Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial dos maiores consumidores de cerveja, com 14.550 quilolitros e 69,7 litros por pessoa, de acordo com um relatório divulgado pela Kirin Holdings Company.
Já conforme uma pesquisa realizada pela Euromonitor e recentemente difundida pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o volume de venda de cerveja no Brasil deve somar 16,1 bilhões de litros até o final deste ano de 2023, o que representa alta de 4,5% em relação ao consumo de 2022.
Nesse positivo cenário, hoje, nós da Rede Food Service temos o orgulho de te contar que uma cervejaria do interior do Estado de São Paulo chamada Ashby teve um dos seus rótulos premiado em concurso internacional.
Criada no ano de 1993 na cidade de Amparo, a Cervejaria Ashby foi consagrada durante o World Beer Awards, que é um dos maiores concursos cervejeiros do mundo que acontece em Londres, na Inglaterra. “Foi uma grande honra e comemoração, pois essa conquista é resultado do trabalho, paixão e dedicação de toda a equipe em criar receitas que conquistem todo o mundo. Receber essa premiação, mesmo concorrendo com marcas consagradas, é algo que nos enche de orgulho e isso mostra como o mercado brasileiro está em uma ótima fase”, afirma Scott Ashby, fundador da Cervejaria Ashby, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.
O PRÊMIO E A SUA IMPORTÂNCIA
É válido realçar que a Cervejaria Ashby conquistou o título de ‘Melhor Cerveja do Brasil’ na categoria Bitter, com mais de 5,5% de graduação alcoólica, por meio do seu rótulo nomeado de Ashby Britsh Strong Ale. “O detalhe é que a cervejaria brasileira conquistou o prêmio com uma cerveja tipicamente inglesa no país em que o estilo foi criado, já que o concurso aconteceu em Londres. Com personalidade britânica, essa cerveja possui um sabor intenso e marcante. É uma legítima puro malte, com tradição das Ales inglesas, quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos, que oferecem sabores de amêndoas e frutas amarelas”, destaca a assessoria de imprensa da cervejaria.
Scott Ashby, por sua vez, enfatiza que “esse prêmio é uma forma de atestar que o Brasil não fica devendo em nada para as marcas estrangeiras e que as empresas estão investindo cada vez mais em qualidade e autenticidade”, garante.
O CONCURSO WORLD BEER AWARDS
O concurso World Beer Awards é considerado uma das maiores premiações do ramo cervejeiro do mundo e, normalmente, é realizado em três etapas. “A primeira etapa é feita uma análise onde são selecionadas as melhores cervejas de cada país, sendo que cada uma delas é contemplada com medalha de ouro, bronze e prata. Já na segunda etapa, apenas as cervejarias que receberam medalha de ouro participam e competem entre si para o título de país vencedor em cada categoria. A terceira etapa é feita apenas com as marcas que foram bem avaliadas na etapa anterior, sendo que, nessa fase final, elas disputam o título de Melhor do Mundo em diferentes categorias. Mais de 3.200 cervejarias de aproximadamente 50 países participaram da primeira etapa. E, neste ano, a competição voltou a ser presencial, já que nos dois últimos anos, por causa da pandemia de Covid-19, o evento aconteceu de forma online”, explica a assessoria de imprensa da Cervejaria Ashby.
OUTROS PRÊMIOS CONQUISTADOS PELA CERVEJARIA ASHBY
Essa não foi a primeira vez que a Cevejaria Ashby recebeu premiações importantes, inclusive, com o rótulo a Ashby Britsh Strong Ale. Isso porque, em 2016, essa mesma cerveja levou medalha de ouro na Copa Cervezas de America GCA. “Esse rótulo também conquistou ouro no European Beer Challenge neste ano de 2023 e no ano passado. E, além de ter conquistado esse prêmio, a Ashby conquistou duas medalhas de bronze na primeira etapa do concurso: uma com sua Ashby Pilsen, na categoria Lager, e outra com sua Ashby American Pale Ale, na categoria Cerveja Pale. Ambas as cervejas também já foram premiadas em outros concursos cervejeiros. Já a Ashby Weiss, feita com maltes de trigo e de coloração opaca, já foi premiada mais de sete vezes, incluindo duas medalhas de ouro e, neste ano, no World Beer Awards, faturou medalha de prata”, detalha a assessoria de imprensa da Cervejaria Ashby.
Já Scott Ashby reforça que “conquistar esse último prêmio em um concurso renomado como o World Beer Awards é algo que nos enche de orgulho, pois é uma competição onde cervejarias de vários países participam. Então, ver que uma marca brasileira conquistou o título de melhor é algo fantástico para a nossa história”, avalia.
A HISTÓRIA DA CERVEJARIA ASHBY
A Ashby é a primeira microcervejaria do Brasil, conforme já contamos aqui na Rede Food Service.
Criada pelo físico americano Scott Ashby em 1993, a Ashby, batizada com o seu sobrenome, atualmente, é uma microcervejaria que possui em seu portfólio 13 tipos de estilos de cerveja, que são comercializados via loja online e 111 distribuidores localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. “Tudo começou no ano de 1993, depois que cheguei ao Brasil em 1992 e decidi montar, na cidade de Amparo, interior de São Paulo, a primeira microcervejaria do Brasil a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos Estados Unidos. Formado em Física e apaixonado por cervejas, eu ingressei no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia, no ano de 1990 e, logo em seguida, comecei a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneci por dois anos. Antes disso, eu já era homebrewer e produzia cervejas para os meus amigos, que, rapidamente, consumiam toda a produção caseira. A diferenciação da Ashby já começou quando eu pensei em montar uma fábrica na cidade de Amparo, no interior, no circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, eu a escolhi, estrategicamente, como o melhor lugar para as instalações da cervejaria. Afinal, as águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais, o que a torna perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar. Foi graças à Ashby que o cenário do mercado brasileiro começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos”, relata Scott Ashby.
DICA DE COMO ALCANÇAR O SUCESSO NO ATUAL MERCADO CERVEJEIRO
Conforme o empresário, para alcançar o sucesso nesse segmento atualmente é preciso “investir em receitas elaboradas e únicas, utilizar as mídias sociais para se aproximar dos clientes e oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis. Estude bastante o mercado, entenda o que os consumidores estão buscando no momento, quais são as tendências, e procure sempre ter a sua própria identidade, seu estilo e autenticidade”, recomenda.
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