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Trevo Raro: conheça o gin de cana-de-açúcar criado por três brasileiras

Ideia da inovadora bebida surgiu durante uma live motivada pela pandemia de Covid-19 entre amigas e o interesse posterior de parte delas em fazer um curso chamado Lucrando com Bebidas

TrevoRaro1
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Uma pesquisa realizada e divulgada pela MindMiners, startup de pesquisa, revela que 57% das mulheres brasileiras consomem bebidas alcoólicas. Já dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), um programa de pesquisa global sobre empreendedorismo, apontam que, atualmente no Brasil, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras. Mas, o que esses dois levantamentos possuem em comum? Bom, eles retratam perfeitamente a vida da Engenheira Agrônoma Flávia Amorim, a Coach e palestrante Jeane Resende e a empresária do ramo de Consultoria Financeira Thaís Freitas, as três criadoras do Trevo Raro, um gin de cana-de-açúcar que temos o prazer em te apresentar.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Resende revela que ideia da inovadora bebida, lançada em novembro deste ano, surgiu durante uma live motivada pela pandemia de Covid-19 entre ela e umas amigas e o interesse posterior de parte do grupo em fazer um curso chamado Lucrando com Bebidas, de autoria de Leandro Dias, empreendedor que ensina como ter a própria marca de destilados sem precisar gastar muito, nem mesmo ter uma destilaria. “O Gin Trevo Raro foi idealizado em 2020 por um grupo nosso de amigas, que se reunia para conversar e beber durante a pandemia de Covid-19 por meio de lives. O grupo era de dez meninas, mas, no final, acabou sobrando nós três. A inspiração para o Gin Trevo Raro veio de um movimento que eu tenho nas redes sociais e que é voltado para pequenos empreendedores, onde o propósito é despertar o trevo raro que todo mundo tem dentro de si. Acreditamos que todos nós temos algo único e exclusivo dentro de si e que algumas pessoas têm dificuldade de mostrar o melhor. O trevo raro é a legião desse movimento. E, quando decidimos fazer a bebida, a ideia inicial era criar uma cachaça. Porém, após fazer um curso com o empreendedor Leandro Dias chamado Lucrando com Bebidas, descobrimos que o gin está ficando bem forte no Brasil. Então, decidimos apostar em um gin com a cara do Brasil e, em 2021, tiramos essa ideia do papel e fizemos um lançamento virtual no dia 9 de novembro. E, no dia 19 de novembro, fizemos uma megafesta em Brasília com várias pessoas”, relata.

 

O que é o Gin Trevo Raro?

 

Segundo Resende, o Gin Trevo Raro “é uma bebida destilada e diferente da maioria dos outros gins que são destilados de milho. O nosso gin é destilado de cana-de-açúcar. É um DNA autêntico e autoral, com produtos botânicos, entre eles o Zimbro, que é essencial para um gin, e a laranja bahia, uma fruta bem brasileira. Nós pensamos em fazer o Gin Trevo Raro com cana-de-açúcar por dois motivos. Primeiro, por ser algo diferente e exclusivo, diferente do que está no mercado e com sabor mais apurado e voltado para o que o brasileiro gosta, que é a cana-de-açúcar. E o outro motivo é que queríamos levar aos brasileiros uma experiência única de beber gin, pois sabemos que o gin é de origem londrina e, em Londres, na Inglaterra, ele é consumido puro ou com tônica. Assim, para ficar mais com o perfil do brasileiro, nós fizemos o gin com cana-de-açúcar para combinar com todos os drinks. Então, é possível fazer uma caipirinha de gin, misturar com frutas, com água tônica, xaropes, especiarias, etc. E, por ser de cana-de-açúcar, ele combina muito com essas misturas brasileiras”, detalha.

 

Foto: @gintrevoraro

 

Como o Gin Trevo Raro é produzido e quais são os seus diferenciais?

 

Atualmente, “toda a produção do Gin Trevo Raro é terceirizada, desde a embalagem até o próprio gin, que é produzido em um alambique em Itaverava, no interior de Minas Gerais. Então, nós não tivemos que nos preocupar em comprar um alambique ou algo nesse sentido, pois, hoje em dia, é muito mais prático criar uma marca de bebida”, explica Amorim.

