Você sabia que o consumo regional de sorvete no Brasil é de 52% na Região Sudeste, 19% na Região Nordeste, 15% na Região Sul, 9% na Região Centro-Oeste e 5% na Região Norte? E que existem mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos operando atualmente no país, com um faturamento anual maior de R$ 13 bilhões e geração de cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos?
Pois é! Esses dados são frutos de um levantamento realizado e divulgado recentemente pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e ilustram bem o fato de que investir nesse segmento do setor de alimentação fora do lar vale a pena.
Por isso, hoje, nós da Rede Food Service vamos de apresentar a Cuor di Crema: a rede de gelateria artesanal de método italiano que deve chegar a 20 lojas pelo Brasil a fora até o ano de 2024.
Com o atual foco de expansão para as regiões Norte e Nordeste, o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza, brasileiro de 58 anos e Engenheiro de formação, revela que “São Paulo e Rio de Janeiro são praças importantes, mas que existe outro Brasil cheio de oportunidades”, afirma em entrevista exclusiva à nossa reportagem.
JÁ QUER CONHECER MAIS SOBRE A CUOR DI CREMA, CERTO?
Então, é só, na sequência, conferir:
- A HISTÓRIA E NÚMEROS DA CUOR DI CREMA
- ATUAL EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA CUOR DI CREMA
- PLANOS DE EXPANSÃO PARA A CUOR DI CREMA
- QUEM JÁ É FRANQUEADO (A) DA CUOR DI CREMA, INDICA!
- COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA CUOR DI CREMA?
- DICA PARA QUEM QUER EMPREENDER NO MERCADO FOOD SERVICE DE FRANQUIAS
A HISTÓRIA E NÚMEROS DA CUOR DI CREMA
De acordo com Souza, que é empresário no ramo de alimentação desde a década de 1990 e, a partir de 2021, fundador da Antaris Franchising, holding que detém a Cuor diCrema e outras marcas, como Boulangerie Carioca e as americanas Johnny Rockets e Dickey’s Barbecue Pit, a história da rede de gelateria artesanal de método italiano Cuor di Crema começou “em 2012, no Rio de Janeiro. A marca nasceu da vontade de trazer para o mercado nacional as tradições e os processos das legítimas gelaterias artesanais italianas. E isso empregando conceitos de saudabilidade. Assim, todos os nossos gelatos são 100% naturais e, por isso, utilizamos frutas exclusivamente in natura, com o mínimo de açúcar 100% orgânico, uma vez que apenas a frutose é extraída da fruta para balancear a receita. A Cuor di crema tem como inspiração as antigas e tradicionais gelaterias de Piemonte, na Itália”, relata.
O empresário acrescenta que “a Cuor di Crema é uma gelateria artesanal que se inspira no tradicional método italiano para confeccionar o produto. Foi criada em 2012 e, desde 2021 como parte da Antaris Franchising, teve a sua marca e o seu conceito reformulados, com equipamentos próprios para fazer o gelato, no qual franqueados de lojas, que é o nosso modelo maior de negócio, podem fornecer aos seus quiosques e carrinhos, que são os modelos menores”, explica.
Sobre os números da rede, Souza partilha que “a nossa atual média de vendas gira entre 700 a 800 quilos de gelato por mês em cada unidade. Já o faturamento, no modelo loja, apresenta uma média de R$ 1,5 milhões/ano. E, no modelo quiosque, a média é de R$ 960 mil/ano. Além disso, quando adquirimos a Cuor di Crema, em 2021, o investimento foi de R$ 4.000.000”, informa.
ATUAL EQUIPE E OPERAÇÃO
A atual equipe da Cuor di Crema é formada por 120 colaboradores, que, segundo Souza, estão espalhados em “8 lojas abertas e mais 7 unidades com inaugurações previstas até o final de 2024 dentre alguns pontos como Fortaleza, Angra dos Reis, Teresina e mais unidades no Estado de São Paulo”, ressalta.
Em relação ao funcionamento em si da rede hoje em dia, o empresário divide que “os nossos gelatos são feitos com creme de leite fresco, com baixo teor de gordura e opções de sabores sem glúten, veganas e diet. O atual cardápio da Cuor di Crema tem mais 100 receitas de gelatos desenvolvidos, sendo que, trimestralmente, a rede lança dois novos sabores com base de leite, de frutas e produtos naturais. Periodicamente, quem vai até as nossas unidades encontra 16 sabores de gelatos nas vitrines e também oferecemos milk shake feito com gelatos, além de doces, salgados e cafés especiais, como cappuccino na casquinha, affogato e outros. Nos atuais dias, o nosso público é bem diverso, de diferentes faixas etárias e socioeconômicas. É composto, em maioria, por famílias, crianças, adolescentes e casais”, detalha.
PLANOS DE EXPANSÃO PARA A CUOR DI CREMA
Como já adiantado pelo próprio CEO da rede de franquias, ele possui planos de expansão para a Cuor di Crema, que vem se diferenciando no mercado food service devido à sua “qualidade e seleção dos ingredientes que compõem o nosso gelato. Esse, inclusive, é o maior diferencial da Cuor di Crema. Oferecemos receitas genuinamente italianas e que levam aos clientes a melhor experiência de se tomar um gelato”, garante Souza.
