Solteiro e pai de Emi, de 8 anos, Harada tem 40 anos e “é uma pessoa muito dedicada e detalhista. No âmbito do trabalho, eu gosto que tudo esteja rodando 100%, sempre prezando pela qualidade dos produtos, montagem dos pratos e atendimento de excelência. Mas, acima de tudo, Kazuo Harada é um homem simples, amante da boa gastronomia e torcedor ávido do São Paulo. Sou Chef de Cozinha e sócio de dois restaurantes que compõem o nosso grupo: o Kazuo Restaurante, em São Paulo, e o Emy by Kazuo, em Curitiba”, se apresenta.

 

O Chef Kazuo Harada – Divulgação

 

O chef partilha também que “a Emi, minha filha, é a minha paixão e a minha inspiração. O nome do restaurante de Curitiba é em sua homenagem. Emi quer dizer ‘abençoada com a beleza’. E conciliar o profissional com o pessoal fica mais fácil quando estou em São Paulo, capital, já que a minha família, incluindo a minha filha, estão nessa cidade. É sempre bom tê-los por perto. O meu estilo é o da comida asiática, que mistura sabores do Japão, China, Nepal, Índia, Vietnã e Tailândia. Venho de família japonesa e não consigo deixar para trás as minhas origens, mas sempre reforço que os meus restaurantes não são japoneses e sim asiáticos, de modo que buscamos trazer uma complexidade de sabores e aromas característicos”, alega.

 

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

 

Formado em Hotelaria, Harada conta que o seu contato com “a gastronomia é de berço. Meu avô veio do Japão e, recém chegado, abriu um restaurante japonês na Liberdade, bairro histórico de São Paulo, capital. O Fukushi, o seu restaurante, marcou a minha vida e se tornou a minha maior inspiração”, revela.

 

O Chef Kazuo Harada – Divulgação

 

Sobre as suas experiências profissionais, o chef relata que “eu comecei a minha carreira no Restaurante Day, do Grupo Nagayama, aos 16 anos de idade. Passei pelo Grand Hyatt, em São Paulo, e nas unidades de Dubai e Tokyo. Em 2015, ao voltar para o Brasil, eu assumi a liderança do Restaurante Mee, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, onde eu ganhei algumas das principais premiações e conseguimos uma estrela Michelin. Em 2019, eu liderei a inauguração do Hai Yo, restaurante asiático do hotel Rayon, em Curitiba. Em seguida, eu resolvi que era hora de abrir a minha própria casa e assim, em 2021, veio o Kazuo, restaurante da capital paulista que trouxe ainda mais reconhecimento e me abriu ainda mais portas. Mas, eu sempre falei que Curitiba era minha segunda casa. Então, depois de deixar o Kazuo em ordem, eu investi em um novo restaurante, dessa vez, no Paraná. Foi assim que veio o Emy by Kazuo, em 2022”, resume.

 

O chef acrescenta que “nos meus dois empreendimentos, eu tenho sócios, pessoas que admiro e que acreditaram em mim e na minha cozinha. Eu tenho diversas inspirações na gastronomia, mas, com certeza, a maior delas é, e sempre será, é o meu avô”, reforça.

 

PRÊMIOS JÁ CONQUISTADOS

 

Em meio à uma trajetória tão diversa como Chef de Cozinha e empresário, Harada já conquistou alguns prêmios para além de ter sido recentemente eleito o Chef do Ano pelo guia Comer & Beber da Veja São Paulo, o qual ele considera que “foi um grande sonho realizado”, comemora.

 

O Chef Kazuo Harada – Divulgação

 

O chef partilha que, “em 2021, eu tive a honra de ser agraciado com o prêmio Novidade do Ano também pela Comer & Beber e já foi uma grande conquista. Mas, vencer o que é a maior categoria dessa premiação, o Chef do Ano, não tem preço. É uma alegria imensurável e uma honra enorme. Em Curitiba, logo no primeiro ano de funcionamento do Emy by Kazuo, também conseguimos dois prêmios incríveis. Lá, ganhamos, em 2021, o Melhor Estabelecimento Gastronômico pela TOPVIEW, e a Novidade do Ano pelo Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo. Por isso, eu só tenho a agradecer à minha super equipe que faz com que tudo isso seja possível”, assegura Harada.

 

É válido realçar que o prêmio de Chef do Ano pelo guia Comer & Beber da Veja São Paulo foi anunciado para Harada durante um Emy Izakaya, que é um evento mensal do Restaurante Emy by Kazuo, em Curitiba, sendo que a premiação em si aconteceu no dia 28 de setembro, no Parque Mirante no Allianz Parque, em São Paulo, e contou com a presença de várias personalidades da gastronomia nacional.

