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Homenagens no Dia do Hoteleiro e muito conteúdo sobre gestão de bares e restaurantes marcaram o segundo dia da HFN

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Uma maratona de atividades de conteúdo, estandes lotados e homenagens a personalidades do trade turístico pelo Dia do Hoteleiro e o Dia do Restauranteiro, celebrados em 9 de novembro, deram o tom da HFN – Hotel e Food Nordeste nesta quinta-feira. O evento, realizado no Pernambuco Centro de Convenções, em paralelo à Super Mix, atraiu milhares de visitantes, em busca de obter informações sobre os novos equipamentos, serviços e tendências em hotelaria e alimentação fora do lar e ainda fazer bons negócios.

 

Realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios, a HFN chega ao fim, nesta sexta-feira, às 20h, com expectativa de superar um público de 22 mil visitantes.

 

“Este segundo dia só confirmou as nossas expectativas quanto ao sucesso da HFN. Durante toda a tarde e noite, vimos corredores e estandes lotados e expositores satisfeitos, comemorando o fechamento de bons negócios. É muito gratificante conseguirmos fazer esta entrega para as entidades e apoiadores, que dividem com a Insight a responsabilidade de realizar a HFN e também a Super Mix. Aliás, já temos nova data para as feiras em 2024: 2 a 4 de outubro”, afirmou uma das diretoras da Insight Feiras e Negócios, Carol Baía, na Rede Food Service.

 

Um dos pontos altos do dia foi a homenagem feita pela diretoria da Insight à ABIH-PE e à Abrasel-PE pela contribuição das entidades ao setor de hotelaria e alimentação. As instituições estiveram representadas, respectivamente, por Artur Maroja e Carlos Periquito, e por Tony Sousa e Rhaíssa Soares, que receberam placas e alusão à parceria na realização da HFN.

 

Dois dos ambientes mais concorridos da HFN neste segundo dia foram a Super Kitchen Arena Burguer, patrocinada pela Wave e Seleto, e que trouxe um time de especialistas em hambúrgueres, e a Cozinha Empreendedora, espaço pilotado pela Karne e Keijo e o Sebrae. Ambos promoveram palestras sobre temas como gestão do negócio, marketing e, claro, os produtos finais que chegam à mesa.

 

Um dos palestrantes do dia na Super Kitchen Arena Burguer foi o chef Thiago Benedetti, que falou sobre engenharia de cardápio, qualidade no produto, tendências de mercado e, principalmente, sobre a importância do bom atendimento.

 

“A organização do cardápio tem um peso grande na concretização das vendas e no aumento do tíquete médio do restaurante. Mas de nada adianta ter um bom cardápio e um bom produto, se o atendimento for ruim. Hoje já se sabe que, em termos da atração do cliente, o preço é fator que corresponde a 9%; a qualidade do produto, a 11%, e o atendimento bem feito, a 68%, na escala de motivos que levam o consumidor a voltar ao estabelecimento”, detalha o chef.

 

Com três hamburguerias em funcionamento em São Paulo, sob a marca Smart Burguer, além da pizzaria Bertaglia e do frigorífico Beef Boutique, especializado em carnes especiais para hamburguerias, Thiago é um dos cinco chefs que formam o Burger Tour. O grupo realiza workshops dentro e fora do Brasil, buscando fortalecer o mercado nacional de hambúrgueres, levando conhecimento e fomentando o networking. Em cidades do Nordeste, já foram quatro passagens, incluindo no Recife. “O povo daqui é caloroso e participativo. Pernambuco tem um mercado em desenvolvimento, com variedade de marcas e bons fornecedores. Fiquei feliz por encontrar grandes fornecedores na HFN. Isso mostra a força do mercado”, pontua o chef.

 

Com menu mais amplo, a Cozinha Empreendedora também aponta as tendências do mercado e capacita empresários e profissionais, que pode conferir, gratuitamente, palestras com chefs pernambucanos e convidados. Diariamente, a tarde começa com Annie Cake abordando vários aspectos lidados à gestão do negócio, e segue com mais três especialistas com aulas práticas de pratos preparados com produtos de fornecedores do portfólio da Karne e Keijo.

 

“Nosso objetivo é apresentar aos empresários locais a variedade de fornecedores que ele tem à disposição e também aprender como criar pratos com os produtos apresentados. Além disso, estamos divulgando o nosso canal online de vendas, por meio do site www.onfood.com.br, que está com excelentes ofertas por ocasião da HFN”, explica a assistente de Marketing da Karne e Keijo, Malu Rios. Marcas como Nestlé, Millano, Ribeiralves, Bonae, Alfama e Vigor aproveitam a Cozinha Empreendedora para apresentar seus produtos.

 

Outro ambiente bastante concorrido no segundo dia da HFN foi a Padaria do Amanhã, criada pela arquiteta Dani Figueirôa. O espaço destaca o que há de melhor para o segmento, com relação a fornecedores e soluções arquitetônicas remetendo à experiência de estar em uma padaria de verdade, com pão quentinho saindo do forno e seu perfume acionando automaticamente a memória afetiva dos visitantes.

 

Neste ano, a Padaria do Amanhã ganhou o incremento da Confeitaria do Coração, integrada à iniciativa, com foco em proporcionar acolhimento e um ambiente especialmente atrativo dentro da padaria. “A constante busca dos confeiteiros por projetos arquitetônicos específicos me motivou a integrar a Confeitaria do Coração ao ambiente já tradicional da Padaria do Amanhã. Trouxe três casas para apresentar suas especialidades, pilotando a Confeitaria como fazem em suas lojas. São a Confeitaria do Oliveira, a Cia. do Croissant e a Lili Confeitaria”, conta a arquiteta. A HFN segue nesta sexta-feira, das 14h às 20h, com exibição de produtos e soluções, além de uma robusta programação de conteúdo. Confira horários e o mapa dos estandes da feira no www.hfne.com.br.

 

A Rede Food Service, pelo segundo ano, é a parceira oficial de mídia da HFN – Hotel & Food Nordeste.

 

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