Já sabemos que o mundo corre para um futuro com menos proteína animal. É até uma notícia antiga pois o mercado está oferecendo diversos produtos vegetarianos e veganos os quais já atendem uma fatia gigante da população. Os supermercados de fato são SUPER pois ofertam uma infinidade de opções e sabores que libertam os clientes a fazer suas escolhas. A Feira ANUGA vai ao encontro destas tendências neste ano e, além disso, traz a participação pela primeira vez da empresa certificadora de alimentos para a comunidade muçulmana mundial. Já ouviu falar na certificação Halal? VEM SABER.
Este ano a Feira aumentou em 40% em área para atender as marcas expositoras, que serão na quantidade de 500 expositores! Os números são reveladores e fáceis de compreender: a comida IMPORTA. Mas não fiquemos nesta informação rasa, hoje o mercado atende uma comunidade que procura alimentos orgânicos, funcionais, plant-based, gourmet e, ATENÇÃO: alimentos com certificação Halal direcionados para a comunidade muçulmana mundial.
SIM. De acordo com o Centro de Pesquisa Pew, em 2030 a previsão é de 25,8% da população mundial seja islâmica. Se as previsões se confirmarem a população islâmica que pratica o conceito Halal na cadeira de produção alimentar será gigantesca. Pra que isso não seja um problema e sim uma oportunidade de negócios no mercado global é necessário voltar a atenção para este conceito. Justamente neste ponto a Feira ANUGA é assertiva em proporcionar a apresentação da empresa certificadora Fambras Halal que hoje já certifica 350 indústrias de alimentos.
Você já se importou em procurar saber a origem dos alimentos que consome? Como é feito o abate do frango vendido no supermercado das principais indústrias do mercado? O sofrimento do animal, os hormônios de estresse liberados no corpo no momento do abate, por exemplo, são questões que qualificam um produtor para a certificação Halal. Lendo um pouco sobre este tema, me deparo também com os alimentos de origem e derivados Haram, o PORCO!
Impuro, tóxico e causador de doenças, a CARNE DE PORCO é alimento PROIBIDO pela jurisprudência Islâmica! Não só a carne como todos os demais derivados presentes nos alimentos (nem imaginava que estão presentes em tantos preparos!). A indústria alimentar se blinda com nomenclaturas que trazem as origens animais e, muitos de nós, consome sem se preocupar no momento presente. De fato, nenhuma outra geração consome tantos ingredientes sem conhecer a sua origem, apenas escolhemos a embalagem que nos vende mais, conferimos as calorias e talvez passamos os olhos no percentual de proteínas, gorduras e carboidratos… mas sem muito detalhe no olhar.
Na mesma medida que o mercado global injetou tantos produtos no mercado com adição exagerada de açúcar, gorduras saturadas, corantes, adoçantes, etc, agora a busca de uma fatia gigantesca dos consumidores são pelos produtos orgânicos, sem adição de açúcar, pouca gordura. Os estudos revelam o quanto a introdução descontrolada de alguns insumos podem ser definitivos para uma velhice doente.
Mas e os PORCOS?
Recentemente uma das maiores vozes da gastronomia do Brasil, a chef Janaina Rueda eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2023 lidera a cozinha do restaurante Casa do Porco, restaurante este que em 2023 ocupou a 12ª posição no ranking mundial onde o protagonista é o porco. Servido de diversas formas e com muitas texturas, nenhuma parte é desperdiçada, tudo é transformado. Os porcos tem cuidados muito especiais justificando o motivo da fila na porta do Restaurante! Nada de sujeira e moscas: lá os porcos ativos, livres com direito a banho de mangueira em dias de calorão paulistano. UH LÁ, LÁ!
Quanta diferença, hein! As diversas culturas coordenam as ações do mercado e direcionam nosso caminho. Estamos vivendo a onda de consumir alimentos orgânicos, com procedência, frescos, menos embutidos, menos gordura, menos farinha branca… enfim, a lista é grande! Desta forma, nós, consumidores, profissionais da área da alimentação que surfamos ativamente nestas ondas precisamos estar atentos às tendências, abertos às feiras e receptivos para as novidades deste Setor que prospera muito a cada ano!
Bem-vinda ANUGA! Mais que uma Feira, um serviço à comunidade Food Service.
Confira também: QUAL O PREÇO DO CLIENTE?
Belisa Medeiros é a arquiteta da BEKITCHENS, Empresa especializada em Concepção e Planejamento para Projetos de Restaurantes. A BEKITCHENS oferece a solução completa para o setor do Food Service, desde o projeto até implantação de empreendimentos gastronômicos. Atua com projetos de restaurante para refeições coletivas, hotéis, restaurantes comerciais, cafeterias e demais áreas do setor.
@be.kitchens