 

MOMENTOS MARCANTES

 

Mais do que os prêmios acumulados durante a sua carreira, Harada compartilha que também já vivenciou alguns momentos que marcaram a sua trajetória profissional e pessoal, como a pandemia de Covid-19 e todos os seus percalços. “A pandemia de Covid-19 foi um grande aprendizado para todos nós que ficamos e, como dono de um negócio, esse período foi desafiador. Apesar disso, no meio das adversidades, sempre é possível desenvolver novas oportunidades. Porém, o tempo de reclusão serviu como incentivo para desenvolver novas ideias de projetos para voltar ainda mais forte e com pratos mais refinados”, avalia o chef.

 

O chef complementa que “eu já vivi diversas experiências que me marcaram! Mas, com toda a certeza, a primeira estrela Michelin e a recente premiação como Chef do Ano pela Veja São Paulo foram momentos em que eu senti uma emoção realmente indescritível”, enfatiza.

 

ROTINA DE CHEF PREMIADO

 

Em relação à sua rotina como chef premiado, Harada desvenda que “é bem agitada. Como os meus dois restaurantes funcionam tanto no almoço, quanto no jantar, acaba sendo puxado. Apesar disso, eu procuro tirar um tempo para mim mesmo durante a semana, onde gosto de passear pela cidade de bicicleta e passar tempo com a família. Vida de chef é vida corrida, mas extremamente gratificante e muito saborosa! É viajar durante a semana para estar à frente de duas cozinhas, é ter várias casas e vários lares. É abdicar de situações diversas, já que os horários são extensos, mas gostar do que se faz não tem preço e eu amo cozinhar e estar à frente do sushi bar”, assinala.

 

O Chef Kazuo Harada – Divulgação

 

O chef ressalta ainda que “com toda a certeza, a vida de chef não é só glamour. Ficar atrás do balcão ou do fogão, apesar de ser prazeroso e definir a minha personalidade, não é só maravilhas. O trabalho é árduo, a competitividade é grande e a exigência de nada mais nada menos que uma excelente experiência por parte de nossos clientes e excelentes resultados financeiros é sempre um grande desafio”, pondera.

 

DESAFIOS COMO CHEF PREMIADO

 

Em relação a quais são os seus atuais desafios como chef premiado, Harada entende que “o principal desafio, no momento, é coordenar as minhas ambas casas, mesmo que de longe. Alinhar cozinha, balcão, salão pode ser uma tarefa complexa, principalmente, quando não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. Para isso, conto com uma equipe sólida e de confiança. Eu estou sempre dividido entre as tarefas dos dois restaurantes, o de São Paulo e o de Curitiba. E a minha grande paixão e alegria é estar na cozinha, atrás do balcão e no dia a dia do serviço, mas as responsabilidades administrativas cobram. Por isso, estou sempre na correria e tendo que ter quatro braços, sendo dois para cada cidade”, argumenta.

 

VISÃO DO MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF PREMIADO

 

Para Harada, o atual mercado food service “exige cada vez mais conhecimento e mais preparo. Isso porque, além de estar cada vez mais concorrido, o paladar dos clientes também tem se elevado, formando clientes mais ávidos por boa culinária e mais críticos com os alimentos que ingerem, se preocupando, principalmente, com a qualidade dos produtos”, alerta.

 

O Chef Kazuo Harada – Divulgação

 

Nesse contexto, o chef alega que a alimentação hoje em dia já ganhou outro conceito, uma vez que, “com o conceito de gourmetização, as pessoas buscam opções de comidas mais sofisticadas, mas, ao mesmo tempo, mais saudáveis e práticas. E isso abriu muito o leque do meio food service e temos que nos adaptar a isso”, acredita.

 

DICAS DE CHEF PREMIADO

 

E aí? Gostou de conhecer a história de vida pessoal e profissional do Chef do Ano pelo guia Comer & Beber da Veja São Paulo não é mesmo?

 

Portanto, se também deseja seguir a carreira de chef de cozinha, Harada aconselha que, “se esse é o caminho que você sonha, não desista. Erga as mangas, afie as facas e coloque as duas mãos na massa! Corra atrás de desafios e não se acomode ou se contente com o conhecimento que tem. Busque sempre mais. Essa é uma área que se atualiza a cada dia. Então, é essencial estar sempre por dentro nas novas tendências e técnicas. Lembre-se: talento não é o que mais importa, foco e vontade contam demais!”, orienta.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, a gente traz para você um exemplo do que, realmente, é uma vida de chef. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite agora para CLICAR AQUI e também conhecer Bruna Rebelo: a chef confeiteira e professora com mais de 30 mil alunos e 600 mil seguidores no Instagram.

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...