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Pasquim Bar e Prosa: o negócio que fatura mais de R$ 50 milhões por ano criado por paulistano que largou cargos executivos nas áreas de Vendas e Trade Marketing

Atualmente com três unidades em funcionamento em São Paulo, capital, a marca que foi estruturada com o investimento inicial de R$ 3 milhões já emprega mais de 100 pessoas e faz parte da holding Turn the Table

Pasquim6
Pasquim6

 

Vila Madalena, Casa Verde e Centro de São Paulo, capital. Esses são os bairros onde um negócio food service que fatura cerca de R$ 51 milhões por ano criado por um paulistano que largou cargos executivos nas áreas de Vendas e Trade Marketing funciona: o Pasquim Bar e Prosa que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar como prova de que empreender no ramo de alimentação fora do lar vale muito a pena.

 

Atualmente com três unidades abertas, a marca, que foi estruturada com o investimento inicial de R$ 3 milhões, já emprega mais de 100 pessoas e faz parte da holding Turn the Table. “O Pasquim Bar e Prosa está em bairros de pessoas que são muito fieis à sua região e para que tenham lá alternativas de bar amplo, qualidade de produto e experiência de boteco, segurança e, como o nome do bar mesmo diz – O Pasquim Bar e Prosa – música ao vivo, em um volume onde se é possível conversar também. Quando abrimos, em 2014, a inspiração foi levar a alma de um bar chopeiro, com música ao vivo e qualidade de gastronomia, para a Vila Madalena. No decorrer dos anos seguintes, fomos trazendo inspirações de bares de coquetelaria e aprimorando ainda mais a cozinha. O atendimento acolhedor sempre foi inspirado em bares de vizinhança, em que o garçom conhece o cliente pelo nome. O investimento inicial para estruturar o negócio foi de R$ 3 milhões e, hoje em dia, cada uma das nossas unidades fatura entre R$ 14 e R$ 17 milhões por ano, com margem de lucro entre 15% e 20%”, ressalta Humberto Munhoz, de 41 anos, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing de Varejo e Design Thinking, o paulistano que largou cargos executivos nas áreas de Vendas e Trade Marketing e, hoje, é proprietário da holding Turn the Table, empresa especializada na Consultoria e Gestão de Bares e Restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, juntamente com os seus sócios Elisson Dias e Bruno Katayama.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Munhoz relata que “eu iniciei a minha carreira em empresas multinacionais, como a Pepsico e a Unilever, onde ocupei cargos executivos nas áreas de Vendas e Trade Marketing.  Mas, a partir de 2008, eu decidi empreender no setor de bares e restaurantes, sendo hoje responsável por mais de quinze operações dos mais diversos tipos e formatos. Atualmente, sou proprietário da holding Turn the Table, empresa especializada na Consultoria e Gestão de Bares e Restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, com as seguintes operações próprias: o Pasquim Bar e Prosa, Vero! Coquetelaria e Cozinha, no bairro Pinheiros, também em São Paulo, a Saideira, no Rio de Janeiro, e A Ventana. Sou também conselheiro da Sociedade Amigos de Vila Madalena (SAVIMA), que possui forte atuação junto aos bares, moradores e órgãos públicos”, resume.

 

Quer conhecer mais sobre a história do Pasquim Bar e Prosa?

 

Então, na sequência, é só conferir:

 

  • O QUE É O PASQUIM BAR E PROSA?
  • COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAR O PASQUIM BAR E PROSA?
  • EQUIPE E FUNCIONAMENTO DO PASQUIM BAR E PROSA
  • PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DO PASQUIM BAR E PROSA
  • APRENDIZADOS PARA O PASQUIM BAR E PROSA APÓS A PANDEMIA DE COVID-19
  • PLANOS PARA O PASQUIM BAR E PROSA
  • DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO COMO EMPREENDEDOR (A) NO FOOD SERVICE BRASILEIRO

 

O QUE É O PASQUIM BAR E PROSA?

