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Da psicologia para a confeitaria: conheça a vida de chef influenciadora com mais de 17 milhões de seguidores nas mídias sociais de Vivi Cake

Cake designer é conhecida pelos seus bolos realistas e por apresentar um quadro no Programa Eliana, no SBT

ViviCake8
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Para ganhar dinheiro com confeitaria precisa fazer e vender bolos e doces, certo? Não para a atual realidade de Vivi Cake, uma confeiteira, influenciadora digital, youtuber e apresentadora de televisão com mais de 17 milhões de seguidores nos seus atuais perfis nas mídias sociais.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Vivi Cake, que é autodidata, cake designer, já mundialmente conhecida pelos seus bolos realistas e diferentes e também apresentadora do quadro ‘É Doce ou Não É’ no Programa Eliana, no SBT, garante que, “hoje, eu consigo ganhar dinheiro com bolo sem vender bolo, já que me transformei em uma artista confeitaria que vive de publicidade. Isso mostra para os confeiteiros como a nossa arte é valiosa. Eu estou ajudando a confeitaria a se tornar um objeto de desejo, o que torna a nossa arte ainda mais valiosa”, afirma.

 

Também considerada internacionalmente como a ‘estrela da confeitaria do TikTok’ devido ao seu peculiar jeito irônico de se manifestar e seus bolos que não parecem bolos, é válido realçar que os vídeos de Vivi Cake nas mídias sociais já superaram 2 bilhões de visualizações e, em 2022, um desses vídeos foi o quarto que mais ‘bombou’ no TikTok Brasil, com mais de 80 milhões de visualizações.

 

QUEM É VIVI CAKE?

 

Natural de Ubiratã, cidade do interior do Paraná, onde passou toda a sua infância, Vivi Cake se considera “uma pessoa alegre e que tenta transmitir sua alegria por meio dos meus vídeos e apresentações. Eu sou casada e não tenho filhos humanos, só pets”, se apresenta.

 

A chef influenciadora Vivi Cake – Divulgação – RFS

 

E, especificamente sobre o seu lado profissional, a chef influenciadora assinala que “Vivi Cake chef é uma pessoa persistente e que não aceita serviço mal feito. Hoje, eu consegui chegar em um patamar de renda que compensou o meu marido largar a carreira bem sucedida de executivo dele e vir trabalhar comigo. Então, estamos sempre juntos. Trabalhamos o dia todo. Por isso, tento não falar mais de trabalho a partir do jantar. Mas, nunca conseguimos! (risos) Quase todo dia, vamos dormir uma hora da manhã porque ficamos analisando as redes sociais. E o que mais me caracteriza é a autenticidade de fazer bolos que não tem cara de ser gostosos. Afinal de contas, uma maçaneta parece ser gostosa para você? Não, né!? Mesmo assim, os seguidores falam que ficam morrendo de vontade de comer”, destaca.

 

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

 

Formada em Psicologia em Cascavel, no Paraná, Vivi Cake divide que também foi nessa cidade que começou a sua experiência profissional no segmento de alimentação fora do lar. “Me formei em Psicologia em Cascavel e foi lá que eu comecei a minha carreira como cake designer. Eu sempre fui autodidata, já que tudo que sei aprendi sozinha, estudando na Internet. E, depois que eu comecei a trabalhar na Internet e na televisão, foi que me mudei para São Paulo, capital. Eu entrei para a confeitaria durante uma crise financeira. Sem sucesso na profissão de formação, eu tive que procurar outras fontes de renda e nada tinha dado certo ainda. Eu era recém-casada, tínhamos financiado uma casa, o meu marido tinha dívidas de uma empresa falida e, para completar, o nosso carro fundiu o motor. E, como sempre eu gostei de cozinhar, o meu marido me incentivou a tentar ganhar dinheiro com o que gostava. Foi então que, em 2014, eu comecei a fazer bolos de potinhos para vender. Eu já era muito ligada na Internet e tinha visto que esse tipo de bolo estava fazendo sucesso nas grandes cidades. Nessa época, eu fazia os boles em casa e saía para entregar com a minha motinha. Eu não sabia confeitar, mas as clientes gostaram do sabor e me pediram para fazer bolos para festa. E, de tanto insistirem, eu comecei a fazer bolos maiores, mas ainda bolos que dava para fazer sem grandes habilidades, como o bolo Bombom e o bolo Kit Kat. Até que um dia, uma cliente me pediu um bolo de carrinho. E eu, sempre antenada, que já acompanhava na TV os bolos esculpidos, resolvi então tentar esculpir um McQueen. Hoje, eu vejo e fico com vergonha daquele bolo. Porém, a cliente amou! E, a partir daquele momento, me especializei nos bolos esculpidos”, compartilha.

