De ex-frentista a um empresário de sucesso no ramo food service. Esse é o enredo da vida pessoal e profissional de Flávio Gagliardi, de 59 anos, pai de Flávia e Juliana, formado em Direito, natural de Jaboticabal, São Paulo, mas que cresceu em Londrina, no Paraná, que também diz muito sobre a história da Mr. Cheff: a rede de restaurantes do Paraná criada por ele que, hoje, é o fundador e CEO da marca que deve alcançar o faturamento de R$ 42 milhões neste ano de 2023.
Por meio de entrevista exclusiva à Rede Food Service, o empresário, que também já foi catador de materiais recicláveis e trabalhou na área de seguros, revela que almeja a expansão da sua rede de restaurantes para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a partir da meta de atingir o número total de 26 lojas até dezembro. “Atualmente, temos 19 franquias nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, somamos 212 colaboradores e a nossa média de venda gira em torno de R$ 212.000, com lucratividade em torno de 11%. Porém, para este ano de 2023, a nossa estratégia é expandir a rede, mirando a região Sudeste, especialmente os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A motivação é porque quero que mais pessoas possam realizar o sonho de ter um negócio próprio”, divulga.
A história da rede Mr. Cheff
A Mr. Cheff é fruto de outros negócios que Gagliardi já teve durante a sua vida, inclusive, em parceria com seu irmão, sendo também o resultado do seu precoce perfil empreendedor. Isso porque, com a apenas 14 anos de idade, ele teve a iniciativa de unir dois amigos para, juntos catarem materiais recicláveis em fazendas da cidade de Londrina, no Paraná, para revenderem. E, aos 16 anos, ele trabalhou como frentista de posto de combustível até conseguir um emprego em uma instituição bancária, onde atuou na área de seguros por muitos anos. No entanto, com a perda do pai, em 1982, e as transformações políticas do período dos anos 90 no Brasil, Gagliardi foi demitido, após adquirir uma década de experiência na área de seguros, inclusive, ocupando o cargo de Gerente.
Visionário, antes mesmo da sua demissão, Gagliardi já pensava em criar o seu próprio negócio e, com apenas 26 anos, juntou a sua rescisão e o portfólio de clientes particulares e, ainda em 1990, montou a sua própria corretora de seguros, onde atuou por mais cinco anos. “Foi a partir desse longo período na área de seguros que eu tive condições financeiras para, em 1995, abrir o meu primeiro negócio em parceria com o meu irmão, que era uma franquia londrinense de pastéis. A parceria com essa rede durou dois anos, mas, por diferenças culturais, decidimos romper com a marca e criar a nossa própria. Foi aí que surgia a Mr. Pastel, com investimento inicial de aproximadamente R$ 200 mil. Eu avalio que a experiência como franqueado nos deu a base para expandir o negócio e, em cerca de sete anos depois, tivemos a ideia de criar uma nova marca, mas, dessa vez, com foco em refeições completas. Assim, em meados de 2012, nasceu então a Mr. Cheff”, conta o empresário.
A sociedade entre Gagliardi e o seu irmão durou por quase dez anos e, após o fim dessa parceria, foi quando o empresário inaugurou mais duas lojas da Mr. Cheff e, com três unidades próprias na cidade de Londrina, passou a licenciar a marca no ano de 2017. “Em 1997, em sociedade com o meu irmão, montei o Mr. Pastel e, em 2012, para atendermos o público que prefere refeições completas, criamos o Mr. Cheff. Posteriormente, rompemos a sociedade e cada um seguiu com uma marca. E, para estruturar uma loja modelo, que pudesse ser o padrão para as demais unidades, eu precisei de R$ 200 mil”, resume Gagliardi.
Atual estrutura e funcionamento da rede Mr. Cheff
Com atuais 19 franquias em três Estados brasileiros, sendo Paraná, Santa Catarina e São Paulo, hoje em dia, a “a Mr. Cheff é uma rede de restaurantes que tem como propósito oferecer comida de qualidade por um preço acessível para todos os públicos. Nós começamos com alguns pratos e porções e fomos aprimorando a oferta de novos produtos, conforme sentíamos a necessidade de aumentar o faturamento. A minha filha Flávia é quem trabalha no Marketing da nossa rede hoje em dia e a Juliana é responsável pela distribuição dos produtos da marca”, explica Gagliardi.