 

De acordo com o seu próprio idealizador, o Pasquim Bar e Prosa é um “espaço que está há oito anos presente no almoço, happy hour e noitada dos visitantes, moradores e amantes da Vila Madalena, que é um dos bairros mais boêmios na cidade de São Paulo, capital. Com rodas de samba e bandas de MPB (Música Popular Brasileira), o bar proporciona aos clientes música ao vivo de segunda a segunda, agradando aos que buscam por um ambiente relaxante, descontraído e com muita animação. O cardápio não deixa a desejar, oferecendo porções e petiscos típicos que estão sempre bem acompanhados de drinks autorais e bebidas clássicas para todos os paladares. Nos finais de semana, a feijoada se torna o prato principal do bar, que define perfeitamente a cultura do povo brasileiro. Durante a semana, o bar possui um cardápio de almoço executivo que é um sucesso e repleto de opções. E, desde 2022, a marca expandiu seus negócios também para a Zona Norte, no bairro da Casa Verde, e para um dos maiores pontos turísticos de São Paulo, que é o Mercado Municipal, no centro da cidade. E, neste ano de 2023, expandirá mais uma vez e abrirá uma nova unidade, em breve, na Mooca”, assinala Munhoz.

 

O Pasquim Bar e Prosa – Divulgação

 

COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAR O PASQUIM BAR E PROSA?

 

Sobre como surgiu a ideia de criar o Pasquim Bar e Prosa, o empresário compartilha que tudo começou quando ele e os seus sócios “já trabalhávamos no setor food service há mais de cinco anos, mas não tínhamos nada na Vila Madalena. Porém, sempre fomos amantes desse bairro e, portanto, era um sonho antigo montar um bar nessa região. E, quando surgiu a oportunidade do ponto do primeiro Pasquim Bar e Prosa, fechamos na hora. Assim como, pesquisando a história da esquina que hoje fica o bar, chegamos na história do icônico jornal e, a partir daí, surgiu a nossa história”, divide.

 

O Pasquim Bar e Prosa Vila Madalena – Divulgação

 

EQUIPE E FUNCIONAMENTO DO PASQUIM BAR E PROSA

 

Atualmente, a equipe do Pasquim Bar e Prosa é composta por “mais de 100 colaboradores nas três casas em funcionamento. O Pasquim Bar e Prosa funciona todos os dias, a partir das 11h30, nas unidades dos bairros Vila Madalena e Casa Verde, na Zona Norte. Já no Mercado Municipal de São Paulo, o horário é de segunda a sábado, das 8h às 18h, e, nos domingos, das 8h às 16h”, informa Munhoz.

 

PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DO PASQUIM BAR E PROSA

 

Na visão também de Munhoz, hoje em dia, o perfil de cliente que costuma frequentar as três unidades do Pasquim Bar e Prosa “é extremamente democrático. Desde o almoço, em que funcionários das empresas dos bairros no entorno das unidades são clientes regulares do menu executivo, até a noite, com o happy hour, que possui um público que acompanha futebol e gosta de um sambinha mais leve, e também os finais de semana, com muitas famílias atrás da nossa feijoada, além de comemorações de aniversários e despedidas de solteiro. Também temos um público de solteiros em busca de paquera aos casais, que buscam entretenimento com segurança e conforto”, explica.

 

Feijoada do Pasquim – Divulgação

 

E para atender um público tão diverso, o empresário afirma que o cardápio do seu negócio food service “oferece porções, petiscos e pratos típicos que estão sempre bem acompanhados de drinks autorais e bebidas clássicas para todos os paladares. Os dadinhos de tapioca com cobertura, pastéis e bolinho de costela (Vaca Atolada) são os nossos carros-chefes de petiscos, sendo sempre muito bem combinados com as nossas deliciosas e autorais caipirinhas, Moscow Mules e seus diversos sabores e Gin Tônicas, com seus nomes que fazem alusão às grandes personalidades da MPB. Às quartas-feiras e nos finais de semana, a feijoada se torna o prato principal do bar e que define, perfeitamente, a cultura do povo brasileiro. E, durante a semana, temos um almoço executivo com diversas opções totalmente customizáveis de pratos”, detalha.

 

APRENDIZADOS PARA O PASQUIM BAR E PROSA APÓS A PANDEMIA DE COVID-19

 

Assim como a maioria dos empresários do segmento de alimentação fora do lar, Munhoz e seus sócios também foram surpreendidos com as medidas restritivas oriundas da pandemia de Covid-19 em todo o comércio nacional. Entretanto, o empresário avalia que tais percalços também lhe serviram de aprendizado, assim como para todos que trabalham com ele no Pasquim Bar e Prosa, bem como na holding Turn the Table Brasil.

