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Brigadayros: o negócio food service criado por jovem em São Paulo para pagar dívida de estudos com os pais que já ganhou o selo de ‘Super Restaurante’ da Rappi

Iniciado com o investimento inicial de só R$ 50, pertence à Júlia Nussbacher, de apenas 23 anos

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Rua Dona Paula, casa número 33, em Higienópolis, um bairro nobre localizado na região Central da cidade de São Paulo, capital. Esse é o endereço da Brigadayros: um negócio food service criado por uma jovem para pagar dívida de estudos com os seus pais que já ganhou o selo de ‘Super Restaurante’ no Rappi ou Goomer e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Iniciado com o investimento inicial de só R$ 50, o estabelecimento de alimentação fora do lar cujo nome remete ao brigadeiro, mas o produto carro-chefe hoje em dia são é o cookie, pertence à Júlia Nussbacher, de apenas 23 anos. “A gastronomia apareceu na minha vida como um hobby, para me ajudar a pagar uma dívida, e acabou se tornando a minha paixão. No início, os brownies e os brigadeiros eram uma solução momentânea para o meu financeiro, mas, hoje, se tornaram uma profissão. Por causa dela, eu me especializei e sigo cada vez mais investindo em conhecimento e novidades para os meus clientes”, revela a jovem empresária em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

Formada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e em Patisserie pela Le Cordon Bleu, atualmente, Nussbacher está na fase final do Curso Objetivo Chef da Wilma Kovesi e já possui planos de expansão para a Brigadayros.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA BRIGADAYROS E A SUA JOVEM PROPRIETÁRIA?

 

Então, confira na sequência:

 

  • O QUE É A BRIGADAYROS?
  • COMO SURGIU A IDEIA DA BRIGADAYROS?
  • EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA BRIGADAYROS
  • PERFIL DE CLIENTE E ATUAL CARDÁPIO DA BRIGADAYROS
  • APRENDIZADOS E CRESCIMENTO PARA A BRIGADAYROS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
  • QUEM JÁ É CLIENTE DA BRIGADAYROS, INDICA!
  • PLANOS PARA O FUTURO DA BRIGADAYROS
  • DICA PARA TER SUCESSO AO EMPREENDER TÃO JOVEM NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

 

O QUE É A BRIGADAYROS?

 

De acordo com Nussbacher, a Brigadayros é a sua “paixão, que começou em forma de brincadeira por meio de uma necessidade financeira de acertar uma dívida que fiz com os meus pais, mas que se transformou em hobby e, depois, na minha profissão. E, hoje em dia, é a minha ocupação praticamente as 24 horas dos sete dias da semana. É o meu ganha pão. Atualmente, a Brigadayros é uma marca jovem, descolada, informal e pessoal. Usamos os melhores ingredientes no mercado e sempre com um preço honesto. Buscamos sempre ter um contato direto, pessoal e descontraído com o nosso consumidor. Além disso, as nossas embalagens são diferenciadas, sendo doces que se comem com os olhos e não economizamos na apresentação. Vendemos, em média, 600 pedidos por mês e isso somando deliverys e pedidos para o consumidor final”, destaca.

 

COMO SURGIU A IDEIA DA BRIGADAYROS?

 

Sobre como surgiu a ideia da Brigadayros, a jovem empresária relata que “tudo começou quando eu tinha 17 anos, no ano de 2017. Nessa data, eu me inscrevi e ingressei em diversas faculdades particulares. Porém, intensa como eu sou, logo, desisti (risos). Com isso, os meus pais me obrigaram a arcar com metade do prejuízo que eu dei para eles. E, na escola em que eu estudava nessa época, tinha muito bolsista e, por isso, tínhamos o hábito de realizar, com frequência, a venda de doces para arrecadar dinheiro. E eu sempre fui linha de frente nessa questão e isso tanto em produção, quanto na venda. Então, quando eu me vi endividada e queria resolver a curto prazo esse problema, eu decidi que venderia doces como já fazia na escola. Porém, eu não tinha grande know how. Eu só sabia fazer um brigadeiro gostoso, nada muito além disso. Mas, tudo começou de maneira muito orgânica e despretensiosa. Inclusive, eu só fui levar a sério esse ‘hobby’ depois de uns três anos quando eu já estava trabalhando das sete da manhã até a uma da manhã, seis vezes na semana”, relembra.

 

Júlia Nussbacher – Arquivo pessoal

 

Nussbacher acrescenta que, no começo, mesmo com já uma boa clientela, “eu ainda não acreditava em mim mesma por ter aprendido quase tudo de forma autodidata. Então, eu fui atrás da Le Cordon Bleu, onde fiz o curso de Patisserie Básica e Intermediária e aprendi, acima de receitas e técnicas, a ter resiliência. Dessa forma, eventualmente em 2020, a cozinha da minha casa não comportava mais a minha produção e foi aí que eu sai em busca de um novo espaço, onde estou atualmente, que é uma casa em uma charmosa Vila em São Paulo”, conta.