O empresário acrescenta que, “atualmente, o cardápio da Mr. Cheff dispõe de opções como pratos executivos, gratinados e porções. O carro-chefe das nossas lojas é a porção intitulada ‘A Famosa’, que seduz o cliente tanto pelo tamanho (2kg), quanto pelo preço, pois é servida em formato de pirâmide com frango à milanesa, batatas fritas e calabresa. Além disso, eu desenvolvi um produto artesanal e exclusivo, que é uma farinha temperada para empanar as delícias que passam pelo processo de fritura, deixando tudo mais saboroso e crocante. O produto não acumula óleo e já é distribuído para todos os franqueados da rede. E o nosso atual perfil de cliente é aquele cliente que precisa se alimentar bem e que tem pouco tempo para uma refeição. Aquela pessoa que gosta de comer em um fast-food, mas quer sentir um tempero caseiro”, avalia.
Diferenciais da rede Mr.Cheff
Em relação aos diferenciais da rede Mr.Cheff, Gagliardi realça que “a nossa rede se destaca nas praças de alimentação dos shoppings pela quantidade de comida no prato, que é muito bem servida, e a qualidade dos produtos utilizados, que dá um requinte ao sabor de comida caseira. Além disso, como inspiração diária para inovar, eu assisto a todos os programas de culinária, de onde tiro boas ideias e também viajo muito atrás de novidades”, relata.
O empresário compartilha ainda que “o principal fator para fazer sucesso no atual segmento de food service é ter qualidade. Esse é o grande segredo: manter qualidade, preço justo e gostar do que faz. Nós, por exemplo, com a pandemia de Covid-19, no início, ficamos um tanto perdidos. Depois, investimos no delivery e isso mudou muita coisa. Nós aprendemos a sobreviver com as dificuldades e acabamos por não demitir os nossos colaboradores. E isso fez com que, quando voltamos, tivéssemos uma força máxima para reerguer”, considera.
Como tornar-se um franqueado (a) da rede Mr. Cheff?
Hoje em dia, o investimento total para tornar-se um franqueado da rede Mr.Cheff é a partir de R$ 250 mil, com retorno médio de 18 meses.
E, conforme Gagliardi, “todo o nosso processo de franchising começa com a apresentação da marca e um longo bate-papo com o interessado (a). Eu gosto de tratar diretamente com o interessado (a). Depois, ocorrem os procedimentos normais que a lei de franquia exige, como COF, etc”, esclarece.
Quem já é franqueado (a) da rede Mr. Cheff, recomenda!
Saiba que, quem já é recomenda, como é o caso de Michelle Fernandes Pinheiro, de 43 anos, casada, mãe de dois filhos, natural de Londrina, no Paraná.
Formada em Relações Públicas, Pinheiro é franqueada da rede Mr. Cheff em Florianópolis, Santa Catarina. “Eu assumi a franquia da Mr. Cheff em Florianópolis no mês de agosto de 2019 e posso até enumerar as várias vantagens que essa decisão me trouxe, como, por exemplo, ter uma empana, que é um tempero e maionese exclusiva, que sempre é muito elogiada. Por ser uma rede de restaurante bem conhecida por Londrina e região, muitos clientes nos procuravam no começo por já conhecerem a qualidade dos pratos da Mr. Cheff. Mas, a principal vantagem em ser uma franqueada da Mr. Cheff eu posso dizer que é a parceria e a experiência do Flávio Gagliardi direto com os franqueados (as), já que ele sempre nos dá apoio, ideias novas de vendas, ajustando receitas de acordo com o público específico de cada praça, além de participar, de perto, dos desafios específicos de cada um de nós”, afirma.
A empresária complementa que “eu, com certeza, indico ser um franqueado (a) da rede Mr. Cheff, porque é um investimento garantido e com retorno certo. Eu, mesmo tento aberto a loja há pouco tempo, antes da pandemia de Covid-19 inclusive, percebi que a loja não só se manteve, como teve o retorno esperado. E isso graças à parceria do Flávio Gagliardi nos momentos difíceis, pois ele luta pelo sucesso de cada um e pela qualidade de ser um fast-food com comida caseira de verdade”, assegura.
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