Pesquisar
Close this search box.

Indústria no delivery: saiba como o setor também vem sendo uma grande aposta de grandes marcas de alimentos e bebidas do Brasil

Por meio de entrevistas exclusivas, representantes da Hamburgueria Hellmann's e do Empório Nestlé contam como está a experiência prática dessas corporações no ramo de alimentação fora do lar com venda em domicílio

DelIndustria7
DelIndustria7

 

Já não é novidade que o mercado de delivery no Brasil cresceu muito nos últimos anos, principalmente, após o começo da pandemia de Covid-19, não é mesmo? Conforme a Neotrust, empresa que faz monitoramento do e-commerce brasileiro, o setor nacional de venda em domicílio aumentou 241% entre o segundo trimestre de 2019 e 2020. E, para 2022, a expectativa da empresa é de crescimento de 18% no faturamento. Além disso, dados provenientes de um estudo realizado pela GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil (IFB), revelam que os gastos com delivery no país somaram R$ 40,5 bilhões em 2021, o que representa 24% a mais do que o ano anterior.

 

Nesse contexto, vale ressaltar que o delivery foi e ainda é um dos grandes responsáveis por dar aos empresários do ramo food service a oportunidade de continuarem atuando mesmo em tempos de distanciamento social completo ou parcial. Tanto que, 89% dos estabelecimentos comerciais do Brasil passaram a utilizar o delivery durante a pandemia de Covid-19 e, hoje, ele já é o responsável por mais da metade do faturamento em 56% dos estabelecimentos do ramo, segundo aponta pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios ao Instituto Locomotiva.

 

Nesse sentido, muito se engana que apenas os proprietários de estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, lanchonetes e afins, se beneficiaram dessa norma forma de comercializar alimentos e bebidas no Brasil. Isso porque, também de olho na ascensão das comercializações no formato de delivery no país, grandes indústrias de alimentos e bebidas também vêm apostando em cheio nesse segmento, inclusive, abrindo novos negócios relacionados, como é o caso da Hamburgueria Hellmann’s e do Empório Nestlé.

 

Rodrigo Visentini, Vice-Presidente de Hellmann’s no Brasil – Foto: Divulgalção

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Rodrigo Visentini, Vice-Presidente de Hellmann’s no Brasil, revela que a pandemia de Covid-19 incentivou as indústrias a também investirem no segmento de delivery. “Tanto os consumidores, quanto as indústrias tiveram que se adaptar a modelos de negócios que atendessem às normas de saúde e distanciamento social recomendadas pela OMS. Com isso, o delivery ganhou força, porque é uma forma que permite a entrega do alimento com menos contato. É notável a força que os aplicativos de delivery têm hoje no mercado e o quanto eles ganharam força com as mudanças de hábito de consumo dos brasileiros nesses últimos anos, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. De fato, as pessoas abraçaram a experiência de receber suas refeições preferidas no conforto e comodidade de suas próprias casas, trabalho ou onde estiverem. Um outro ponto interessante para destacarmos é que acreditamos que o momento atual, com a pandemia de Covid-19 ainda não totalmente solucionada e novas ondas acontecendo, não é o ideal ainda para promover o contato presencial. Por isso, o modelo de delivery continua sendo mais seguro tanto para o consumidor, quanto para os funcionários diante desse cenário”, avalia.

 

Janine Gonçalves, Head de Business Growth & Digital Innovation da Nestlé – Foto: Divulgação

 

Janine Gonçalves, Head de Business Growth & Digital Innovation da Nestlé, responsável pelo Empório Nestlé, reforça que “durante a pandemia de Covid-19, os serviços de delivery eram uma necessidade e uma forma de vários negócios seguirem funcionando, como, por exemplo, restaurantes. E isso gerou um novo hábito, que se provou benéfico e, portanto, permaneceu mesmo com o enfraquecimento da pandemia. Além disso, tempo é um fator escasso hoje em dia, especialmente em grandes cidades, e o fato de se entregar na casa do consumidor é uma praticidade e comodidade que tende a atrair cada vez mais e mais adeptos”, acredita.

