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Boulangerie Carioca: o negócio inspirado nas padarias francesas que terá R$15 milhões de faturamento em 2023

iniciada na capital fluminense, rede possui atualmente quatro lojas físicas localizadas em três Estados brasileiros

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Oferecer produtos mão na massa da gastronomia francesa e também de outros países da Europa para os brasileiros. Esse é o segredo do sucesso da Boulangerie Carioca, um negócio food service que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar como um verdadeiro exemplo de como trabalhar com o segmento de panificação, confeitaria e sorveteria ao mesmo tempo é uma ótima aposta.

 

Atualmente, com mais de 80 opções no cardápio que acompanham o cliente desde o brunch até o jantar, a Boulangerie Carioca funciona por meio de quatro lojas físicas localizadas em três Estados brasileiros, com previsão de fechar este ano de 2023 com faturamento de R$ 15 milhões. “Inicialmente, a nossa inspiração era exclusivamente nas sofisticadas padarias da França. Mas, ao longo dos últimos anos, avaliamos que deveríamos incluir produtos que agregam valor à marca, de outras origens além da França, como cheesecake, donuts, nosso tradicional pão de queijo, etc, o que contribui para deixar a experiência dos nossos clientes mais completa. Hoje, a nossa média mensal de faturamento é de R$ 130 mil por loja, com lucratividade média de 15%, sendo que o investimento inicial foi na faixa de R$ 480 mil por unidade”, revela Antônio Augusto Ribeiro de Souza, de 58 anos, Engenheiro de formação, empresário no ramo de alimentação desde a década de 1990 e fundador da Antaris Franchising, holding que detém a Boulangerie Carioca e outras marcas, como a Cuor di Crema e as americanas Johnny Rockets e Dickey’s Barbecue Pit.

 

JÁ QUER SABER MAIS SOBRE A INICIATIVA MÃO NA MASSA BOULANGERIE CARIOCA, CERTO?

Então, é só conferir abaixo:

 

  • O QUE É A BOULANGERIE CARIOCA?
  • COMO SURGIU A IDEIA DA BOULANGERIE CARIOCA?
  • EQUIPE E DIFERENCIAIS DA BOULANGERIE CARIOCA
  • PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DA BOULANGERIE CARIOCA
  • QUEM JÁ É PARCEIRO DA BOULANGERIE CARIOCA, RECOMENDA!
  • DICA PARA EMPREENDER EM NEGÓCIOS MÃO NA MASSA

 

O QUE É A BOULANGERIE CARIOCA?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Souza explica que “a Boulangerie Carioca é uma pâtisserie-boulangerie. Ou seja, é uma cafeteria com doces e pães especiais inspirada na gastronomia francesa, com toques de culinária italiana. Foi criada em 2015, na capital fluminense, e vem passando por reformulações desde que adquirida pela Antaris Franchising há dois anos. Agora, o cardápio contempla também opções de refeição, como sopas, saladas, massas e pratos rápidos para o consumo a qualquer hora do dia. Além das lojas cariocas, a Boulangerie também já chegou a São Paulo, com lojas na capital e outras cidades da região metropolitana, como Guarulhos e uma unidade prevista para Santo André no primeiro semestre de 2024”, partilha.

 

Boulangerie Carioca – Divulgação – RFS

 

O empresário complementa que o que mais caracteriza a Boulangerie Carioca são “os seus sabores peculiares e produtos bem trabalhados. A Boulangerie Carioca valoriza cada item do cardápio e cada ingrediente de uma receita. Sem contar que a sua variedade permite diferentes refeições ao longo do dia, como brunch, chá da tarde e até almoço ou jantar”, destaca.

 

COMO SURGIU A IDEIA DA BOULANGERIE CARIOCA?

 

Em relação a como surgiu a ideia da Boulangerie Carioca, Souza conta que “vem destas casas mais tradicionais de café na França, onde se pode comer muito bem, tudo é diferenciado, saboroso… A marca, criada no Rio de Janeiro há 8 anos, surgiu com o objetivo de oferecer ao público carioca e, agora também paulista, clássicos da gastronomia francesa e também de outros países da Europa”, resume.

