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Relatório mostra expansão de confeitarias no Brasil

Confeiteira
Confeiteira

 

Pesquisa realizada com 2.056 profissionais de confeitaria em todo o Brasil revela que o setor mais que dobrou sua taxa de expansão anual entre 2019 e 2022, em torno de 11% ao ano, quando comparada com o início da segunda década do século XXI.

 

O levantamento mostra índices anuais de surgimento de novos negócios entre 2% e 5%, de 2011 a 2017. Já 8,9% declararam ter iniciado no ramo em 2018. Esse é um dos retratos do estudo conduzido pela ZupGo, plataforma digital de gestão de confeitarias, em parceria com a ASBRAFE (Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas).

 

Para Weverton Guedes, co-fundador da ZupGo, apesar do impressionante crescimento do número de confeitarias a partir da crise econômica de 2015 e 2016 e durante a pandemia, o ritmo de desenvolvimento de soluções para o negócio, visando auxiliar os empreendedores desse segmento em seus desafios, não foi tão acentuado quanto de outras áreas. “Dentre os principais desafios estão a profissionalização de gestão e produção, estratégia de marketing e vendas, precificação de produtos, formalização, capacitação, entre outros”, destaca o idealizador da pesquisa para a Rede Food Service.

 

Nessa mesma linha, o presidente executivo da ASBRAFE, André Luiz Marques Zolla, conta que a associação acompanhou nos últimos três anos o crescimento da busca por itens de confeitaria nas lojas especializadas. “O levantamento mostra que mais de 41% iniciaram suas atividades durante a pandemia, onde muitas pessoas viram a necessidade de buscar outras opções para complementar sua renda ou, quando necessário, ser sua principal renda”.

 

O relatório Mercado Brasileiro de Confeitaria ainda contou com apoio institucional e de divulgação de profissionais renomados do setor, como Marina Zinn e Julia Zinn, sócias da Confeitaria da Luana e idealizadoras da Comunidade Confeitarias de Sucesso; Lucas Corazza, jurado do Que Seja Doce, da GNT; Fresley Chaves, participante do reality Bake Off Brasil, do SBT, e apresentador do Papo de Confeiteiro; e Rafael Ramos, fundador da confeitaria Singello Brigadeiro.

 

Confira outros dados do levantamento:

 

Perfil das confeitarias no Brasil

  • 75% estão localizadas no Sudeste
  • 69% desses empreendedores trabalham sozinhos
  • 85% das confeitarias estão nas residências desses empreendedores
  • 55% têm a confeitaria como única fonte de renda

 

Canal de vendas e entregas

  • 75% recebem encomendas via e-mail, redes social ou telefone
  • 56% têm serviço de entrega próprio
  • 36% dos que disponibilizam delivery usam aplicativos como Uber e 99

 

Produtos e insumos

  • 57% têm como carro-chefe bolos artísticos ou doces (para festas, pães e mel, brownies etc)
  • 54% compram seus ingredientes principalmente em atacadistas
  • 1,8% compram via e-commerce

 

Formalização

  • 54% das confeitarias têm CNPJ
  • 35% pretendem se formalizar no curto ou longo prazos
  • 69% possuem logomarca, porém sem registro
  • 15% possuem marca registrada

 

Desempenho de vendas

  • 33% tiveram a Páscoa 2023 com faturamento superior a de 2022
  • 43% lucraram na Páscoa 2023 (56% faturaram menos de R$ 2.000)
  • 17% tiveram Dia das Mães 2023 com faturamento superior ao de 2022
  • 25% lucraram no Dia das Mães 2023 (61% faturaram menos de R$ 1.000)

 

Gestão e marketing

  • 56% consideram uma dificuldade interna não ter uma estratégia de marketing digital
  • 76% consideram que o alto custo dos insumos afeta seus negócios
  • 53% fazem gestão por meio de planilhas de controle (apenas 11% usam softwares de gestão)
  • 86% usam o Instagram como uma das principais ferramentas de divulgação

 

Capacitação e formatação

  • 51% possuem graduação, pós-graduação ou doutorado
  • 32% possuem ensino médio completo
  • 72% utilizam cursos online para aperfeiçoar técnicas de confeitaria

 

ZupGo: conheça a plataforma criada para ajudar confeiteiras formais e informais de todo o Brasil a se profissionalizem no mercado food service

 

Sobre o Grupo REF

Um dos principais grupos de comunicação independente no país, REF, lançou a ZupGo, plataforma que ajuda confeiteiras de todo o Brasil a aumentarem as vendas e a qualidade de seus serviços. Além disso, o Grupo REF tem como clientes empresas como Decolar, Porto Seguro, Danone, EMS, Oracle, e é composto por 5 empresas (REF+, 4influence, VIV Experience, Black Door e SOMOS) que atuam de forma integrada e complementar para oferecer as mais modernas estratégias de comunicação para marcas – da concepção de campanhas e filmes publicitários até live marketing, data e performance, marketing de influência e PR. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.

 

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