 

Foto: @gintrevoraro

 

Sobre os diferenciais do Gin Trevo Raro, Resende salienta que “ele combina com frutas cítricas, frutas vermelhas, tônica, energético, enfim, com o que o consumidor quiser. O Gin Trevo Raro foi criado para todos os públicos, inclusive, nosso slogan é todos os momentos merecem ser brindados. Porém, ele é um gin premium, que compete diretamente com as grandes marcas, incluindo as internacionais, mas também com as grandes marcas nacionais que estão chegando no Brasil. Ele não proporciona apenas um valor monetário para quem compra, mas sim uma experiência única. Assim como, ele é feito por mulheres empreendedoras que não pensam no negócio só como business. É um negócio sim, mas queremos levar uma experiência única para o cliente. Por isso, o Gin Trevo Raro é feito com cana-de-açúcar e não é uma bebida tão neutra quanto os outros gins. Ou seja, quando ele é misturado com limão, frutas vermelhas ou com água tônica, ele fica maravilhoso”, garante.

 

Dificuldades em empreender no ramo nacional de bebidas

 

Apesar do Gin Trevo Raro ter sido lançado há pouco tempo, a experiência de criá-lo, produzi-lo e comercializá-lo já trouxe uma ampla visão de mercado para Resende, Amorim e Freitas, inclusive, no que diz respeito às dificuldades em empreender no ramo nacional de bebidas. “Nós começamos o projeto como se fosse uma brincadeira, mas, depois do curso Lucrando com Bebidas, nós vimos que essa brincadeira poderia se tornar business. Com isso, escolhemos o mercado de bebidas pelo fato de adoramos brindar a vida e é um mercado que está crescendo muito no Brasil. Entretanto, nós sabemos que ser mulher já dificulta muita coisa. Porém, a nossa dificuldade maior tem sido nos tornar empreendedoras no Brasil, pois não é algo fácil, principalmente, se o ramo em questão for o de bebidas. Claro que escutamos alguns comentários sobre o fato de sermos três mulheres que gostam de beber. Mas, em resumo, empreender no Brasil exige muito jogo de cintura e, por isso, precisamos de muito gin”, brinca Resende.

 

Onde encontrar o Gin Trevo Raro?

 

E aí? Ficou com vontade de experimentar e/ou passar a oferecer o Gin Trevo Raro para os seus clientes food service? Então, fique atento (o), pois “inicialmente, a garrafa de 700 ml pode ser adquirida no site oficial da marca (www.gintrevoraro.com.br) por R$ 129,90, mas a ideia é ampliar a distribuição nos próximos meses”, explica Amorim.

 

Foto: @gintrevoraro

 

Resende, por sua vez, complementa que o Gin Trevo Raro também “é comercializado no nosso perfil no Instagram e no Facebook: @gintrevoraro. E, hoje em dia, ainda estamos com alguns pontos de venda em Brasília e Uberlândia, em Minas Gerais, além de negociando para vender em São Paulo, Nordeste e Rio de Janeiro. Mas, pelo site, é possível comprar de qualquer região”, salienta.

 

Planos para o Gin Trevo Raro

 

Por fim, Amorim divide que ela e as sócias “estão muito empolgadas com esse projeto, que começou com uma simples brincadeira e, hoje, se tornou um projeto que nos enche de orgulho, já que é uma bebida feita por três mulheres que amam desafios e com uma receita que é a cara do nosso país. Assim, a nossa expectativa é lançar outros produtos com a marca”, partilha.

 

Foto: Divulgação

 

Já Resende acrescenta que “o nosso atual plano para o Gin Trevo Raro, a médio e longo prazo, é que, em cinco anos, ele domine o mercado brasileiro no segmento de gin”, espera.

 

E você? Gostou de conhecer mais um tipo de gin para ofertar aos seus clientes food service? Então, continue nos acompanhando, pois te apresentar as novidades do mercado nacional de bebidas é um dos nossos propósitos!

 

 

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