Pesquisar
Close this search box.

Da arquitetura e do jornalismo para a gastronomia: conheça a vida de chef de André Boccato

Fundador da Editora Boccato - Mundo Gourmet, chef atualmente coordena o Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo, o programa ‘Cozinhando com Palavras’ e também dirige seu próprio espaço de eventos multiculturais

ChefAndreBocatto1
ChefAndreBocatto1

 

Das áreas da Arquitetura e do Jornalismo para a de Gastronomia. Esse é o resumo do enredo da vida profissional de André Boccato, de 69 anos, o chef André Boccato.

 

Fundador da Editora Boccato – Mundo Gourmet, o chef atualmente coordena o Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo, o programa ‘Cozinhando com Palavras’ e também dirige o seu próprio espaço de eventos multiculturais.

 

Ou seja, uma vida de chef bastante intensa e que Boccato assegura que de “zero glamour”, assim como acredita que é o dia a dia de todo profissional da área de alimentação fora do lar. “A vida de um chef está longe do glamour que as pessoas normalmente imaginam. Na verdade, está longe disso, pois o chef de cozinha convencional vive um cotidiano bem difícil. Porém, como toda profissão, tem suas partes boas e difíceis. Assim, o glamour é só 1% do tempo e olha lá”, afirma em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

Já quer saber mais sobre a vida de chef de André Boccato, certo?

 

Então, é só conferir abaixo:

 

  • QUEM É ANDRÉ BOCCATO?
  • FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
  • ATUAL VIDA DE CHEF MULTITAREFA
  • SONHOS DE CHEF MULTITAREFA
  • VISÃO DE MERCADO
  • DICAS DE CHEF MULTITAREFA

 

QUEM É ANDRÉ BOCCATO?

 

Nascido no bairro do Ipiranga, em São Paulo, capital, casado, pai de dois filhos e avô de uma surfista de 18 anos, Boccato é “um jornalista que virou chef de cozinha e editor especializado em gastronomia. Sou super ativo, criativo e adoro inventar”, se apresenta.

 

O Chef André Boccato – Divulgação – Rede Food Service

 

Especificamente sobre o seu lado profissional, o chef considera que “o que mais me caracteriza e define como chef é a Gastronomia Cultural. Sempre vivo a vida pessoal e profissional tudo junto e misturado. Viver intensamente é o meu lema. Como chef, eu já me emocionei ao cozinhar com chefs especiais, assim como com jovens com Síndrome de Down que, pela cozinha, conseguem socializar e trabalhar”, resume.

 

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

 

Na área da Gastronomia, Boccato é autodidata. Ou seja, nunca chegou a cursar uma faculdade de Gastronomia. Em contrapartida, antes de se interessar e começar a trabalhar com alimentação fora do lar, o chef formou-se em Arquitetura, assim como em Jornalismo. “Eu sou autodidata, mas fiz diversos estágios ligados à Gastronomia no exterior, sobretudo, na Tailândia e na França. Eu, inclusive, já representei o Brasil em eventos e feiras no exterior, como na Alemanha, Itália, França, Emirados e diversos países na América Latina. Eu comecei no universo food service como Chef de Cozinha Experimental no Grupo Pão de Açúcar, onde eu era responsável por desenvolver receitas para as principais marcas da indústria alimentícia no Brasil, tanto para modo doméstico, como no food servisse”, relata.

 

O Chef André Boccato – Divulgação – Rede Food Service

 

Boccato compartilha também que, “depois de estudar Arquitetura, me tornei fotógrafo e jornalista, atuando em vários veículos da imprensa nas décadas de 70 e 80. Fundei a minha editora, fui professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo, Diretor de Fotografia do Centro Cultural São Paulo, Diretor Geral das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Estado de São Paulo e criei a primeira fotogaleria de arte no Brasil, a Collector’s. Eu migrei para a o ramo da gastronomia nos anos 90, com a fundação da Editora Boccato – Mundo Gourmet, onde publiquei aproximadamente 200 títulos em gastronomia, sendo autor de mais de 40, e turismo cultural, ganhando prêmios como Jabuti e Gourmand Awards CookBook”, detalha.