 

Humberto Munhoz, sócio da holding Turn the Table – Divulgação

 

Isso porque, conforme o empresário, “o nosso compromisso com o setor e com o nosso negócio vai muito mais além do que lazer e entretenimento para os clientes e lucro, especialmente, após a pandemia de Covid-19. Durante os últimos anos, saímos de uma para quinze operações, com uma pandemia no meio. O que nos motivou a fazer isso é que o nosso setor serve como primeiro emprego de muita gente e que somos, junto com a construção civil, os maiores empregadores do país. É parte de nosso papel com a sociedade ajudar no desenvolvimento dessas pessoas e, por consequência, das suas famílias. Hoje, somos, de certa forma, responsáveis por ajudar centenas de famílias que dependem do nosso negócio. Esse é o nosso propósito”, considera.

 

@opasquimbar

 

O empresário complementa que “pelo tamanho do nosso setor, ele tem um papel importante na arrecadação de impostos para o Governo. Somos uma fonte de recursos para que sejam aplicados em outras áreas fundamentais da sociedade. Por fim, de certa forma, bares e restaurantes ajudam com a segurança, pois sabemos que em ruas movimentadas, iluminadas, a sensação de segurança é maior para quem passa por ali, comparado à uma rua deserta. E, claro, temos um papel importante no lazer das pessoas, que, todos os dias, ainda mais em uma cidade como São Paulo, precisam de momentos para relaxar e lidar com o stress do dia a dia. Dessa forma, o nosso compromisso é o de sempre buscar uma forma de crescer como negócio, visando o crescimento conjunto de quem está com a gente. E tudo isso na melhor harmonia possível com quem nos rodeia, criando, assim, um círculo virtuoso de crescimento sustentável para a sociedade”, realça.

 

PLANOS PARA O PASQUIM BAR E PROSA

 

Já quando questionado sobre quais planos possui nos atuais dias para o Pasquim Bar e Prosa, Munhoz partilha que, recentemente, conta com a ajuda da ACOM Sistemas na operação das unidades da marca, que é uma foodtech paranaense desenvolvedora de softwares ERP para diversos segmentos de mercado e tem como carro chefe o ERP EVEREST, que é voltado a negócios no setor de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes, baladas e similares. “Com a Acom, nós conseguimos ter um maior controle do negócio, integrar áreas, processos e atividades, além de centralizar o escritório, com uma visão global. O sistema deles proporciona maior controle, velocidade em vários processos e a abertura de lojas com maior facilidade e segurança”, indica.

 

@opasquimbar

 

O empresário reforça ainda que, ainda durante este ano de 2023, realmente, pretende abrir mais uma unidade do Pasquim Bar e Prosa, “na Mooca, em São Paulo. Assim como, estamos em busca de expandir a marca para outros bairros e regiões da capital paulista, como a Zona Sul, por exemplo. Temos também uma visão de levar o Pasquim Bar e Prosa para dentro dos shoppings centers”, adianta.

 

DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO COMO EMPREENDEDOR (A) NO FOOD SERVICE BRASILEIRO

 

Ficou inspirado (a) com a história do Pasquim Bar e Prosa, bem como do seu idealizador Humberto Munhoz, não é mesmo?

 

Logo, saiba que, conforme o experiente empresário, o segredo para alcançar o sucesso como empreendedor (a) no atual mercado food service brasileiro está em “em manter, na linha de frente, o padrão na entrega, atendimento acolhedor e a inovação constante. Nos bastidores, é preciso desenvolver uma cultura forte, controle e gestão com muita governança. Junto a tudo isso, é necessário resiliência, amor ao negócio e humildade para estar sempre se questionando”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, a gente te apresenta um negócio bem sucedido na área de alimentação fora do lar como incentivo a também entrar para esse ramo tão promissor.

 

Diante disso, fica aqui o nosso convite para continuar nos acompanhando, além de CLICAR AQUI e também conhecer o Komah: o restaurante que é referência quando o assunto é gastronomia coreana no Brasil.

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