 

Boulangerie Carioca – Divulgação – RFS

 

Já a assessoria de imprensa do negócio, detalha que “boulangerie é o termo em francês para padaria. Além do nome, o charme do idioma também pode ser praticado nos pedidos de produtos: croissants, éclairs, croque monsieur, petit gâteau e macarrons, que se destacam-se no variado menu. Para acompanhar o cafezinho, seja da manhã ou da tarde, cestas de pães e tábuas com frios e pastas são perfeitas e servem de duas a quatro pessoas. Fundada há oito anos, a rede que foi comprada pela holding Antaris Franchising em 2021 e, atualmente, possui quatro lojas abertas em três Estados, com previsão de chegar a dez até o fim deste ano. E, entre janeiro e dezembro de 2022, faturou cerca de R$ 12 milhões, valor que deve crescer em 25% com a abertura das novas unidades neste segundo semestre. Desde a aquisição pelo grupo Antaris, a marca passou por reformulação e incorporou saladas, pizzas, pratos rápidos e sopas, convidando até os mais assíduos a inovarem experiências. Além dos já tradicionais formatos, loja e quiosques, a franquia agora inclui o serviço para festas e eventos, levando o sabor ‘unique’ da Boulangerie a qualquer buffet”, informa.

 

EQUIPE E DIFERENCIAIS DA BOULANGERIE CARIOCA

 

A atual equipe da Boulangerie Carioca é formada por mais de 50 colaboradores, que fazem acontecer toda a diferenciação desse negócio mão na massa, incluindo o fato de que, “entre tantos diferenciais, a marca tem parceria com a Cuor di Crema, gelateria também sob gestão da Antaris Franchising, que permite implementar ao cardápio sorvetes e milk shakes artesanais de típico preparo italiano, ressaltando o sabor e a qualidade dos produtos exclusivos”, divide a assessoria de imprensa.

 

PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DA BOULANGERIE CARIOCA

 

Na avaliação de Souza, o perfil de cliente da Boulangerie Carioca é formado, “em maioria, por mais adultos e da melhor idade, mas também é local para refeições com toda a família, principalmente, para apreciar aquele brunch ou café da tarde. Mas, também pode ser um ponto para reunir amigos e tomar um suco ou chá gelado, aproveitando o início dos dias mais longos agora que o Verão se aproxima”, afirma.

 

Boulangerie Carioca – Divulgação – RFS

 

E para atender tais pessoas, o empresário realça que o cardápio do negócio mão na massa tem “como carro-chefe o pão. Não podemos chamá-la de padaria, porque os produtos não são assados na loja, mas o pão é a base para a maior parte dos preparos, como os croques e os sanduíches (frios e quentes). A casa também possui diversas opções de pães especiais para take away, como broa de milho, pão de passas com nozes, pão australiano, baguete crocante, pão de azeitonas verdes, ciabatta, pão italiano de fermentação natural, multigrãos, pão de abóbora e de cerveja preta com fermentação natural. Tartines, pizzas e quiches são outro destaque do cardápio da Boulangerie Carioca, além das tábuas de frios e pastas e os menus completos de café da manhã ou chá da tarde. Entre os cafés, o nosso cliente pode conhecer as opções Espresso, Macchiato, Cappuccino Tradicional Italiano, Cappuccino Boulangerie, Chocolate Quente Cremoso, Affogato (com gelato), Frappuccino Especial, além do café coado pelos métodos Hario V60 e Prensa Francesa. Quanto aos doces, o cardápio da Boulangerie Carioca contempla tartes individuais, petit gateau, bolo caseiro, cheesecake, brownies e macarons. Hoje, um dos diferenciais da rede é a parceria com a Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, que permite à Boulangerie Carioca oferecer milkshakes e gelatos inclusive para viagem. E, recentemente, a casa adicionou também saladas com proteína de frango, salmão ou somente vegetarianas e o novo ‘Menu do Chef’, que é assinado pelo chef Wagner Ribeiro, onde o cliente faz uma refeição completa combinando prato, bebida e sobremesa a partir de R$ 71,70”, divulga.

