Pesquisar
Close this search box.

Isaias Soares: o chef referência quando o assunto é pizza no Brasil e no exterior

Fundador do Instituto Gourmet da Pizza, Soares assinala que vida de chef é "apaixonante, mas também extremamente exigente, desafiadora e recompensadora"

ChefIsaias 2
ChefIsaias 2

 

“Apaixonante, mas também extremamente exigente, desafiadora e recompensadora”. É assim que Isaias Soares, de 57 anos, o chef Isaias Soares, referência quando o assunto é pizza no Brasil e no exterior, classifica a atual vida do profissional Chef de Cozinha.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Soares, que é Fundador do Instituto Gourmet da Pizza, assinala que, atualmente, ser Chef de Cozinha “é uma profissão apaixonante, mas também extremamente exigente, desafiadora e recompensadora, proporcionando a oportunidade de expressar criatividade por meio da culinária, receber reconhecimento pelos pratos bem-sucedidos e proporcionar experiências gastronômicas memoráveis para os clientes. Além disso, a satisfação de ver as pessoas apreciando a comida que criamos é uma das maiores alegrias da profissão. No entanto, é importante destacar que as experiências dos chefs podem variar significativamente com base em seus locais de trabalho, tipo de cozinha em que estão envolvidos, ambiente de trabalho, nível de experiência e outros fatores individuais”, afirma.

 

Quer conhecer mais sobre a vida de chef de mestre na arte da pizza de Soares?

Então, é só conferir na sequência:

  • QUEM É ISAIAS SOARES?
  • FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
  • PRÊMIOS E SONHOS COMO CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA
  • ROTINA COMO CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA
  • APRENDIZADOS COM A PANDEMIA DE COVID-19
  • VISÃO DO MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA
  • DICAS DE CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA

 

 

QUEM É ISAIAS SOARES?

 

Casado, pai de um casal, sendo Gabriel, de 21 anos, e Anna Carolina, de 15, Soares “é um sonhador que está sempre com os pés no chão e, ao mesmo tempo, buscando sempre ser uma pessoa melhor a cada dia, nunca tirando os olhos das necessidades do próximo”, se apresenta.

 

O Chef Isaias Soares – Divulgação – RFS

 

Especificamente em relação à sua vida profissional, Soares divide que “eu como chef sou exigente e cobro muito até de mim mesmo. Eu procuro me atualizar constantemente e não aceito atrasos. Eu tenho uma agenda organizada e, por isso, consigo administrar bem a minha vida pessoal com a profissional. A minha principal característica como chef é a exigência dos sabores e a apresentação de cada prato desenvolvido por mim. Assim como, o cuidado de ser um eterno alquimista, mas sem perder a essência.  Pois, muitas vezes, o menos é mais. Eu amo a cozinha contemporânea, que ressalta no meu estilo. As minhas inspirações de boa comida veem do Maestro Italiano Ernanno Furlanis, que foi um professor que marcou a minha vida. Eu tive o prazer de ter aulas fantásticas dele por meio das quais aprendi a desenvolver inúmeros pratos deliciosos, verdadeiros manjares gastronômicos”, detalha.

 

FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

 

Formado em Gastronomia e pós-graduado em Massas Italianas, Soares possui ampla experiência nacional e internacional, sendo que a sua habilidade como pizzaiolo é reconhecida em todo o mundo, bem como as suas especializações na Accademia Pizzaioli e Le 5 Stagione, na Itália, o destaca ainda mais como um verdadeiro mestre na arte da pizza. No entanto, Soares revela que começou a sua carreira na área de alimentação fora do lar não como Chef de Cozinha, mas como garçom. “Tudo começou em 1984, quando eu estudei no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac (Senac-PR), na cidade de Maringá, no Paraná, onde fiz o curso de Cozinheiro e, em seguida, o de garçom e outros cursos diversos. Afinal, eu tinha a vontade de conhecer todo o sistema de como funciona um bom restaurante. Por isso, eu passei por todas as etapas”, conta.

 

O Chef Isaias Soares – Divulgação – RFS

 

O chef acrescenta que, durante a sua carreira, antes de fundar o Instituto Gourmet da Pizza, trabalhou “no Hotel Deville, onde eu entrei como garçom, virei Chef da Cozinha e sai de lá como Maitre do hotel. Atuei também no Grupo Pereira e no Grupo Original Design. Eu também tive o prazer de criar e cozinhar para o Governador da Amazônia e realizar a criação de massas a nível nacional para empresas de renome no Brasil, o que me consumiu bastante, mas, ao mesmo tempo, foi muito gratificante. Também já tive a experiência de navegar, por três horas no rio Amazonas a dentro, rodeado pela mata, com um grupo de chefs. E, nessa oportunidade, eu degustei e também cozinhei em uma tribo indígena, a Tuyuka, na floresta Amazônica. Foram experiências que me marcaram”, relembra.

 

PRÊMIOS E SONHOS COMO CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA

 

Em meio à essa vasta e rica experiência profissional, cabe realçar que Soares já foi agraciado com alguns prêmios durante a sua carreira, sendo o de “Título de Cidadão Honorário de Curitiba, Cidadão Honoris Causa de Manaus, Prêmio Cidade de Curitiba e o Prêmio de Reconhecimento de Cidadão de Maringá-PR, entre outros”, lista o próprio chef que partilha que ainda possui alguns sonhos como mestre na arte da pizza.