O empresário compartilha também que, especificamente sobre as estratégias de expansão que possui atualmente para a marca fora do popular eixo Rio de Janeiro e São Paulo, ele acredita ser necessário esclarecer que “a Cuor di Crema foi estruturada desde que compramos para se tornar uma marca com presença nacional. Desde então, nós trabalhamos para tornar a logística possível nos quatro cantos do país, assim como desenvolvemos uma base em pó na Itália que permitisse sermos competitivos em qualidade, preço e experiência em qualquer cidade do Brasil. Por isso, iremos focar em praças e mercados ainda pouco explorados. Sabemos que a maior parte dos nossos concorrentes focam as energias na região Sudeste e com muita concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro, que são praças importantes. Mas, existe um outro Brasil cheio de oportunidades. A região Norte e Nordeste, por exemplo, tem um mundo de possibilidades e iremos explorar isso de maneira agressiva. Vamos ampliar a rede a nível nacional e levar a marca para as maiores cidades brasileiras, com objetivo de chegar a 20 lojas no próximo ano, gerando uma base de franqueados fortes e felizes com a nossa marca”, desvenda.
QUEM JÁ É FRANQUEADO (A) DA CUOR DI CREMA, INDICA!
Roberto Hayashi, brasileiro de 56 anos graduado em Engenharia Eletrônica e em Direito, já é franqueado da marca e a indica como um bom investimento a se fazer no segmento food service. Afinal, na sua opinião, as vantagens de ser franqueado (a) da Cuor di Crema são muitas e entre elas está o fato de “ser uma marca relativamente nova no segmento e com grande campo para o crescimento de pontos de vendas. A franqueadora tem foco em qualidade, experiência e satisfação dos consumidores, além de ser parceira tanto no processo de início de relacionamento, como durante a operação de loja. A marca tem força junto a shopping centers, pois é um grupo com outras operações que lhes interessam, além de um histórico de relacionamento positivo com representantes desses empreendimentos. A Cuor di Crema está atualizada com as tendências do consumo e coloca grande esforço no visual e no marketing. Por isso, a indico. E, além das vantagens que já mencionei, na Cuor di Crema, o franqueador tem um apreço enorme pelo sucesso dos negócios dos franqueados e isso torna o relacionamento muito claro sobre eventuais oportunidades e locais onde estabelecer lojas”, enfatiza.
COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA CUOR DI CREMA?
Para ser um franqueado (a) da Cuor di Crema, você precisa “entrar no site cuordicrema.com.br/seja-um-franqueado/. Lá, temos uma landing page com mais detalhes da marca e um cadastro para candidatos. E, qualquer dúvida, é só mandar por mensagem que o nosso time de Expansão entra em contato”, informa Souza.
O CEO esclarece ainda que “o processo de franquias da Cuor di Crema se dá a partir do interesse de franqueados e da busca ativa por novos negócios do setor de expansão da Antaris Franchising. Os nossos novos franqueados começam pelas lojas, que podem ser instaladas em shoppings ou na rua, treinamento e aquisição de maquinário para a produção dos gelatos. E, caso faça sentido, o franqueado (a) pode também ter um quiosque ou carrinho, que é mais em conta e que complementam as vendas da loja. Ter uma franquia da Cuor di Crema é investir no próprio negócio em um mercado promissor, de qualidade, com produtos saborosos e que têm saída durante todo o ano, com destaque para a temporada de Verão”, convida.
Confira, na sequência, os dados completos da Cuor di Crema:
MODELO QUIOSQUE
- Investimento inicial: a partir de R$ 475 mil (inclusa a taxa de franquia)
- Taxa de franquia: R$ 70 mil
- Estoque inicial: R$ 10 mil
- Capital de giro: R$ 15 mil
- Royalties: 5%
- Taxa de publicidade: 2%
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Lucratividade média: 15%
- Retorno de investimento: 22 a 38 meses
- Tamanho (m²): 12m²
MODELO LOJA
- Investimento inicial: a partir de R$ 685 mil (inclusa a taxa de franquia)
- Taxa de franquia: R$ 70 mil
- Estoque inicial: R$ 15 mil
- Capital de giro: R$ 25 mil
- Royalties: 5%
- Taxa de publicidade: 2%
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
- Lucratividade média: 15%
- Retorno de Investimento: 22 a 38 meses
- Tamanho (m²): 80m²
DICA PARA QUEM QUER EMPREENDER NO MERCADO FOOD SERVICE DE FRANQUIAS
Por fim, Souza indica para quem deseja empreender no mercado food service de franquias que, antes de escolher a marca com a qual irá se associar, que “procure conhecer como é a relação da franqueadora com os seus franqueados, ouça as orientações da marca escolhida e gere energia e engajamento na administração do negócio”, aconselha.
Na Rede Food Service é assim! Tem boa oportunidade para você investir no mercado de franquias de alimentação fora do lar? Rapidamente, a gente te apresenta e de maneira completa!
Sendo assim, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AGORA AQUI e também conhecer a Mr. Cheff: a rede de restaurantes do Paraná criada por ex-frentista que deve alcançar o faturamento de R$ 42 milhões ainda neste ano de 2023.