 

EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA BRIGADAYROS

 

Atualmente, a equipe da Brigadayros é formada por três funcionários, “que trabalham em período integral, além de freelas que contratamos durante os finais de semana, como motoristas, motoboys, e de mim, que faço de tudo um pouco (risos)”, explica Nussbacher.

 

Brigadayros – Divulgação

 

Em relação ao atual funcionamento do negócio, a jovem empresária esmiuça que “abrimos, nos atuais dias, de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e, aos sábados, das 11h às 13h. Mas, no começo, só funcionávamos sob encomenda de dois e três dias de antecedência. Porém, depois de ir ganhando know how e expertise nos processos, entendemos uma demanda por cookies e bolos a pronta entrega. Assim, hoje, nós somos ‘Super Restaurante’ no iFood e outros aplicativos e a metade dos nossos pedidos por mês, tirando eventos e corporativos, vem por meio desse canal de venda. O nosso mercado é muito sazonal, nem só de datas festivas. A Páscoa, por exemplo, é o momento em que mais vendemos, mas também durante a semana. Dessa maneira, os nossos pedidos tendem a ficar mais concentrados de sexta e sábado e o nosso delivery costuma encher de dia de semana. Vale também ressaltar que não temos espaço para congelar produtos. Então, trabalhamos com tudo fresco e não usamos conservantes. Tentamos e, quase sempre conseguimos, fazer tudo de um dia para outro ou até mesmo no próprio dia. Temos duas funcionárias full time na cozinha, uma no administrativo, motoristas e motoboys na rua. No atelier, eu gosto de contratar pessoas ‘bombril’ e ‘pau para toda obra’”, divide.

 

PERFIL DE CLIENTE E ATUAL CARDÁPIO DA BRIGADAYROS

 

Na avaliação de Nussbacher, o perfil do cliente da Brigadayros nos atuais dias é de pessoas “jovens, descoladas e antenadas”, define.

 

A jovem empresária esclarece também que “geralmente, os nossos clientes têm entre 20 e 30 anos. É aquele consumidor que quer uma ‘larica rápida para o corre do dia a dia’, mas que também pensa em algo mais elaborado para uma celebração durante o fim de semana.  Com isso, nós visamos vender um produto com os melhores ingredientes disponíveis no mercado e com um bom custo benefício. Afinal, acreditamos que a maioria dos nossos compradores é da classe A. Além disso, buscamos sempre aperfeiçoar e aprender novas técnicas. E, para isso, buscamos referências tanto no exterior, quanto no Brasil”, diz.

 

Brigadayros – Divulgação

 

E, para atender tais clientes, Nussbacher compartilha que “apesar do nosso nome ter tudo a ver com brigadeiro, o nosso carro chefe hoje em dia é o cookie. Vendemos o cookie em dez sabores e as variações dele, como bolo, panelinha e pizza cookie. Além de cookie, temos brigadeiro belga, que é feito apenas com chocolate Callebaut, brulee, Oreo, Ninho e pistache; mini brownie belga, com Oreo, Ninho, Nutella e doce de leite; bolos com frutas, dragê e bento cake, que tem sido a nossa maior procura para aniversários.  Além disso, atendemos muito o universo corporativo, fazendo gifts personalizados para bancos e empresas. Temos também o nosso bar de brigadeiro, que é um verdadeiro sucesso em festas de aniversários e casamentos, em que o cliente pode se deliciar com sete opções de toppings e duas opções de massa de brigadeiro, levando esse doce brasileiro para além da forminha e de seu modelo tradicional”, apresenta.

 

APRENDIZADOS E CRESCIMENTO PARA A BRIGADAYROS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

 

Como a Brigadayros surgiu antes da pandemia de Covid-19, Nussbacher, assim como a maioria dos empresários do ramo de alimentação fora do lar, também sentiu na pele os efeitos sociais e econômicos da doença. Entretanto, a jovem avalia que tal período de dificuldades também deixou importantes aprendizados tanto para ela como pessoa e empresária food service, como para o seu negócio.

 

Brigadayros – Divulgação

 

Nesse sentido, ela esclarece que “eu não tinha a menor estrutura quando a Covid-19 veio. Eu, inclusive, trabalhava sozinha e de casa. Com isso, o meu funcionamento não mudou tanto. No entanto, eu passei a higienizar em triplo tudo e o que mais mudou foi o comportamento do consumidor. Nessa fase, eu não tinha serviço de entrega e funcionava apenas com retirada. Porém, com a pandemia de Covid-19, o cliente não queria vir retirar por medo e eu não tinha tempo de entregar, pois estava imersa na cozinha. Então, foi aí que veio um dos meus grandes aprendizados desse período. Eu conheci um motoboy e pedi para que ele fizesse algumas entregas para mim. Lembro que eram 20 ovos de Páscoa, que viraram 18 e ele entregou errado 16. Ou seja, quem tem pressa, come cru! Mas, com isso, eu tive que estruturar melhor a minha entrega. Afinal, o delivery era uma opção, mas o meu produto era frágil. Foi aí que eu conheci o meu atual motorista e, juntos, elaboramos um bem bolado para que ficasse bom para ele e para o cliente. Além disso, a pandemia de Covid-19 tornou as pessoas ainda mais ‘lariquentas’, pelo menos no meu negócio. (risos) Assim, o consumo aumentou e arrisco dizer que cresci 200% por ano. Foi com grande parte do arrecadado na pandemia de Covid-19, que, inclusive, eu consegui fazer o investimento para abrir o meu próprio espaço”, revela.