 

A chef influenciadora Vivi Cake – Divulgação – RFS

 

A chef influenciadora acrescenta que, “depois de sete anos como cake designer, eu tinha uma carteira muito boa de clientes e uma boa renda. Eu já era bem conhecida na minha região, mas queria me tornar mais conhecida a nível nacional. Eu já estava ficando fisicamente esgotada com tantas encomendas e pensava em me tornar mais conhecida para, um dia, tentar lançar linhas de produtos de confeitaria e depender menos de encomendas. Foi então que, em 2021, eu me planejei para atender menos encomendas e tentar me lançar na Internet. Eu já via que tinha alguns vídeos de bolos realistas, mas as pessoas apenas cortavam o bolo e fazer um vídeo nesse formato não era a minha cara. Assim, dia 01/03/2021, eu lancei o meu primeiro vídeo cortando um bolo realista mas, diferente de como os outros faziam, eu introduzi uma brincadeira dizendo ‘esse é meu pedaço de carne favorita’ e era bolo. Eu fui a pioneira em misturar humor com confeitaria no mundo. E, a partir disso, eu comecei com a brincadeira ‘é bolo ou não é’ e isso um ano antes da série da Netflix ir para o ar. Ou seja, muito provavelmente que a Netflix tenha se inspirado em mim. Mas, diferente de como imaginei, poucos meses depois, eu parei de atender encomendas de bolos. Com isso, com o tempo, eu comecei a faturar mais com visualizações e publicidades do que com encomendas. Inclusive, eu atendi a minha última encomenda em julho de 2021”, relembra.

 

Ainda segundo Vivi Cake, “durante a pandemia de Covid-19, eu ainda não era influenciadora. Eu vendia bolos e, por sorte, eu tive uma explosão de vendas. Como as pessoas não podiam fazer festas, elas investiam em um bolo bem decorado para comemorar em casa. E, assim, no primeiro ano da pandemia, eu já atendia muitas encomendas, mas, no segundo ano, eu decidi que tiraria um tempo para tentar me reinventar e foi onde eu fui para Internet. Talvez, a pandemia de Covid-19 tenha ajudado também na minha ascensão na Internet, já que coincidiu com o fortalecimento do TikTok e o aumento e valorização dos influenciadores emergentes”, analisa.

 

ROTINA COMO CHEF INFLUENCIADORA

 

Atualmente, Vivi Cake avalia que a sua rotina como chef influenciadora é “uma correria. Eu digo que, hoje, eu sou uma artista completa. Faço desde a arte da confeitaria até a arte da apresentação e até como atriz eu já atuei. Crio, dirijo e até edito os meus vídeos. Faço de tudo”, conta. No entanto, a chef influenciadora revela também que “é difícil ter rotina, pois, quando vou para a TV, é um dia todo de gravação e os eventos me consomem um dia todo também. Eu tenho várias reuniões durante a semana e ainda preciso tirar tempo para cuidar da minha saúde com terapia, fisioterapia, consultas, etc. Então, eu só consigo de dois a três dias por semana para gravar o meu conteúdo e olha que eu publico vídeo todo dia, inclusive, nos domingos e feriados. Como diz o ditado: ‘quem vê close não vê corre’. Eu, diferente da maioria dos criadores de conteúdo, tenho um trabalho a mais, que é fazer os bolos. Para o programa da Eliana mesmo, eu fico uma semana fazendo os doces. Além de fazer os bolos, eu preciso tirar tempo para me maquiar, criar roteiro, dirigir a empresa e as gravações, editar vídeos. Eu digo que o que aparece nas câmeras é apenas 10% do trabalho ou até menos”, divide.

 

A chef influenciadora Vivi Cake – Divulgação – RFS

 

Vivi Cake complementa que, “normalmente, eu começo a manhã olhando as redes sociais. Vejo como está repercutindo os meus vídeos, leio comentários e me atualizo das tendências. Depois, eu vou me maquiar. Faço maquiagem quase todos os dias porque, quando não vou para a TV ou eventos, eu gravo vídeos e preciso cuidar da minha aparência. E assim se vai toda a manhã. Eu, normalmente, começo a gravar depois do almoço e costumo ficar até a noite gravando, assim como ainda tiro tempo para editar os meus vídeos. Eu prefiro eu mesma editar a maioria dos vídeos para manter a minha personalidade. E, quando termino, já são mais de nove horas da noite e já está na hora de jantar e descansar”, detalha.