 

A Hamburgueria Hellmann’s

 

De acordo com Visentini, Vice-Presidente de Hellmann’s no Brasil, a Hamburgueria Hellmann’s é uma empresa com uma operação 100% digital. “Não é novidade que nós, brasileiros, somos apaixonados por comida boa, principalmente, quando se fala de hambúrguer e molhos especiais para dar aquela ‘turbinada’ nos pratos.  Pensando nisso, decidimos unir essas duas paixões em um projeto inédito na categoria, com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais dos nossos consumidores. Assim, escolhemos o Brasil para lançar, pela primeira vez na história, a Hamburgueria Hellmann’s, com uma operação 100% digital. E a melhor parte disso é que, de olho nas tendências do mercado brasileiro, a hamburgueria tem toda sua estratégia, desde a ideação até o cardápio, focada em proporcionar uma nova experiência com a marca, oferecendo o que há de melhor para os consumidores e captando tendências. Além disso, com esse formato, temos a oportunidade de conhecer e analisar, de perto, as preferências e percepções dos consumidores sobre os nossos produtos, trazendo sempre novidades, garantindo um portfólio de qualidade que atenda às suas expectativas e desejos”, apresenta.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o funcionamento do negócio, o Vice-Presidente explica que “atualmente, a Hamburgueria Hellmann’s está sendo operada na capital paulista e atendendo pedidos realizados em um raio de até 7km na região do Itaim Bibi, na zona Sul da cidade. O consumidor faz o pedido por meio dos aplicativos de delivery IFood ou Rappi e recebe a refeição pronta em sua casa, trabalho ou onde estiver. Estreitando o nosso relacionamento com os nossos consumidores, é possível encontrar os já tradicionais (e amados) molhos Hellmann’s, mas para que eles tenham uma experiência personalizada e exclusiva, no nosso cardápio, também temos molhos artesanais especiais, desenvolvidos por chefs, criados e idealizados minuciosamente, conectando com as principais tendências. Um exemplo é o molho Asian Bbq, campeão de pedidos, que leva na composição o irresistível molho barbecue Hellmann’s, com um toque de saquê e pimenta, oferecendo para os consumidores uma explosão de sabor. Esse formato nos dá insights e abre nossas possibilidades para sermos mais assertivos ao desejo dos consumidores, levando as novidades da marca em primeira mão para os clientes da Hamburgueria Hellmann’s e ouvindo o feedback deles para, então, expandir para o varejo”, detalha.

 

Já sobre os resultados alcançados até então com a Hamburgueria Hellmann’s, Visentini partilha que “a receptividade tem sido muito boa e as avaliações comprovam a satisfação do consumidor com a experiência, sabor e qualidade que a Hamburgueria Hellmann’s está entregando. Um exemplo disso é que, no Rappi, aplicativo em que estamos desde o início da operação, a nossa avaliação é de 4.5, que é considerada muito positiva e condiz com a meta determinada por nós para o projeto”, comemora.

 

O Empório Nestlé

 

Segundo Gonçalves, Head de Business Growth & Digital Innovation da Nestlé, “o Empório Nestlé nasceu como Grêmio Nestlé, uma loja para os colaboradores. Mas, com o passar do tempo e especialmente com a nossa mudança para um prédio comercial com diversas outras empresas, vimos uma oportunidade de construir um novo modelo de experiência, aberta ao público, pois estávamos com dois movimentos importantes acontecendo: primeiro, estávamos abrindo o nosso e-commerce e, segundo, estávamos mudando para um prédio comercial com diversas empresas. Então, vimos a oportunidade de atender a um público maior do que somente os colaboradores, o que nos dava a possibilidade de entender ainda mais o nosso consumidor. Nossa loja online começou a funcionar em dezembro de 2018, ainda como Loja Nestlé, aberta para colaboradores e consumidor final, mas com um raio de entrega limitado de 15km´s. E deu super certo. Tivemos uma excelente adesão e, quando viramos Empório Nestlé e abrimos para o público em geral para todo o Brasil, isso aumentou mais ainda”, ressalta.

 

Foto: Divulgação

 

Em relação à operação do negócio, a Head de Business Growth & Digital Innovation da Nestlé esclarece que “o Empório Nestlé está dentro de um ecossistema completo e robusto. Nós temos, hoje, 12 lojas físicas que estão localizadas em sites Nestlé, como sede, fábricas e CDs, nosso e-commerce, além da presença em importantes marketplaces e aplicativos de delivery”, informa.

 

Especificamente sobre os resultados já obtidos com o Empório Nestlé, Gonçalves divulga que “temos a meta de continuar crescendo duplo dígito forte em vendas e, sempre, oferecendo a melhor experiência para as pessoas que visitam as lojas ou que compram online pelos canais disponíveis”, aponta.

 

Por que investir no segmento food service de delivery como indústria?

 

Para Visentini, da Hellmann’s no Brasil, e Gonçalves, da Nestlé, investir no segmento food service de delivery como indústria tem várias justificativas, uma vez que “durante a pandemia de Covid-19, como todos os e-commerces do mercado, tivemos um boom nas nossas vendas digitais e isso permaneceu. Hoje, o nosso e-commerce representa quase 50% das nossas vendas e grande parte dos nossos esforços estão focados em desenvolver e acelerar ainda mais esse canal. Essa iniciativa nos permite entender toda a jornada de compra dos nossos consumidores, a composição da cesta, o caminho que ele ou ela faz para realizar a compra e isso nos traz insights valiosos. Além disso, aproxima as nossas marcas de nossos consumidores, permitindo personalizações que só são possíveis quando conhecemos bem cada um deles”, elenca Gonçalves.

