Pesquisar
Close this search box.

Preocupação com o desperdício de alimentos em restaurantes é superior no Brasil, revela Ticket

93% dos consumidores do País se atentam ao tema, enquanto a média mundial é de 76%

PratoLente
93% dos consumidores do País se atentam ao tema desperdício, enquanto a média mundial é de 76% - Foto: RFS

 

Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred de vale-refeição e vale-alimentação, revelou que 93% dos brasileiros e brasileiras se preocupam com o desperdício de alimentos em restaurantes. O resultado está acima da média global, que é de 76%, e um ponto percentual superior ao levantamento realizado em 2022, quando 92% das pessoas participantes disseram ter essa preocupação.

 

“O índice de atenção ao tema no Brasil é o maior do mundo, seguido da Turquia, com 85%. Também é superior à média da América Latina, que registrou 84%”, revela Jean Castro, diretor de rede da Ticket. A pesquisa anual Barômetro foi realizada com mais de 47 mil pessoas consumidoras e 1,6 mil restaurantes de 15 países, e tem como objetivo entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar. “A Ticket realiza pesquisas com frequência para entender a rotina dos estabelecimentos, além de hábitos e preferências de quem usa nossas soluções, com a finalidade de entregarmos soluções cada vez mais personalizadas para suas necessidades”, completa Castro na Rede Food Service.

 

Quando questionados sobre as boas práticas que gostariam que fossem adotadas pelos restaurantes contra o desperdício, a disponibilização de diferentes tamanhos de refeições, para cada pessoa escolher a que mais se adequa à sua fome, foi a mais mencionada, por 58% das pessoas respondentes do Brasil; na sequência, com 40%, o uso de embalagens para clientes levarem para casa o que sobrou de comida. No cenário global, os resultados se invertem: o uso de embalagens foi o mais mencionado, por 60% dos participantes, enquanto a opção de diferentes tamanhos de refeições foi citada por 48%.

 

Já as pessoas que administram restaurantes brasileiros, quando perguntadas se consideram as ações sobre desperdício alimentar um critério importante para atrair clientes ao estabelecimento, 42% concordam, 34% são neutros e 25% discordam. “A média mundial é semelhante, com 37% revelando que concordam com o critério, 40% se posicionando de forma neutra e 23% dizendo que discordam. O índice de discordância ainda é alto e destoa das expectativas dos consumidores, o que deve servir de alerta para os estabelecimentos, considerando a importância de atender às demandas do mercado para o sucesso do negócio”, finaliza Castro.

 

Perda de alimentos, uma tragédia que pode e deve ser evitada

 

Painel de Desempenho

 

A Ticket anunciou, recentemente, o lançamento do “Painel de Desempenho”, plataforma de IA que unifica dados para supermercados, restaurantes, lanchonetes e bares, criando um conjunto de indicadores sobre o comportamento dos consumidores e o desempenho de vendas no próprio estabelecimento e no comércio da região.

 

Com acesso gratuito para os estabelecimentos credenciados e com atualização mensal, a plataforma disponibiliza informações sobre a recorrência de consumo dos clientes, o volume transacionado, preço médio das compras, faixa etária e gênero, transações por dia da semana, entre outros indicadores sobre o estabelecimento e a região onde atua.

 

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...