Pesquisar
Close this search box.

A única biblioteca de fermentação natural do mundo comemora 10 anos de história

Puratos2
Puratos2

 

Localizada em St. Vith, na Bélgica, a única biblioteca de Massa Madre do mundo está comemorando seu 10º aniversário, com um marco significativo no mundo da panificação. Fundada em 2013 pela Puratos, empresa líder em Food Tech, com o objetivo principal de preservar a biodiversidade dos agentes fermentadores e o know-how na utilização da fermentação natural na panificação, e faz parte do compromisso da Puratos com o pão.

 

Em homenagem ao 10º aniversário, a empresa lançou um emocionante concurso no qual pessoas de todo o mundo poderão competir e exibir a sua própria massa fermentada. O concurso tem como objetivo celebrar a diversidade das massas fermentadas e permitirá aos participantes fazerem parte da comunidade de mais de 2.800 massas fermentadas que existem na biblioteca digital. Detalhes do concurso, incluindo como participar e as recompensas emocionantes, serão revelados no Instagram e Facebook do bibliotecário Karl de Smedt.

 

Hoje, a biblioteca digital abriga 2.891 receitas de fermentação natural de todo o mundo, da Islândia à Austrália. Já a biblioteca física, localizada na Bélgica, abrigava 145 massas madres até 18 de outubro deste ano. Se você quiser saber mais detalhes sobre isso, confira o site.

 

Foto: Puratos – Divulgação – RFS

 

Como parte da comemoração dos 10 anos, um dos mais reconhecidos padeiros e criadores de conteúdo do Cone Sul no mundo da massa fermentada, Ramón Garriga ou também conhecido como Gluten Morgen, participou deste grande evento e depositou pessoalmente a massa número 146, sendo a primeira massa madre originada da Argentina.

 

A biblioteca começou a hospedar 43 massas fermentadas, agora a cada ano a Puratos se concentra em um país ou região e coleta o maior número possível de massas fermentadas. Curiosamente, até à data foram registadas mais de 700 amostras de massa fermentada e 1.500 bactérias lácticas em colaboração com o professor Marco Gobbetti, autor de mais de 400 publicações, das quais cerca de 150 trataram da biotecnologia da fermentação natural.

 

Esta iniciativa sem fins lucrativos é a forma da Puratos contribuir para o universo das massas madres e da fermentação, e também ajuda a melhorar a qualidade da indústria, graças ao estudo da sua composição.

 

“A Biblioteca da Massa Madre tem sido um projeto apaixonante há uma década. Estou animado para comemorar essa conquista com todos aqueles que compartilham nossa devoção à fermentação natural e ao pão de qualidade”, diz Karl de Smedt. “O concurso é uma oportunidade para a comunidade compartilhar suas histórias e massas fermentadas únicas. Esperamos ver uma grande participação e descobrir novas histórias e sabores”.

 

Seu legado como fonte de inspiração e conhecimento no mundo da fermentação natural está mais forte do que nunca. Karl de Smedt e a sua equipe esperam continuar a ser um farol para todos aqueles que procuram aperfeiçoar a arte da panificação com fermentação natural.

 

Mas afinal, o que é a Massa Madre?

 

Massa Madre, ou Sourdough, é um agente natural utilizado para o preparo de pães. É a mistura de farinha e água que, aliada à dedicação, vocação e disciplina do padeiro, desencadeia um processo de fermentação natural, resultando em um pão com maior crocância, conservação e aroma e sabor muito característicos.

 

O sabor que cada massa fermentada proporciona ao pão depende dos microrganismos e da sua associação, podendo variar muito. Existe um grande número de massas fermentadas diferentes que conferem um sabor único a cada pão.

 

“A biblioteca de fermentação natural é a alma da nossa herança culinária na Puratos, onde a autenticidade se funde com a vanguarda para criar experiências inigualáveis, demonstrando que o pão é muito mais do que um alimento: é uma expressão artística que une culturas e nutre o mundo”, mencionou Evelyn González, vice-presidente de marketing para América Central, América do Sul e Caribe.

 

 

Relatório mostra expansão de confeitarias no Brasil

 

 

Sobre a Puratos

A Puratos é um grupo internacional que oferece uma ampla gama de produtos inovadores e experiência em aplicações para artesãos, indústrias, varejistas e clientes nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Sua sede está localizada nos arredores de Bruxelas, na Bélgica, onde a empresa foi fundada em 1919. A Puratos tem mais de 10.000 funcionários. Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países ao redor do mundo. Em muitos casos, eles são produzidos localmente por nossas subsidiárias. Acima de tudo, nosso objetivo é “ser parceiros confiáveis ​​em inovação” em todo o mundo, a fim de ajudar nossos clientes a oferecer alimentos nutritivos e deliciosos em suas comunidades locais. Para mais informações, visite o site.

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

Hambúrguer de Grãos

Hambúrguer de Grãos

Hambúrguer de Grãos Ingredientes 150 gramas de quinoa cozida 30 gramas de farinha de aveia (ou aveia em flocos) 20 gramas de aveia em flocos

Leia mais »