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NRA Show 2023: a tecnologia predomina no setor de food service

por Samuel Costa Carvalho, diretor comercial da vertical de Food da Linx e Articulista convidado da Rede Food Service

AutoAtendimento
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A inteligência artificial tem se moldado cada vez mais aos negócios e alcançado espaços que, até então, eram inimagináveis. No âmbito do varejo e na área de food service, não seria diferente. Para além de um segmento da indústria alimentícia, essa é uma área que tem evoluído exponencialmente nos últimos anos e passou a trazer tendências que caminham lado a lado com a tecnologia. Esse foi um dos assuntos abordados na NRA Show 2023 (National Restaurant Association), o maior evento de food service e hospitalidade do mundo, que ocorre anualmente em Chicago.

 

Durante os três dias de evento, pude acompanhar palestras, debates e analisar mais de 40 segmentos de food service de todos os 50 estados norte-americanos e de mais de 100 países que se reuniram para estreitar o relacionamento com o ecossistema, interagir com as tendências e o crescimento do mercado. Além de compreender as transformações rápidas que o público desse segmento tem consumido, claro.

 

Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em 2022, a indústria brasileira de alimentos e bebidas cresceu 16,9% em seu faturamento e de 1,3% na produção em 2021, quando comparado a 2020. Esses dados reforçam que este segmento varejista segue evoluindo e que a cada dia se ressignifica por meio do avanço da tecnologia, novos processos e profissionalização. Além disso, de acordo com a Galunion, 95% dos brasileiros querem encontrar novidades em alimentos e bebidas em bares e restaurantes.

 

Os dados mostram, portanto, que o food service é um segmento  extremamente dinâmico em que, para se obter êxito, é preciso estar atento às movimentações do mercado. Posto isso, listei abaixo cinco temas importantes que foram apresentados nesta edição da NRA:

 

1 – Gestão estratégica do negócio baseada em dados

Esse é um modelo que tem sido cada vez mais utilizado e certamente é uma ótima alternativa para implementar em seu negócio. Tecnologias de gestão que permitem que o negócio possa conhecer mais detalhadamente os hábitos de consumo em seu estabelecimento e tenha as informações na palma de sua mão já estão sendo implementadas por restaurantes no mundo todo para agilizar e otimizar processos. Esse é um recurso que ajuda na tomada de decisão e na forma de interação para com a sua equipe. Isso tudo sem precisar ir ao back of house para poder olhar os indicadores, por exemplo.

 

2 – Tendências alimentares

É preciso conhecer seu público-alvo e as tendências que o cercam para poder oferecer de forma assertiva a melhor experiência. Dentro dos marcos da indústria alimentícia, o veganismo é um movimento filosófico e cultural que tem mudado procedimentos e práticas quando se trata de alimentação. Em decorrência disso, é possível encontrar com mais facilidade produtos que são feitos à base de planta. Isso é adequar os alimentos ao paladar do consumidor. É uma oportunidade para aprimorar os produtos ofertados, alcançar um novo público, fidelizá-lo e saber enquadrar o que você oferece às suas exigências.

 

3 – Comando de voz

A tecnologia busca desenvolver ferramentas que facilitem o dia a dia do ser humano, e o comando de voz atende perfeitamente a esse requisito. Isso porque o registro de pedidos por meio da voz é muito mais rápido (já que não é necessário digitar ou selecionar itens) e mais preciso.

No Brasil, temos visto um avanço na utilização do atendimento via comando de voz principalmente nas redes de fast food. O mecanismo é muito simples: ao chegar ao drive-thru, o cliente apenas fala os itens desejados que já são exibidos na tela para conferência. Em seguida, o cliente realiza o pagamento e já retira o seu pedido.

A tendência é que essa solução, composta por hardware e software que captam a informação da maneira mais precisa possível, filtrando os ruídos comuns em um restaurante, se popularize cada vez mais. Isso porque ela agiliza o registro da compra, evita erros nas comandas e ainda dá mais autonomia para o cliente. De acordo com o que foi apresentado durante a NRA, ferramentas de autoatendimento podem aumentar o ticket médio de restaurantes em até 18%. Por isso, explorar diferentes mecanismos de autoatendimento é uma regra para quem quer estar sempre à frente.

 

4 – IA – da sua mesa para à cozinha 

Além da inteligência artificial proporcionar melhoria em automações, como a criação de imagem e o texto do cardápio, ela pode tornar os processos de operação da cozinha independente. Graças a esse avanço, os consumidores podem olhar o cardápio e finalizar o seu pedido (incluindo o pagamento) diretamente da sua mesa. Essa tecnologia possui uma gestão com telas intuitivas e, com isso, é possível  otimizar sua operação.

A tecnologia sempre estará em adaptação e evolução, visando todos os perfis e interesses dos consumidores. Fico curioso para saber qual será o caminho que estaremos no próximo ano.

 

O Autor

O Samuel é diretor da vertical de Food, na Linx. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.

 

 

 

 

 

 

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