 

QUEM JÁ É PARCEIRO DA BOULANGERIE CARIOCA, RECOMENDA!

 

Gostando de conhecer o negócio mão na massa Boulangerie Carioca e, inclusive, já interessado (a) em investir em uma franquia da marca?

 

Se sim, saiba que quem já é parceiro da Boulangerie Carioca, recomenda, como é o caso de Álan Torres, de 39 anos, Administrador de Empresas de formação, Diretor Geral da Antaris Franchising e franqueado da Boulangerie Carioca há dois anos.

 

Boulangerie Carioca – Divulgação – RFS

 

De acordo com Torres, “enquanto empresário e franqueado, posso destacar o sistema utilizado para operar a loja da Boulangeria Carioca, que é super simples, não me exige muito tempo no dia a dia, facilitando me distribuir entre vários negócios. Consigo ter a loja e realizar outras atividades. Agora, falando dos produtos, a qualidade é um grande diferencial. Quase 100% deles são feitos à mão, muito artesanais mesmo, o que resulta em um sabor exclusivo. Porque vender croissant, coxinha, pães, isso muita gente vende. A questão é que, por vezes, você vai a três, quatro, cinco cafeterias diferentes, e elas têm exatamente o mesmo produto porque compram do mesmo fornecedor, que produz em massa. Não é nosso caso! A Boulangerie Carioca também vem investindo em tendências de mercado, como produtos sem glúten, sem lactose, com menor percentual de gordura e, assim, elevando a qualidade sempre. Para estar à frente, nós frequentamos feiras e eventos do mercado de panificação, por exemplo, sempre em busca de atualização, tendências, novidades. Para quem esteve em uma loja da Boulangerie Carioca há dois anos, pode ir hoje novamente e verá que praticamente tudo mudou. Porque inovação e busca constante por qualidade são nossos maiores méritos, junto ao atendimento. Eu recomendo a Boulangerie Carioca justamente por esses diferenciais citados acima e pela parceria com o franqueador. Porque como a Antaris Franchising tem essa mentalidade de vender franquias, mas também ter lojas próprias, o franqueador conhece as dores de quem está na linha de frente do negócio, sendo ele próprio uma dessas pessoas. É aquela relação de empatia e agilidade para ajudar nas dificuldades, sentindo na pele o que é ter um colaborador doente, o que é ter alta demanda e precisar acelerar as entregas. É por toda essa troca de experiências que eu indico fazer parte do time Boulangerie Carioca”, compartilha.

 

DICA PARA EMPREENDER EM NEGÓCIOS MÃO NA MASSA

 

Por fim, caso queira mesmo empreender em negócios mão na massa ou potencializar as atividades do que já tem ou trabalha hoje em dia, saiba que, conforme Souza, “o mercado de patisserie-boulangerie é um bom investimento para empresários food service, já que lidamos com produtos que agradam a grande maioria das pessoas. Ter um bom café, um bom ambiente, harmonioso e aconchegante é relativamente fácil de controlar e operar com boas margens. No entanto, é um segmento muito competitivo. E, como todo negócio, a presença e acompanhamento do proprietário no dia a dia do seu negócio, tendo sua equipe bem treinada e reconhecida e estar próximo a seus clientes, é primordial. É como falo sempre ‘temos que fazer o básico bem-feito’, pois, fazendo isso, já nos destacamos de grande parte da concorrência”, garante.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre dividimos com você boas ideias de como empreender no segmento de confeitaria, panificação e sorveteria no Brasil. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer a ZupGo, a plataforma criada para ajudar confeiteiras formais e informais de todo o Brasil a se profissionalizem no mercado de alimentação fora do lar.

 

 

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