 

Ainda sobre as suas experiências profissionais como Chef de Cozinha, Boccato compartilha que “eu também já fui professor de Antropologia da Alimentação na Universidade Estácio de Sá e Consultor Técnico em grandes empresas alimentícias”, conta.

 

ATUAL VIDA DE CHEF MULTITAREFA

 

Sobre a sua atual vida de chef multitarefa, Boccato alega que, hoje em dia, “eu coordeno o Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo, o programa ‘Cozinhando com Palavras’ na Câmara Brasileira do Livro e na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), além da Escola Mantiqueira de Gastronomia. Assim como, eu também dirijo o meu espaço de eventos multiculturais, o LeBoccato/Theatro do Gosto”, esmiuça.

 

O Chef André Boccato – Divulgação – Rede Food Service

 

Na avaliação do chef, a sua atual rotina “não existe. O que é mesmo isso? (risos). Hoje, eu ainda trabalho como Chef de Cozinha Experimental para grandes marcas, dirijo a Escola Mantiqueira de Gastronomia em Campos do Jordão, onde também tenho o Espaço Gastronômico Mantiqueirices, além, é claro, de me dedicar da Editora Boccato, que faz só livros culinários. Assim como, eu faço parte do programa de televisão na Band chamado ‘Vale o Experiência Mantiqueira’. Enfim, eu não trabalho direto dentro da cozinha, mas chefio equipe que ‘pensa’ a gastronomia. E, até setembro deste ano, tenho ainda o compromisso com o programa/ evento Cozinhando com Palavras, em Campos do Jordão, interior de São Paulo, no nosso Espaço Mantiqueirices, valorizando o produtor local”, explica.

 

SONHOS DE CHEF MULTITAREFA

 

Apesar de possuir bastante vivência e diferentes experiências no segmento da Gastronomia, Boccato alega que ainda possui projetos, sonhos que deseja alcançar, como abrir um museu, entre outros objetivos ligados à sua vida pessoal e profissional. “O meu sonho é montar o Museu da Gastronomia e correr, no ano que vem, a maratona de Nova York, nos Estados Unidos, para comemorar os meus 70 anos. Afinal, eu já fiz umas treze maratonas por esse mundo a fora”, revela.

 

VISÃO DE MERCADO

 

Para Boccato, o atual mercado food service se transformou bastante nos últimos anos, principalmente, depois da pandemia de Covid-19 e todos os seus percalços sociais e econômicos, o que requer mais preparo por parte dos profissionais desse segmento desde então. “Como tudo, é sempre algo em mutação. A questão do momento é a sustentabilidade. Assim como, a qualidade e o conceito são questões sempre presentes e atuais, mas os nichos veem se impondo como veganismo e sustentabilidade para além das causas sociais. E, em breve, todos vão falar da ‘agenda 2030’ da ONU”, acredita.

 

O Chef André Boccato – Divulgação – Rede Food Service

 

O chef assinala ainda que “a alta gastronomia está fora de moda, enquanto a cozinha afetiva está em alta, assim como saber a origem dos alimentos idem. Ou seja, a comida com história é a tendência! E, desde a pandemia de Covid-19, as mídias digitais cresceram. Assim, pôde-se criar mais pela Internet e as lives e conteúdos digitais cresceram”, avalia.

 

Conforme o próprio chef, para isso, você precisa saber que a comida é um ato político e cultural. Sendo assim, entender isso é base para tudo. Mais que nutricional, é um alimento de alma. Por isso, a técnica tem de vir a serviço da filosofia de vida”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, a gente te apresenta uma vida de chef diferente e inspiradora como a de André Boccato. Portanto, continue nos acompanhando e aproveita para CLICAR AQUI e também conhecer Léo Coalhada: o chef ‘encubador’ de novos negócios de Gastronomia.

 

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

ChefNutri5

Vivian Araujo: a chef comunicadora, apresentadora e food stylist que já soma quase 70 mil seguidores no Instagram

Idealizadora e proprietária da produtora Gastromídia, além de apresentadora do Programa PAPO DE COZINHA, da Band, a chef revela que o seu atual propósito é tornar-se a maior comunicadora da sua geração

  Chef de cozinha, comunicadora, apresentadora e food stylist. Esses são alguns dos vários papéis que Vivian Araujo, a @vivichef_, soma com maestria na sua

Leia mais »