 

Foto: Divulgação

 

Visentini, por sua vez, considera que “a Hellmann’s está sempre de olho nas tendências do mercado brasileiro e, nos últimos anos, houve uma crescente expansão do mercado de delivery no Brasil. Diante desse cenário, enxergamos uma oportunidade perfeita para inovarmos, colocando o consumidor no centro da nossa estratégia, com um novo ponto de contato surpreendente para estreitar essa conexão.  Com a novidade, os clientes, que sempre encontraram a marca nas gôndolas dos pontos de venda, poderão ter uma experiência deliciosa e completa, agora, dentro de suas próprias casas, trabalho ou onde estiverem com muito sabor e conforto. Um outro ponto interessante para destacarmos é que, com a Hamburgueria Hellmann’s, é a primeira vez que uma marca de retail no nosso segmento se apropria de 100% do conceito de um negócio de refeição, ao contrário de muitas marcas que apoiam restaurantes, seja com produto, seja lançando um produto dentro de um prato de algum restaurante já consolidado. Na Hamburgueria Hellmann’s, fomos nós que pensamos em todo o conceito, desde o menu e o nome dos lanches até as embalagens, buscando oferecer a melhor experiência para o consumidor”, destaca.

 

Investir como indústria no segmento food service de delivery vale a pena?

 

Quando questionados se investir como indústria no segmento food service de delivery vale a pena, Visentini, da Hellmann’s no Brasil, e Gonçalves, da Nestlé, são categóricos ao afirmarem que com certeza. “O delivery é um mercado que está em constante evolução e que apresenta diversos benefícios para clientes e até mesmo para nós, marcas. Com esse formato, temos a oportunidade de expandir o relacionamento com o consumidor, além de conhecer e analisar, de perto, as suas preferências e percepções sobre os produtos, garantindo sempre produtos de qualidade que atendam suas expectativas e desejos. Trazendo os consumidores ainda mais para o centro de estratégias da marca, a Hamburgueria Hellmann’s também é uma poderosa ferramenta para apresentar novidades em primeira mão para os consumidores e, dependendo dos feedbacks, lançá-los para o público em geral. A indústria no delivery é uma tendência que veio para ficar e estreitar ainda mais o relacionamento da indústria com seus consumidores”, assegura Visentini.

 

Foto: Divulgação

 

Gonçalves endossa que “vale muito a pena investir no delivery, especialmente no Brasil, que, segundo as pesquisas, foi um dos países que mais cresceu em delivery durante e pós pandemia de Covid-19. O delivery veio para ficar e, além de um serviço e modelo de venda, é uma forma de se relacionar com seus clientes. Entregar na casa do consumidor é uma forma de estar em contato frequente com ele. Hoje, você pode perder uma venda, se não oferecer essa opção. É preciso estar disponível onde e quando o cliente estiver. O investimento da indústria no segmento delivery, seguramente, veio para ficar, pois é uma tendência que irá crescer cada vez mais com a rotina acelerada da vida dos brasileiros”, enfatiza.

 

Dicas para atuar como indústria no segmento food service de delivery

 

Por fim, Visentini, da Hellmann’s no Brasil, e Gonçalves, da Nestlé, dividem que para atuar como indústria no segmento food service de delivery é preciso trabalhar de uma maneira específica. “O setor de delivery cresceu exponencialmente durante os últimos anos e é, hoje, uma extensão de todo o trabalho da indústria. Por isso, é extremamente importante sempre estar atento às novas demandas do mercado e entender o que o seu público está buscando para, assim, estreitar cada vez mais o relacionamento com os seus consumidores”, indica Visentini.

 

Na concepção de Gonçalves, “muitos negócios que aceleraram durante a pandemia de Covid-19 cresceram pelo delivery ou por melhorarem o tempo de entrega. O que antes esperávamos dias para receber, hoje, queremos quase de imediato. Os hábitos mudaram e todos precisamos acompanhar essas transformações. Por isso, não estar disponível onde e quando o consumidor quer pode significar perda de vendas. Então, se você ainda não está entregando na casa dos seus clientes/consumidores, encontre a melhor forma e os parceiros adequados para fazê-lo”, aconselha.

 

Aqui na Rede Food Service é assim! Tem novidades e iniciativas delivery que valem a pena serem compartilhadas como inspiração? Então, a gente compartilha com você e sempre por meio de entrevistas exclusivas e que te ajudem de verdade na sua operação no ramo de alimentação fora do lar! Por isso, continue nos acompanhando!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...