 

INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SUA CARREIRA

 

Quando questionada sobre qual é a influência das mídias sociais na sua carreira, Vivi Cake avalia que “elas sempre fizeram parte do meu negócio. Eu nunca tive loja e sempre vendia pela Internet, usando o Facebook e Instagram como a minha loja. Depois, foi por meio das mídias sociais que, com o mesmo produto (bolo), eu mudei totalmente de ramo. Antes, eu usava as mídias sociais para vender bolo. Hoje, eu uso as mídias sociais para mostrar as minhas artes em formato de bolo. O produto é o mesmo, a ferramenta é a mesma. Porém, a minha profissão é outra. Antes vendia bolo e, hoje, eu crio conteúdo com bolo nas mídias sociais”, reflete.

 

MOMENTOS MARCANTES COMO CHEF INFLUENCIADORA

 

Com uma rotina tão corrida e uma vasta experiência, Vivi Cake, naturalmente, já passou por alguns momentos marcantes como chef influenciadora. E, nesse sentido, ela endossa que “eu tenho novas experiências que me marcam o tempo todo. De repente, por exemplo, surgiu a oportunidade de um quadro na televisão ao lado da Eliana, que é uma das maiores apresentadoras do Brasil. Este ano, eu não esperava e fui indicada a dois prêmios do TikTok Awards. E, neste ano também, eu gravei publicidade para televisão em que eu contava a minha história de vida e ainda foi exibida no horário nobre da TV Globo. Assim como, eu conheci a Ana Maria Braga em uma publicidade dentro do programa Mais Você. Então, o tempo todo, eu tenho novas experiências marcantes e inesquecíveis. Mas, apesar de ter viralizado muito, um prêmio efetivamente por enquanto eu só ganhei o Kwai Top100. No entanto, eu estou concorrendo, pelo segundo ano consecutivo, ao prêmio TikTok Awards. Por isso, votem em mim para ganhar!”, divulga.

 

ATUAIS DESAFIOS E SONHOS COMO CHEF INFLUENCIADORA

 

Mesmo já realizada profissionalmente, Vivi Cake desvenda que, assim como a maioria dos profissionais da área de alimentação fora do lar, também possui alguns desafios, como o fato de “conseguir fazer tudo o que eu quero. Eu sou muito criativa, mas me falta tempo para gravar todos os vídeos que eu desejo. Por isso, hoje em dia, as minhas metas eu vou atualizando conforme eu vou conquistando e, geralmente, a minha meta é ganhar mais seguidores nas redes sociais”, relata.

 

A chef influenciadora Vivi Cake – Divulgação – RFS

 

Já em relação aos seus atuais sonhos, a chef influenciadora partilha que “é difícil dizer porque eu não sou de sonhar a longo prazo. Eu gosto de planejar, pôr em prática e viver o presente”, pondera.

 

VISÃO DO MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF INFLUENCIADORA

 

Para Vivi Cake, a alimentação hoje em dia já ganhou outro conceito, já que, “conforme a evolução da renda do brasileiro, cada vez mais, as pessoas apreciam os alimentos muito além do sabor. Apreciam também a experiência, a história e a arte. E, com isso, os chefs crescem juntos, se tornando cada vez mais figuras relevantes”, acredita.

 

A chef influenciadora Vivi Cake – Divulgação – RFS

 

A partir desse novo contexto, a chef influenciadora assinala ainda que “eu acredito que o mercado da confeitaria precisa ser mais valorizado tanto pelas marcas do setor, quanto pelos próprios profissionais. Criou-se uma cultura no Brasil de cobrar pouco, fazer permutas e o confeiteiro ser aquela pessoa que fica fechada na cozinha e fazendo bolo. Entretanto, o profissional confeiteiro é um artista e deve se mostrar para o mundo, sair da cozinha, expor a sua arte e cobrar muito bem por ela. E, nesse sentido, eu penso que eu estou mudando o mercado ao quebrar vários desses paradigmas”, enfatiza.

 

DICA PARA QUEM DESEJA SER CHEF INFLUENCIADOR (A)

 

Gostou de conhecer a fundo a vida de chef influenciadora de Vivi Cake e tem interesse em também empreender nesse ramo?

 

Então, saiba que, conforme a própria profissional, para alcançar sucesso como chef influenciador (a), é necessário “começar, pois, se não começar, nunca vai sair do lugar. Não dá para esperar cursos, ter dinheiro ou outra coisa. Hoje, com um celular na mão, temos um mundo de informações super acessível”, alerta.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, te mostramos o que, realmente, é a vida de diferentes chefs de cozinha, assim como apresentamos tendências de carreiras na área de gastronomia.

 

Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer a história de Bruna Rebelo: a chef confeiteira e professora com mais de 30 mil alunos e 600 mil seguidores no Instagram.

 

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