 

O Chef Isaias Soares – Divulgação – RFS

 

Segundo Soares, ele almeja “abrir duas unidades do Instituto Gourmet da Pizza como planejamento para o ano de 2024. E eu também sonho em ver um Brasil melhor para todos nós. Já o restante, eu pretendo fazer acontecer com um bom direcionamento”, garante.

 

ROTINA COMO CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA

 

Atualmente, além de ser o fundador e Diretor do Instituto Gourmet da Pizza, Soares também é Diretor da Federação Italiana de Cozinheiros (FIC) no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, bem como Diretor da Associação Pizzarias Italianas (API) e da Federação Brasileira de Mestres Pizzaiolos (FEBRAMEPI). Ou seja, possui uma rotina “bastante corrida e com muitos compromissos, tanto nas minhas escolas, como também dos nossos quatorze patrocinadores. Hoje, o Instituto Gourmet da Pizza possui quatro unidades, que ficam em Curitiba, no Paraná, Florianópolis, em Santa Catarina, Maceió, em Alagoas, e em Manaus, no Amazonas. Eu também dou cursos, além de cuidar da direção das escolas. É um dia a dia cheio de tarefas, mas também de muito prazer e carinho pelo o que eu faço”, assegura.

 

O Chef Isaias Soares – Divulgação – RFS

 

O chef complementa que vida de chef “com certeza, não é glamourosa. Tem seus momentos de glamour sim, mas, na grande maioria do tempo, é trabalho árduo”, enfatiza.

 

APRENDIZADOS COM A PANDEMIA DE COVID-19

 

Assim como a maioria dos profissionais que atua no segmento de alimentação fora do ar, Soares também foi surpreendido com a pandemia de Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos. Entretanto, o chef afirma que, apesar das dificuldades enfrentadas no período dos piores transtornos causados por essa doença, também avalia que foi um importante momento de aprendizado não só para ele, mas para todos os trabalhadores desse ramo.

 

Nesse contexto, Soares compartilha que, conforme a sua opinião, “o período da pandemia de Covid-19 foi um grande aprendizado para todos nós e mudou muito a minha forma de pensar. Eu tive amigos que fecharam as suas casas e, com muito custo, ainda estão voltando. Assim como, tenho outros amigos que abriram novas unidades. Com certeza. precisamos entender que, quando temos momentos como esse, podemos crescer conforme a situação e decisão do que fazer”, reflete.

 

VISÃO DO MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA

 

Já quando questionado qual é a sua atual visão sobre o mercado food service como chef mestre na arte da pizza, Soares alega que, para ele, “a alimentação hoje em dia tem ganhado outro conceito e tem passado por diversas mudanças ao longo do tempo. Essas mudanças são impulsionadas por uma série de fatores, incluindo avanços na tecnologia, evolução das preferências dos consumidores, conscientização sobre saúde e sustentabilidade, além de influências culturais e sociais. Assim, algumas das principais tendências e mudanças no conceito de alimentação incluem consciência sobre saúde, sustentabilidade, tecnologia, experiência gastronômica, dentre outras. É importante ainda ressaltar que o cenário alimentar é dinâmico e continuará a evoluir à medida que novas pesquisas, tecnologias e necessidades dos consumidores surgirem”, argumenta.

 

O Chef Isaias Soares – Divulgação – RFS

 

Com esse posicionamento, o chef acredita que “os consumidores, hoje em dia, estão cada vez mais preocupados com a qualidade e a origem dos alimentos que consomem. Como resultado, os estabelecimentos food service têm buscado oferecer opções mais saudáveis, ingredientes orgânicos e produtos sustentáveis e, com isso, estão tendo mais cuidado nos seus preparos. Dessa forma, o mercado em si precisa de mais profissionais prontos, capacitados e que, de preferência, tenham frequentado uma boa academia e tenham o tino de um bom alquimista em suas criações a cada estação”, considera.

 

DICAS DE CHEF MESTRE NA ARTE DA PIZZA

 

Por fim, Soares, como bom educador que também é, indica para quem quer seguir carreira no ramo de alimentação fora do lar como Chef de Cozinha mestre na arte da pizza assim como ele que “invista em você mesmo e estude muito, sem fronteiras. Escolha uma boa academia e faça vários e vários cursos. Defina qual área seguir e ‘vá fundo’, além de nunca se esquecer que a humildade é a essência da vida”, aconselha.

 

Aqui na Rede Food Service é assim! Toda semana, a gente te desvenda como, realmente, é a vida de chef por meio de exemplos reais e enriquecedores assim como a de Isaias Soares.

 

Por isso, fica aqui o convite para continuar nos acompanhando, assim como para CLICAR AQUI e também conhecer a vida de chef de Lara Carolina: a vice-campeã do reality show Top Chef Brasil de 2020.

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

  1. Excelente a matéria com o renomado chef Isaías Soares. Muito bom o texto e rico em informações!

Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...