É ou sempre sonhou em ser um empresário do ramo food service? E hambúrguer é o produto com o qual deseja trabalhar e/ou continuar produzindo ou comercializando de maneira mais eficaz? Então, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar a The Burger Store, que é um dos caminhos para quem deseja abrir uma hamburgueria de sucesso.
Criada por Marcos Lee, de 38 anos, a escola é localizada em São Paulo, capital, e já formou milhares de empreendedores do ramo food service com o objetivo de sempre inovar e desenvolver o mercado de hambúrguer. “Inauguramos no segundo semestre de 2018, com o propósito de sempre inovar e desenvolver o mercado ‘hamburguístico’. Estamos localizados na Rua Professor Atilio Inocentti, 747, na Vila Nova Conceição. Hoje, contamos com nove funcionários e, nesses quase três anos desde a inauguração, já passaram pelos nossos cursos quase três mil alunos”, destaca Lee, que é formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, em 2009, mas, antes, cursou três anos de publicidade na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Conforme o empresário, a The Burger Store também é um empório com todos os itens necessários para a produção de hambúrguer já prontos para serem comercializados. “Com alto investimento em tecnologia dos equipamentos, o ambiente conta com itens e produções exclusivas. A variedade inclui desde uma moedora refrigerada, uma chapa de temperatura controlada, que economiza gás, e uma coifa especial com diferenciais de segurança. É também uma loja inovadora que atende uma lacuna até então não preenchida no mercado nacional. A ideia veio de estudo do mercado, pois percebi que existia uma demanda grande por produtos mais especializados e, principalmente, faltava muita informação de qualidade para o empreendedor da área de hambúrgueres. Assim, entendemos a fundo o mercado, sabemos as maiores dificuldades e ensinamos a driblar elas”, garante.
Atual propósito e funcionamento da The Burger Store
O atual propósito de Lee com a The Burger Store é “além de oferecer produtos diferenciados do setor de hamburguerias, muitos exclusivos, desde alimentos até equipamentos, é fazer o negócio do empreendedor acontecer e minimizar os erros ao montar o negócio”, explica.
Sobre o funcionamento do inovador empreendimento, ele informa que “também ensino aos alunos a se diferenciarem no mercado e a buscarem um conceito próprio para o seu negócio. As aulas na The Burger Store são uma forma de trazer parte deste conteúdo de forma mais barata, sempre com temas atuais e visando suprir de informação aqueles que estão começando ou patinando no negócio atual”, ressalta.
Planos para a The Burger Store
Segundo Lee, hoje em dia, os seus planos para a The Burger Store englobam, “nacionalmente, mostrar que o trabalho de consultoria ajuda a minimizar os erros e todos os produtos que criei para inovar, como, por exemplo, o 202 mixers, burger maturado, smoked smash, a linha de equipamentos em parceria com a WAVE e caramelo de cebola com a Strumpf. Internacionalmente, estou focado em fazer consultorias na Espanha. A primeira foi em Madrid ao abrir o La Prensa. E, atualmente, estou fazendo o HideOut, em BCN, e começarei, em breve, uma em Murcia, o local se chama Lazeramika e é a primeira feita para empreendedores espanhóis”, revela.
O mestre empreendedor e premiado da The Burger Store
Durante os cursos e consultorias, Lee, o mestre empreendedor e premiado da The Burger Store, divide com seus alunos nada menos que a experiência de 15 anos no ramo de alimentação. “Hoje, sou sócio da The Burger Store e do Di Bari Mercato ao mesmo tempo. Tenho também alguns produtos no mercado, como a 202 mixers, caramelo de cebola em parceria com a Strumpf, dois molhos em parceria com o Chimichurri do Norba. Além disso, coleciono alguns trabalhos secundários, como o curso online DRINKSE, sou colaborador da Revista do Gin, e integrante do Gin on Mondays, que é um grupo que avalia gins”, relata.
Lee começou a sua carreira na área de gastronomia em 2004, quando foi morar na Espanha. “Lá, eu comecei a cozinhar para me sustentar e, quando voltei para o Brasil, abri um boteco em Alphaville, que se chamava Salamanca, uma homenagem à cidade que morei na Espanha. Um ano depois, eu resolvi vender o boteco e me especializar na área, quando comecei a estudar Gastronomia e estagiar. Em janeiro de 2013, abri um bar e, lá, tomei o gosto também pela coquetelaria, principalmente, o gin. Assim, em 2014, fiz a primeira consultoria em uma hamburgueria no interior de São Paulo. Já em dezembro de 2017, eu vendi o bar e abri, em seguida, a The Burger Store, onde as consultorias se intensificaram. Atualmente, sou sócio da The Burge Store, o primeiro empório do mundo especializado em burgers, onde também capacitamos empreendedores do segmento. Também sou sócio da Di Bari Mercato, inaugurada em agosto de 2020 e que atua igual a loja de hamburgueres, porém, no segmento de pizza”, detalha.
Sobre seus prêmios, o empresário partilha que já conquistou os títulos de “Melhor Petisco de São Paulo pela Veja SP, Melhor Bar para Paquerar pela Veja SP, Melhor Gin Tonica pela Folha de SP, Melhor Bar de São Paulo pela Revista Epoca e Melhor Burger de São Paulo pelo Blog Hamburguer Perfeito. Sou um entusiasta da cozinha fusion, trabalho com diversas técnicas e gastronomias de várias origens. Minhas maiores referencias são chefs espanhóis que buscam inovação e tecnologia para o desenvolvimento do mercado. Um burger icônico da minha trajetória no ramo é o Surf’n Turf que servia no Bar Ponto”, relata.
Ensino que vai além da mão na massa
Para Lee, “ensinar é tão bom quanto cozinhar. Ensinar os outros a abrir/crescer um negócio traz uma bagagem valiosa para si”, avalia. Por isso, além de ensinar técnicas sobre a produção e comercialização de hamburgueres, ele faz questão de também promover um ensino além da mão na massa. “Empreender no Brasil é extremamente difícil devido aos impostos e as regras absurdas. Nosso país luta contra, infelizmente. Mas, à medida que o tempo passou, acabei adquirindo mais experiência, conhecimento e, principalmente, aumentando o meu networking, o que torna tudo mais fácil. A pandemia de Covid-19 exigiu mais das hamburguerias e, principalmente, novas ideias para manter os negócios saudáveis com o aumento do delivery. Ou seja, a margem de erro que já era pequena, diminuiu mais. Sendo assim, estudar muito, testar e provar sempre é o segredo. Cozinheiro que se fecha dentro da própria cozinha, não consegue evoluir”, aconselha.
Por fim, o empresário assegura que “a cada restaurante que abro, me dá mais referência e experiência. Então, cada vez mais, tenho bagagem para negócios mais eficientes. Já abri restaurantes em quase todo o Brasil e, agora, me sinto mais seguro para atacar outros países. Então, a Espanha é o meu primeiro passo nesse sentido. Meus produtos ou marcas vão evoluindo com isso. Inovação, nunca fazer mais do mesmo, sempre entender a necessidade do mercado e trabalhar para suprir essa demanda é o que deve nos mover”, indica.
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