 

QUEM JÁ É CLIENTE DA BRIGADAYROS, INDICA!

 

Julia Yunes Sarquis, formada em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) atua como Associate Director da BTG Pactual, banco de investimento brasileiro, é uma das clientes fiéis da Brigadayros e garante que vale a visita ao negócio. “Eu sou cliente da Brigadayros desde que lançou. Eu fui uma das primeiras clientes que comprava na faculdade. E eu sempre amei e fui fã. Por isso, com certeza, eu indico a Brigadayros e os seus produtos. Desde o início, eu fui a maior fã e fiz propaganda para todo mundo! Assim, sem sombra de dúvidas, eles têm os melhores doces do mundo. Tudo é feito com muito capricho e ingredientes de altíssima qualidade. A Ju sempre fez tudo com muito carinho e cuidado, o que dá um toque especial. Eu amo a Brigadayros e tenho certeza que continuará crescendo sempre! A Ju é uma profissional incrível e que admiro muito. Só desejo muito sucesso”, partilha.

 

PLANOS PARA O FUTURO DA BRIGADAYROS

 

Realizada e esperançosa com os frutos que colheu até aqui com a Brigadayros mesmo sendo tão jovem, Nussbacher já tem planos para o futuro da Brigadayros. “Eu queria muito vender sorvete, já que esse é o meu sonho desde que eu me conheço por gente. E, além disso, eu tenho o plano de expandir a Brigadayros para um espaço maior e ter uma mini dark kitchen pela cidade de São Paulo para que, assim, eu consiga expandir ainda mais o nosso raio de entrega”, planeja.

 

DICA PARA TER SUCESSO AO EMPREENDER TÃO JOVEM NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

Gostou da história da Brigadayros, assim como da sua jovem proprietária Nussbacher?

 

Portanto, saiba que, conforme ela, a dica para ter sucesso ao empreender tão jovem no atual mercado food service está em procurar “ter persistência, resiliência e qualidade. E isso porque os seus clientes não vão surgir ou ser conquistados do dia para a noite. Portanto, estude, já que não adianta ter um cardápio muito extenso e com pouco conhecimento. É necessário ter uma produção inteligente e que se complemente. Acima de tudo, aprenda SEMPRE com os seus erros, pois são eles que te darão os seus maiores ensinamentos. Errar é humano, não dá para evitar e todo mundo erra, mas como você conserta as falhas é o que vai te diferenciar dos demais”, aconselha.

 

Júlia Nussbacher, empreendedora dona da “Brigadayros” – Divulgação

 

A jovem empresária indica ainda que “tenha paciência. Escolha um produto no começo e se especialize nele. Venda da melhor maneira que você souber. Ninguém nasce sabendo. Aproveite todo o seu background, independente de nunca ter havido nada com comida nele. Por exemplo, eu sou formada em Publicidade e Propaganda, e, na época em que abri a Brigadayros, ainda era estudante do segundo semestre. Eu não sabia fazer grandes coisas na cozinha, mas me importava e muito com as embalagens e a parte visual do negócio. Assim, logo, eu comecei a investir nisso para ter o meu primeiro diferencial. Às vezes, se você não tem dinheiro para uma embalagem mais refinada, aposte em adesivos, uma linguagem personalizada, algo que faça o seu consumidor se lembrar de você (awareness) e perceber que é você. Invista tempo e carinho no que está vendendo. E errar é humano, mas não desista! Eu juro que é deles que você irá tirar os seus maiores aprendizados. E, no começo de um negócio, é importante também ter claro suas prioridades, pois você irá abrir mão de muitas coisas para se dedicar ao seu negócio e, assim, ele florescer. E, se você for privilegiado (a), conte com a ajuda de amigos e da família, pois isso ajuda demais. Nunca romantize ou glamourize empreender, saiba a linha tênue entre saber fazer todos os processos do seu empreendimento versus saber delegar. Seja sempre ‘pau para toda obra’! Você vai lavar louça muito mais do que imagina e resolver mil pepinos, mas eu juro que vale a pena. E, por último, mas não menos importante, sempre diga mais sim do que não. Aceite as oportunidades que te aparecerem e deixe a energia fluir. Eu acredito ainda que networking é a alma do seu negócio. Então, sempre dê o seu melhor e pense que o seu cliente é a sua maior propaganda e advogado”, recomenda.

 

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